Incêndio criminoso destrói escavadeira da prefeitura

Prejuízo estimado chega a R$ 1 milhão; máquina havia sido totalmente reformada

Um incêndio criminoso deixou destruída uma escavadeira reformada recentemente pela prefeitura. O fato foi registrado no domingo, no período da tarde. A máquina prestava serviços na região do bairro São Thomaz e estava estacionada em uma propriedade rural cedida para deixa-la no período noturno. O prefeito Hélio Peluffo e o secretário de Obras, André Manosso registraram boletim de ocorrência no 2º distrito policial de Ponta Porã acerca do fato.

Essa escavadeira estava inutilizada e foi recuperada no primeiro semestre do ano passado. Ao assumir, o prefeito Hélio Peluffo determinou sua recuperação e em pouco tempo a máquina foi entregue, passando a ser utilizada em vários serviços. A escavadeira possui um dispositivo de segurança que impede curto-circuito, portanto, configura-se assim o ato criminoso. Prejuízo em torno de R$ 1 milhão aos cofres públicos.

A escavadeira ficou praticamente inutilizada. Na manhã desta segunda-feira, o secretário de Obras André Manosso disse que o episódio é lamentável pois, principalmente em sendo um ato criminoso.

A máquina pertencente ao município estava estacionada ao lado de outros maquinários e somente a do patrimônio público da prefeitura de Ponta Porã foi alvo da ação dos criminosos. Provavelmente os incendiários usaram gasolina para atear fogo na máquina, mas a Polícia Civil fará perícia minuciosa para levantar detalhes acerca do crime.

No ano passado, o prefeito Hélio Peluffo entregou dois bens pertencentes ao patrimônio público do município que estavam completamente sem condições de uso, deteriorados e abandonados pela gestão anterior. Uma escavadeira, marca New Holland e um caminhão coletor, doação da União Européia, foram totalmente reformados. Ambos estavam sendo sucateados.

Ao assumir, por determinação do prefeito Hélio Peluffo, o secretário de Obras André Manosso enviou a escavadeira e o caminhão ao setor de manutenção, iniciando imediatamente a recuperação. O caminhão coletor havia sido doado ao município de Ponta Porã em 2011 na gestão do ex-prefeito Flávio Kayatt.

Em janeiro, ao assumir, o prefeito Hélio Peluffo determinou a recuperação desses dois patrimônios do município de Ponta Porã. A escavadeira passou por completa reforma, além de um caminhão coletor de lixo. “Cumprimos com nossa responsabilidade de zelar pelo patrimônio público, recuperamos e devolvemos à população o imposto por ela pago. Tanto a escavadeira como o caminhão, estão incorporados ao setor de infraestrutura, sendo um grande reforço para a realização de trabalhos nesse setor”, ponderou o prefeito, ao mesmo tempo em que lamentou a atitude que além de prejudicar os serviços da prefeitura, deixa destruído um bem pertencente ao erário público.

A escavadeira vinha sendo utilizada na manutenção de estradas rurais e pontes em assentamentos e distritos.

Notícias Relacionadas

Prefeito Hélio entrega certificados de dispensa mi... Na qualidade de presidente da Junta do Serviço Militar do 9º Comando Militar do Oeste (CMO), o prefeito Hélio Peluffo participou nesta manhã de terça-...
Prefeitura realiza Dia “D” contra gripe no sábado,... A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado, dia 12, a campanha de multivacinação contra a gripe. Todas as s...
Prefeitura de Ponta Porã entregou prêmios do IPTU ... Os contribuintes que foram contemplados no segundo sorteio do IPTU 2017 em Ponta Porã receberam os prêmios na manhã desta quarta-feira, 10 de maio...
Hélio Peluffo entrega ambulância para Cabeceira do... O prefeito Hélio Peluffo Filho, esteve na quinta-feira )29) no Distrito de Cabeceira do Apa e ao lado do deputado estadual, Onevan de Matos, do vice p...