Incêndio criminoso destrói escavadeira da prefeitura

Prejuízo estimado chega a R$ 1 milhão; máquina havia sido totalmente reformada

Um incêndio criminoso deixou destruída uma escavadeira reformada recentemente pela prefeitura. O fato foi registrado no domingo, no período da tarde. A máquina prestava serviços na região do bairro São Thomaz e estava estacionada em uma propriedade rural cedida para deixa-la no período noturno. O prefeito Hélio Peluffo e o secretário de Obras, André Manosso registraram boletim de ocorrência no 2º distrito policial de Ponta Porã acerca do fato.

Essa escavadeira estava inutilizada e foi recuperada no primeiro semestre do ano passado. Ao assumir, o prefeito Hélio Peluffo determinou sua recuperação e em pouco tempo a máquina foi entregue, passando a ser utilizada em vários serviços. A escavadeira possui um dispositivo de segurança que impede curto-circuito, portanto, configura-se assim o ato criminoso. Prejuízo em torno de R$ 1 milhão aos cofres públicos.

A escavadeira ficou praticamente inutilizada. Na manhã desta segunda-feira, o secretário de Obras André Manosso disse que o episódio é lamentável pois, principalmente em sendo um ato criminoso.

A máquina pertencente ao município estava estacionada ao lado de outros maquinários e somente a do patrimônio público da prefeitura de Ponta Porã foi alvo da ação dos criminosos. Provavelmente os incendiários usaram gasolina para atear fogo na máquina, mas a Polícia Civil fará perícia minuciosa para levantar detalhes acerca do crime.

No ano passado, o prefeito Hélio Peluffo entregou dois bens pertencentes ao patrimônio público do município que estavam completamente sem condições de uso, deteriorados e abandonados pela gestão anterior. Uma escavadeira, marca New Holland e um caminhão coletor, doação da União Européia, foram totalmente reformados. Ambos estavam sendo sucateados.

Ao assumir, por determinação do prefeito Hélio Peluffo, o secretário de Obras André Manosso enviou a escavadeira e o caminhão ao setor de manutenção, iniciando imediatamente a recuperação. O caminhão coletor havia sido doado ao município de Ponta Porã em 2011 na gestão do ex-prefeito Flávio Kayatt.

Em janeiro, ao assumir, o prefeito Hélio Peluffo determinou a recuperação desses dois patrimônios do município de Ponta Porã. A escavadeira passou por completa reforma, além de um caminhão coletor de lixo. “Cumprimos com nossa responsabilidade de zelar pelo patrimônio público, recuperamos e devolvemos à população o imposto por ela pago. Tanto a escavadeira como o caminhão, estão incorporados ao setor de infraestrutura, sendo um grande reforço para a realização de trabalhos nesse setor”, ponderou o prefeito, ao mesmo tempo em que lamentou a atitude que além de prejudicar os serviços da prefeitura, deixa destruído um bem pertencente ao erário público.

A escavadeira vinha sendo utilizada na manutenção de estradas rurais e pontes em assentamentos e distritos.

Notícias Relacionadas

Asfalto na rua Vital Brasil: do sonho à realidade Último trecho recebe pavimentação e sonho torna-se realidade aos moradores da região A prefeitura de Ponta Porã concluiu a pavimentação asfá...
Prefeito cobra ´do INCRA repasse do núcleo urbano... O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo recebeu em audiência nesta terça-feira, 04, o Superintende do Incra/MS (Instituto Nacional de Colonização e Re...
Copinha do Mundo agitará escolas municipais em Pon... Cada estabelecimento de ensino representará uma seleção; disputas serão entre 16 a 19 de outubro A prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria ...
Saúde desenvolveu ações de prevenção à tuberculose... A Prefeitura de Ponta Porã através da Secretaria de Saúde realizou na última semana uma Ação Educativa devido ao Dia Mundial de Luta contra a Tubercul...