Há mais de 10 anos a Prefeitura de Ponta Porã não realizava a correção da Planta Genérica de Valores dos imóveis
A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento Orçamentário informou que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deverá ser lançado no mês de abril deste ano. Segundo a pasta, os cálculos ainda estão em fase de elaboração e, somente após a conclusão desse processo, os boletos serão emitidos para que os contribuintes possam optar pelo pagamento à vista ou de forma parcelada.
De acordo com as informações divulgadas, há mais de 10 anos a Prefeitura de Ponta Porã não realizava a correção da Planta Genérica de Valores dos imóveis. Para o IPTU 2026, está prevista a atualização dessa base de cálculo, porém sem a aplicação de um percentual fixo de reajuste.
A correção ocorrerá de acordo com a valorização imobiliária de cada região do município, refletindo as diferenças existentes entre bairros e áreas da cidade.
Conforme explicou o secretário municipal de Fazenda e Planejamento Orçamentário, Fabrício da Costa Cervieri, os cálculos estão sendo realizados com base na nova planta de valores. Somente após a finalização dessa etapa será possível fazer a simulação dos percentuais de reajuste que poderão ser aplicados em cada região de Ponta Porã.
Edilson José, Assessoria de Comunicação






