Jogos “Cidade de Ponta Porã” destaca diversidade cultural fronteiriça

A Abertura dos Jogos “Cidade de Ponta Porã” na noite de sexta-feira, dia 30 de junho, no ginásio de esportes ´Pepe Portela´ demonstrou a grande diversidade cultural existente na região de fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. As apresentações culturais comprovaram essa variedade sócio-cultural nesta fronteira.

O público presente pode presenciar belas apresentações, como a que abriu a programação dos artistas com o harpista Oscar dos Santos e Beatriz Lopes Barreto, ambos do projeto Harpa Paraguaia mantidos pela Prefeitura de Ponta Porã e desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social em parceria com projeto ´Sonidos de la Tierra´.

O Ballet ´David Sanches´ de Pedro Juan Caballero apresentou arte de dança, que levou o grupo a conquistar o bicampeonato na Mostra de Dança ´Onça Pintada´, em Campo Grande. O grupo de danças Mirim do Centro de Tradições Gaúchas ´Querência da Saudade´, coordenado pelo professor Eleandro Trindade fez bela apresentação. A programação prosseguiu com a oficina de capoeira ´Gingart/Funcespp´, coordenada pelo Mestre Erimar Gimenez Gordinho, mantendo viva uma das mais importantes manifestações da cultura popular do Brasil.

A Funcespp conta como professores os músicos Eduardo Potter, Gustavo Mattos e Jonatas Martins. A Oficina de dança coreográfica da Funcespp, sob a coordenação da professora Larissa Garcia também fez apresentação. O Ballet ´Davi Sanches´ levou para a quadra do ´Pepe Portela´ hip hop e dança de rua, impulsionando arte urbana da fronteira entre Brasil e Paraguai, com coordenação do professor Maurício Ribeiro.

A atleta Rosileide Bernal Barrozo carregou a tocha e a entregou ao prefeito Hélio Peluffo, que fez a abertura oficial dos Jogos Abertos “Cidade de Ponta Porã” 2017.