Mãos que Fazem garante emprego e renda a mães

Ação oportuniza trabalho e renda a mães voluntárias na escola municipal ´Manoel Martins´

A prefeitura de Ponta Porã, em trabalho conjunto entre as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, coordenado pela primeira-dama do município, Vânia Peluffo, lançou o projeto ´Mãos que fazem´ oportunizando trabalho e renda a mães voluntárias da escola municipal ´Manoel Martins´ e toda a comunidade ao entorno do bairro da Granja.

O lançamento também marcou a abertura da nova sala especialmente montada para o desenvolvimento do projeto, com máquinas de corte e costura, com estrutura adequada para que as mães possam trabalhar na produção.

O projeto é desenvolvido em parceria com a comunidade escolar através do trabalho voluntário de mães com a contrapartida da prefeitura com participação da primeira-dama do município, Vânia Peluffo, que desde o início tem dispensado e garantido apoio para a continuidade dos trabalhos.

O projeto foi retomado em 2017, logo após o prefeito Hélio Peluffo assumir a administração municipal, sendo colocada novamente em prática pelo diretor da escola, professor José Arnaldo Moura que solicitou apoio do prefeito Hélio Peluffo e obteve a garantia para o desenvolvimento da ação social.

A instrutora é a costureira profissional Vanderleia Petri, mãe de aluna da escola municipal e que se dispôs a semanalmente repassar seu conhecimento a mães que nunca tiveram contato com uma máquina de costura. Após o primeiro passo dado, a primeira-dama tomou conhecimento do trabalho e prontamente disponibilizou material para confecção de ponchos para os próprios alunos.

O prefeito Hélio Peluffo participou da entrega e parabenizou toda a comunidade escolar e as mães voluntárias participantes do projeto. As aulas acontecem semanalmente através de um grupo de mães que já estão confeccionando roupas para bebês.

Os ponchos fabricados fazem parte da primeira leva do trabalho desempenhado pelas mães voluntárias. O diretor José Arnaldo Moura destacou a importância da ação social para as mães participantes do projeto de corte e costura. “Principalmente pela oportunidade de aprenderem uma profissão, gerando emprego e renda a todas elas”, destaca. Agora, após a primeira entrega da remessa de ponchos aos alunos, a continuidade do trabalho trará mais oportunidade às mães.

A instrutora Vanderléia Petri disse que o grupo de mães garante um importante trabalho para elas próprias, pois estão tendo a chance de terem acesso a uma profissão. Vanderléia é costureira profissional e conta que anteriormente já desenvolvia aulas de forma gratuita. “É de extrema importância ajudarmos quem quer aprender uma profissão”, disse ela, demonstrado satisfação e muita alegria pela confecção dos ponchos pelo grupo de mães.

“É a primeira de uma série de novos trabalhos. Só depende delas”, disse, prevendo o aumento no número de mães participantes do projeto na escola municipal ´Manoel Martins´. O vereador Vanderlei Avelino acompanhou a entrega dos ponchos aos estudantes. No ato de inauguração do novo espaço no interior da escola municipal, a primeira-dama Vânia Peluffo agradeceu o empenho e dedicação de todos. “As dificuldades existem e temos que superar e nossa equipe é extremamente competente para desenvolver as ações e hoje estamos felizes por contemplar este lindo projeto”, destacou Vânia.

Ela lembrou que desde o início os desafios foram intensos, mas com apoio de todos e comprometimento, os obstáculos foram sendo superados. O prefeito Hélio Peluffo enfatizou o compromisso da administração municipal em dar resolubilidade às demandas da comunidade. “Este projeto é especial, sendo exemplo de perseverança de toda uma equipe realmente comprometida com todas as ações de nossa gestão”, enfatizou.

Participaram da ação, além do prefeito Hélio Peluffo e da primeira-dama, Vânia Peluffo, o secretário de Governo, Eduardo Campos, secretária de Educação Leny Klais, secretária de Assistência Social, Vera Lúcia Oliveira, vereadores Laércio Martins e Annie Espíndola, pastor Melquizedeque Oliveira, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Ariadne Lauxen e comunidade escolar.

Notícias Relacionadas

Prefeito Hélio assina ordem de serviço para asfalt... Comissão de moradores é recebida em audiência e acompanha ato no gabinete     O prefeito de Ponta Porã assinou mais uma ordem de se...
“Verão no Parque celebra esporte e saúde”, diz pre... Competições acontecem diariamente até o dia 13 de fevereiro no Parque dos Ervais   “Uma festa da família celebrando esporte e saúde. Esse é...
Empossado Conselho Municipal do Fundeb Posse ocorreu no gabinete do prefeito Hélio Peluffo com destaque para a democratização do ensino O prefeito Hélio Peluffo, destacou durante ato de ...
Prefeito Hélio inaugura central de comunicação e ... Prefeito voltou a destacar importantes parcerias com a sociedade civil organizada O prefeito Hélio Peluffo Filho efetuou na manhã desta segund...