O prefeito Hélio Peluffo, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi, participou do ato de assinatura, no Ministério da Educação, em Brasília, do termo de adesão para implementação de um curso de Medicina em Ponta Porã. O ato teve a presença do senador Waldemir Moka (MDB), da deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS).
Pelo termo de adesão, a prefeitura se comprometeu a oferecer a estrutura de equipamentos públicos, cenários de atenção à rede e programas de saúde necessários para a autorização da criação dos cursos. O prefeito Hélio disse que toda a região de fronteira será contemplada com o curso de Medicina, trazendo uma nova realidade para Ponta Porã e todos municípios da faixa fronteiriça.
“Neste momento tão importante, agradecemos a todos indistintamente, à Câmara de Vereadores, à população em geral através das entidades representativas que sempre acompanharam conosco o desenrolar da implantação do curso”, enfatiza.
O secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Henrique Sartori, considerou a autorização do MEC como “importante conquista para a cidade de Ponta Porã”, assim como aconteceu com Corumbá, que recebeu a mesma autorização quarta-feira.
A partir de agora, como adiantaram as autoridades do Ministério, vai ser aberta uma espécie de licitação convocando mantenedoras interessadas em manter o curso a se inscreverem, quando, segundo critérios oficiais, comprovem ter idoneidade moral e financeira para sustentar o curso em funcionamento.
Médico, o senador Moka enfatizou a necessidade de um curso de Medicina na região de fronteira e destacou as condições particulares de Ponta Porã, pela existência de hospital à altura de servir ao curso e pela demanda de jovens pela formação na área médica.