Município e UFMS certificam professores em programa de alfabetização

Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa tem pleno apoio da prefeitura de Ponta Porã

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou certificados de conclusão do curso desenvolvido dentro do pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Educadores e coordenadores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul estiveram no evento, que entregou certificado a professores de Ponta Porã durante evento realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (ACEPP), na noite de segunda-feira, dia 28.

As educadoras da UFMS, professoras Ana Lúcia Espíndola e Regina Aparecida Marques Souza ao lado de toda equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação em Ponta Porã certificaram o grupo de quase 100 professores que concluíram o curso.

O PAIC MAIS é a ampliação do Programa Alfabetização na Idade Certa que propõe mais ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5° ano de escolaridade. É mais cooperação do Governo Federal e do Estado com os municípios em prol da aprendizagem dos alunos.

A coordenadora no Pacto, professora Regina Aparecida salientou que os municípios precisam continuar avançando no sentido de melhorar os resultados do 5° ano que ainda são muito baixos em muitos municípios. Ela elogiou a participação efetiva da secretaria de Educação e dos professores de Ponta Porã e o aumento do nível de aprendizado no município.

Até pouco tempo, ela lembrou que somente 10% dos alunos estavam no nível adequado em português em levantamento nacional. Em matemática o desafio é ainda maior. São apenas 6,9% dos alunos no nível adequado. Portanto, foi o momento de dar mais um passo, fazendo com que todos os municípios do Estado tenham a possibilidade de atingir o nível adequado de aprendizagem para o ensino fundamental I. É mais cooperação técnica para apoiar a gestão das aprendizagens dos alunos para que sigam com sucesso e tenham bons resultados no 5º ano.

A professora Leny Klais, secretária de Educação em Ponta Porã salientou que a administração do prefeito Hélio Peluffo tem apoiado todas as ações da área educacional que venham a contribuir com o desenvolvimento de todo o conjunto do ensino na Rede Municipal de Ensino, sempre buscando aprimorar e capacitar técnicos administrativos e educadores. A equipe técnica da secretaria de Educação marcou presença.

O PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa – consiste basicamente em um esforço conjunto do Estado e dos Municípios, no sentido de providenciar a alfabetização de todas as crianças na idade certa, evitando a alfabetização tardia, salientou a educadora da UFMS, professora Ana Lúcia Espíndola.

“É sabido por todos que há uma relação direta entre condições de vida e alfabetização, de tal modo que quanto mais cedo a pessoa for alfabetizada, maiores as chances de escapar de uma situação de sociovulnerabilidade. Este é um programa que tem relação direta com a eliminação da pobreza, portanto”, enfatizou.

Notícias Relacionadas

Professores de Educação Física da Rede Municipal d... Os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Ponta Porã, coordenados pela técnica de Educação Física da SEME professora Renata Fra...
Tomaram posse os novos conselheiros municipais de... O Prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, deu posse na manhã desta quarta-feira, aos novos conselheiros municipais de educação. A solenidade foi re...
Prefeitura divulga locais e horários de provas do ... As Escolas Calvoso, Joaquim Murtinho e Adê Marques da Rede Estadual, são os locais das provas do processo seletivo   A Prefeitura de Ponta ...
1º Encontro com coordenadores da Educação Infantil... No dia 1° de fevereiro, a Secretaria realizou o encontro com os coordenadores da Educação Infantil dos Centros de Educação Infantil e das Escolas com ...