“Nossa missão é preparar o futuro”, diz prefeito Hélio na revisão do Plano Diretor

“Nossa missão enquanto agente público é preparar o futuro, direcionar as ações, coordenar o crescimento sustentável. Os municípios atravessam por transformações, surgem novos bairros, a cidade cresce. Ponta Porã de hoje não é a mesma de ontem. Com o plano diretor, preparamos o crescimento ordenado, e discutir esse desenvolvimento é necessário”, disse o prefeito Hélio Peluffo na abertura do encontro de revisão do Plano Diretor do município de Ponta Porã. A revisão ou atualização está prevista no Estatuto da Cidade (Lei Federal n. 10.257 de 2001).

O prefeito Hélio lembrou que para os próximos anos está previsto o surgimento de aproximadamente 4 mil lotes novos em Ponta Porã e isso precisa ser discutido e preparado. “Muitos dos problemas que temos hoje com as fortes e intensas chuvas é por conta da drenagem. Pavimentamos o asfalto antigo, mas a drenagem continua a mesma”, disse Hélio, lembrando da área central da cidade. “E isso precisa ser preparado”, frisou o prefeito.

A engenheira civil Marta Lúcia da Silva Martinez proferiu a primeira palestra da reunião tendo como pauta o tema “A importância do Plano Diretor para uma cidade”. Ela é Arquiteta e Urbanista, pós-graduada em gestão regional e urbana em drenagem urbana pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A segunda palestra foi com a engenheira de Transportes Mariana Alcântara, mestranda pela Faculdade de São Carlos, graduada em engenharia de Produção, em arquitetura e urbanismo.

“O Plano Diretor é uma estratégia para o desenvolvimento sustentável de uma cidade e deve ser revisado para contemplar as transformações que ocorreram em Ponta Porã nos últimos 12 anos e, junto com o Plano de Mobilidade Urbana, vai orientar a ocupação da cidade e facilitar o acesso das pessoas e bens ao que a cidade oferece”, frisou o prefeito Hélio Peluffo.

O planejamento urbano vai além dos aspectos físicos e territoriais, discorrendo sobre a garantia do direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações.

O Plano Diretor cria as bases para uma cidade inclusiva, equilibrada, sustentável, que promova qualidade de vida a todos os seus cidadãos, reduzindo os riscos do crescimento desenfreado e distribuindo de forma justa os custos e benefícios da urbanização. O Plano explicita as diretrizes do planejamento urbano de forma que ao conhecer as regras o cidadão possa decidir melhor ao escolher onde comprar uma casa para morar, o empresário pode escolher melhor onde investir em um novo negócio e assim por diante. Tornando muito importante isso a presença da comunidade.

Também trata da oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos adequados aos interesses e necessidades da população e às características locais, além de buscar evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente.

A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelo prefeito Hélio Peluffo, vice-prefeito Caio Augusto, vereador Edevaldo Matoso Barbosa representando a Câmara Municipal de Ponta Porã, promotor de Justiça Dr. Gabriel da Costa Rodrigues, professor Tito Carlos Machado de Oliveira, diretor-presidente do PTin (Parque Tecnológico Internacional). Representantes dos mais diferentes segmentos da sociedade civil organizada prestigiaram a reunião.

Notícias Relacionadas

Ponta Porã recebe Música Brasileira em Seis Cordas... Músico Marcelo Fernandes homenageia Dilermando Reis em espetáculo que acontece no Centro de Convenções de Ponta Porã com entrada gratuita        ...
Prefeitura sedia reunião técnica sobre voo comerci... Representantes de vários segmentos da sociedade fronteiriça estiveram reunidos na manhã de ontem no anfiteatro da Prefeitura de Ponta Porã com intuito...
Prefeito Hélio participa de solenidade dos 98 anos... Formatura marcou entrega de Diploma de Amigo e Medalha ´Marechal Dutra´ O prefeito Hélio Peluffo participou na manhã desta sexta, dia 1º, da soleni...
Dia Mundial da Água e Combate a Tuberculose –... A importância da água e o combate a tuberculose foram lembrados com ações da Vigilância em Saúde em Ponta Porã O Dia Mundial da Água em Ponta Porã, f...