Cidadãos podem enviar sugestões por meio de formulário disponível no site oficial da Prefeitura Municipal até o dia 13 de março
Cidadãos podem enviar sugestões por meio de formulário disponível no site oficial da Prefeitura Municipal até o dia 13 de março
A Prefeitura Municipal de Ponta Porã está convocando a população para participar da elaboração das propostas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2027. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento Orçamentário, sob responsabilidade do secretário Fabrício da Costa Cervieri, e tem como objetivo ampliar e fortalecer os mecanismos de participação popular na definição das prioridades do município.
A LDO é o instrumento que estabelece as metas e prioridades da administração pública para o próximo ano, orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e garantindo que os investimentos e ações do poder público estejam alinhados com as necessidades da população.
Por meio da consulta pública, cidadãos e representantes da sociedade civil organizada poderão contribuir com sugestões, apontando demandas e indicando áreas que consideram prioritárias para receber investimentos e atenção da gestão municipal em 2027.
A participação pode ser feita de forma simples e rápida, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site oficial da Prefeitura de Ponta Porã, no endereço:
O formulário ficará acessível até o dia 13 de março de 2026. A Prefeitura reforça que a participação popular é fundamental para a construção de um orçamento mais transparente, democrático e alinhado às reais necessidades da comunidade.
Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Divisas discute várias pautas durante reunião em Ponta Porã
Objetivo é alinhar estratégias de segurança para aumentar combate aos crimes transfronteiriços na região
O GGI-FRON – Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Divisas – Polo Ponta Porã, realizou a sua primeira reunião ordinária do ano de 2026, na sede da Guarda Civil Municipal de Fronteira, nesta quinta-feira, 12. Da pauta, constaram assuntos relevantes, como as definições das ações integradas para 2026, a Violência doméstica e familiar (Coord. da Mulher de Ponta Porã), além de outras demandas apresentadas pelos membros do GGI-FRON.
Para se ter uma noção da importância desta reunião, participaram representantes do Exército, Marinha, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal DEFRON, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Ambiental e GCMFron. A reunião foi presidida pelo Cel. P.M. Rozeni, que ocupa o cargo de Secretário Executivo do GGI-Fron.
Para ele, a integração entre as forças policiais é importante para que ações sejam alinhadas ao cumprimento do dever de cada elo da corrente. “Nesta reunião, alinhamos estratégias e políticas para levar atendimento nas áreas de fronteira, aumentando consideravelmente, com a união de forças, o combate aos crimes transfronteiriços”, finalizou.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Dilma Silva, iniciou a sua fala, trazendo à tona um problema que é comum à todas as forças policiais, que são os casos de violência contra a mulher. Ela recebeu o apoio e a disposição de todos no sentido de que os trabalhos diários visem combater este tipo de crime.
O Comandante da GCMFron, Alex Lima, falou sobre os trabalhos realizados em Ponta Porã, como auxílio às demais Forças Policiais, Ronda nos Parques, Ronda Escolar. Durante o ano de 2025, foram realizados 25.959 atendimentos diretos à população. Também foram realizadas 85 palestras, que atingiram 2.548 alunos da rede municipal, com temas como “Bullying” e “Acidentes Domésticos”.
Da reunião, algumas deliberações, que merecem atendimento via Brasília – DF, serão encaminhadas no sentido de que o olhar as regiões com especificidades próprias, como é o caso das regiões de fronteira, recebam tratamento diferenciado, através de acordos de cooperação jurídica e policial, a fim de o compartilhamento de dados, por exemplo, seja mais célere e ágil.
O Secretário Municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio, agradeceu a presença de todos os representantes da Segurança Pública e destacou que: “Reuniões como essa, fortalecem a união entre todos aqueles que trabalham na área de Segurança Pública e permite que ao final, a nossa população possa sentir que sempre precisar, pode contar com todos os que estavam presentes”, finalizou.
* Pedro Zadyr – SMSP
Objetivo é alinhar estratégias de segurança para aumentar combate aos crimes transfronteiriços na regiãoObjetivo é alinhar estratégias de segurança para aumentar combate aos crimes transfronteiriços na região
Guerra D’Água será realizada no domingo e terça-feira de carnaval na avenida Brasil entre as ruas Tiradentes e Guia Lopes
Evento será realizado nos dias 15 e 17 de fevereiro, na Avenida Brasil, com apoio da segurança pública e organização do trânsito
A Prefeitura de Ponta Porã definiu a área onde acontecerá a tradicional brincadeira “Guerra D’Água” durante o período de Carnaval. O evento, que já faz parte do calendário festivo do município, reúne todos os anos foliões de todas as idades que aproveitam a animação carnavalesca e o calor intenso de fevereiro para se divertir na principal avenida da cidade.
De acordo com a Prefeitura Municipal, a “Guerra D’Água” será realizada nos dias 15 e 17 de fevereiro (domingo e terça-feira), das 13h às 17h. A brincadeira acontecerá na Avenida Brasil, em trecho delimitado entre as ruas Tiradentes e Guia Lopes. Todos que apreciam a tradição estão convidados a participar.
Para garantir a organização e a segurança do evento, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Agência Municipal de Trânsito, realizará a sinalização do local, orientando motoristas e pedestres. Quem não desejar participar da brincadeira deverá utilizar rotas alternativas, que estarão devidamente indicadas.
A Guarda Civil Municipal estará de prontidão para atuar na segurança da área delimitada. A Polícia Militar também reforçará o policiamento com guarnições realizando ações ostensivas e preventivas, tanto no local do evento quanto em outros pontos do município.
Com planejamento e apoio das forças de segurança, a expectativa é que a tradicional “Guerra D’Água” seja mais uma vez marcada pela alegria, organização e tranquilidade, fortalecendo o espírito festivo do Carnaval em Ponta Porã.
Edilson José, Assessoria de Comunicação
Participantes da Guerra D’Água preparam balões coloridos com água para a brincadeira no centro da cidade
O prefeito Eduardo Campos apresentou balanço na Câmara Municipal destacando os avanços alcançados com novos conjuntos habitacionais e regularização fundiária
Regularização fundiária e novos conjuntos habitacionais garantem segurança jurídica e moradia para milhares de famílias em Ponta Porã
Durante discurso na tribuna da Câmara Municipal na semana passada, o prefeito Eduardo Campos apresentou um balanço das ações desenvolvidas em diversos setores e destacou os avanços alcançados na área de habitação, especialmente nos processos de regularização fundiária que beneficiam famílias da zona urbana e rural do município.
Segundo o prefeito, a gestão municipal tem enfrentado um dos problemas mais sensíveis da vida familiar: a falta de segurança jurídica da moradia. “Na habitação, enfrentamos um dos problemas mais injustos da vida familiar: morar sem a segurança jurídica de um documento. Em 2025, avançamos com firmeza na regularização fundiária, atuando na cidade e no campo para levar presença institucional onde mais precisa”, afirmou.
Ele ressaltou que bairros como Salgado Filho e Vila Ferroviária, além do distrito de Nova Itamarati, já estão sendo contemplados com os processos de regularização. A meta da administração é concluir a entrega de 2.636 títulos até o final de 2026, sendo 1.700 na área rural e 936 na área urbana.
“Transformamos insegurança em dignidade. É o que há de mais concreto: casa reconhecida, endereço respeitado e família protegida”, enfatizou o prefeito.
Além da regularização fundiária, Eduardo Campos também destacou os investimentos em novos conjuntos habitacionais. De acordo com ele, em 2025 estão sendo viabilizadas 557 moradias, entre unidades em construção e já contratadas, o que deve beneficiar mais de duas mil pessoas.
Para o chefe do Executivo, a casa própria vai além do direito à moradia: representa estabilidade social e econômica. “A casa própria reduz vulnerabilidades econômicas e fortalece a base para saúde preventiva e segurança comunitária”, pontuou.
Encerrando sua fala, o prefeito reforçou que a habitação é prioridade permanente da gestão municipal. “Habitação não é promessa: é prioridade de governo e trabalho contínuo. O déficit habitacional é um desafio histórico, mas enfrentamos com método e meta. O caminho já está em curso, com títulos avançando, obras em execução e novas unidades viabilizadas. Nosso compromisso é absoluto: não parar até que morar com dignidade seja a regra em Ponta Porã”, concluiu.
Edilson José, Assessoria de Comunicação
O prefeito Eduardo Campos apresentou balanço na Câmara Municipal destacando os avanços alcançados com novos conjuntos habitacionais e regularização fundiária
Uma das ações destacadas pelo prefeito Eduardo Campos foi a Campanha do Agasalho que beneficiou mais de 13 mil pessoas
Em balanço apresentado na Câmara Municipal, prefeito Eduardo Campos destacou mais de 5,7 mil ações diretas e investimento de cerca de R$ 16 milhões em políticas sociais
A Prefeitura de Ponta Porã tem ampliado os investimentos em proteção social com foco na garantia de direitos e no atendimento antecipado às situações de vulnerabilidade. Durante discurso na Câmara Municipal, na semana passada, o prefeito Eduardo Campos apresentou um balanço das ações desenvolvidas no setor social em 2025, destacando a realização de mais de 5.700 ações diretas e a aplicação de aproximadamente R$ 16 milhões no atendimento de centenas de famílias.
Segundo o prefeito, a prioridade da gestão é atuar antes que situações de dificuldade se agravem. “A dignidade em Ponta Porã se prova quando o poder público chega antes da dor virar desespero. Em 2025, a política de proteção social atuou com presença, escala e investimento: foram mais de 5.700 ações diretas e aproximadamente R$ 16 milhões aplicados, destes, R$ 13 milhões de recursos próprios, fortalecendo uma rede que protege, garante direitos e constrói autonomia”, afirmou.
Entre as ações de resposta imediata à vulnerabilidade, Eduardo Campos destacou a Campanha do Agasalho, que beneficiou mais de 13 mil pessoas, além da garantia de segurança alimentar com a entrega de cerca de 2 mil cestas básicas e quase 2 mil marmitas. “Isso não é caridade; é proteção pública concreta”, ressaltou.
O prefeito explicou ainda que a política de proteção social vai além do atendimento emergencial. “Proteção não se sustenta só com alívio, ela se sustenta com direitos garantidos. Implementamos a Cultura da Paz como método, levando rodas de conversa e ações de cidadania para praças e CRAS, alcançando 700 famílias do Bolsa Família”, disse. As ações incluem emissão de documentos, acolhimento especializado e reintegração familiar, assegurando que cidadãos em situação de vulnerabilidade recuperem vínculos e reconhecimento perante o Estado.
Na área de inclusão produtiva, a administração municipal mobilizou 416 jovens no Circuito Avança Juventude e qualificou outros 60 no programa Trilha para o Futuro. As políticas voltadas às mulheres também foram reforçadas, com 2.150 participações em ações de conscientização e fortalecimento de rede, além da qualificação de 210 mulheres em cursos voltados à geração de renda e autonomia financeira.
Eduardo Campos destacou ainda a atenção dedicada à população idosa, com 423 idosos envolvidos em programas de convivência, saúde e socialização. “Fortalecemos ações intergeracionais, como o Conectando Gerações, porque comunidade se constrói quando gerações caminham juntas”, afirmou.
O prefeito concluiu ressaltando novos investimentos estruturantes para as mulheres. “A Casa da Mulher Brasileira já é realidade, com licitação prevista para este semestre. Para 2026, daremos um passo histórico com a implantação da Clínica da Mulher, com investimento de R$ 2 milhões em equipamentos. Nosso compromisso é claro: proteger quando for preciso, garantir direitos sempre e abrir caminhos para que as famílias não dependam do Estado, mas contem com um Estado que funciona”, finalizou.
A Unidade Básica de Saúde – ESF José Bataglin, localizada no distrito de Sanga Puitã, foi alvo de atos de vandalismo
Subprefeitura toma providências e pede apoio da comunidade para identificar responsáveis
A Unidade Básica de Saúde – ESF José Bataglin, localizada no distrito de Sanga Puitã, foi alvo de atos de vandalismo nos últimos dias. A depredação ao patrimônio público do município de Ponta Porã foi denunciada pelo subprefeito Kleber Ortiz, que informou que o caso será encaminhado à polícia para identificação e responsabilização dos autores.
De acordo com o subprefeito, os vândalos invadiram a unidade fora do horário de expediente, arrombaram a porta da copa e causaram diversos danos à estrutura do prédio. A extensão dos prejuízos está sendo levantada pela equipe responsável.
“Não podemos permitir que nossa comunidade continue sofrendo com atos irresponsáveis de vândalos. Vamos tomar todas as medidas cabíveis para que os responsáveis pela depredação do patrimônio público sejam punidos com o rigor da lei”, afirmou Kleber Ortiz.
Ele ressaltou ainda que a Guarda Municipal e a Polícia Militar serão acionadas sempre que houver qualquer ocorrência de depredação contra prédios públicos no distrito. Além das providências legais, a Subprefeitura reforça o pedido de colaboração da população.
“Precisamos do apoio da nossa comunidade, que pode denunciar qualquer movimentação suspeita não só nas proximidades da unidade de saúde, mas em qualquer prédio público. Vamos seguir trabalhando para garantir tranquilidade e segurança às nossas famílias”, destacou Ortiz.
A administração municipal reforça que danos ao patrimônio público prejudicam diretamente a população, comprometendo serviços essenciais como o atendimento em saúde, e pede que qualquer informação que ajude na identificação dos responsáveis seja comunicada às autoridades policiais.
Edilson José, Assessoria de Comunicação
Vândalos arrombaram a porta do ESF José BataglinO subprefeito Kleber Ortiz esteve no Posto de Saúde ESF José Bataglin para conversar com servidores e comunidadeO subprefeito Kleber Ortiz esteve no Posto de Saúde ESF José Bataglin para conversar com servidores e comunidade
A dupla João Gustavo e Murilo se apresenta em show gratuito no Parque dos Ervais a partir das 20h deste sábado, dia 14
Dupla destaque do sertanejo nacional, entre as mais ouvidas do Spotify e Deezer, se apresenta em show gratuito no Parque dos Ervais
A Prefeitura de Ponta Porã convida a população da região de fronteira para um grande espetáculo musical neste sábado, dia 14, às 20h, no Parque dos Ervais. A principal atração do evento Verão no Parque será a dupla João Gustavo e Murilo, um dos grandes destaques do sertanejo nacional, que sobe ao palco em um show totalmente gratuito.
Com quase 2 milhões de seguidores nas redes sociais e mais de 755 milhões de streams acumulados nas plataformas digitais, João Gustavo e Murilo levam ao público um repertório repleto de sucessos amplamente reconhecidos em todo o Brasil. No palco, a dupla entrega um espetáculo altamente performático, estrategicamente construído para envolver o público do início ao fim.
O show conta com um repertório dinâmico e crescente, mesclando músicas autorais, canções que viralizaram nacionalmente, releituras consagradas e momentos de interação direta com o público, elevando a experiência de quem participa da apresentação.
No ano passado, a dupla gravou em Goiânia o DVD “Não Tem Saideira”, um projeto pensado especialmente para a estrada, festas e grandes eventos. O trabalho contou com participações de Guilherme & Benuto e Rafa & Júnior, reunindo músicas inéditas e releituras dos maiores sucessos da carreira.
O prefeito Eduardo Campos destacou que toda a comunidade da fronteira está convidada para prestigiar o evento, ressaltando que a atração escolhida para Ponta Porã é sucesso por onde passa, marcando presença em grandes festas, exposições, rodeios e festivais pelo país.
Parceria
A apresentação da dupla João Gustavo e Murilo integra uma ação realizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Ponta Porã e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC), responsável pelo custeio de toda a estrutura de palco, som e cachê artístico.
Além do sucesso como intérpretes, João Gustavo e Murilo também são reconhecidos nacionalmente como compositores, com músicas gravadas por artistas de renome como Maiara & Maraísa, Luan Santana, Jorge & Mateus e Wesley Safadão, o que reforça a expectativa de grande público no Parque dos Ervais neste sábado.
Prefeito Eduardo Campos recebeu em seu gabinete a equipe da UEP, Fabrício Cervieri (Coordenador), Rafael Valenzuela Franco (Gerente de Obras e Projetos) e Caroline Quinhones Fróes (Gerente Socioambiental) – Foto: Meire Paim
Município recebeu Menção Honrosa do Ministério do Planejamento e Orçamento pela execução do programa Fronteira do Futuro financiado pelo Fonplata
O município de Ponta Porã foi destaque nacional ao receber Menção Honrosa no 1º Prêmio Seaid Antônio Sabino: Iniciativas Transformadoras para a Sustentabilidade Ambiental e Climática, promovido pela Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). A cerimônia de premiação foi realizada no dia 4 de fevereiro de 2026, em Brasília (DF) e teve por intuito reconhecer iniciativas de excelência em projetos que utilizam financiamento externo, de modo a disseminar e incentivar a replicabilidade de boas práticas.
Ponta Porã integrou os seis finalistas selecionados em todo o país pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, recebendo Menção Honrosa pela iniciativa “Infraestrutura Verde e Mobilidade Sustentável da Linha Internacional”, integrante do Programa Fronteira do Futuro Ponta Porã/MS, financiado pelo FONPLATA – Banco de Desenvolvimento. A iniciativa foi submetida pela Unidade Executora do Programa Fronteira do Futuro do Município de Ponta Porã-MS.
O evento contou com a participação do Secretário Executivo substituto do MPO, Márcio Albuquerque, Secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento, Viviane Vechhi, Coordenador Geral de Projetos de Infraestrutura, Dilso Marvell Marques, servidor homenageado da Seaid, Antônio Sabino, além de outras autoridades do Governo Federal, representantes de instituições multilaterais de desenvolvimento e membros das Unidades Executoras.
Transformação urbana e integração entre países
A iniciativa “Infraestrutura Verde e Mobilidade Sustentável da Linha Internacional” contempla importantes obras estruturantes ao longo da linha internacional entre Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai), destacando-se a implantação de 5,7 quilômetros de ciclovia e 15 quilômetros de rede de macrodrenagem na linha internacional e em áreas centrais adjacentes de Ponta Porã.
As ações fazem parte do projeto de Implantação do Polígono da Linha Internacional, em fase de conclusão, resultado de um investimento aproximado de US$ 17 milhões de dólares, resultante de operação de crédito junto ao FONPLATA e contrapartida local. O projeto também abrange a revitalização da área com pistas de caminhada, estacionamentos, iluminação pública, terminal rodoviário, espaço de apoio ao frete e quadras esportivas, criando espaços acessíveis à população e promovendo convivência, lazer, qualidade de vida, turismo e geração de renda para a região.
Reconhecimento e representatividade
Representando o Município de Ponta Porã e a Unidade de Execução do Programa Fronteira do Futuro (UEP), participaram da cerimônia em Brasília (DF) o Gerente de Obras e Projetos da UEP, Rafael Valenzuela Franco e a Gerente Socioambiental da UEP, Caroline Quinhones Fróes.
Durante o evento, ao receber a placa de menção honrosa, Caroline Fróes destacou a importância desse reconhecimento para Ponta Porã. Segundo ela, é uma grande honra para o Município fazer parte de um momento tão significativo, que impulsiona outros projetos e iniciativas, bem como valoriza a nossa região de fronteira, que representa a integração de dois povos: de um lado, Ponta Porã – Brasil, com cerca de 92 mil habitantes conforme Censo, e do outro, Pedro Juan Caballero – Paraguai, formando juntas uma conurbação de aproximadamente 220 mil pessoas, beneficiadas por esse projeto da Linha Internacional. Complementarmente, enfatizou que o objetivo é fortalecer cada vez mais essa integração entre os dois países, por meio de ações que melhorem a qualidade de vida da população e reforçou que a gestão municipal tem atuado de forma articulada e integrada em todas as suas ações e projetos.
Na sequência, Rafael Franco ressaltou a relevância do projeto da Linha Internacional para a fronteira e destacou a experiência como enriquecedora para toda a equipe que participou do gerenciamento no âmbito do Programa Fronteira do Futuro. Prestou agradecimento em nome do prefeito Eduardo Campos, do secretário de finanças e coordenador da UEP Fabrício Cervieri, Mirna Torres e de todas as pessoas que contribuíram nesse projeto. Na oportunidade, também agradeceu ao FONPLATA, representado no ato da cerimônia por André Sampaio, especialista em projetos que acompanha Ponta Porã.
Parceria internacional que gera resultados
Em representação ao FONPLATA, o especialista em projetos André Sampaio demonstrou satisfação em acompanhar a transformação de Ponta Porã e do trabalho construído ao longo dos anos com o Município e o Organismo Executor.
Ele ressaltou também sobre a importância do acesso a recursos internacionais, sobre o alcance do FONPLATA a municípios que antes não tinham acesso a recursos internacionais, e as mudanças positivas observadas nos municípios a partir dessas captações. Ao final, agradeceu a oportunidade e manifestou a alegria em participar desse momento ao lado de Ponta Porã.
O Prêmio Seaid Antônio Sabino “reconhece a contribuição relevante da iniciativa para a agenda ambiental e climática, evidenciada pelo impacto alcançado, pelo caráter inovador, pelo potencial de replicabilidade e disseminação, além do compromisso com soluções sustentáveis e inclusivas” — consolidando Ponta Porã como referência nacional em desenvolvimento urbano sustentável na faixa de fronteira.
Entrega da Placa de Menção Honrosa e Certificado de Premiação
Nesta terça-feira, dia 10 de fevereiro de 2026, a Unidade de Execução do Programa entregou em mãos ao prefeito Eduardo Campos e Secretária Municipal de Governo e Comunicação Paula Consalter Campos, a placa de Menção Honrosa e Certificado de Premiação do 1º Prêmio Seaid Antônio Sabino: Iniciativas Transformadoras para a Sustentabilidade Ambiental e Climática, promovido pela Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). A menção honrosa é fruto da iniciativa “Infraestrutura Verde e Mobilidade Sustentável da Linha Internacional”, integrante do Programa Fronteira do Futuro Ponta Porã/MS, financiado pelo FONPLATA – Banco de Desenvolvimento.
Essa conquista evidencia que Ponta Porã está no caminho certo ao investir em planejamento, inovação e sustentabilidade, além de consolidar o município como referência no desenvolvimento urbano e integração regional. O reconhecimento em nível nacional fortalece as ações já em andamento, estimula novos projetos e reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável da fronteira.
O prefeito Eduardo Campos destacou a importância da iniciativa “Infraestrutura Verde e Mobilidade Sustentável da Linha Internacional”, que contempla obras estruturantes ao longo da fronteira. Ele também parabenizou a equipe do Programa Fronteira do Futuro (UEP) pela representação do município no evento de premiação em Brasília. “Esse reconhecimento valoriza o trabalho técnico da nossa equipe e reafirma o compromisso de Ponta Porã com um desenvolvimento sustentável e integrado na fronteira”, afirmou o prefeito.
Momento da Cerimônia do 1º Prêmio Seaid Antônio Sabino: Iniciativas Transformadoras para a Sustentabilidade Ambiental e Climática ocorrida em Brasília
Rede pública de saúde de Ponta Porã opera com método e ciência para que o cidadão atendido e acolhido com resolutividade
Gestão investe em qualificação profissional, inovação e ampliação da rede para garantir atendimento mais eficiente e próximo da população
Durante discurso recente na Câmara Municipal, o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, fez um balanço do primeiro ano do atual mandato e destacou os avanços estruturais alcançados na área da saúde. Segundo ele, o município consolidou, em 2025, o conceito de Saúde Resolutiva, baseado em método, ciência e organização da rede para garantir atendimento com mais qualidade e efetividade.
“Em 2025, consolidamos o conceito de Saúde Resolutiva: uma rede que opera com método e ciência para que o cidadão não seja apenas atendido, mas acolhido com resolutividade. Ponta Porã deu o passo estrutural mais importante: qualificar quem cuida e organizar a rede para resolver melhor e mais perto da casa das pessoas”, afirmou o prefeito.
Eduardo Campos ressaltou os investimentos na atenção básica, considerada a base do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os avanços, destacou a conquista de duas residências estratégicas na Atenção Primária: Medicina de Família e Comunidade, com seis vagas, e Residência Multiprofissional em Saúde da Família, com dez vagas. “Isso fortalece o que há de mais decisivo no SUS: acompanhamento próximo, coordenação do cuidado e capacidade de resolver os problemas onde eles acontecem”, pontuou.
O prefeito também anunciou que o município está próximo de aprovar a instalação do Laboratório de Inovação em Atenção Primária, em parceria com o Ministério da Saúde e o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. A iniciativa, somada às residências, deve transformar Ponta Porã em um polo regional de inteligência em saúde, com projeção de aproximadamente R$ 29 milhões em investimentos nos próximos três anos.
Na prática, segundo Eduardo Campos, os investimentos já se refletem em melhorias concretas. Somente em 2025, o município aplicou cerca de R$ 106 milhões na estruturação da rede de saúde. Entre as entregas estão a reforma do CRE João Kayatt e do AMA, além da conclusão do Centro Especializado de Reabilitação (CER) e da Oficina Ortopédica. Também foram realizadas a ampliação do Consultório de Rua e do ESF Rosângela Pereira da Silva, no distrito de Itamarati. “Mais do que estrutura, qualificamos equipes, fortalecemos a gestão clínica e padronizamos protocolos para elevar a segurança do cuidado”, destacou.
O prefeito ressaltou ainda o enfrentamento de gargalos históricos do sistema, como a fila de espera para exames. Com reorganização e gestão, o município reduziu significativamente a demanda reprimida por mamografias, garantindo acesso mais rápido ao diagnóstico.
Outro ponto destacado foi a integração entre saúde e saneamento. A parceria com a Sanesul, aliada à atuação dos agentes comunitários de saúde e de endemias, contribuiu para a melhoria dos indicadores epidemiológicos e a redução de problemas de saúde relacionados às condições sanitárias. “Isso é prevenção, responsabilidade e respeito ao dinheiro público”, afirmou.
Para 2026, Eduardo Campos anunciou que já está contratada a implantação do Complexo de Atendimento e Cuidado com a Saúde da Mulher – Clínica da Mulher, que deve ampliar e qualificar o atendimento feminino com mais acolhimento, agilidade e resolutividade. “A saúde em Ponta Porã não escolheu o caminho fácil, mas o caminho certo: o dos pilares da formação, da gestão e da inovação”, concluiu o prefeito.
A Secretaria Municipal de Segurança vem a público esclarecer informações que vêm sendo divulgadas de forma incorreta a respeito da sinalização implantada em determinado ponto da via urbana, especialmente no que se refere à pintura de sinalização horizontal com a indicação de PARE.
Esclarece-se que o dispositivo em questão não se trata de uma rotatória, mas sim de uma ilha de canalização, implantada com a finalidade de organizar os fluxos de tráfego, reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança viária no local.
Diferentemente das rotatórias — nas quais há circulação contínua e prioridade para quem já se encontra no anel —, ilhas de canalização não possuem esse conceito operacional, sendo plenamente permitido, conforme os Manuais Brasileiros de Sinalização de Trânsito e o Código de Trânsito Brasileiro, o uso de sinalização de parada obrigatória (PARE) como forma de controle do tráfego.
A implantação do referido dispositivo seguiu critérios técnicos de engenharia de tráfego, levando em consideração o volume de veículos, o histórico do local e a necessidade de acalmamento do trânsito, visando prevenir acidentes e preservar vidas.
Reconhece-se que a semelhança visual entre ilhas de canalização e rotatórias pode gerar dúvidas na população. Por esse motivo, a Secretaria reforçará a sinalização vertical e as orientações educativas, de modo a garantir melhor compreensão por parte dos condutores.
Por fim, a Secretaria reafirma seu compromisso com a segurança viária, a transparência e o respeito à população, destacando que decisões técnicas são tomadas com base em normas, estudos e responsabilidade pública.
Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante. Ao clicar em “Aceitar” você estará concordando com a utilização de todos os cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.