Verão no Parque começa neste domingo à tarde em Ponta Porã

A dupla João Gustavo e Murilo, que se apresenta gratuitamente no dia 14 de fevereiro, no Parque dos Ervais

Evento terá 15 dias de esportes, lazer e shows; grande atração será a dupla João Gustavo e Murilo no dia 14 de fevereiro

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, abre neste domingo, dia 1º de fevereiro, a partir das 18h, mais uma edição do Verão no Parque. O evento segue até o dia 15 de fevereiro com uma programação diversificada que inclui competições esportivas, corrida pedestre, concurso Garota Verão no Parque 2026 e shows musicais com artistas locais, regionais e atrações de destaque nacional.

Durante entrevista concedida na manhã desta sexta-feira, o prefeito Eduardo Campos destacou que o Verão no Parque é um evento pensado para toda a família da fronteira. “É muito gratificante ver os parques cheios, com pessoas praticando esportes, crianças se divertindo e famílias se confraternizando. É um lazer importante que contribui diretamente para a qualidade de vida da população”, afirmou.

A principal atração musical será a dupla João Gustavo e Murilo, que se apresenta gratuitamente no dia 14 de fevereiro, no Parque dos Ervais. O show será realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Ponta Porã e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, responsável por custear toda a estrutura de palco, som e cachê da dupla.

Com destaque no cenário nacional, João Gustavo e Murilo alcançaram grande sucesso com a música “Lençol Dobrado”, que liderou os rankings das plataformas Spotify e Deezer, tornando-se uma das canções mais ouvidas do país. A dupla também é reconhecida por composições interpretadas por artistas como Maiara & Maraísa, Luan Santana, Jorge & Mateus e Wesley Safadão, reforçando a expectativa de um grande público para o show.

Na área cultural, o evento contará ainda com o concurso Garota Verão no Parque 2026. A primeira etapa será realizada no dia 8 de fevereiro, e a grande final acontece no dia 15, das 19h às 21h, no Parque dos Ervais, com animação do DJ Boller Flashback. A programação inclui também uma noite dedicada à música gospel, no dia 7 de fevereiro, com destaque para a apresentação do cantor Jariston Lima.

A abertura oficial neste domingo contará com apresentações de artistas da fronteira. A partir de segunda-feira, dia 2, começam as disputas esportivas, com jogos realizados no campo de grama sintética do Parque dos Ervais, sempre no horário das 17h às 21h.

As competições esportivas acontecem ao longo de todo o evento, envolvendo modalidades como futebol, futevôlei, vôlei de praia, beach tênis e corrida pedestre, com percurso de 5 quilômetros. As atividades serão realizadas tanto no Parque dos Ervais quanto no Horto Florestal.

Segundo a coordenação, o Verão no Parque reforça o caráter familiar e comunitário, promovendo esporte, cultura e lazer para toda a população de Ponta Porã e região.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Verão no Parque será aberto neste domingo no Parque dos Ervais

Verão no Parque terá abertura oficial neste domingo, 1º de fevereiro, a partir das 18h, no Parque dos Ervais

Evento terá disputas esportivas, atrações culturais, shows e concurso Garota Verão 2026

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realiza de 1º a 15 de fevereiro mais uma edição do Verão no Parque, reunindo esporte, cultura e lazer para a população. A abertura oficial acontece neste domingo, a partir das 18h, no Parque dos Ervais.

De acordo com a organização, a programação de abertura contará com atrações especiais para marcar o início do evento. A partir de segunda-feira, dia 2, começam as disputas esportivas, com jogos realizados no campo de grama sintética do Parque dos Ervais, sempre no horário das 17h às 21h.

As competições seguem ao longo de todos os dias do evento, envolvendo diversas modalidades, como futebol, futevôlei, vôlei de praia, beach tênis e corrida pedestre, com percurso de 5 quilômetros. As atividades esportivas acontecem no Parque dos Ervais e também no Horto Florestal.

Na área cultural, o Verão no Parque contará com o concurso Garota Verão 2026, cuja primeira etapa será realizada no dia 8 de fevereiro, e a final no dia 15 (domingo), das 19h às 21h, com animação do DJ Boller Flashback, no Parque dos Ervais.

Segundo a coordenação, a programação inclui ainda uma noite dedicada à música gospel, além de shows com artistas locais e regionais, reforçando o caráter familiar e comunitário do evento.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Ponta Porã inicia cobrança amigável da Dívida Ativa de 2025

Prefeitura iniciou o procedimento de cobrança amigável dos créditos tributários municipais inscritos em Dívida Ativa

Edital publicado no Diário Oficial orienta contribuintes sobre regularização de débitos para evitar protesto extrajudicial e cobrança judicial

A Prefeitura de Ponta Porã iniciou o procedimento de cobrança amigável dos créditos tributários municipais inscritos em Dívida Ativa referentes ao exercício de 2025. A medida contempla débitos vinculados às inscrições do Cadastro Imobiliário Municipal e tem como objetivo possibilitar a regularização dos valores de forma administrativa, antes da adoção de medidas legais mais rigorosas.

O edital de cobrança amigável com os nomes será publicado por três dias consecutivos no Diário Oficial do Município, conforme estabelecem os artigos 463, 464 e 465 do Código Tributário Municipal (Lei Complementar nº 072/2010), em consonância com as alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 260/2024, que incluiu o artigo 469-B na legislação tributária municipal.

De acordo com o comunicado, após o prazo de 30 dias contados da publicação do edital, os débitos que não forem regularizados estarão sujeitos ao Protesto Extrajudicial da Certidão de Dívida Ativa, seguindo as diretrizes da Resolução nº 547/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na sequência, o Município poderá promover a cobrança judicial, com o ajuizamento das respectivas execuções fiscais.

A administração municipal reforça que a iniciativa visa assegurar transparência, garantir o direito à informação aos contribuintes e estimular a quitação ou parcelamento dos débitos, evitando transtornos como protesto em cartório e ações judiciais.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Educação abre matrículas para EJA em Ponta Porã

A Secretaria Municipal de Educação está com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos

Escola Municipal João Carlos Pinheiro Marques oferece oportunidade para conclusão do ensino fundamental

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada na Escola Municipal João Carlos Pinheiro Marques. A iniciativa é voltada a jovens e adultos que estão em defasagem escolar e desejam concluir o ensino fundamental.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a EJA representa uma nova oportunidade para quem precisou interromper os estudos e agora busca retomar a vida escolar, garantindo acesso à educação pública e de qualidade.

“O município está oferecendo a EJA para jovens e adultos em um ambiente agradável, com acolhimento e dedicação. Nunca é tarde para aprender, e o recomeço pode ser agora. O conhecimento transforma vidas”, destaca a Secretaria de Educação.

As inscrições podem ser realizadas de forma online, por meio do link: https://educacao.pontapora.genesis.tec.br/matriculadigital/

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Ponta Porã conquista título por equipes na Copa Brasil de Marcha Atlética

Equipe da APEV conquistou excelentes resultados na Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética 2026, em Brasília

Atletas se destacam em etapa realizada em Brasília do World Tour Bronze e recebem reconhecimento da Federação

A equipe da Associação Pontaporanense Esporte é Vida (APEV), que conta com o apoio da Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, conquistou excelentes resultados na Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética 2026, realizada no último domingo, dia 25, em Brasília (DF). O grande destaque foi o título de campeã por equipes na categoria sub-16 masculina, em competição válida pelo World Tour Bronze da World Athletics.

O prefeito Eduardo Campos parabenizou os atletas Antony Mikael, Marco Antônio Douglas, Rafaela do Vale e Kamyla Padilha, além do treinador Fredy Miranda, pelo desempenho expressivo em um evento que reuniu alguns dos melhores atletas da modalidade no cenário mundial.

“Os nossos atletas têm demonstrado dedicação e brilhantismo em todas as modalidades, o que nos enche de orgulho. Por isso, recebem toda a nossa gratidão por levar o nome de Ponta Porã ao cenário nacional”, destacou o prefeito.

A competição integrou o Tour Mundial da World Athletics – Selo Bronze e foi disputada no mesmo percurso que sediará o Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes, marcado para o dia 12 de abril deste ano. O evento serviu como teste oficial para o Mundial e contou com a presença de atletas de destaque internacional, entre eles Caio Bonfim, campeão mundial dos 20 km, vencedor da meia maratona e já em preparação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Resultados da equipe de Ponta Porã

Marco Antônio Douglas – Vice-campeão sub-16

Antony Mikael – 4º lugar sub-16

Rafaela do Vale – 10º lugar sub-18

Kamyla Padilha – 8º lugar sub-20

Reconhecimento da Federação

A Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS) também parabenizou o atleta Marco Antônio Douglas pela conquista do 2º lugar nos 5 km da categoria sub-16, destacando o excelente desempenho da equipe da APEV na competição nacional. Com a somatória dos resultados individuais, Ponta Porã confirmou o título de campeã masculina por equipes na categoria sub-16.

O treinador professor Fredy Miranda ressaltou o aprendizado proporcionado pela prova. “Marco Antônio conquistou o segundo lugar, sendo ultrapassado a poucos metros da linha de chegada, um aprendizado tão importante quanto a medalha. Os demais atletas fizeram uma prova de superação, em um percurso muito pesado, que dificultou manter os ritmos que buscávamos”, afirmou.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

O atleta Marco Antônio Douglas sagrou-se vice-campeão na categoria sub-16

Prefeitura de Ponta Porã encerra o movimento Janeiro Branco no dia 30

Prefeitura de Ponta Porã encerra o movimento Janeiro Branco no dia 30 de janeiro em evento no Horto Florestal

Campanha será concluída com grande evento no Horto Florestal e reforça que cuidar da saúde mental é um compromisso coletivo

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio de todas as secretarias municipais, vem desenvolvendo ao longo deste mês uma série de ações alusivas ao movimento Janeiro Branco, que tem como objetivo colocar a saúde mental no centro das prioridades da sociedade. Neste ano, a campanha reforça que cuidar da mente deve ser um compromisso coletivo, adotando como tema paz, equilíbrio e saúde mental.

A secretária municipal de Cidadania e Inclusão Social, Dilma da Silva, destacou que, no âmbito da sua Secretaria, foi lançado no último dia 12 um projeto voltado especialmente à promoção da saúde mental dos servidores municipais, reforçando a importância do cuidado emocional no ambiente de trabalho.

Segundo a secretária, o encerramento da campanha está marcado para o dia 30 de janeiro, com a realização de um grande evento no Horto Florestal de Ponta Porã, que reunirá servidores de todas as secretarias municipais em um momento de integração, reflexão e valorização do bem-estar coletivo.

Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde também desenvolveu ações alinhadas ao Janeiro Branco, com iniciativas que ressaltam a importância de desacelerar, reorganizar a vida emocional e fortalecer relações mais humanas. A campanha reforça que a saúde mental não é um luxo, mas sim a base para uma vida mais equilibrada, saudável e produtiva.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Atletas de Ponta Porã disputam Copa Brasil de Marcha Atlética em Brasília

Os atletas da marcha atlética da Associação Pontaporanense Esporte é Vida participam da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha neste domingo, dia 25

Equipe da APEV representa o município em competição nacional que integra o Tour Mundial da World Athletics

Os atletas da marcha atlética da Associação Pontaporanense Esporte é Vida (APEV), que recebem apoio da Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, participam neste domingo, dia 25 de janeiro, da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética 2026, em Brasília (DF).

A competição é uma das etapas do Tour Mundial da World Athletics – Bronze e será disputada no mesmo percurso do Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes, programado para o dia 12 de abril. O evento serve como teste para o Mundial, que contará com a presença dos melhores atletas da modalidade no mundo.

A equipe da APEV que representará Ponta Porã tem como treinador Fredy Miranda e é formada pelos atletas Antony Mikael, Marco Antônio Douglas, Rafaela do Vale e Kamyla Padilha.

A Copa Brasil reunirá os principais marchadores do país e poderá ser acompanhada pelo público ao longo do circuito de 1 km montado no Eixo Monumental, na capital federal. A competição também será transmitida ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) no YouTube, a partir das 6 horas.

Entre os destaques confirmados está Caio Bonfim, campeão mundial dos 20 km, que fará sua estreia na nova distância da meia maratona, já visando a preparação para o próximo ciclo olímpico. A prova integrará o programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Ao todo, a Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética 2026 contará com 125 atletas inscritos, representando 36 clubes, 11 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Prefeitura realiza campanha de orientação para prevenção da dengue

As ações para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti são diárias e estão sendo intensificadas pela Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria de Saúde

Durante o verão com alto do volume de chuvas é necessário cuidado com os quintais para não deixar água parada

Com a chegada do verão e o aumento do volume de chuvas, a Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica as ações de conscientização da população sobre a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além da febre amarela urbana.

O período é marcado por altas temperaturas e chuvas frequentes, muitas vezes em forma de pancadas fortes, o que favorece a proliferação do mosquito. A Secretaria de Saúde alerta que os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por meses mesmo em locais secos. Com a simples ocorrência de chuvas, esses ovos eclodem, dando origem a novos focos do mosquito transmissor.

Por isso, a orientação é para que a população redobre os cuidados com a limpeza dos quintais, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água parada. A prevenção deve ser contínua, já que o mosquito não tira férias durante o verão.

A proliferação do Aedes aegypti contribui para o aumento dos casos das doenças transmitidas, impactando diretamente o atendimento nas unidades de saúde dos bairros e nos hospitais do município, especialmente no Hospital Regional, único com atendimento 100% pelo SUS em Ponta Porã.

As principais doenças transmitidas pelo mosquito são:

Dengue – Caracteriza-se por febre alta, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, pode evoluir para dengue hemorrágica.

Zika – Provoca febre baixa, manchas averelhadas na pele, conjuntivite

, mal-estar e dores nas articulações. A doença está associada a complicações como a microcefalia em bebês de gestantes infectadas.

Chikungunya – Apresenta febre alta e dores intensas nas articulações, principalmente nas mãos e nos pés, podendo persistir por meses, além de dores musculares e mal-estar.

Febre Amarela Urbana – Embora o Aedes aegypti possa transmitir a doença, atualmente a circulação do vírus ocorre principalmente em áreas silvestres, com outros mosquitos atuando como vetores.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a melhor forma de combater essas doenças é a prevenção, por meio da eliminação de focos de água parada e da manutenção constante da limpeza dos ambientes.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

 

Vândalos danificam iluminação pública do Minianel de Ponta Porã

Postes derrubados e lâmpadas de led furtadas no minianel de Ponta Porã

Postes foram derrubados e lâmpadas de LED furtadas, prejudicando ciclistas e gerando prejuízo ao patrimônio público

Vândalos causaram danos significativos à iluminação pública da ciclovia construída no Minianel de Ponta Porã, especialmente no trecho que dá acesso ao Aeroporto Internacional. Além de postes derrubados, mais de dez luminárias de LED foram furtadas, provocando prejuízos ao erário e transtornos à população que utiliza o local, principalmente ciclistas que praticam atividades físicas no início da noite.

Um morador de Ponta Porã, que utiliza diariamente a ciclovia, registrou imagens para denunciar a ação criminosa. Segundo ele, a falta de iluminação compromete a segurança dos usuários e evidencia o descaso de criminosos com um espaço público voltado ao bem-estar da comunidade.

“Derrubaram postes e levaram as lâmpadas no trecho da ciclovia que segue em direção ao aeroporto. É uma situação lamentável que precisa ser investigada, com os responsáveis devidamente punidos”, afirmou o denunciante.

Providências

A Secretaria Municipal de Segurança Pública informou que a Guarda Civil Municipal Fronteira (GCMFron), em conjunto com a Polícia Civil, está investigando o furto das luminárias ocorrido no Contorno Viário Sul. De acordo com as autoridades, os criminosos chegaram a serrar os postes para retirar os equipamentos.

“As luminárias possuem identificação própria, e já estamos trabalhando na identificação dos possíveis receptadores. É uma obra que beneficia muitas pessoas, mas infelizmente há quem não tenha consciência do prejuízo causado ao furtar esse tipo de equipamento”, declarou o secretário municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio.

O secretário destacou ainda que a GCMFron realiza ações preventivas para coibir esse tipo de crime. Ele reforçou que tanto o furto quanto a receptação de bens públicos são crimes. Denúncias podem ser feitas pelos telefones da GCMFron, pelo número 153 ou (67) 99800-2899, além do 190, da Polícia Militar.

Postes derrubados e lâmpadas de led furtadas no minianel de Ponta Porã
Postes derrubados e lâmpadas de led furtadas no minianel de Ponta Porã

Casa do Trabalhador de Ponta Porã encaminha 66 indígenas para colheita de maçã no sul do país

Trabalhadores de Ponta Porã viajaram terça-feira para colheita de maçã no sul do Brasil

Trabalhadores atuarão na safra da fruta em empresa de fruticultura durante o período de colheita

A Casa do Trabalhador de Ponta Porã encaminhou, na terça-feira (20), 66 trabalhadores indígenas para atuar na colheita de maçã na região Sul do Brasil. A ação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, com o objetivo de gerar oportunidades de trabalho e renda.

Os trabalhadores selecionados estão com a documentação regularizada e irão prestar serviços à empresa Frutine Fruticultura durante o período da safra. Segundo o coordenador da Casa do Trabalhador, Álvaro Bitencourt, a iniciativa beneficia tanto as comunidades indígenas quanto a empresa contratante.

“A proposta é oferecer oportunidades de emprego e renda para as comunidades indígenas, ao mesmo tempo em que atendemos à demanda da empresa durante a colheita, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social”, destacou o coordenador.

Os trabalhadores embarcaram em ônibus com destino ao Sul do país e, após o encerramento do contrato de trabalho, receberão todos os direitos trabalhistas previstos e retornarão à região de fronteira.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Trabalhadores de Ponta Porã viajaram terça-feira para colheita de maçã no sul do Brasil