Ponta Porã recebe “Prêmio Eco 2025” da Amcham Brasil em São Paulo

O prefeito Eduardo Campos recebe o “Prêmio Eco 2025”, ladeado pelo gerente regional da Sanesul, Célio Poveda Filho (à esquerda), e o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da empresa, Leopoldo Godoy do Espírito Santo – Foto: Meire Paim

Reconhecimento destaca parceria bem-sucedida entre Prefeitura e Sanesul que capacitou agentes comunitários e reforçou ações de sustentabilidade e saúde pública

O prefeito Eduardo Campos recebeu, na última terça-feira (9), em São Paulo, o “Prêmio Eco 2025” da Amcham Brasil — um dos mais relevantes reconhecimentos nacionais voltados a projetos de sustentabilidade. A premiação foi concedida ao projeto desenvolvido pela Sanesul, em parceria com a Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Também participaram da cerimônia o gerente regional da Sanesul, Célio Poveda Filho, e o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da empresa, Leopoldo Godoy do Espírito Santo.

O projeto premiado promoveu a capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE), ampliando a orientação à população sobre o uso correto da rede de esgoto e fortalecendo ações de prevenção a doenças.

Reconhecimento nacional

A edição 2025 do Prêmio Eco reuniu 147 projetos de mais de 120 empresas de todo o país, consolidando-se como um dos maiores reconhecimentos da sustentabilidade corporativa no Brasil. Entre os finalistas, o projeto de Ponta Porã foi o vencedor na categoria Grandes Empresas, destacando-se pela inovação, impacto social e resultados ambientais.

O prefeito Eduardo Campos ressaltou a importância do prêmio para o município: “Este reconhecimento consagra um trabalho inovador, realizado em parceria com a Sanesul, que já apresenta resultados concretos para a saúde e qualidade de vida da nossa população. Quando unimos esforços, conseguimos transformar a realidade das pessoas e alcançar resultados altamente positivos.”

Resultados expressivos

Após a execução do projeto, a Prefeitura registrou avanços significativos, entre eles: 97% de redução nas hospitalizações por dengue e chikungunya; 35% de diminuição nos casos de diarreia aguda; 37% de queda na incidência de extravasamentos de esgoto por quilômetro de rede; 49% de aumento na expansão total da rede coletora de esgoto.

Os dados reforçam o impacto direto das ações educativas e preventivas na saúde pública, além do fortalecimento da infraestrutura sanitária do município.

Sobre o Prêmio Eco

Há mais de 40 anos, o Prêmio Eco reconhece organizações que incorporam a sustentabilidade como estratégia central de desenvolvimento. Em 2025, os projetos vencedores se destacaram pela combinação entre tecnologia, inovação e impacto positivo nas comunidades em que atuam.

A Amcham Brasil — maior Câmara Americana de Comércio fora dos Estados Unidos — reúne empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, competitivo e responsável. Fundada em 1919, a entidade é reconhecida por fomentar práticas empresariais modernas, humanas e regenerativas.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Ponta Porã recebe certificado do Serviço de Inspeção Municipal

O certificado recebido pelo município beneficia diretamente pequenos laticínios, agroindústrias familiares, entrepostos de ovos, mel e demais produtores locais

Município recebeu certificado do PACPOA-MS e abriu mercado estadual para pequenas agroindústrias

O Serviço de Inspeção Municipal de Ponta Porã (SIM-POA), executado pelo Consórcio Intermunicipal Sul-Fronteira, recebeu no dia 8 de dezembro o Certificado de Adesão ao PACPOA-MS — Programa de Apoio à Comercialização de Produtos de Origem Animal de Mato Grosso do Sul.
Com a certificação, todas as agroindústrias do município que possuírem registro no SIM e cadastradas no programa, passam a ter autorização imediata para comercializar produtos de origem animal em qualquer cidade do Mato Grosso do Sul, ampliando de forma inédita o alcance de seus mercados. Assim, Ponta Porã supera uma limitação histórica: antes, produtos de origem animal com inspeção municipal só podiam ser vendidos dentro do próprio município. Agora, passam a ter validade estadual, fortalecendo a economia local, incentivando a formalização dos produtores.
A entrega da certificação foi realizada pelo secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da pasta, Rogério Beretta. O documento foi recebido pelo secretário-executivo do Consórcio Sul-Fronteira, Wallyson Colombo, e pela coordenadora do SIM-POA, Rayanne de Souza. Também participaram da reunião o coordenador de Pecuária da Semadesc, Marivaldo Miranda, e o gestor do PACPOA-MS, Rubens Rondon.
Durante a cerimônia, o secretário Jaime Verruck destacou o impacto inovador do PACPOA-MS para o setor produtivo estadual, “O programa permite que os consórcios intermunicipais, que já possuem estruturas de expansão municipal, comercializem produtos com registro sanitário no Sistema de Inspeção Municipal (SIM) em todo o Estado. Essa medida amplia o mercado e o potencial de comercialização para os pequenos negócios, que são os principais beneficiados. ” Ele reforçou ainda o caráter estratégico da iniciativa: “O Estado está criando as condições para que os pequenos empreendedores tenham competitividade e prosperidade. O PACPOA-MS é mais do que um programa: é um símbolo da transformação da economia local, da valorização do trabalho e da confiança na qualidade do que é produzido em Mato Grosso do Sul. ”
O desenvolvimento regional é resultado da parceria entre o município e Governo do Estado atuando de forma integrada, unindo inspeção, apoio técnico e políticas de expansão de mercado. Essa parceria fortalece os pequenos produtores, amplia a competitividade e impulsiona a economia regional.
O PAC-POA é desenvolvido pela Semadesc, em parceria com a Iagro, Agraer e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o programa estabelece critérios técnicos para garantir que os serviços municipais de inspeção atendam às normas sanitárias compatíveis com o Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI-POA). Com a coordenação técnica da Iagro, os municípios recebem o Certificado de Adesão, passando a integrar a rede estadual de comercialização.
A certificação deve beneficiar diretamente pequenos laticínios, agroindústrias familiares, entrepostos de ovos, mel e demais produtores locais, que passam a operar em condições mais competitivas, com maior escala e acesso a novos mercados. Além de fomentar a economia, a iniciativa deve estimular a adoção de boas práticas de fabricação, elevar o padrão de qualidade dos produtos e fortalecer a identidade produtiva da fronteira sul-mato-grossense.

Ypy Porã será lançado nesta quarta-feira

Será lançado nesta quarta-feira, dia 10, no auditório da Prefeitura de Ponta Porã, o programa Ypy Porã, primeiro programa de empreendedorismo do PTIn

Programa marca a primeira iniciativa de empreendedorismo do Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã

A Prefeitura de Ponta Porã lança nesta quarta-feira, dia 10 de dezembro, às 18h30, no auditório do Paço Municipal, o Ypy Porã, primeiro programa de empreendedorismo do Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã (PTIn).

A secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, reforça que o evento é aberto a toda a sociedade da fronteira. Durante o lançamento, o público terá acesso a conteúdos sobre empreendedorismo e inovação, além de detalhes sobre o funcionamento do programa e do formulário de inscrição.

“É o momento de conectar-se com atores do ecossistema de inovação e captar dicas importantes para a aprovação de projetos”, destaca.

O programa será desenvolvido dentro do PTIn, que será inaugurado em breve pela gestão do prefeito Eduardo Campos, consolidando na fronteira um ambiente de inovação voltado à ciência, tecnologia e empreendedorismo. A iniciativa pretende impulsionar o desenvolvimento sustentável da região, gerar novas oportunidades, difundir a cultura empreendedora, fortalecer o associativismo e o cooperativismo e promover avanços econômicos, sociais, ambientais e culturais.

A implantação do Ypy Porã conta com apoio da CERTI, instituição referência nacional em ciência, tecnologia e inovação, e da Wadhwani Foundation, organização internacional dedicada a impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de países emergentes por meio da geração de empregos em larga escala.

Entre seus principais objetivos, o programa busca transformar conhecimento e ideias inovadoras em novos negócios, capacitar participantes em temas essenciais de empreendedorismo, conectar empreendedores a diferentes stakeholders — como parceiros, fornecedores, clientes e investidores — e fortalecer projetos para editais como o Programa Centelha 3 MS, entre outras iniciativas de fomento.

Podem se inscrever autores de ideias ou projetos inovadores, produtos, serviços ou processos de qualquer segmento, desde que estejam em estágio de ideação ou validação (MVP). As propostas devem ser sediadas em Ponta Porã, Pedro Juan Caballero ou região de influência. Os participantes também devem ter disponibilidade para acompanhar encontros periódicos.

PROGRAMAÇÃO

18h30 – Credenciamento e welcome coffee

19h00 – Abertura institucional

19h15 – Painel “Ecossistemas e ambientes de inovação”, com Paula Consalter Campos (Prefeitura de Ponta Porã) e Marcus Dias (CERTI)

19h45 – Painel “Ponta Porã e o futuro: qual o seu papel na inovação da fronteira?”, com Edgar Andrade (Sebrae/MS)

20h15 – Oficina “Inscrevendo meu projeto no Ypy Porã”, com Renan Hubert (CERTI)

21h00 – Encerramento e conexão

*Edilson José, Assessoria de Comunicação

 

Ponta Porã desenvolve campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

O Banco Vermelho que será instalado em Ponta Porã chama atenção para reflexão, prevenção, denúncia e enfrentamento da violência de gênero

Banco Vermelho na Praça Pedro Manvailer chama atenção para reflexão, prevenção, denúncia e enfrentamento da violência de gênero

A Prefeitura de Ponta Porã está promovendo a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” e, como parte das ações, inaugura nesta terça-feira, 9 de dezembro, às 17h, o Banco Vermelho na Praça Pedro Manvailer. O monumento é um símbolo internacional de combate à violência de gênero e reforça o compromisso do município com a proteção e valorização da vida das mulheres.

O ato conta com o apoio direto do prefeito Eduardo Campos, além de representantes de vários setores da administração municipal, que vêm sendo mobilizados para ampliar a reflexão da sociedade sobre a urgência do enfrentamento à violência contra a mulher.

A iniciativa é realizada com apoio da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, 5ª Subseção da OAB, Promuse, ACEPP, Consultoria de Beleza, Coordenadoria da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Câmara Municipal de Ponta Porã. Todas as ações integram a mobilização internacional dos 21 Dias de Ativismo, que incentiva a prevenção, a denúncia e o combate a todas as formas de violência de gênero.

Criado pela Lei Federal 14.942, o projeto Banco Vermelho sugere a instalação de bancos na cor vermelha em locais públicos de grande circulação, com mensagens de conscientização e contatos de emergência — como o Ligue 180, central de atendimento à mulher. O objetivo é estimular a reflexão e facilitar o acesso das vítimas a canais de ajuda.

A lei também aponta como fundamentais as ações educativas em escolas, universidades, rodoviárias, aeroportos e outros espaços públicos. Em Ponta Porã, a Rede Fronteiriça de Enfrentamento à Violência contra a Mulher convida toda a população a participar da cerimônia e prestigiar a instalação do Banco Vermelho na Praça Pedro Manvailer, atrás da Prefeitura Municipal.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Com praça lotada, Natal dos Sonhos é aberto em Ponta Porã

Público lotou a Praça Pedro Manvailer para abertura do Natal dos Sonhos em Ponta Porã

Evento foi aberto pelo prefeito Eduardo Campos com a presença do Papai Noel, atrações culturais, shows e praça de alimentação

O prefeito Eduardo Campos abriu nesta sexta-feira, às 18h, o Natal dos Sonhos na Praça Pedro Manvailer, centro de Ponta Porã. Com a presença de vereadores, secretários municipais, muitas famílias da fronteira, o prefeito falou que o evento é resultado de um trabalho de toda a gestão municipal, com a coordenação da Secretaria Municipal de Governo. O evento foi aberto com a benção do padre Daniel, da Paróquia Divino Espírito Santo, e do pastor Milquizedeque, da 1ª Igreja Batista.

“A Praça está linda, fizemos tudo com muito carinho para que a nossa população possa participar ativamente das festividades de final de ano. A programação cultural começa hoje, prossegue neste sábado e poderá ser visitada todos os dias pela população da nossa fronteira. Preparamos um evento muito bonito e convidamos todas as famílias para que estejam presentes”, disse o prefeito.

Eduardo Campos disse que às vezes fazer uma festa como o Natal dos Sonhos parece fácil. “Mas não é fácil. São grandes exigências para que tudo saia a contento, é muita luta, muito trabalho e no final fica desse jeito, lindo, maravilhoso. E isso é possível porque temos às nossas voltas pessoas comprometidas, dedicadas, voluntárias, é o resultado do trabalho de todos. Sem dúvida que é uma missão árdua, mas muito gratificante. Que a população que acreditou e continua acreditando no nosso trabalho aproveite esse evento de gesto acolhedor e que esse local seja a partir de agora o encontro das famílias, para que possamos confraternizar e que todos tenham um natal de paz, de amor e um ano novo de muitas realizações”, disse o prefeito.

A secretária de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, que junto com a sua equipe cuidou de cada detalhe da festa de final de ano demonstrou emoção com a presença de tantas famílias, crianças, jovens, adultos e idosos, todos festejando na Praça Pedro Manvailer. “É com muita alegria que a gente vê a presença de tantas pessoas nessa comemoração. Ao nos aproximar do natal, precisamos celebrar as conquistas e refletir sobre como podemos melhorar. Que possamos construir uma sociedade mais justa, fraterna, onde o mais importante seja o amor, que a nossa esperança nos traga mais paz, tranquilidade que é isso que o mundo está precisando. Que não falte força e fé a todos da nossa fronteira e que o Deus que não dorme nunca abençoe nossas famílias e o Natal dos Sonhos fortaleça no coração de cada um o sentimento de amor e fraternidade”, destacou.

Logo após a abertura oficial, a fanfarra do 11º RCMec “Regimento Marechal Dutra”, fez apresentação com músicas que arrancaram aplausos do público. Antes, por volta das 17h na abertura da Fronteira Criativa já tinha ocorrido apresentações das escolas municipais Manoel Martins, Ignês Andreazza e Jardim Ivone e apresentação da banda de percussão e dança da Escola Estadual Adê Marques. Também teve apresentação da Trupe do Reino – Natal Brilhante, peça de teatro “O Grinch Ganhou endereço e o grande momento da noite que encantou a criançada foi a chegada do Papai Noel. Fechando a primeira noite do Natal dos Sonhos teve shows com Carol Uchelli e de André Santini.

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO

Neste sábado, dia 6 de dezembro, o Natal dos Sonhos terá sequência na Praça Pedro Manvailer a partir das 18h, iniciando com atração do programa Música Sem Fronteira, segue com apresentações de Grupos Musicais, Saxo de la Estacion, OMEP -Orquestra Metais de Ponta, Camerata Pontaporanense de Cordas e Sopros, Banda Sinfônica Municipal Isaac Borges Capillé, Flauta Doce IBC Kids e Coral da Melhor Idade.

As atrações deste sábado prosseguem às 19h20 com apresentação do Projeto de Dança Centro Cultural Dona Iracema, segue às 19h30 com o Grupo de Dança Marcial IBC, às 20h show de Celso Arias e convidados (Projeto Circuito Universitário PNAB Ponta Porã) e às 21h30 Karaokê. A programação cultural do Natal dos Sonhos prossegue nos dias 12 e 13 de dezembro.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Fotos: Wilhan Filgueira

O prefeito Eduardo Campos fez a abertura do Natal dos Sonhos na Praça Pedro Manvailer
Papai Noel chegou e fez a festa das crianças durante abertura do Natal dos Sonhos
Público lotou a Praça Pedro Manvailer para abertura do Natal dos Sonhos em Ponta Porã
Prefeito Eduardo Campos e a secretária Paula Consalter Campos receberam o Papai Noel na Praça Pedro Manvailer
Atrações culturais movimentam o Natal dos Sonhos em Ponta Porã
Atrações culturais movimentam o Natal dos Sonhos em Ponta Porã
Atrações culturais movimentam o Natal dos Sonhos em Ponta Porã

Final da 8ª Taça Cidade de Ponta Porã de Futebol Suíço será domingo no Estádio Aral Moreira

A grande decisão com a disputa do título será às 10h entre Sport Salazar e Sport Jaki

Rodada decisiva começa com a disputa do 3º lugar e, na sequência, a grande final entre Sport Salazar e Sport Jaki

A 8ª edição da Taça Cidade de Ponta Porã de Futebol Suíço 2025 chega ao seu momento mais esperado neste domingo, dia 7 de dezembro, no Estádio Aral Moreira. A programação começa às 9h, com a partida que definirá o 3º lugar, e, logo depois, às 10h, será realizada a grande final da competição.

A Taça Cidade é uma realização da Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com organização do desportista Paulinho Vieira. As fases iniciais aconteceram em diferentes regiões do município, garantindo ampla participação das equipes locais e mobilizando torcedores em vários bairros.

Segundo Paulinho Vieira, as semifinais — também disputadas no Estádio Aral Moreira — definiram os finalistas após jogos equilibrados. O Sport Salazar venceu o Sport Yvype por 4 a 0, enquanto o Sport Jaki superou o Sport Alikate por 1 a 0. Assim, Salazar e Jaki disputam o título de 2025, enquanto Yvype e Alikate entram em campo para decidir quem fica com a terceira colocação.

A rodada final será aberta às 9h com Sport Yvype x Sport Alikate, seguida da grande decisão às 10h entre Sport Salazar e Sport Jaki. A expectativa é de casa cheia e muita emoção nas arquibancadas do Aral Moreira.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Natal dos Sonhos com muitas luzes e chegada do Papai Noel será aberto com a Fronteira Criativa

Nesta sexta-feira pela manhã, a equipe da Prefeitura Municipal trabalha nos arremates para a abertura do Natal dos Sonhos às 17h na Praça Pedro Manvailer – Foto: Edilson José

Praça Pedro Manvailer está pronta para receber a população a partir das 17h desta sexta-feira com arte, cultura e gastronomia

O clima de Natal já toma conta de Ponta Porã. A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, toda a população do município e da região está convidada a viver a magia do Natal dos Sonhos, que será oficialmente aberto às 17h com a inauguração da Fronteira Criativa, na Praça Pedro Manvailer.

A programação deste ano promete encantar o público com uma intensa agenda cultural que reúne arte, música ao vivo, apresentações teatrais, gastronomia variada, chopp gelado e expositores da economia criativa. Um dos momentos mais aguardados é a chegada do Papai Noel, prevista para as 19h35, trazendo ainda mais brilho e emoção para a noite de abertura.

O Natal dos Sonhos chega para proporcionar momentos inesquecíveis a toda a comunidade, transformando a cidade com milhares de luzes e ambientações natalinas. A festa contará com diversas atrações culturais ao longo da noite, incluindo shows com Carol Uchelli e André Santini, além das apresentações que vão animar as famílias e, especialmente, as crianças.

O prefeito Eduardo Campos destacou que toda a estrutura foi preparada com carinho para receber o público.

“Nossa equipe trabalhou muito para deixar a Praça Pedro Manvailer ainda mais bonita, com luzes, enfeites, a Casa do Papai Noel e toda a magia do Natal. Será uma festa para a família, pensada com muito cuidado, e espero contar com a presença de todos”, afirmou o prefeito na manhã desta sexta-feira.

A Praça Pedro Manvailer está pronta. E o convite está feito: venha viver o encantamento do Natal dos Sonhos e celebrar esse momento especial ao lado da comunidade da fronteira.

Programação Cultural Natal dos Sonhos 2025

Sexta-feira Dia 05/12

17h –   Abertura da Fronteira Criativa Especial

17h05 – Apresentação “Somos el Mundo” Escola Municipal Manoel Martins

17h10 – Apresentação “Vem que está chegando o Natal” Escola Municipal Ignês Andreazza

17h20 – Apresentação “Noite de Paz” Escola Municipal Jardim Ivone

17h30 – Apresentação Banda Percussão e Dança Escola Estadual Adê Marques

17h50 Benção Ecumênica

18h – Fala Prefeito Eduardo Campos

18h10 – Apresentação Banda do 11 Regimento de Cavalaria Mecanizado

18h50 – Acendimento Luzes de Natal Praça da Prefeitura

Apresentação Trupe do Reino – Natal Brilhante

19h30 – Teatro “O Grinch Ganhou endereço”

19h35 – Chegada do Papai Noel

20h – Show Carol Uchelli (Projeto Circuito Universitário PNAB Ponta Porã)

21h30 – Show André Santini (Campo Grande-MS)

Sábado Dia 06/12

18h – Programa Música Sem Fronteira

– Apresentações Grupos Musicais

– Saxo de la Estacion

– OMEP -Orquestra Metais de Ponta

– Camerata Pontaporanense de Cordas e Sopros

– Banda Sinfônica Municipal Isaac Borges Capillé

– Flauta Doce IBC Kids

– Coral da Melhor Idade

– 19h20 – Projeto de Dança Centro Cultural Dona Iracema     

– 19h30 Grupo de Dança Marcial IBC

– 20h Show Celso Arias e convidados (Projeto Circuito Universitário PNAB Ponta Porã)

–  21h30 Karaokê

A programação cultural do Natal dos Sonhos prossegue nos dias 12 e 13 de dezembro.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Nesta sexta-feira pela manhã, a equipe da Prefeitura Municipal trabalha nos arremates para a abertura do Natal dos Sonhos às 17h na Praça Pedro Manvailer – Foto: Edilson José

Saúde de Ponta Porã terá R$ 2 milhões para novos investimentos

Prefeito Eduardo Campos e deputado Beto Pereira durante articulação para viabilização de investimentos para Ponta Porã

Recurso foi assegurado pelo prefeito Eduardo Campos e pelo secretário de Saúde, Daniel Kayatt, durante agendas em Brasília

O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt, cumpriu nesta semana uma série de agendas em Brasília, visitando ministérios e dialogando com a bancada federal sul-mato-grossense. O resultado da viagem foi considerado extremamente positivo, especialmente na articulação de recursos para fortalecer a saúde pública do município.

“Construímos uma base muito sólida com nossos deputados federais, e isso tem nos ajudado muito. Sempre que procuramos um parlamentar e levamos pleitos de Ponta Porã, somos bem atendidos. Da mesma forma, nossos deputados e senadores nos abrem portas nos ministérios para encaminhamento de projetos”, destacou o prefeito Eduardo Campos.

Durante encontro com a secretária executiva de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas, foram apresentadas propostas para ampliação e melhoria dos serviços de saúde na fronteira.

Como resultado das articulações, o deputado federal Beto Pereira assegurou uma emenda no valor de R$ 2 milhões, destinada a investimentos em ações e estruturas que irão beneficiar diretamente a população. “São recursos que vão possibilitar melhorias importantes para a nossa população”, afirmou o prefeito.

O secretário Daniel Kayatt reforçou a importância das agendas na capital federal. “Foram encontros muito produtivos. Esses recursos, assegurados graças ao trabalho do deputado Beto Pereira, permitirão atender demandas reais da população. Vamos avançar na qualidade do atendimento e também encaminhamos propostas voltadas à Atenção Primária, que podem transformar a saúde na fronteira”, destacou.

O deputado Beto Pereira agradeceu a visita das autoridades municipais e enfatizou que a definição das áreas que receberão os investimentos será feita pela própria gestão de Ponta Porã. “Sabemos do compromisso da administração municipal e da valorização do prefeito em relação aos vereadores. Com diálogo e ouvindo a população, os recursos serão aplicados onde houver maior necessidade”, afirmou.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Secretário Municipal de Saúde, Daniel Kayatt, acompanhado do deputado Beto Pereira, destaca agenda positiva em Brasília

Comitiva de Ponta Porã visita Fundação Shunji Nishimura

A comitiva da Prefeitura de Ponta Porã durante visita técnica à Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, em Pompeia – Foto: Fabi Agüero

Instituição é referência nacional em educação técnica, inovação e formação profissional

Uma comitiva da Prefeitura de Ponta Porã, formada por representantes das Secretarias de Governo e de Educação, realizou no dia 2 de dezembro uma visita técnica à Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), localizada em Pompeia, interior de São Paulo. A instituição é reconhecida no país pelo modelo integrado que articula educação fundamental, média, técnica e superior, conectando escolas, laboratórios e empresas em um ecossistema contínuo de aprendizagem.

A equipe foi composta pela secretária municipal de Governo, Paula Consalter Campos, pela secretária de Educação, Eliana Fernandes, além de professores e assessores das duas secretarias. O objetivo da visita foi conhecer de perto o ecossistema educacional, tecnológico e produtivo estruturado pela Fundação Shunji Nishimura e por instituições parceiras, buscando referências que possam fortalecer as políticas de educação e inovação em Ponta Porã.

Durante a programação, a comitiva teve acesso detalhado aos pilares que sustentam o modelo de ensino da Fundação, baseado em metodologias ativas e aprendizagem por projetos (PBL), que integram educação e setor produtivo, estimulam criatividade, inovação e resolução de problemas, e promovem formação de alta empregabilidade com impacto social.

A equipe visitou o espaço de criatividade, inovação e prototipagem, onde estudantes desenvolvem soluções para desafios reais da indústria e da comunidade. No local, os representantes puderam observar laboratórios, fluxos de projetos e processos de integração entre tecnologia e criatividade. Também conheceram o Centro de Tecnologia, Engenharia e Robótica, núcleo técnico da Fundação com foco em automação, indústria 4.0 e inovação aplicada.

Outra parada foi o Senai de Pompeia, instalado no moderno Edifício Paulo Skaf. Lá, a comitiva conheceu a infraestrutura dedicada à formação técnica e profissional, além das metodologias utilizadas, como aprendizagem por projetos e avaliação por competências, alinhadas às demandas industriais. A Fundação e o Senai trabalham em parceria para impulsionar a empregabilidade na região, incluindo cursos superiores tecnológicos voltados à manufatura, inovação e desenvolvimento de software.

Encerrando as atividades do dia, o grupo visitou o Museu Shunji Nishimura, um espaço de memória que preserva a história da família Nishimura e sua influência no desenvolvimento local, destacando valores como trabalho, disciplina e inovação. A visita inspirou reflexões importantes para o CEIMPP (Centro de Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Memória do Tereré de Ponta Porã), especialmente na integração entre cultura, desenvolvimento e educação.

A secretária Paula Consalter Campos avaliou a visita como extremamente positiva. Segundo ela, as experiências vivenciadas servirão de base para modernizar a educação municipal, estruturar trilhas de tecnologia e inovação no CEIMPP, aproximar as escolas de metodologias ativas e projetos reais e identificar oportunidades de cooperação técnica, intercâmbios e iniciativas conjuntas. “Nosso foco é fortalecer a articulação entre educação, tecnologia e cultura em Ponta Porã”, destacou.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

A comitiva da Prefeitura de Ponta Porã durante visita técnica à Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, em Pompeia – Foto: Fabi Agüero
A comitiva da Prefeitura de Ponta Porã durante visita técnica à Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, em Pompeia – Foto: Fabi Agüero
A comitiva da Prefeitura de Ponta Porã durante visita técnica à Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, em Pompeia – Foto: Fabi Agüero

Unidades Básicas de Saúde de Ponta Porã já estão recebendo equipamentos doados pela Uniderp

Os materiais e equipamentos doados pela Uniderp já estão sendo entregues nas Unidades de Saúde da Família de Ponta Porã – Fotos: Nadiele Sanches

Equipamentos estão sendo entregues em 10 unidades de saúde dos bairros e distritos do município

As Unidades Básicas de Saúde de Ponta Porã já começaram a receber os equipamentos doados pela Faculdade de Medicina Uniderp. Os itens, entregues oficialmente ao prefeito Eduardo Campos e ao secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt, estão sendo identificados pelo setor de patrimônio, separados e distribuídos às unidades dos bairros e distritos do município.

Na manhã desta quarta-feira, 3 de dezembro, o prefeito Eduardo Campos informou que equipes da Saúde e do Patrimônio estão realizando visitas para efetivar as entregas dos materiais, que irão reforçar a estrutura de atendimento da rede municipal.

“Temos avançado com parcerias importantes, como a firmada com a Faculdade de Medicina Uniderp, responsável pela implantação do primeiro curso de Medicina em Ponta Porã. Os equipamentos estão passando pelo processo de incorporação ao patrimônio do município e já estão sendo entregues para uso nas unidades de saúde”, destacou o prefeito.

Ao todo, são 334 materiais e equipamentos, entre eles: mesas ginecológicas; cadeiras para soroterapia; cadeiras de rodas; carrinhos de parada com monitor multiparâmetro; desfibriladores externos automáticos; oxímetros; bombas de infusão; kits de sutura; aparelhos de eletrocardiograma; autoclaves; balanças adultas e pediátricas; mobiliários; aparelhos de ar-condicionado; máscaras laríngeas; entre outros itens essenciais ao atendimento nas unidades básicas.

Unidades já contempladas

A USF Nelson Machado Dias, no bairro Ipê II, recebeu: 6 kits de sutura; 1 balança digital antropométrica BK 200; 1 balança pediátrica antropométrica Balmak; 3 poltronas para coleta de sangue; estadiômetro infantil portátil; mesa ginecológica esmaltada; autoclave; 3 cestos plásticos; 3 lixeiras de aço inox de 50 litros; 1 foco clínico. A USF Anderson Godoy Monteiro, na Vila Áurea, foi contemplada com os mesmos itens, acrescidos de um oxímetro de pulso.

Também serão beneficiadas as seguintes unidades: José Issa (Residencial Ponta Porã II), Dr. Rodrigo Lima Villanueva (Kamel Saad), Nery Alves Azambuja (São Domingos), José Vieira Boch (Jardim Estoril), José Alberto Neves (Jardim Alegrete), José Bataglin (Sanga Puitã), Rosângela Pereira (Itamarati Sede), AMA – Atendimento Médico Ambulatorial (Parque de Exposições).

UNIDERP

Durante o ato de entrega, o diretor da Faculdade de Medicina Uniderp, Cristiano Cupertino, destacou que a doação faz parte do compromisso firmado com o Programa Mais Médicos. “Este é um momento simbólico, que marca o avanço de um projeto de longo prazo, capaz de trazer investimentos significativos para a saúde do município e de toda a região. É uma satisfação ver que a parceria entre a Uniderp e a Prefeitura avança com resultados concretos”, ressaltou.

O coordenador do curso de Medicina, José Ricardo Scalise, reforçou que os benefícios vão além da formação acadêmica. “Nosso compromisso vai além da formação de profissionais. Contribuímos para aprimorar as condições de funcionamento das unidades e fortalecer o atendimento oferecido à comunidade. Esta doação reforça as políticas públicas voltadas à atenção básica”, afirmou.

Ele acrescentou que a parceria também amplia o campo de atuação dos estudantes de Medicina na rede municipal, garantindo vivência prática e contribuindo diretamente para o fortalecimento do sistema de saúde de Ponta Porã.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Momento que os materiais foram entregues na USF Anderson Monteiro, na Vila Áurea
A USF Nelson Machado Dias, no bairro Ipê II, também já recebeu os equipamentos doados pela Uniderp