Prefeitura mobiliza sociedade para Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Ação do Maio Laranja no Instituto Caia, juntamente com a Polícia Militar

Município promove mobilização da rede de proteção no domingo, dia 18 de maio, como parte da programação da campanha Maio Laranja

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, está mobilizando toda a rede de proteção e a sociedade da fronteira para participar neste domingo, 18 de maio, das atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O trabalho faz parte do Maio Laranja, que é uma companha de conscientização que visa dar visibilidade a este grave problema que vitimiza milhares de crianças no Brasil.
Segundo a secretária municipal de Cidadania e Inclusão Social, Dilma da Silva, o evento de domingo faz parte de uma série de ações que vem sendo desenvolvidas ao longo deste mês de maio. O objetivo, segundo ela, é desenvolver ação em conjunto com as demais redes de proteção e prevenção no Horto Florestal com o intuito de disseminar informações a respeito da necessidade de envolver toda a sociedade no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
No domingo, dia 18, a partir das 16h, no Horto Florestal, será proporcionado momento de recreação para as crianças e adolescentes através de um trabalho em parceria com a Funcespp e Secretaria Municipal de Educação e apresentação teatral com a dupla Pipo e Fifi. A Secretaria Municipal de Saúde também terá uma equipe de vacinação atendendo no local.
Durante o evento de domingo, serão oferecidas ao público orientações sobre saúde bucal e entrega de kits com escova dental. O CAPS-i vai desenvolver ações voltadas à saúde mental infantil e oferecer apoio especializado, uma Equipe E-Multi dará dicas e orientações sobre alimentação saudável. No local terá uma Academia da Saúde com dinâmicas com dança, alongamento e atividades físicas para todas as idades.
Dilma da Silva disse que as atividades durante este mês de maio relacionadas ao Maio Laranja é coordenada pela Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, mas conta com apoio das demais secretarias municipais e outras instituições, como a Secretaria Municipal de Governo e Comunicação, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado, Conselho Tutelar, Equipe Promuse da Polícia Militar, Hospital Regional de Ponta Porã, Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde, CREAS, Instituto CAIA, CAPS-I, Equipe Canil da Polícia Militar, Polícia Civil, entre outros.
AÇÕES DESENVOLVIDAS
Desde o dia 11 de maio estão sendo realizadas ações alusivas ao Maio Laranja. No dia 11, durante a Fronteira Criativa na Praça Pedro Manvailler foi realizada uma Ação de sensibilização junto à comunidade, com entrega de materiais informativos da campanha Maio Laranja. No dia 12, na Escola Municipal Osvaldo de Almeida Matos (Cabeceira do Apa), foi realizada palestra e apresentação do teatro “Confiança, com o Pipo e a Fifi”, com a participação atenta e carinhosa das crianças.
A programação seguiu no dia 13, na FUNCESPP e Instituto CAIA com atividades educativas com as crianças, em parceria com as instituições, contando com participação ativa e receptiva de todos. No mesmo dia, no Instituto CAIA, aconteceu uma Reunião de Pais, oportunidade que foi realizada uma Roda de conversas com os pais, em parceria com a equipe do PROMUSE (Polícia Militar), promovendo integração e troca de conhecimentos. E nesta quarta-feira, dia 14, no Instituto CAIA, aconteceu palestra e conversa com os adolescentes, com apresentação do teatro “Confiança, com o Pipo e a Fifi”.

Uma das ações do Maio Laranja aconteceu durante a Fronteira Criativa

Ações do Maio Laranja foram levadas para o distrito de Cabeceira do Apa

Atividade do Maio Laranja desenvolvida junto com a Polícia Militar no Instituto Caia

Ações do Maio Laranja no Instituto Caia, no bairro Kamel Saad

Pipo e a Fifi estavam lá no Instituto CAIA no Kamel Saad

Ponta Porã disputará todas as etapas dos Jogos Escolares de MS

Ponta Porã disputará todas as etapas dos Jogos Escolares de MS, em Três Lagoas

Equipe viaja nesta quinta-feira para disputas dos jogos em Três Lagoas

A Prefeitura de Ponta Porã enviará delegações para participação na etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2025, que será disputada em Três Lagoas reunindo atletas da faixa etária de 15 a 17 anos. A delegação da fronteira será chefiada pela professora Mariele Venâncio.
A primeira delegação de Ponta Porã viajará à zero hora desta quinta-feira, dia 15, com previsão de chegada às 10h em Três Lagoas. Os atletas vão representar o município nas seguintes modalidades: Xadrez, Tênis de Mesa, Ciclismo, Badminton e Judô. Os jogos acontecerão de 16 a 19 de maio.
Já no dia 18 de maio à zero hora parte a delegação de Ponta Porã com os atletas que vão formar as equipes das seguintes modalidades: futsal feminino e masculino, voleibol masculino e feminino. Os jogos desta etapa serão disputados entre os dias 19 a 26 de maio, em Três Lagoas.
A terceira delegação de Ponta Porã viaja à zero hora do dia 26 de maio e será formada pelos atletas do basquete masculino e feminino, voleibol masculino e feminino e vôlei de praia. Os jogos destas modalidades serão disputados no período de 26 de maio a 1º de junho.
Os jogos integram o calendário esportivo da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), e têm como objetivo fomentar o esporte escolar, revelar talentos e promover a integração entre os municípios. A edição contará com mais de 3,2 mil participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 63 municípios sul-mato-grossenses.
As escolas representantes de Ponta Porã:
Voleibol masculino – Joaquim Murtinho.
Voleibol feminino – Calvoso.
Futsal Masculino – Ramiro Noronha.
Futsal Feminino – Nova Itamarati.
Basquetebol masculino – Fernando Saldanha
Basquetebol feminino – Miguel Marcondes.
Vôlei de Praia masculino – Joaquim Murtinho.
Vôlei de praia feminino – Fernando Saldanha

Projeto piloto coloca Ponta Porã como exemplo de boas práticas em saneamento

Daniel Kayatt, secretário municipal de Saúde: “mais de 93% da população é atendida com rede de coleta e tratamento de esgoto e isso reflete na redução de casos de internações” - Fotos: Wilhan Filgueira

Município possui mais de 93% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto e desenvolve parceria com a Sanesul para capacitação de agentes de saúde e de combate a endemias

O projeto piloto iniciado em julho do ano passado quando o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, firmou uma parceria com a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), está apresentando resultados positivos e se transformando em modelo que deve ser copiado por outros municípios do Estado. Nesta quarta-feira, dia 14, no Centro de Convenções Miguel Gomez o resultado do trabalho foi destacado durante mais um evento de capacitação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate de endemias.
O evento contou com a presença do vice-prefeito, Patrick Derzi; secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt, e Aizar Talavera (adjunto), Célio Poveda Filho, gerente da unidade regional da Sanesul em Ponta Porã e dos regionais Marcelo Piel, de Naviraí, e Jair Ribeiro, de Nova Andradina. Ao fazer a abertura, Daniel Kayatt destacou o espírito inovador de Ponta Porã. “A gestão do prefeito Eduardo Campos coloca Ponta Porã sempre à frente com um trabalho desenvolvido junto com pessoas inovadoras e com o fortalecimento de parcerias com a Sanesul, que hoje é exemplo de empresa que aplica boas práticas e promove resultados para melhoria da saúde pública”, disse. Ele acrescentou que atualmente mais de 93% da população é atendida com rede de coleta e tratamento de esgoto e que isso reflete na redução de casos de internações provocadas por diarreias agudas. “Somente nos últimos meses houve uma redução de 12% de internações”, ressaltou.
O médico e vice-prefeito, Patrick Derzi, disse que se sente orgulhoso em ver Ponta Porã sendo pioneiro na implantação de um projeto que capacita os agentes e que já reflete com bons resultados. “O que se desenvolve aqui será copiado por outros municípios. Temos acompanhado uma redução nos casos de arboviroses e de diarreia, além de preservar o meio ambiente. O uso correto da rede coletora de esgoto melhora a saúde das pessoas e ainda valoriza os imóveis. Hoje, Ponta Porã é destaque no cenário estadual pelas boas práticas e temos certeza que poderá ganhar destaque nacional. Os nossos agentes de saúde e agentes de combate a endemias são os olhos da gestão municipal, entram nas casas das famílias da nossa comunidade e por isso agradeço a todos pelo trabalho desenvolvido em nome do prefeito Eduardo Campos”.
Representando o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, Célio Poveda Filho, gerente da unidade regional da Sanesul em Ponta Porã, agradeceu a parceria firmada pelo prefeito Eduardo Campos e disse que o projeto lançado no ano passado já deu certo. “O que pensamos lá atrás já produziu resultados importantes para a saúde do município e será levado para outras cidades. Ponta Porã hoje tem um serviço universalizado de coleta de esgoto e os agentes de saúde e de combate a endemias fizeram toda a diferença ao levar informações para que a população possa fazer bom uso. Enquanto outros municípios ficam apontando defeitos, aqui nós estamos apresentando soluções e vamos seguir trabalhando para produzir grandes efeitos na qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
INÍCIO DOS TRABALHOS
Em julho do ano passado, o prefeito Eduardo Campos firmou parceria com a Sanesul para que fosse iniciado o programa de capacitação dos agentes comunitários de saúde e de endemias, visando conscientizar a população sobre o uso correto das redes de coleta de esgoto.
O objetivo principal da estratégia lançada foi de melhorar os indicadores de saúde e educar os consumidores sobre o uso adequado do sistema de esgotamento sanitário. Com o trabalho que vem sendo desenvolvido, espera-se prevenir vazamentos de esgoto não tratado nas vias públicas e evitar danos ao meio ambiente.
À época, o prefeito Eduardo Campos disse que é preciso a conscientização das pessoas, uma vez que “todo mundo sabe que o serviço de saneamento, que salva vidas, inclusive, é essencial, mas nem todos têm a noção da importância de fazer a ligação à rede coletora de esgoto”.

(Edilson José/Assessoria de Comunicação)

Patrick Derzi, vice-prefeito de Ponta Porã: “o trabalho já apresenta resultados positivos com redução nos casos de arboviroses e de diarreia”

Célio Poveda Filho, gerente da unidade regional da Sanesul em Ponta Porã: “O que pensamos lá atrás já produziu resultados importantes para a saúde do município e será levado para outras cidades”

Capacitação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate de endemias no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã

Guarda Civil participa de curso de capacitação para Instrutor e Armamento e Tiro

Guarda Civil participa de curso de capacitação para Instrutor e Armamento e Tiro

Membros da Guarda Civil Municipal de Fronteira, GCMFRON, participaram do Curso de IAT – Instrutor de Armamento e Tiro – realizado entre os dias 08 e 11 de maio. O curso habilita aos Instrutores capacitar os 15 GCMFRON’s que já possuem porte de arma, a utilizar a escopeta calibre 12, com munição não letal.
Participaram do curso o Comandante da Guarda Civil Municipal de Fronteira Alex Silva e Franks Boeira. O curso foi ministrado pelos renomados Instrutores Maurício Fedatto e Marcelo Adriano, ambos com vasta experiência na área. A partir de agora, inicia o processo de certificação, através da Polícia Federal, já que o curso está de acordo com a Instrução Normativa 111, da PF.
Para o Secretário Municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio, a qualificação e aperfeiçoamento da GCMFRON, vai se reverter na melhoria do serviço público prestado à Comunidade. “Nós buscamos incentivar nossa tropa a se qualificar e aperfeiçoar constantemente. Isso se traduz em uma tropa mais preparada para lidar com os conflitos diários nas ruas de nossa cidade, em busca sempre de levar paz e tranquilidade à nossa população”, destacou.
Tanto a GCMFRON quanto a AGETRAN têm atuado juntamente com as outras forças de segurança pública na cidade, na tentativa de ocupar o espaço e inibir a prática de furtos e roubos diuturnamente, levar mais segurança às escolas das redes municipal e estadual e garantir o lazer com as rondas nos parques e praças.

* Pedro Zadyr – SMSP

Prefeitura anuncia vacina contra a gripe para todos os grupos em Ponta Porã

Ponta Porã libera vacinação contra a gripe para todos os grupos

As doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde e podem ser tomadas a partir dos 6 meses de idade

A Prefeitura de Ponta Porã está intensificando a campanha de vacinação contra a gripe. Nesta terça-feira, dia 13, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a campanha de imunização contra o vírus influenza para toda população a partir dos 6 meses de idade. A decisão foi tomada em conjunto com o Governo do Estado devido ao aumento de casos relacionados à doença e também ao crescente número de mortes.
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, somente neste ano foram notificados 2.708 casos de doenças respiratórias graves em Mato Grosso do Sul. Além disso, as doenças relacionadas provocaram 203 mortes e o número de leitos de UTI está esgotado nas principais regiões do Estado. As mortes provocadas pelo vírus influenza, segundo o Estado, foram 68.
Diante de um quadro que vem se agravando cada vez mais e com baixa adesão dos grupos prioritários à vacinação, a decisão foi de liberar as doses disponíveis para quem quer proteção a partir dos 6 meses de idade. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, os idosos representam 48,70% dos casos de internações por doenças respiratórias em Mato Grosso do Sul e as crianças de 1 a 9 anos representam 26,80%.
A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. Recomenda-se garantir a vacinação, assegurando alta cobertura vacinal em grupos de alto risco.

“Cãominhada” realizada pela Secretaria de Meio Ambiente superou expectativas

“Cãominhada” realizada pela Secretaria de Meio Ambiente superou expectativas em Ponta Porã - Foto: Wilhan Filgueira

Evento aconteceu no Horto Florestal e fez parte das ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal visando promover respeito e proteção aos animais

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou uma “Cãominhada” no último dia 8 de maio no Horto Florestal. O evento faz parte da campanha Abril Laranja, inicialmente estava programado para o dia 25 de abril, mas devido as chuvas foi adiado para maio. O objetivo da ação foi de promover conscientização e combater atos de crueldade contra os animais.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente de Ponta Porã, Thiago Vedana, o evento reuniu um grande número de tutores que levaram seus animais de estimação. “Contamos com a presença de mais de 100 cães, registramos muitas doações, foram feitas mais de 70 vacinações entre cães e gatos e durante o evento tivemos também demonstrações de adestramento. Foi um evento muito bacana que reuniu a comunidade e despertou para a importância da conscientização através do movimento voltado para promover respeito e proteção aos animais”, disse Thiago Vedana.
Segundo o secretário, a “Cãominhada” serviu para uma troca de experiências e para demonstrar que a população pode atuar de forma efetiva para garantir o bem-estar dos animais e aproveitamos o momento para fazer um alerta para a comunidade no sentido de evitar maus-tratos. Além da violência física, existem outras formas de crueldade como negligência, abandono, falta de cuidados básicos e aprisionamento de animais em condições inadequadas.
Outra orientação importante é para que o cidadão que se deparar com casos de maus-tratos que denuncie imediatamente para a Polícia Militar, Polícia Civil ou Ministério Público. A campanha busca mostrar para a população que apesar de não se comunicarem com palavras, não significa que os animais não precisam de cuidados. Todos, cães e gatos, e as demais espécies precisam de carinho e amor.

Ponta Porã inicia hoje seletiva para os Jogos Abertos de MS

Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, inicia hoje seletiva para os Jogos Abertos de MS

A seletiva é organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esporte e Lazer

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, inicia nesta terça-feira, dia 13, a seletiva das equipes que vão disputar os Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul. A primeira modalidade que estará em disputa será o voleibol, cujos jogos estão programados para acontecer a partir das 18h30min. no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela.
Os jogos da seletiva de voleibol serão todos da categoria adulto tanto no masculino quanto no feminino. Nesta terça-feira serão dois jogos. O primeiro às 18h30m. envolvendo as equipes Atletas de Ponta e Titãs. Logo depois, às 19h, será a vez da equipe Vôlei Brasil enfrentar o time do ADV. A seletiva prossegue com jogos nos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de maio. Todos os jogos serão disputados no Ginásio Pepe Portela.
Os Jogos Abertos de MS (JAMS) 2025 são organizados pela Fundesporte, têm por finalidade promover ampla mobilização esportiva nos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, a integração social e intercâmbio cultural entre os participantes e promover atividades do esporte de participação e rendimento, incentivando o desenvolvimento do esporte sul-mato-grossense.
EQUIPES INSCRITAS PARA SELETIVA JOGOS ABERTOS DE MS – JAMS 2025 – EM PONTA PORÃ:
FUTSAL MASCULINO:
– ATLETICO MARAMBAIA
– CD PAVÃO
– CLUB 7
– GUIA LOPES
– PANELINHA
– UNISPORT
GRUPO A
1. CD PAVÃO
2. GUIA LOPES
3. UNIESPORT
GRUPO B
4. PANELINHA
5. ATLETICO MARAMBAIA
6. CLUB 7
VOLEIBOL FEMININO:
-ADV
-ALL BLACK MAGSUL
– CTA ALPHA SPORTS
– VÔLEI BRASIL
– VPS
GRUPO ÚNICO
1. VOLEI BRASIL
2. A.D.V
3. CTA ALPHA SPORTS
4. ALL BLACK MAGSUL
5. V.P.S
VOLEIBOL MASCULINO:
– ATLETAS DE PONTA
– MAFIA DO VÔLEI
– TITÃS VÔLEI
GRUPO ÚNICO
1. ATLETAS DE PONTA
2. TITÃS VOLEI
3. MAFIA DO VOLEI

Atletas de Ponta Porã faturam 8 medalhas de ouro e 1 de prata no Meeting Paralímpico

Atletas de Ponta Porã faturam 8 medalhas de ouro e 1 de prata no Meeting Paralímpico Caixa realizado no final de semana em Campo Grande

Evento realizado no final de semana na Capital contou com a presença de Yeltsin Jacques, medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris

Os atletas de Ponta Porã conquistaram excelentes resultados durante a realização do Meeting Paralímpico que movimentou Campo Grande no último final de semana. O evento contou com a presença de 173 atletas e do ídolo sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, campeão paralímpico e recordista mundial dos 1.500m, na classe T11 (deficiência visual). Ao todo, os representantes do município faturaram 8 medalhas de ouro e 1 de prata.
Conforme as informações da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, os atletas de Ponta Porã contaram com apoio da gestão do prefeito Eduardo Campos para que pudessem participar das disputas na capital do Estado. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), sendo que as provas do final de semana foram disputadas no Parque Ayrton Senna (atletismo), na Funlec (natação) e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (bocha e, pela primeira vez, tênis de mesa).
No Meeting Paralímpico Loterias Caixa em Campo Grande, quatro atletas de Ponta Porã: Luís Ângelo, Silvio, Leandro e Samuel conseguiram ocupar o topo do pódio. Conseguiram vencer provas de corrida pedestre, de lançamento de pelotas, de disco e de dardo e arremesso de peso. Confiram os resultados:
Luís Ângelo Paes Marquesan (T38)
1° lugar 1.500
1° lugar 400m
Silvio Daniel Martinez (T20)
1° lugar 1.500m
2° lugar 400m
Leandro Davi Dias Delgado (F40)
1° lugar Lançamento de Pelota
1° lugar Arremesso do Peso
Samuel Areco Peralta (F37)
1° lugar Lançamento do Dardo
1° lugar Arremesso do Peso
1º lugar Lançamento do Disco

SAMU recebe mais uma ambulância equipada em Ponta Porã

Prefeito Eduardo Campos entrega segunda ambulância equipada para o SAMU em menos de seis meses – Foto: Wilhan Filgueira

Prefeito Eduardo Campos entregou a chave do novo veículo na manhã desta segunda-feira para a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

O prefeito Eduardo Campos realizou na manhã desta segunda-feira, dia 12, a entrega de uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que já está disponível para atender a população. A iniciativa tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta em situações de emergência e garantir mais agilidade e qualidade no atendimento pré-hospitalar. É o segundo veículo equipado entregue nos últimos seis meses para o SAMU.
Durante a cerimônia de entrega que aconteceu às 8h na frente da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, o prefeito destacou a importância de investir em saúde pública e reafirmou o compromisso da gestão com a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população. “Estamos trabalhando para oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado. A saúde é uma prioridade, e essa nova ambulância representa mais um passo nesse caminho”, afirmou Eduardo Campos.
O prefeito falou da articulação para conseguir novos investimentos, destacando as parcerias com os governos Estadual e Federal. “Temos que destacar o apoio do deputado federal Geraldo Resende que destinou os recursos através de emenda para a aquisição da ambulância, assim como agradeço a Câmara Municipal de Vereadores que tem contribuído muito para a melhoria da saúde”, disse. Eduardo Campos também fez questão de enaltecer o trabalho da equipe do SAMU. “Vocês são anjos nas vidas de muitas pessoas. Aproveito também para parabenizar todos os profissionais da enfermagem pela passagem do Dia do Enfermeiro. Vamos continuar trabalhando junto com o secretário Daniel Kayatt para construção da sede própria do SAMU. Enquanto alguns só criticam, vamos seguir trabalhando com determinação para melhorar os serviços atendendo a população com mais eficiência”, destacou.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt lembrou que o SAMU comemorou recentemente mais um aniversário em Ponta Porã e que nesta segunda-feira chegou o presente. “Com esse veículo zero quilômetro, totalmente equipado, temos certeza que será bom para o trabalho dos profissionais de saúde que poderão fazer a diferença no atendimento das pessoas que precisam do serviço de emergência. O prefeito Eduardo Campos é o responsável pela articulação que resultou em mais essa conquista. Agora é seguir trabalhando para conseguir novas ambulâncias, mais recursos para a saúde para que possamos executar os projetos.
O presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, falou em nome de todos os vereadores presentes. “O prefeito Eduardo Campos tem um olhar sensível e através de ações articuladas vem conseguindo mitigar muitas dificuldades enfrentadas na saúde. Essa nova ambulância totalmente equipada fará com certeza a diferença. Recentemente solicitei o SAMU quando minha esposa sofreu um AVC e foi esse primeiro atendimento rápido e profissional que salvou a vida dela. A equipe do SAMU se desdobra para salvar vidas e na Câmara Municipal vamos continuar atuando para resolver todas as questões pendentes visando a melhoria dos serviços”, disse.
A nova viatura conta com equipamentos modernos e equipe treinada, pronta para atender os casos mais urgentes com segurança e rapidez. A ambulância custou R$ 324 mil é um veículo furgão da marca Renault, equipado com desfibrilador infantil e adulto, equipamento de sucção de vias aéreas, oxigênio portátil de resgate em local de difícil acesso, oxímetro, maca com capacidade de 300 kg, cadeira de rodas, entre outros.
A entrega da nova ambulância foi acompanhada pelos vereadores: Agnaldo Pereira Lima, Carlos Bordão, Edinho Quintana, Vanderlei Avelino e Gabriel Arce; pelos secretários de Saúde, Daniel Kayatt e Aizar Talavera (adjunto); também estiveram presentes a secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos; o secretário municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio; secretária municipal de Habitação, Luciana Chaves; secretário municipal de Administração, Wesley Tolentino de Souza; e o vice-prefeito de Ponta Porã, Patrick Derzi.

Prefeito Eduardo Campos durante entrega de ambulância para o SAMU, juntamente com o vice-prefeito Patrick Derzi e a secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos

Fronteira Criativa comemora 2 anos com edição do Dia das Mães

O cantor e compositor Jonavo, um dos grandes nomes da cena folk contemporânea brasileira, se apresenta na Fronteira Criativa

Evento acontece nesta sexta e sábado com várias atrações culturais na Praça Pedro Manvailler

A edição deste mês de maio da Fronteira Criativa celebra dois anos de criação da feira, que é realizada uma vez por mês na Praça Pedro Manvailler, ao lado da Prefeitura de Ponta Porã. O local já se tornou tradicional ponto de encontro das famílias da fronteira que aproveitam para momentos de lazer e também para adquirir produtores variados incentivando empreendedores locais. A feira se transformou nesse período numa grande oportunidade para exposição de arte, gastronomia e produtos criativos.
A edição dos Dia das Mães que começa nesta sexta-feira, às 18h, na Praça Pedro Manvailler tem uma programação especial com diversas atrações culturais.
A programação começa às 18h, com apresentação do Grupo de Dança GM KIDS, formado por alunos do ensino integral da Escola Professora Geni Marques Magalhães e surge como fruto do projeto de dança. Às 19h terá apresentação do Grupo Xiru do Centro de Tradições Gaúchas Querência da Saudade de Ponta Porã.
A programação desta sexta-feira segue às 19h30m com show com Xaw Leiria (Projeto Som na praça PNAB), que levará para o público sua arte através de interpretações sensíveis e marcantes no formato voz e violão. Seu repertório é um reflexo da alma brasileira: samba, MPB, Rock nacional, pagode e reggae se misturam de forma natural, sempre com muito respeito à essência de cada estilo.
O último show da noite será do cantor e compositor Jonavo, um dos grandes nomes da cena folk contemporânea brasileira, que no final deste mês lança o seu DVD Revoada Acústica, fruto de uma turnê que já passou por diversos Estados do Brasil e por países como Estados Unidos, Canadá, Portugal, Irlanda e Inglaterra. O trabalho foi gravado em clima intimista e com arranjos que valorizam a força das composições e a conexão com o público.
No sábado, dia 10, a programação começa às 18h, com apresentação do grupo de dança GM Dance, da Escola Estadual Professora Geni Marques Magalhães, que vem se destacando por seu talento, criatividade e expressividade artística. Sob a orientação da professora Andrea Flores, o grupo tem desenvolvido coreografias que valorizam a diversidade cultural e promovem a arte como forma de inclusão e transformação social.
O evento segue às 19h com show de Thiago Sachez e Alan Decheli, duo que faz parte do Projeto Som na Praça contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc-PNAB e traz para o Palco Criativo em comemoração aos dois anos da Fronteira criativa um repertório em formato acústico com grandes clássicos do rock na roll. Logo depois, 19h40, show com Juliano Santiago e a partir das 21h Karaokê Especial Fronteira Criativa 2 Anos.