Superintendente empossa novo delegado chefe da Polícia Federal em Ponta Porã

Momento que o superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Carlos Henrique Cotta Dangelo, ao lado do vice-prefeito de Ponta Porã, Patrick Derzi, assinou o termo de posse do novo chefe da Delegacia de Polícia Federal – Foto: Wilhan Filgueira

Solenidade de posse aconteceu nesta sexta-feira no Auditório da Prefeitura Municipal

Em evento realizado na manhã desta sexta-feira, dia 25, no Auditório da Prefeitura Municipal foi empossado o delegado Cenir da Silveira como chefe da Delegacia de Polícia Federal em Ponta Porã. O evento contou com a presença do superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Carlos Henrique Cotta Dangelo, do vice-prefeito de Ponta Porã, Patrick Derzi, que representou no ato o prefeito Eduardo Campos; vereadores, o secretário municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio, além de várias outras autoridades civis e militares.
Cenir da Silveira assumiu o cargo de chefe no lugar do delegado Anézio Rosa de Andrade e em seu discurso de posse disse que assume o cargo sabendo da imensa responsabilidade que terá pela frente. “Assumo com muita honra e vou trabalhar com o compromisso integral de manter vivos os valores da instituição, atuando com ética, dentro da legalidade para garantir os direitos fundamentais”.
O novo delegado federal ressaltou que Ponta Porã tem papel crucial no que tange a segurança pública no Brasil. “Nossa missão será de seguir combatendo o tráfico de drogas e de armas de fogo e outros crimes como lavagem de dinheiro. A Polícia Federal seguirá forte atuando em parceria com outros organismos de segurança da fronteira”, disse.
Silveira ressaltou que são quase 500 quilômetros de fronteira que precisam da fiscalização da Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã. “A faixa de fronteira favorece o cometimento de vários tipos de delitos, mas vamos trabalhar sem dar tréguas para os criminosos. Faremos de cada oportunidade o momento perfeito para combater a criminalidade. Assumo esse importante cargo primeiro agradecendo a Deus, à minha família e ao nosso superintendente Dr. Dangelo pela confiança”, disse encerrando a sua fala. Na sequência o novo delegado prestou homenagem à sua esposa Edilene da Rosa Carbonera.
Já o superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Carlos Henrique Cotta Dangelo, iniciou seu discurso agradecendo o apoio da Prefeitura de Ponta Porã para a realização do ato no auditório municipal. Disse que hoje os municípios também se envolvem na difícil missão da segurança pública. “Os municípios estão sendo convocados para atuar junto com o Estado e a União, por isso a presença do vice-prefeito Patrick, representando o prefeito Eduardo Campos, é muito significativa, assim como a presença das juízas representando a justiça estadual e federal”, destacou.
Dangelo disse que a Polícia Federal assim como as outras forças de segurança fazem parte de uma engrenagem. “É fundamental a parceria das policias do Estado com os municípios, ministério público e a justiça. Ponta Porã no contexto da segurança pública é uma região muito importante e temos plena confiança no delegado Cenir da Silveira, que temos a convicção que fará a diferença”, disse o superintendente, fechando o discurso declamando um pequeno trecho de uma poesia de Fernando Pessoa.
PRESENÇAS
A posse do delegado Cenir da Silveira no cargo de chefe da Delegacia de Polícia Federal foi prestigiada pela juíza estadual Thielly Dias de Alencar Pitthan, da 1ª Vara Criminal da comarca, e pela juíza Jéssica Flores Silva, da 1ª Vara Criminal Federal de Ponta Porã. Também estiveram presentes Valdir Brasil, inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Delegacia da PRF de Dourados; Clemir Vieira Júnior, delegado regional de Polícia Civil de Ponta Porã e Adilson Stiguivitis Lima, delegado regional de Polícia Civil de Dourados; Tenente-Coronel Alexandre Lepri de Medeiros, comandante do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, além de vários delegados, representantes do 4º Batalhão de Polícia Militar e de outras corporações militares e agentes de polícia civil e federal.

– Instante em que o novo chefe Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã Cenir da Silveira (à esquerda) recebia o comando do ex-chefe, o delegado Anézio Rosa de Andrade – Foto: Wilhan Filgueira

Autoridades e convidados participaram da posse do novo Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã Cenir da Silveira

Ponta Porã recebe dia 30 o Seminário Mudanças Climáticas e COP30

O doutor em microbiologia e divulgador científico Atila Iamarino que estará palestrando no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã – Foto: Marcos Prado/Makro Filmes

Evento da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec será realizado com apoio da Prefeitura Municipal no Centro Internacional de Convenções

A Prefeitura de Ponta Porã, através das Secretarias de Governo e Comunicação; Meio Ambiente; e Desenvolvimento Integrado, juntamente com a Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, por meio dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, estão convidando a população da fronteira para o Seminário Mudanças Climáticas e COP30, que acontecerá no dia 30 de abril – próxima quarta-feira – no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez. O evento contará com a presença do biólogo e divulgador científico Atila Iamarino, referência nacional no combate à desinformação sobre meio ambiente e saúde pública.
O seminário de Ponta Porã faz parte de uma série de encontros que está percorrendo mais de 20 municípios dos Estados do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul. O primeiro encontro aconteceu dia 22 de abril em Perobal (PR) e o último está agendado para o município de Assis Chateaubriand (PR) no dia 5 de junho. A iniciativa é da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, e faz parte de uma campanha de conscientização ambiental que pretende mobilizar mais de 400 municípios brasileiros com ações educativas e científicas em preparação para a COP30.
O doutor em microbiologia e divulgador científico Atila Iamarino que estará palestrando no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã, defende e diz que a sociedade precisa entender que os verdadeiros impactos das mudanças climáticas exigem mais do que analisar a relação entre a humanidade e o meio ambiente — é preciso também reconhecer o papel nocivo da desinformação e das fake news na intensificação da crise climática.
“Negacionismos são ferramentas de destruição de processos democráticos”, diz Atila. Segundo o biólogo, a democracia é construída a partir do diálogo entre diferentes opiniões e visões, mas não deve ser comprometida por informações que distorcem evidências científicas. Nesse sentido, ele reforçou a importância de processos coletivos de construção de conhecimento e ação. “A mitigação e a adaptação às mudanças climáticas exigem ações amplas, colaborativas e de longo prazo”, afirma. O Seminário Mudanças Climáticas e COP30 é voltado para gestores públicos, estudantes do ensino médio e superior, representantes de organizações civis, ativistas ambientais e cidadãos interessados no tema.
Os seminários integram as ações do Convênio de Governança Participativa para a Sustentabilidade, executado por meio do programa Itaipu Mais que Energia, e estão alinhados às diretrizes do Governo Federal para o enfrentamento da crise climática e o fortalecimento da educação ambiental. A iniciativa faz parte das ações dos Núcleos de Cooperação Socioambiental.
Os interessados em participar do seminário podem fazer as inscrições no link: www.sympla.com.br/evento/seminario-de-mudancas-climaticas-e-cop-30/2901573

Com apoio da Prefeitura Municipal, Cia Duo Due chega a Ponta Porã com espetáculo ´AMANA´

Bailarina Ana Clara Poltronieri homenageia sua irmã Magó, vítima de feminicídio, no espetáculo Amana - Foto: Heitor Marcondes

Espetáculo cruza as linguagens da performance, dança, teatro, audiovisual e artes visuais. Companhia também realiza a oficina ´Corpar o Ser´ na Funcespp

Um grito por justiça, pelo combate ao feminicídio e por todos os tipos de violência contra a mulher. A Cia Duo Due (PR) chega a Ponta Porã, pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna, para a apresentação do espetáculo “AMANA”, nesta sexta-feira, dia 25 de abril, às 19 horas, no auditório do Centro Internacional de Convenções, disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã, com entrada gratuita para o público. A Prefeitura também disponibilizou espaço na Fundação de Cultura (Funcespp) para a realização da oficina com inscrições grátis.
No dia 25 de janeiro de 2020, Maria Glória Poltronieri, a Magó, bailarina e capoeirista, decidiu acampar sozinha em uma chácara próxima a Maringá (PR). No fim da tarde, desceu para uma cachoeira e não retornou. Na manhã seguinte, sua irmã, Ana Clara Poltronieri, encontrou o corpo de Magó, com sinais de violência sexual e estrangulamento. O caso chocou o Brasil e o mundo, gerando manifestações em mais de 17 cidades (Campo Grande foi uma dessas cidades), na América Latina e Europa, em repúdio ao feminicídio e em homenagem à sua memória.
Em meio ao luto e à busca por justiça, Ana Clara reuniu forças para criar “AMANA”, um espetáculo que homenageia sua irmã e reflete sobre a cultura do estupro, o machismo e a violência contra as mulheres. Para dirigir o projeto, Ana convidou Tânia Farias, atriz e diretora da tribo de atuadores ´öi Nóiz aqui Traveiz´ de Porto Alegre, que trouxe sua vasta experiência para dar vida a essa obra de resistência e ressignificação.
´AMANA´ é um manifesto poético contra a barbárie do machismo e da misoginia, utilizando a delicadeza para expressar a urgência do fim da violência contra as mulheres. Através do elemento água, o espetáculo evoca o fluxo da memória, da denúncia e da resistência. As águas representam os corpos das mulheres, o sangue pulsante da artista e o movimento incessante da vida. O espetáculo busca, assim, fazer com que o público perceba que, por trás das estatísticas frias, existem histórias, afetos e subjetividades.
Em ´AMANA´, Ana Clara mostra toda a força resiliente de Magó, sua parceira da dança e da vida, com uma intensidade que transmite o sentimento sem limite do amor, liberto em música, poesia e movimento. Um palco que tem Magó presente. Formalmente, o espetáculo cruza as linguagens da performance, dança, teatro, audiovisual e artes visuais, compondo uma obra fluida e potente. Seu objetivo é garantir que, assim como nunca entramos duas vezes no mesmo rio, possamos deixar um mundo em que nenhuma mulher precise se acostumar com o medo e a violência.
Circulação: MS foi escolhido para receber o espetáculo por ter um dos maiores índices de feminicídio
Pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna o espetáculo ´AMANA´ passará por sete cidades brasileiras: Londrina (PR), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Dourados (MS), Ponta Porã (MS) e Porto Velho (RO); promovendo o acesso à cultura e expandindo o diálogo sobre temas urgentes, como a violência de gênero, o feminicídio e a resistência feminina, presentes no espetáculo. Os estados de Mato Grosso do Sul e Rondônia foram escolhidos a dedo para essa circulação, pois foram os estados com maiores índices de feminicídio nos últimos anos.
Oficina ´Corpar o Ser´
A água que cai do céu também se move dentro de nós. A oficina ´Corpar o Ser´ propõe práticas de movimento com Ana Clara Poltronieri a partir dos atravessamentos do espetáculo ´AMANA´. Mais do que técnica, este encontro oferece um espaço para que o corpo se disponha ao gesto da memória, ao afeto como forma de resistência e ao movimento como ato político. A água, metáfora central de ´AMANA´, se desdobra aqui como linguagem: fluida, pulsante, indomada – corpo coletivo em estado de criação.
A oficina é gratuita e aberta para atores, bailarinos, educadores corporais, fisioterapeutas, professores de educação física, entre outros (não é necessário ter experiência prévia para participar). O encontro acontece em 25 de abril, às 14 horas, na sala de dança da FUNCESPP (rua General Osório, 2150, centro – antiga Estação Ferroviária). As inscrições estão abertas e devem ser realizadas por este link.
Serviço: a Cia Duo Due apresenta o espetáculo “AMANA”, no dia 25 de abril, às 19 horas, no auditório do Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã. Os ingressos são gratuitos e serão liberados no local da apresentação a partir das 18 horas no dia 25. A apresentação contará com acessibilidade em Libras e a classificação é de 16 anos. Mais informações pelo @ciaduodue.

Secretaria de Meio Ambiente de Ponta Porã promove “Cãominhada” na sexta-feira

Prefeitura de Ponta Porã realiza ações da campanha Abril Laranja

Evento será realizado no Horto Florestal como parte da campanha Abril Laranja que visa o combate a crueldade contra os animais

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove nesta sexta-feira, dia 25 de abril, uma “Cãominhada” com objetivo de promover conscientização e combater atos de crueldade contra os animais. O evento faz parte da campanha Abril Laranja, que é um movimento voltado para promover respeito e proteção aos animais.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago Vedana, a Prefeitura de Ponta Porã está atenta a essa questão e através das ações do Abril Laranja atua de forma efetiva para garantir o bem-estar dos animais e aproveita para fazer um alerta para a comunidade no sentido de evitar maus-tratos.
“Estamos convidando toda a nossa população da fronteira para levar seus animais de estimação nesse evento que visa conscientização sobre a importância do cuidado e respeito que devemos ter com todos os animais. Já temos assegurada a participação de diversas entidades e definidas muitas ações a serem realizadas nesta sexta-feira, dia 25, das 18h às 20h, no Horto Florestal”, afirma Thiago Vedana.
Entre as ações, explica o secretário, estão programadas a Caminhada de Conscientização com a participação dos tutores e os animais de estimação visando promover a conscientização de que é preciso combater a crueldade contra os animais. Também terá Vacinação Antirrábica para cães e gatos oferecida em parceria com a Unidade de Vigilância Zoonoses (UVZ).
Também será montada no local uma Feira de Adoção. O Grupo Desviralatas estará presente levando para os presentes as opções de adoção de animais, com incentivo para que seja um ato responsável. Haverá brincadeiras para os pets com apoio do Pet Shop Spa Pet que estará realizando atividades recreativas para os animais na Mini Creche Espaço Dog.
No local também estará o adestrador Alisson que oferecerá aos interessados orientações de como ensinar os animais com comandos básicos para os cães. A Comissão de Direitos dos Animais realizará atividades de panfletagem e orientação ao público presente e no local será montado o Ponto de Coleta de Rações, cuja arrecadação será destinada para o Grupo Desviralatas para ajudar no cuidado de animais em situação de vulnerabilidade.
ABRIL LARANJA
A Campanha Abril Laranja foca seu trabalho na conscientização, prevenção e combate a crueldade animal, mas não é só isso. Alerta que além da violência física, existem outras formas de crueldade como negligência, abandono, falta de cuidados básicos e aprisionamento de animais em condições inadequadas.
Outra orientação importante é para que o cidadão que se deparar com casos de maus-tratos que denuncie imediatamente para a Polícia Militar, Polícia Civil ou Ministério Público. A campanha busca mostrar para a população que apesar de não se comunicarem com palavras, não significa que os animais não precisam de cuidados. Todos, cães e gatos, e as demais espécies precisam de carinho e amor.

Prefeito Decreta Luto Oficial pela morte do ex-vereador Roberval Roncatti

O ex-vereador Roberval Roncatti morreu aos 88 anos nesta segunda-feira, dia 21 de abril – Foto: Arquivo

Roberval foi presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã na década de 80
O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, lamentou a morte do odontólogo e professor Roberval Roncatti, ocorrida na tarde desta segunda-feira, dia 21 de abril, e determinou publicação de Decreto Municipal no Diário Oficial declarando 3 dias de luto oficial.
“O Roberval foi uma pessoa que contribuiu muito para o desenvolvimento do município como vereador e presidente da Câmara Municipal. É um momento triste e aproveito para deixar meu sentimento de pesar para a família, amigos e todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo, de conviver e aprender com ele”, disse o prefeito.
Roberval Roncatti participou ativamente da vida política de Ponta Porã, foi presidente da Câmara Municipal entre os anos de 1983 a 1985. Também foi secretário municipal de Educação na gestão do então prefeito Carlos Fróes. Nos últimos anos ele residia com os filhos em Campo Grande, onde será velado e sepultado, conforme informações de familiares.

Eduardo Campos discute Porto Seco e Aeroporto Binacional com deputado federal Dagoberto Nogueira

Prefeito Eduardo Campos discutiu investimentos durante reunião com deputado Dagoberto Nogueira juntamente com secretários e vereadores em Ponta Porã – Fotos: Meire Paim

Reunião no Gabinete do prefeito contou com a presença de vários vereadores e secretários municipais

O prefeito Eduardo Campos manteve reunião na manhã desta quarta-feira, dia 16, com o deputado federal Dagoberto Nogueira, oportunidade que discutiu investimentos para Ponta Porã. Entre as pautas, a implantação do Porto Seco, a transformação do Aeroporto Internacional em Aeroporto Binacional, além de incentivos para um frigorífico para abate de frangos e destinação de recursos para a saúde e setor de infraestrutura.
Sobre o projeto do Porto Seco, o deputado Dagoberto Nogueira informou ao prefeito que o edital está sendo elaborado e nos próximos 60 dias deve ser feita a licitação. Ele disse que já houve duas tentativas, mas não apareceram interessados. “Agora tem um empresário com disposição de investir R$ 130 milhões e já demonstrou interesse de participar da concorrência licitatória”, disse, acrescentando que lutou muito pela Zona de Livre Comércio em Ponta Porã, que o projeto foi aprovado pela Câmara Federal, mas ficou parado no Senado por causa de interferências da Zona Franca de Manaus. “Mas o Porto Seco será concretizado e sabemos o quanto isso é importante para o desenvolvimento da região, vai mudar o perfil econômico do município”, destacou.
Outro tema tratado foi sobre a proposta de transformação do Aeroporto Internacional de Ponta Porã em Aeroporto Binacional para atender as duas cidades gêmeas da fronteira. O presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, destacou que essa questão vem sendo tratada entre as Prefeituras e Câmaras Municipais de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero e também com a Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), do Paraguai, com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Brasil, e será discutida em audiência a ser agendada em Brasília com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Eduardo Campos disse que o embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo Franco, já demonstrou total interesse pelo projeto e aproveitou para solicitar o apoio do deputado Dagoberto Nogueira. “O projeto do Porto Seco logo estará concretizado assim como a rota bioceânica e a transformação do Aeroporto em binacional será fundamental para o desenvolvimento da nossa região de fronteira”, destacou o prefeito. O deputado disse que fará tudo o que for possível para concretização dos projetos.
O prefeito também solicitou apoio para um grupo empresarial que pretende implantar um frigorífico para abate de aves em Ponta Porã. Dagoberto Nogueira disse que é possível viabilizar incentivos fiscais. “Me comprometo em procurar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para solicitar apoio federal na implantação desse empreendimento que vai gerar empregos para a população”, disse.
O vereador Marcelino Nunes aproveitou a reunião para agradecer as emendas parlamentares destinadas pelo deputado Dagoberto Nogueira para investimentos em Ponta Porã. “Primeiro quero agradecer por tudo que você tem feito pela nossa cidade. Mas vou aproveitar esse momento para encaminhar em nome de todos os vereadores um pedido para destinação de recursos para a saúde, principalmente para que possamos diminuir a fila das cirurgias eletivas no município. Também aproveito para encaminhar pedido também em nome de todos os vereadores para destinação de recursos para construção de calçadas na Vila Áurea”. O deputado solicitou para sua assessoria anotar todos os pedidos e disse que na medida do possível atenderá todas as solicitações.
A reunião do prefeito Eduardo Campos com o deputado Dagoberto Nogueira contou com a presença dos vereadores: Agnaldo Pereira Lima, Anny Espínola, Marcelino Nunes, Carlos Bordão, Vanderlei Avelino, Puka Valdez, Reinaldo Jalasca e Biro Biro. Também estiveram presentes a secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, os secretários municipais Joanilson dos Santos (Obras e Urbanismo), Ricardo Torraca (Esporte e Lazer).

Fronteira Criativa será no final de semana do Dia das Mães

Edição da Fronteira Criativa foi um sucesso neste mês de abril

Interessados em participar devem fazer pré-inscrição pela internet até quinta-feira, dia 17 de abril

Os empreendedores que querem participar da próxima edição da Fronteira Criativa, feira realizada pela Prefeitura de Ponta Porã uma vez por mês na Praça Pedro Manvailler, devem fazer a pré-inscrição pela internet até quinta-feira, dia 17 de abril. A feira é uma grande oportunidade para exposição de arte, gastronomia e produtos criativos da fronteira.
O prazo da pré-inscrição foi aberto no último dia 11, sendo que a edição de maio será realizada nos dias 9 e 10, véspera do Dia das Mães, que neste ano será comemorado no dia 11 de maio. A data será mais um motivo para tornar as vendas ainda mais atrativas, já que segundo o comércio varejista essa é uma das datas mais importantes, já que em movimentação só perde para o natal.
A edição de maio estará recheada de novidades quando também será celebrado 2 anos do lançamento da feira, que atualmente se transformou em modelo de economia criativa para outros municípios do Estado. A pré-inscrição deve ser feita pela internet o quanto antes já que as vagas são limitadas. A organização orienta que o interessado em participar deve ler com calma todas as informações contidas no formulário.
Para fazer a pré-inscrição é só acessar o link https://wkf.ms/44llnUc

Comunidade indígena também participou da Fronteira Criativa neste mês de abril

Prefeitura amplia prazo e contribuintes podem pagar IPTU com desconto de 20% até 5 de maio

Contribuinte podem pagar IPTU com desconto de 20% até o dia 5 de maio de 2025

Decisão foi anunciada pelo prefeito Eduardo Campos que determinou publicação de Decreto Municipal dando mais prazo e desconto de 20% para pagamento integral à vista e 5% para quem for pagar parcelado

O prefeito Eduardo Campos assinou Decreto Municipal na manhã desta segunda-feira, dia 14 de abril, garantindo mais prazo para os contribuintes pagarem o IPTU 2025 (Imposto Predial e Territorial Urbano). Com a decisão, os cidadãos poderão pagar a 1ª parcela com desconto de 5% ou fazer o pagamento integral com desconto de 20% até o dia 5 de maio.
Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento Orçamentário, o prazo para pagamento com desconto ou para quitação da primeira parcela acabou no último dia 10. Agora, o prefeito entendendo que muitos contribuintes não conseguiram pagar até o vencimento decidiu por estender o prazo. “Fica prorrogado o vencimento para o pagamento da cota única e da 1ª parcela do IPTU até 5 de maio de 2025”, diz o Decreto Municipal assinado pelo prefeito Eduardo Campos.
Neste ano, a Prefeitura de Ponta Porã lançou a campanha IPTU Premiado que contemplará os contribuintes que estiverem em dia com suas obrigações fiscais com o município. Serão sorteados 36 prêmios, entre eles um veículo zero quilômetro. Depois de pagar à vista ou de fazer a quitação da primeira parcela até 5 de maio, o contribuinte deve apresentar comprovante para retirar e preencher o cupom no Centro de Atendimento ao Contribuinte – CAC.
Outra informação da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento Orçamentário é que o contribuinte não precisa enfrentar filas para conseguir o boleto para pagamento, podendo fazer a impressão diretamente pela internet acessando o site do município – www.pontapora.ms.gov.br. Os contribuintes que preferirem também poderão fazer a solicitação de impressão dos boletos no Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC – que fica na rua Tiradentes esquina com avenida Brasil, no centro da cidade.

Alargamento da Rua Antônio João

ALARGAMENTO RUA ANTONIO JOAO

🚧 ATENÇÃO, MOTORISTAS E COMERCIANTES DA REGIÃO CENTRAL! 🚧

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio do programa Fronteira do Futuro, inicia a obra de alargamento da via na Rua Antônio João, entre a Rua Baltazar Saldanha e a Rua Deputado Aral Moreira.

📍 Local: Rua Antônio João (entre Baltazar Saldanha e Dep. Aral Moreira)
📆 Período: de 16/04/2025 a 01/05/2025
🚧 Interdição parcial: uma pista da via será interditada no sentido Centro durante a execução.

💡 A obra visa melhorar o fluxo e a segurança viária no trecho, com o mínimo de impacto possível à rotina local.

Contamos com a compreensão da população!
Mais informações: 🌐 www.pontapora.ms.gov.br/v2/fonplata

#PontaPorã #FronteiraDoFuturo #ObrasUrbanas #AlargamentoDeVia #Trânsito #MobilidadeUrbana

Prefeito decreta ponto facultativo no dia 17 em virtude da Semana Santa

Prefeito Eduardo Campos decreta ponto facultativo na próxima quinta-feira, dia 17, e repartições públicas do município retomam atendimento normal no dia 22, em virtude do feriado nacional de Tiradentes no dia 21 de abril - Foto: Edilson José

Serviços essenciais de saúde e limpeza urbana serão mantidos durante o feriado prolongado

A Prefeitura de Ponta Porã publicou Decreto Municipal na edição do Diário Oficial do Município deste dia 10 de abril, o qual dispõe sobre Ponto Facultativo em todas as repartições públicas municipais na próxima quinta-feira, dia 17 de abril, em virtude das celebrações preparatórias às comemorações da Paixão de Cristo.
Além da Semana Santa, segunda-feira, dia 21, é feriado nacional – Dia de Tiradentes – e as repartições públicas também não abrem. O expediente voltará ao normal na terça-feira, dia 22 de abril.
Conforme o Decreto assinado pelo prefeito Eduardo Campos, o Ponto Facultativo não se aplica às atividades de emergência do setor público municipal, tais como saúde, limpeza pública e outras assim consideradas, as quais serão mantidas durante o feriado prolongado. O prefeito informou que os referidos serviços são fundamentais para o bem-estar da população.
Sobre o feriado
A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã de grande importância, especialmente para a comunidade católica. Ela é celebrada na última semana da Quaresma, que antecede a Páscoa, e recorda os eventos que marcaram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa começa no Domingo de Ramos e vai até o Domingo de Páscoa, com várias celebrações e rituais religiosos ao longo desses dias. Aqui estão alguns dos principais aspectos dessa tradição:
Domingo de Ramos (13/04): Marca o início da Semana Santa. Nesse dia, os fiéis relembram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde as pessoas o receberam com ramos de palmeira. Nas igrejas, é comum a benção dos ramos, que os fiéis levam para casa.
Quinta-feira Santa (17/04): Essa data rememora a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, na qual ele instituiu o sacramento da Eucaristia. As igrejas celebram a Missa da Ceia do Senhor, que é seguida de um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Em algumas localidades, há o tradicional “lavatório dos pés”, simbolizando o gesto de humildade de Jesus.
Sexta-feira Santa (dia 18/04): Dia de luto, que recorda a crucificação e morte de Jesus. É um dia de jejum e abstinência para muitos católicos. A principal celebração é a Via Sacra, uma reconstituição da Paixão de Cristo, com orações e meditações. À tarde, realiza-se a Celebração da Paixão, que não inclui a celebração da Eucaristia, mas uma reflexão sobre o sofrimento de Jesus.
Sábado de Aleluia (dia 19/04): É um dia de espera, de vigilância e oração, em preparação para a celebração da Ressurreição de Cristo. Durante a noite, muitos locais realizam a Vigília Pascal, com a bênção do fogo novo e a celebração da Missa da Páscoa.
Domingo de Páscoa (dia 20/04): Marca a ressurreição de Jesus, o evento central do Cristianismo. É um dia de grande alegria, com celebrações e missas festivas. A Páscoa também é o momento de renovação da fé e da esperança para os cristãos.
Além das celebrações litúrgicas, a Semana Santa no Brasil é marcada por diversas manifestações culturais e populares, como:
Procissões: Em muitas cidades, especialmente nas do interior e nas regiões mais tradicionais, as procissões são um evento central, com destaque para a Procissão do Senhor Morto na Sexta-feira Santa e a Procissão de Ramos no Domingo de Ramos.
Comidas típicas: Durante a Semana Santa, muitos brasileiros seguem a tradição de não comer carne vermelha, substituindo-a por peixe e outros pratos típicos da época, como bacalhau, tortas e doces especiais. Na fronteira tradicionalmente aumenta o consumo de chipa, sopa paraguaia e Chipa Guazu.