Famílias do Residencial Salgado Filho são beneficiadas com melhorias e regularização dos imóveis

Prefeito Eduardo Campos com a secretária de Habitação, Luciana Chaves, e a adjunta de Habitação, Neli Abdulahad

Ação é realizada por meio de parceria da Prefeitura de Ponta Porã com o Governo Federal, através do programa REGMEL

A Prefeitura de Ponta Porã, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, está executando a regularização fundiária de 500 imóveis e promovendo melhorias habitacionais em 79 residências do bairro Salgado Filho. O trabalho é desenvolvido através do programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional (REGMEL).

No dia 17 de dezembro, o prefeito Eduardo Campos assinou o Decreto nº 10.521, que altera o anexo único do Decreto nº 10.149, estabelecendo novo teto para reformas de unidades habitacionais no município. O investimento destinado aos kits de melhorias habitacionais é da ordem de R$ 1,5 milhão.

Segundo o prefeito Eduardo Campos, o atendimento às famílias do bairro Salgado Filho só foi possível graças à adesão do município ao programa federal, que tem como objetivo garantir segurança jurídica por meio da regularização da documentação dos imóveis, além de proporcionar melhorias estruturais nas moradias.

“É um trabalho voltado ao bem-estar das famílias. Neste momento, estamos atendendo 500 famílias do bairro Salgado Filho”, destacou.

A secretária municipal de Habitação, Luciana Chaves, ressaltou a importância da parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal, que assegurará às famílias o acesso à documentação definitiva de seus imóveis. Além disso, 79 famílias receberão recursos financeiros para a realização de melhorias em suas residências.

“Estamos empenhados na regularização dos imóveis cujas famílias já detêm a posse e agora terão as matrículas em seus nomes, garantindo segurança jurídica. O programa REGMEL é mais do que regularização fundiária, é a garantia de cidadania para essas famílias”, afirmou a secretária.

Luciana Chaves explicou ainda que equipes técnicas realizaram levantamento detalhado das necessidades das moradias. Entre as 79 famílias contempladas com recursos para melhorias, algumas precisam construir banheiros, outras necessitam de um cômodo adicional ou de uma varanda. “São necessidades variadas e, dentro do projeto, vamos priorizar o atendimento às famílias que mais precisam”, concluiu.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

 

 

Secretaria divulga escala de atendimento da saúde no período de festas de final de ano em Ponta Porã

Prefeitura de Ponta Porã divulgou escala de funcionamento dos serviços de saúde durante o período das festas de final de ano

Serviços públicos serão mantidos nos bairros e distritos do município

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na manhã desta sexta-feira a escala de funcionamento dos serviços de saúde durante o período das festas de final de ano. Por determinação do prefeito Eduardo Campos, os atendimentos serão mantidos no centro, bairros e distritos do município, sem prejuízo à população.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nos dias 22 e 23 de dezembro, todas as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionarão normalmente. O mesmo ocorrerá nos dias 29 e 30 de dezembro.

Já nos dias 24 de dezembro (véspera de Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano Novo), as ESF estarão fechadas. Nestas datas, o atendimento será realizado no Ambulatório Médico Municipal (AMA), que funcionará até as 21h.

Nos dias 25 de dezembro (Natal), 26 de dezembro de 2025, 1º de janeiro (Ano Novo) e 2 de janeiro de 2026, os atendimentos de saúde ocorrerão no AMA, das 7h às 23h. No Itamarati Sede, o atendimento será mantido 24 horas, enquanto as ESF permanecerão fechadas. No dia 26 de dezembro, o CIS atenderá das 7h às 17h.

Durante o período de final de ano, as unidades ESF Anderson Monteiro Godoy, na Vila Áurea; ESF José Issa, no Residencial Ponta Porã; e ESF Rodrigo Lima, no bairro Kamel Saad, funcionarão das 7h às 11h e das 13h às 17h, assim como o CIS, que também atenderá das 7h às 17h. No distrito de Sanga Puitã, a ESF José Bataglin atenderá a população das 7h às 19h.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que, nos dias em que as ESF funcionarem normalmente, serão mantidas as escalas habituais de atendimento do AMA e do Itamarati Sede. Em caso de necessidade, a orientação é que a população procure a unidade disponível ou acompanhe as redes oficiais da Prefeitura Municipal, onde todas as informações sobre os atendimentos serão divulgadas.

Outro serviço mantido no período é o Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funcionarão nos dias 22 e 23 de dezembro, das 7h às 13h, e nos dias 29 e 30 de dezembro, também das 7h às 13h. O Hospital Regional “Dr. José de Simone Neto”, que é administrado pelo Governo do Estado manterá o atendimento sem qualquer interrupção.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Ponta Porã divulgou escala de funcionamento dos serviços de saúde durante o período das festas de final de ano

Prefeito sanciona Plano Plurianual de Ponta Porã para o quadriênio 2026–2029

O prefeito Eduardo Campos sancionou o Plano Plurianual (PPA) de Ponta Porã para o quadriênio 2026–2029

Projeto de lei com diretrizes, objetivos e metas da gestão municipal foi aprovado pela Câmara de Vereadores

Após discussão e aprovação pela Câmara Municipal, o prefeito Eduardo Campos sancionou o Projeto de Lei nº 4.721, que institui o Plano Plurianual (PPA) de Ponta Porã para o quadriênio 2026–2029. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município nesta quarta-feira, dia 17 de dezembro.

Segundo o prefeito Eduardo Campos, o Plano Plurianual estabelece, para o período de quatro anos, os programas com as respectivas diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública Municipal, abrangendo as despesas de capital e outras delas decorrentes, bem como os programas de duração continuada.

O prefeito explica que o PPA é o principal instrumento de organização da ação governamental, voltado à concretização dos objetivos pretendidos. “Por meio do plano, mantemos uma unidade de medida destinada a verificar o grau de alcance dos resultados estabelecidos. Também realizamos a descrição da realidade existente, permitindo a caracterização e a mensuração dos problemas e necessidades que fundamentam a ação governamental, tendo como foco os resultados que se pretende alcançar com a execução das ações”, destacou.

Ainda conforme Eduardo Campos, é por meio do PPA que a gestão municipal organiza o conjunto de procedimentos e trabalhos desenvolvidos pelo Poder Público para a execução dos programas, além de avaliar o impacto ou efeito das ações governamentais sobre a realidade, mensurado por meio de indicadores.

Junto com o projeto de lei enviado pelo Executivo e aprovado pelo Legislativo, o prefeito encaminhou três anexos. Neles constam as fontes de financiamento dos programas governamentais; a descrição dos programas, com respectivas metas e custos; e as unidades executoras e ações voltadas ao desenvolvimento de cada programa. Também foram incluídos relatórios, sendo um com a síntese das ações por entidades e órgãos e outro com o planejamento orçamentário.

O prefeito ressaltou ainda que o Plano Plurianual é fundamental para orientar a atuação governamental por meio da implementação de programas finalísticos, que ofertam bens e serviços diretamente à sociedade; programas de apoio administrativo, voltados às atividades de suporte, gestão e manutenção; e programas de natureza especial, destinados ao cumprimento de obrigações do município, como o pagamento de dívidas, precatórios e outros encargos.

Outro ponto destacado refere-se aos valores financeiros previstos no plano. “Os valores atribuídos às ações orçamentárias constantes do Plano Plurianual têm caráter estimativo e não constituem limites à programação das despesas previstas nas Leis Orçamentárias Anuais ou em seus créditos adicionais. Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem a prévia inclusão no Plano Plurianual ou sem lei que autorize a sua execução, sob pena de irregularidade da despesa”, explicou.

O Plano Plurianual 2026–2029 também assegura a previsão dos recursos necessários à execução das ações previstas no Plano Municipal pela Primeira Infância, garantindo a compatibilização com as diretrizes estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Guarda Municipal realiza operação “Fim de Ano Seguro”

AGETRAN, Guarda Civil Municipal de Fronteira e a Defesa Civil não entrarão de recesso durante as festividades de final de ano

GCMFron atuará em conjunto com a Polícia Militar, que realiza a Operação Boas Festas

Durante a realização da “Operação Fim de Ano Seguro”, a GCMFron abordado centenas de pessoas pelas ruas e bairros de Ponta Porã. Na noite desta quarta-feira, foram abordadas e checadas 102 pessoas, 11 veículos e 68 motocicletas. Uma das motocicletas abordadas foi encaminhada ao pátio do DETRAN local e outra com registro de furto, foi entregue ao seu legitimo proprietário.

A operação acontece em conjunto com a Polícia Militar, que realiza a Operação Boas Festas na cidade. Para o Secretário Municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio, a intensão é garantir que as pessoas possam sair e fazer suas compras com tranquilidade.

“Nós estamos nas ruas, nos comércios e nas praças, para garantir que nossa população possa ir às compras com muita tranquilidade. Estamos trabalhando de forma conjunta com as outras Forças de Segurança para que o fim de ano seja realmente um período de festas sem maiores incidentes.

Para quem necessitar fazer a solicitação de credencial para idoso, PCD e neuro diversidades, deve protocolar até o dia 19/12, às 17 horas para retirar no dia 22/12, ou pelo aplicativo CNH, antiga CDT. O mesmo calendário serve para quem precisar de autorização para ocupação de solo.

Durante o período de recesso, os telefones de contato da Secretaria Municipal de Segurança Pública, são os seguintes:

GCMFron: 153 ou 67 99800 2899; AGETRAN: 153 ou 99841 7927 e da Defesa Civil: 153 ou 67 99847 8575.

O atendimento para receber recursos de infrações de multas é até o dia 22/12, durante o horário de expediente. O recesso se estende do dia 23/12 ao dia 04/01/2026, com o retorno das atividades normais no dia 05/01/2026.

SEM INTERRUPÇÃO

O Secretário Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã, Candinho Gabínio, informa que a AGETRAN, Guarda Civil Municipal de Fronteira e a Defesa Civil não entrarão de recesso durante as festividades de final de ano.

O recesso de fim de ano atinge apenas o pessoal do administrativo da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

As Equipes permanecem nas ruas realizando rondas preventivas e os números informados para contato estarão de prontidão durante este período.

* Pedro Zadyr – GCMFron

Servidores recebem certificado de formatura do programa Mais Saúde com Agente

Autoridades com servidores recebem certificado de formatura do programa Mais Saúde com Agente – Fotos: Wilhan Filgueira

Durante cerimônia, prefeito Eduardo Campos destaca engajamento dos profissionais e reforça compromisso da gestão com o cuidado às pessoas

O prefeito Eduardo Campos participou, na manhã desta quarta-feira, dia 17 de dezembro, da cerimônia de entrega de certificados aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) que concluíram o curso do Programa Mais Saúde com Agente.

A capacitação foi ofertada no formato Educação a Distância (EAD) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal, Ministério da Saúde, SUS, Fiocruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A entrega dos certificados contou ainda com a presença do vice-prefeito Patrick Derzi e do secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt, além de servidores e convidados.

Durante seu discurso, o prefeito Eduardo Campos destacou o alto nível de engajamento dos profissionais na busca por novos conhecimentos e no aperfeiçoamento do trabalho prestado à comunidade. “Nosso grande projeto é cuidar de gente, e essa formatura demonstra o compromisso com a qualificação, o aperfeiçoamento e a evolução pessoal, ampliando as possibilidades no exercício das funções. Por meio dessas ações, é possível fazer a diferença na vida das pessoas. Parabenizo todos que concluíram essa importante formação”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt, ressaltou que a formatura é motivo de comemoração e reconhecimento. “Hoje é dia de lembrar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. O certificado representa a recompensa pelo esforço na busca da formação técnica, que valoriza o profissional dedicado à capacitação. Esse aprimoramento é fundamental, pois o conhecimento adquirido será aplicado em benefício da população”, destacou, agradecendo a todos os participantes.

Instituído com o objetivo de qualificar e valorizar os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias, o Programa Mais Saúde com Agente contribui para o fortalecimento e o funcionamento efetivo do Sistema Único de Saúde (SUS). Os agentes atuam diretamente nos territórios, estabelecendo vínculos com as comunidades e colaborando diariamente para a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o cuidado contínuo da população.

Ao longo da formação, os participantes ampliaram conhecimentos técnicos e práticos, desenvolveram novas competências e fortaleceram sua atuação profissional, refletindo diretamente na melhoria dos serviços de saúde oferecidos à comunidade.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Durante discurso na Câmara, prefeito diz que populismo não combina com responsabilidade fiscal

Prefeito Eduardo Campos durante discurso com plenário lotado na Câmara Municipal de Ponta Porã – Foto: Edilson José

Eduardo Campos defendeu medidas austeras quando necessárias, criticou a demagogia e destacou a importância da responsabilidade fiscal na gestão pública

O prefeito Eduardo Campos participou, na noite de segunda-feira (15), da sessão que elegeu a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal para o período que se inicia em 1º de janeiro e segue até 31 de dezembro de 2026. Por unanimidade, o vereador Jelson Bernabé (Republicanos) foi eleito presidente do Legislativo.

Ao se dirigir aos parlamentares, Eduardo Campos destacou a importância institucional da eleição da Mesa Diretora e defendeu a atuação conjunta entre os poderes. Segundo ele, o trabalho harmônico entre Câmara e Executivo é fundamental para garantir uma gestão eficiente e resultados concretos para a população.

“O momento é histórico. Quando vereadores trabalham irmanados, conseguem fazer uma boa gestão e entregar ao Executivo o resultado que tanto esperamos. A Câmara Municipal tem responsabilidade. Nenhum gestor gosta de tomar medidas austeras ou amargas, mas a responsabilidade nos impõe essas decisões. Eu, como prefeito, não abro mão da responsabilidade fiscal para fazer discurso fácil e demagogo”, afirmou.

O prefeito ressaltou que a maioria dos vereadores tem demonstrado compromisso com a cidade e não se rende ao populismo. “São parlamentares que sabem enfrentar dificuldades. Todas as vezes que precisamos, a Câmara esteve presente, atendendo não apenas às demandas do Executivo, mas principalmente da população de Ponta Porã. Não fomos eleitos para sermos populistas, mas para tomar decisões responsáveis, ainda que impopulares”, declarou.

Durante o discurso, Eduardo Campos também criticou a demagogia e o oportunismo na política. “O que machuca e corrói é a deslealdade. Há quem hoje faça juras de apoio e amanhã aja de forma contrária, criando ainda mais dificuldades para quem age com hombridade e ética. A sociedade repudia esse tipo de comportamento, não aceita mais hipocrisia e cobra coerência dos agentes políticos”, disse.

O prefeito aproveitou a ocasião para agradecer à atual Mesa Diretora, presidida pelo vereador Agnaldo Pereira Lima, pelos avanços alcançados ao longo da gestão. “A Câmara sempre esteve com o braço amigo e a mão estendida para Ponta Porã. O município não estaria no patamar em que está hoje sem o apoio dos vereadores. Apostamos no trabalho do Agnaldo e sabíamos da sua capacidade de agregar”, ressaltou.

Sobre o novo presidente eleito, Jelson Bernabé, Eduardo Campos afirmou ter confiança na condução dos trabalhos legislativos. “Ponta Porã não espera menos de você, Jelson. Os vereadores fizeram a escolha certa. Você é preparado, companheiro e coerente entre o que fala e o que faz. Chegou a sua vez pela sua capacidade. Parabenizo todos os vereadores pela maturidade na renovação da Mesa Diretora e desejo sucesso a todos os membros eleitos”, concluiu o prefeito.

A Mesa Diretora que vai dirigir os trabalhos da Câmara Municipal em 2026 ficou com a seguinte composição: Presidente: Jelson Bernabé (Republicanos); 1º vice-presidente: Carlos Bordão (PSDB); 2º vice-presidente: José Menino Júnior (PSDB); 1º secretário: Edinho Quintana (PT); 2ª secretária: Natália Velasques (PSDB).

*Edilson José, Assessoria de Comunicação

Prefeito Eduardo Campos com a nova Mesa Diretora e demais vereadores logo após a eleição – Foto: Edilson José

Obras para pavimentação da MS-380 já estão em execução

A pavimentação da MS-380 reforça o desenvolvimento da zona rural e amplia a competitividade do agronegócio de Ponta Porã – Fotos: Waldemir Almino

Projeto financiado pelo BNDES integra o pacote de obras Avança Ponta Porã, lançado pelo prefeito Eduardo Campos e pelo governador Eduardo Riedel

Uma das mais importantes obras de infraestrutura da região sul-fronteira, que beneficia diretamente o agronegócio, já está em andamento: a pavimentação da rodovia MS-380. O projeto será executado em dois lotes, ligando a MS-164 à BR-463, no trecho entre Ponta Porã e Dourados. A obra integra o pacote Avança Ponta Porã, lançado em maio pelo prefeito Eduardo Campos e pelo governador Eduardo Riedel.

Em outubro, equipes técnicas da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estiveram no local para avaliação do trecho que passará por modernização da infraestrutura logística estadual. Nesta fase inicial, os trabalhos se concentram nos serviços de drenagem, etapa fundamental para a posterior execução do pavimento asfáltico.

De acordo com a Agesul, o investimento total na obra é de R$ 140.422.999,10, viabilizado com recursos do BNDES. O projeto foi dividido em dois lotes: o primeiro, com extensão de 16,84 quilômetros e valor de R$ 62.592.142,55, será executado pela empresa Nosde Engenharia; o segundo, com 19,56 quilômetros, ficará sob responsabilidade da Agrimat Engenharia e Empreendimentos, com investimento de R$ 77.830.858,55.

A obra tem início na Rua Paraná, no ponto final do perímetro urbano de Ponta Porã. Com a conclusão dos dois lotes, a MS-380 contará com 36,4 quilômetros de asfalto, conectando diretamente a BR-463 à MS-164 e fortalecendo a malha viária regional.

Para o prefeito Eduardo Campos, o início das obras representa a concretização de um antigo sonho da população e dos produtores rurais que utilizam diariamente a rodovia. “É uma obra fundamental e estratégica para o setor agropecuário, uma das principais forças da economia local. Ponta Porã é atualmente o maior produtor de grãos de Mato Grosso do Sul, e precisamos investir para garantir boas condições de trafegabilidade e o escoamento da produção”, destacou.

O prefeito ressaltou ainda que a pavimentação da MS-380 encurta distâncias e impacta diretamente a logística do agronegócio. “Será uma via essencial para os produtores rurais, reduzindo custos, encurtando caminhos e facilitando o transporte da produção agrícola”, enfatizou.

Considerada uma das principais obras estruturantes da região sul-fronteira do Estado, a pavimentação da MS-380 reforça o desenvolvimento da zona rural e amplia a competitividade do agronegócio de Ponta Porã.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

A pavimentação da MS-380 reforça o desenvolvimento da zona rural e amplia a competitividade do agronegócio de Ponta Porã – Fotos: Waldemir Almino

Prefeitura de Ponta Porã esclarece informações sobre Projeto de Lei que prevê atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) dos imóveis

Prefeitura de Ponta Porã esclarece informações sobre Projeto de Lei que prevê atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) dos imóveis

Diante da propagação de informações distorcidas acerca do Projeto de Lei enviado pela Prefeitura de Ponta Porã ao Poder Legislativo do Município, que prevê uma reorganização tributária e a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) dos imóveis do município, cabe esclarecer alguns fatos, a fim de que a população possa ter acesso ao que de fato está sendo proposto, sem distorções ou “meias-verdades”.

Não é verdade que a Prefeitura vai aumentar o IPTU. Nos últimos anos, os imóveis de Ponta Porã tiveram ótimos índices de valorização, provocada pelos investimentos do mercado imobiliário e dos cidadãos que promoveram benfeitorias em seus imóveis, além do trabalho da prefeitura e do governo do estado para o desenvolvimento da cidade, que é uma das que mais cresce no MS.

Mesmo com a valorização dos imóveis edificados na cidade, há 10 anos a Prefeitura não realizava nenhum tipo de reajuste no valor do IPTU, o que gerou uma economia significativa para os moradores, o que não teria acontecido se houvesse a reordenação do tributo todos os anos.

Por um dever legal, a Prefeitura precisou fazer a Atualização da PGV, que é o cadastro onde constam os valores de cada imóvel, a partir do quanto ele vale no mercado imobiliário. Baseado nos valores atualizados, a Prefeitura fez os cálculos e diante do valor que deveria ser cobrado caso fossem considerados os preços praticados no mercado imobiliário, resolveu conceder um desconto de 50%, o que ainda mantém Ponta Porã como uma das cidades com o menor custo de IPTU na região e no estado do Mato Grosso do Sul.

Acima de tudo, a Prefeitura de Ponta Porã se compromete com a população, como tem sido desde o início dessa caminhada, em zelar pelos recursos públicos, reinvestindo o dinheiro arrecadado com o pagamento dos impostos em obras e ações que tragam ainda mais crescimento e desenvolvimento para a nossa cidade, beneficiando todos os cidadãos e valorizando cada vez mais os imóveis.

Por fim, esclarecemos que somente com transparência, integridade e VERDADE que seguimos trabalhando e fazendo de Ponta Porã uma cidade cada vez melhor para viver, trabalhar e investir.

Alunos da Rede Municipal recebem premiação da 1ª Expomaker Educação que Transforma

Alunos do 4º e 5º anos recebem premiação da Expomaker

Solenidade no Paço Municipal também reconheceu as melhores redações do PROERD

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira, 12 de dezembro, a cerimônia de premiação dos alunos da Rede Municipal que participaram da 1ª Expomaker – Educação que Transforma, evento que marca o calendário educacional do município.

Na abertura, a secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, ao lado da secretária municipal de Educação, Eliana Fernandes, transmitiu a mensagem do prefeito Eduardo Campos, destacando o trabalho de todos os profissionais que atuam na educação pública de Ponta Porã. O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, major Ryo Sato, também participou da solenidade e parabenizou os alunos que se destacaram com as produções de redação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido em parceria com a Prefeitura.

Segundo a Secretaria de Educação, a Expomaker representa a culminância de uma jornada iniciada com as feiras maker internas realizadas entre agosto e novembro nas unidades escolares.

“Nos próprios ambientes, os estudantes puderam colocar a mão na massa e transformar conhecimento em soluções criativas. Essas feiras internas foram essenciais para incentivar o pensamento inovador, a experimentação e a resolução de problemas em um contexto colaborativo e interdisciplinar. Elas demonstram o quanto a educação municipal está alinhada às metodologias ativas e ao uso de tecnologias educacionais”, destacou a pasta.

Durante sua fala, a secretária Paula Consalter Campos reforçou a importância do evento para a formação integral dos alunos da Rede Municipal:

“Quero parabenizar todos os estudantes que participaram da 1ª Expomaker Educação que Transforma e também aqueles que integram o PROERD. Agradeço à parceria da Polícia Militar e, em nome do prefeito Eduardo Campos, manifesto nossa gratidão aos professores, coordenadores, diretores, equipe administrativa, merendeiras, vigias e a todos que contribuem diariamente para uma educação pública de qualidade. Este é o momento de coroação do trabalho coletivo de profissionais que nos enchem de orgulho”, afirmou.

Premiação

Categoria Hora do Desafio

– 1º lugar – Escola Municipal Professora Conceição Capiberibe Saldanha

Alunos: Davi Marques Tellecher e Nicolas Eduardo Alem

– 2º lugar – Escola Manoel Martins

Alunos: Joab Airan Dutra Pereira e Fabrício Flores Nunes

– 3º lugar – Escola Professora Dora Landolfi

Alunos: Crysthopher David Palosqui Diaz e Crystian Daniel Palosqui Diaz

Categoria A – Pré II e 1º ano

-1º lugar – Ceinf Joana Ferreira Franco Barrios

Projeto: Robô Wall-E

Alunos: Sophia Araújo Gonçalves, Eloá da Silva Irala, Manuela Valentina Pereira Creim Rosa e Lucas Gabriel Boucher Ferraz

– 2º lugar – Escola Municipal Cooporã

Projeto: Corporeidade Identitária

Alunos: Helber Mikael Painho Insarauld e Marcos Guilherme Vargas Roa

– 3º lugar – Escola Marly Cavalheiro Rojas

Projeto: Jardim Encantado

Alunos: Lorenzo Martins Medina, Emma Valentina Ramires Gonzalez, Enzo Glenzel Benites, César Luís Duarte Benitez e Pedro Velásques Darold

Categoria B – 2º e 3º anos

-1º lugar – Escola Conceição Capiberibe Saldanha

Projeto: Alimentação Saudável

Alunos: Davi Lucas da Silva Sandoval, Gabriel Moreira Zacarias, Estela Emanuely Cabrera Ormedo, Lara Yasmim Lopez Santos e Kawany Jazmin Cavalheiro Freitas

– 2º lugar – Escola João Carlos Pinheiro Marques

Projeto: Foot Tech

Alunos: Isaak Afonso Chaves, Fabiano Aguilera Fernandez, Dylan Gabriel O. Romero e Angelo Mizael Medina

– 3º lugar – Escola Marcondes Fernandes Pereira

Projeto: Fazenda Sustentável

Alunos: Kathleen Ryassa Aquino Risaldi, Érick Gomes Ferreira, Larissa de Campos Romero, Antonio Lêla da Cruz e Geovana Vitória Alves Malikoski

Categoria C – 4º e 5º anos

– 1º lugar – Escola Manoel Martins

Projeto: Pequenos Engenheiros

Alunos: Arthur de Oliveira Ramos, Dário Henrique de Souza Loeschke e Giovana Adrielly Penha Barreto

– 2º lugar – Escola Dora Landolfi

Projeto: Novo Mundo 2.0

Alunos: Ayrton de Lana Moura, Adrieli Dávalos Ledesma, Eliander Rafael Tirelli Rodrigues, João Rodrigo Martinez Salinas e Jesus Alberto Alen Arguelho

– 3º lugar – Escola Prefeito Adê Marques

Projeto: Corrida das Bolas

Alunos: Henrique Gabriel Gonzales Benitez, Renan Ayala Cabana, Anaju Wider Coelho e Gustavo Emanuel Santos Gonçalves

PROERD – Destaques de Redação

– Óscar Anibal Domingues Lugo, 5º ano B – Escola Municipal Conceição Capiberibe Saldanha

– Marceli Aparecida Riveiro Duré, 5º ano A – Escola Municipal Lydio Lima

– Liz Gomercinda Orue Rodrigues, 5º ano A – Escola Municipal Ignêz Andreazza

– Sofia Rafaelly Duarte Lopes, 5º ano A – Escola Jardim Ivone

*Edilson José, Assessoria de Comunicação

Fotos: Vinicius Gamarra

Momento da entrega da premiação para os alunos do 2º e 3º anos que participaram da Expomaker
Alunos do pré e do 1º ano que participaram da Expomaker
Alunos que venceram na categoria Hora do Desafio
Autoridades com os alunos que se destacaram com as produções de redação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD)

Ponta Porã recebe “Prêmio Eco 2025” da Amcham Brasil em São Paulo

O prefeito Eduardo Campos recebe o “Prêmio Eco 2025”, ladeado pelo gerente regional da Sanesul, Célio Poveda Filho (à esquerda), e o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da empresa, Leopoldo Godoy do Espírito Santo – Foto: Meire Paim

Reconhecimento destaca parceria bem-sucedida entre Prefeitura e Sanesul que capacitou agentes comunitários e reforçou ações de sustentabilidade e saúde pública

O prefeito Eduardo Campos recebeu, na última terça-feira (9), em São Paulo, o “Prêmio Eco 2025” da Amcham Brasil — um dos mais relevantes reconhecimentos nacionais voltados a projetos de sustentabilidade. A premiação foi concedida ao projeto desenvolvido pela Sanesul, em parceria com a Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Também participaram da cerimônia o gerente regional da Sanesul, Célio Poveda Filho, e o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da empresa, Leopoldo Godoy do Espírito Santo.

O projeto premiado promoveu a capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE), ampliando a orientação à população sobre o uso correto da rede de esgoto e fortalecendo ações de prevenção a doenças.

Reconhecimento nacional

A edição 2025 do Prêmio Eco reuniu 147 projetos de mais de 120 empresas de todo o país, consolidando-se como um dos maiores reconhecimentos da sustentabilidade corporativa no Brasil. Entre os finalistas, o projeto de Ponta Porã foi o vencedor na categoria Grandes Empresas, destacando-se pela inovação, impacto social e resultados ambientais.

O prefeito Eduardo Campos ressaltou a importância do prêmio para o município: “Este reconhecimento consagra um trabalho inovador, realizado em parceria com a Sanesul, que já apresenta resultados concretos para a saúde e qualidade de vida da nossa população. Quando unimos esforços, conseguimos transformar a realidade das pessoas e alcançar resultados altamente positivos.”

Resultados expressivos

Após a execução do projeto, a Prefeitura registrou avanços significativos, entre eles: 97% de redução nas hospitalizações por dengue e chikungunya; 35% de diminuição nos casos de diarreia aguda; 37% de queda na incidência de extravasamentos de esgoto por quilômetro de rede; 49% de aumento na expansão total da rede coletora de esgoto.

Os dados reforçam o impacto direto das ações educativas e preventivas na saúde pública, além do fortalecimento da infraestrutura sanitária do município.

Sobre o Prêmio Eco

Há mais de 40 anos, o Prêmio Eco reconhece organizações que incorporam a sustentabilidade como estratégia central de desenvolvimento. Em 2025, os projetos vencedores se destacaram pela combinação entre tecnologia, inovação e impacto positivo nas comunidades em que atuam.

A Amcham Brasil — maior Câmara Americana de Comércio fora dos Estados Unidos — reúne empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, competitivo e responsável. Fundada em 1919, a entidade é reconhecida por fomentar práticas empresariais modernas, humanas e regenerativas.

Edilson José, Assessoria de Comunicação