Ponta Porã institui Plano de Metas Municipal de Enfrentamento à Violência contra Mulheres

Decreto foi assinado pelo prefeito Eduardo Campos e publicado no Diário Oficial do Município – Foto: Wilhan Filgueira

Decreto foi assinado pelo prefeito Eduardo Campos e publicado no Diário Oficial do Município

A Prefeitura de Ponta Porã oficializou nesta sexta-feira, 22 de agosto, o Plano de Metas Municipal de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, por meio do Decreto nº 10.349, assinado pelo prefeito Eduardo Campos e publicado no Diário Oficial do Município.

A medida integra a programação do Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, e tem como referência o Programa Protege, do Governo de Mato Grosso do Sul, além da Lei Maria da Penha e da Lei Federal nº 14.899/2024, que trata da elaboração e implementação de planos de prevenção e enfrentamento integrado da violência de gênero em todo o país.

Segundo o prefeito Eduardo Campos, o decreto orientará a criação de programas, projetos e ações voltados à prevenção e ao combate da violência contra mulheres e meninas, considerando as particularidades do município. O documento estabelece que o Plano de Metas será um instrumento de planejamento, articulação, execução e monitoramento de políticas públicas intersetoriais, voltadas à proteção e garantia de direitos das mulheres.

As ações previstas deverão ser realizadas de forma integrada entre diferentes áreas, como saúde, educação, assistência social, segurança pública, justiça e cidadania. A Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social ficará responsável pela coordenação, monitoramento e avaliação do Plano, podendo firmar parcerias intersetoriais e interinstitucionais para medir os resultados, revisar diretrizes e atualizar metas conforme a realidade local e as orientações estaduais e federais.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Abertas as inscrições para curso de ajudante de campo e viveiro

O curso de ajudante de campo e viveiro tem como objetivo capacitar para preparo, plantio, manejo e manutenção de viveiros e áreas de cultivo - Foto: Naturatins

O curso acontecerá no Horto Florestal de Ponta Porã e interessados devem fazer pré-inscrição pela internet

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Casa do Trabalhador, informou que estão abertas as inscrições para o curso de ajudante de campo e viveiro. O curso é presencial e 100% gratuito e será ministrado do dia 22 de setembro até o dia 17 de novembro deste ano. Os interessados devem fazer pré-inscrição pela internet.

Conforme as informações, o curso de ajudante de campo e viveiro tem como objetivo capacitar o participante para apoiar atividades operacionais no preparo, plantio, manejo e manutenção de viveiros e áreas de cultivo. O conteúdo abrange técnicas, boas práticas e procedimentos de segurança para atuar em empresas agrícolas, florestais, ambientais e de paisagismo.

Ao final do curso, o participante será capaz de auxiliar no preparo do solo, canteiros e substratos para plantio; realizar semeadura, repicagem, transplantio e organização de mudas; executar irrigação e adubação de acordo com orientações técnicas; Identificar e auxiliar no controle de pragas e doenças em viveiros e áreas de campo; apoiar na colheita e no acondicionamento de produtos; operar e cuidar de ferramentas e equipamentos manuais utilizados na produção agrícola; cumprir normas de segurança do trabalho e preservação ambiental; manter o local de trabalho limpo, organizado e seguro.

PÚBLICO ALVO

De acordo com as informações, o curso de ajudante de campo e viveiro tem como público alvo pessoas maiores de 18 anos com ensino fundamental completo. Também é requisito ter conhecimento prévio, sendo que no final será expedido Certificado de Conclusão. Para participar é necessário ter Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência.

A carga horária do curso é de 160 horas, sendo que as aulas serão ministradas no Horto Florestal de Ponta Porã, Rua Baltazar Saldanha, 1141, no período de 22 de setembro até o dia 17 de novembro deste ano. O curso é oferecido através de uma parceria da Prefeitura de Ponta Porã, Senai (Sistema Fiems), MS Qualifica, Casa do Trabalhador, Funtrab, Semadesc, Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), SINE, e Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego.

A pré-inscrição pode ser feita no site www.msqualifica.ms.gov.br

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Obras de Estacionamentos para Caminhão na Av. Internacional

148. L02 - URBANISTICO PRAZO 20.12.25

🚧 ATENÇÃO – TRECHO EM OBRAS 🚧

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, informa que será realizada a execução do estacionamento para caminhões na Avenida Internacional, entre a Rua Ivan Soares Gonçalves e a Rua Afonso Pena.

📅 Período de execução: de 25/08/2025 a 20/12/2025.
📍 Local: Avenida Internacional – Polígono da Linha Internacional.

A intervenção faz parte das obras de implantação do Polígono da Linha Internacional, dentro do Programa Fronteira do Futuro, com financiamento do FONPLATA – Banco de Desenvolvimento.

⚠️ Durante o período, haverá alteração no tráfego fechamento da area para concretagem em 3 etapas, pedimos a compreensão da população e, principalmente, dos comerciantes e motoristas que circulam pela região da Receita Federal.

➡️ Mais informações: www.pontapora.ms.gov.br/v2/fonplata

Obras de Calçamento no Canteiro da Linha Internacional

147. L02 - URBANISTICO PRAZO 20.12.25

🚧 ATENÇÃO – TRECHO EM OBRAS 🚧

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, dará início à execução da pista de skate e campo de futebol no canteiro da Linha Internacional, entre a Rua Maracaju e a Rua 18 de Julho.

📅 Período de execução: de 25/08/2025 a 20/12/2025.
📍 Local: Canteiro da Linha Internacional – entre as ruas Maracaju e 18 de Julho.

Essa intervenção integra as obras de implantação do Polígono da Linha Internacional, dentro do Programa Fronteira do Futuro, com financiamento do FONPLATA – Banco de Desenvolvimento.

⚠️ Durante a execução, pedimos a compreensão da comunidade local, principalmente dos moradores e comerciantes da região, em razão das alterações no tráfego e no uso do espaço público.

➡️ Mais informações: www.pontapora.ms.gov.br/v2/fonplata

Prazo para aderir ao REFIS e se livrar de juros e multas está acabando

Se fizer as contas, contribuintes inadimplentes vão perceber que adesão ao REFIS é uma oportunidade para ficar em dia com o município se livrando de juros e multas

Contribuinte pode fazer adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) até a próxima sexta-feira, dia 29

O prazo para que os contribuintes inadimplentes regularizem suas dívidas com o município de Ponta Porã está chegando ao fim. A data limite para adesão ao programa Concilia – REFIS Ponta Porã é a próxima sexta-feira, 29 de agosto. A iniciativa oferece descontos de até 100% nos juros e multas de mora, sendo uma oportunidade para colocar as contas em dia e evitar medidas judiciais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento Orçamentário, o Mutirão da Conciliação Fiscal – “Concilia Ponta Porã” permite a quitação de qualquer tipo de débito com o município, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, além de evitar execuções fiscais.

O secretário Fabrício Cervieri destacou que o programa busca facilitar a regularização das dívidas e reforçar a arrecadação municipal. As condições incluem: pagamento à vista, com desconto total sobre juros e multas; parcelamento em até seis vezes, com condições especiais.

Cervieri também alertou que, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os municípios deverão protestar os devedores e, a partir do próximo ano, a cobrança poderá incluir a negativação em cadastros de proteção ao crédito, como o Serasa, deixando de ser restrita à esfera municipal.

Podem ser incluídas no programa as pendências geradas até 31 de dezembro de 2024. Para simular valores e conhecer as opções de pagamento, os contribuintes devem procurar o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizado na Avenida Brasil, esquina com a Rua Tiradentes, no centro da cidade.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Fronteira realiza campanha binacional de vacinação contra sarampo neste sábado

Fronteira realiza campanha binacional de vacinação contra sarampo neste sábado

Trabalho reunirá em um só local vacinadores de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero para imunização contra Sarampo, Caxumba e Rubéola

Neste sábado, dia 23 de agosto, será realizada a campanha de vacinação binacional na linha de fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. A ação tem como objetivo mobilizar as comunidades dos dois países para a vacinação de crianças de até 10 anos de idade contra Sarampo, Caxumba e Rubéola.

A iniciativa une forças da Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o setor de saúde da Intendência de Pedro Juan Caballero. Durante a ação, os agentes de saúde brasileiros vão vacinar e registrar na carteira de vacinação as doses aplicadas nas crianças brasileiras residentes em Ponta Porã, enquanto os profissionais paraguaios farão o atendimento das crianças de Pedro Juan Caballero.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Dia D contra o Sarampo acontecerá no sábado, das 8h às 12h, na Linha Internacional, atrás do Terminal do Transporte Coletivo, no centro da cidade. O local foi escolhido por sua facilidade de acesso tanto para os moradores da região central quanto para quem chega dos bairros. A ação integra a campanha “Infância Protegida contra Sarampo, Caxumba e Rubéola”.

Prevenção

A vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção contra essas doenças, que podem trazer complicações graves, especialmente em crianças.

Sarampo: altamente contagioso, provoca febre alta, manchas vermelhas na pele, tosse, coriza e conjuntivite. Pode causar complicações como pneumonia, encefalite, cegueira e até a morte.

Caxumba: inflamação das glândulas salivares, causando dor, febre e inchaço. Pode levar a complicações como orquite (nos testículos), ooforite (nos ovários), meningite, encefalite e até surdez.

Rubéola: apresenta febre baixa, erupções na pele e aumento dos gânglios linfáticos. A principal preocupação é a síndrome da rubéola congênita, quando transmitida da mãe para o bebê durante a gestação, podendo causar aborto, parto prematuro ou malformações graves.

A Secretaria de Saúde reforça que manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para proteger as crianças e toda a comunidade, evitando a reintrodução e a propagação dessas doenças na região de fronteira.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Nasce o Festival de Cinema “Um país chamado Fronteira” em Ponta Porã e Pedro Juan Caballero

O I Festival de Cinema denominado “Um país chamado fronteira” que acontece em Ponta Porã com intuito de fortalecer os laços de amizade e integração cultural com Pedro Juan Caballero (Paraguai), com programação iniciada neste dia 18 com o pré-festival, e destaque nas atividades que acontecem entre os dias 29 e 31 de agosto, com homenagens e participação de convidados do país vizinho.

O espaço principal do Festival é o Auditório da Prefeitura de Ponta Porã que no dia 29 durante a abertura prestará homenagens, no lado brasileiro, ao ator e diretor David Cardoso, ao cartazista fronteiriço Germano Moura e ao escritor Brígido Ibanhes que inspira o nome do festival, já do país vizinho recebem o reconhecimento: Jesus Perez e Ana Ivanova ambos atores in memorian, e o projeto Cine Paraguaio do Consulado do Paraguai no Brasil.

Acontecem, também no espaço, Sessões de cinema com mostras e mesas de trabalho e diálogos voltados na busca de cooperação e fortalecimento do cinema na região de fronteira e com toda cadeia produtiva do país vizinho. Na ocasião participam representantes do Ministério do Planejamento e do Orçamento,  Agência Nacional de Cinema (ANCINE), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Pantanal Film Commission, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Instituto Nacional de Audiovisual Paraguaio, Fundo Nacional de Cultura das Artes (Paraguai), Câmara Paraguaia de Cine e Televisão, Kuatia – Associação Guionistas do Paraguai, Federação das Indústrias do Paraguai, além de produtores, atores, cineclubes,  diretores e técnicos.

O festival acontece graças a parceria da Prefeitura de Ponta Porã com a Sonhares Filmes, e conta com apoio do Circuito Cultural Guarani, IFMS-Ponta Porã, Cine Clube CIPP, Cine Clube Itinerante Ponta Porã, La Máfia, Cine Clube IFMS-Ponta Porã, Consulado do Paraguai em Ponta Porã, Circuito de Cinema em Ponta Porã: Zarah Home, Padaria Pão de Mel, Ótica Diniz, Felips Burger, Esfiha de Ponta, Urban 66, CTJ Casa das Rações, Mobile Decor e Budegas Bar.

Pré-festival

Com o objetivo de democratizar o acesso às produções,  fortalecendo o segmento do audiovisual e formando público ávido pela sétima arte, a  programação inicia com o Pré-Festival denominado “Democratizando o acesso ao cinema” que ocorrerá de 18 a 28 de agosto em diferentes regiões e espaços como a  Mostra Festival do Minuto no Instituto Federal de MS campus Ponta Porã, exibição de filmes nas escolas das redes públicas estadual e municipal dos distritos de Cabeceira do Apa e Sanga Puitã, bem como o  Assentamento Nova Itamarati e regiões do Grande Marambaia, com coordenação de três Cineclubes de Ponta Porã, contemplados com recursos da Lei Paulo Gustavo.

O pré-festival ainda possibilitará a realização do “Cineminha” no Circuito de Cinema de Ponta Porã (rede privada de exibição) oportunizando o acesso para 170 crianças da rede municipal de ensino vivenciarem a magia do escurinho e a telona do cinema.

A programação do pré festival também contará com exibição de filmes produzidos no Paraguai, por meio do Cine Paraguaio que ocorrerá no Auditório da Prefeitura de Ponta Porã, Cine ao Ar Livre no Grande Marambaia e o Oficinas com o Projeto Cinema na Sala de Aula voltada aos professores de arte graça a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Programação Pré-Festival

Democratizando o Acesso ao Cinema de 18 a 28/08

18 e 19/08 – Cineclube IFMS Ponta Porã

Festival do Minuto Auditório do IFMS em Sanga Puitã- Ponta Porã

18/08 Cineclube Itinerante Ponta Porã

08h Escola Municipal Osvaldo Almeida Matos (Cabeceira do Apa)

Documentário: Divulgando a Rica História da Fronteira Ponta Porã (Brasil) e Pedro

Juan Caballero (Paraguai) de Nivalcir Pereira de Almeida contemplado recursos da Lei

Paulo Gustavo

Documentário: Ponta Porã: Passado, presente e futuro de Valdemir Almino

contemplado Lei Paulo Gustavo

14h – Escola Estadual Nova Itamarati (Assentamento Itamarati)

Documentário: Ponta Porã: Passado, Presente e Futuro de Valdemir Almino Projeto

Contemplado Lei Paulo Gustavo

Documentário “A Dama do Rasqueado – Dir. Marineti Pinheiro

20/08 Cineclube Itinerante Ponta Porã- Distrito de Sanga Puitã

08h 11h e 14h às 16h – Escola Estadual Pedro Afonso

Documentário Ponta Porã: Passado, Presente e Futuro de Valdemir Almino Projeto

Contemplado com Recursos da Lei Paulo Gustavo

Documentário Linha Internacional Transformações e Conexões de Lécio Aguilera

Projeto Contemplado Lei Paulo Gustavo

21/08 Cineclube Itinerante Ponta Porã- Distrito de Sanga Puitã

08h às 11h e 14h às 16h Escola Municipal Dora Landolfi

Documentário Linha Internacional Transformações e Conexões de Lécio Aguilera

Projeto Contemplado Lei Paulo Gustavo

21/08 – Cine Clube CIPP Clube de Imprensa de Ponta Porã

08h as 10h Escola Municipal Lidio Lima

Animação – Mythika O Livro dos Heróis

Documentário – Ponta Porã: Passado, Presente e Futuro

14h às 16h Escola Municipal Conceição Capiberibe Saldanha

Animação – Mythika O Livro dos Heróis

Documentário – Ponta Porâ: Passado Presente e Futuro de Valdemir Almino Projeto

Contemplado Lei Paulo Gustavo

22/08 – Cine Clube CIPP Clube de Imprensa de Ponta Porã

19h Cine Ao ar livre Bairro Marambaia (Esquina Igreja Divino)

Documentário Ponta Porâ: Passado, Presente e Futuro de Valdemir Almino Projeto

Contemplado Lei Paulo Gustavo

23/08 – Projeto Cinema na Escola (PNAB- Política Nacional Aldir Blanc)

08h às 11h e 14h às 17h Oficina Cinema na Escola – Centro de Convenções de Ponta

Porã.

27/08 – Circuito Cinemas Ponta Porã

08h às 10h – Cineminha: A Escola vai ao Cinema

para crianças da rede pública.

19h – Cinema Paraguaio – Auditório Prefeitura

Filme: El Tiempo Nublado de Arami Ullón

28/08 – Circuito Cinemas Ponta Porã

08h às 10h – Cineminha: A Escola vai ao Cinema – para crianças da rede pública

19h – Cinema Paraguaio – Auditório Prefeitura

Filme: Na vida de Koky Ruiz

29/08 – Auditório da Prefeitura de Ponta Porã

08h30 – Recepção e Credenciamento

09h – Inicio Abertura da Mesa

09h30 – Tema Central: Panorama, Desafios e Possibilidades de Cooperação Audiovisual na Fronteira

Mesa – Diagnóstico e Pontos de Convergências

11h Mesa: Experiências e Formatos de Cooperação

19h – Abertura Oficial – Homenagens

Do Brasil: ao Ator e Diretor David Cardoso, ao Cartazista fronteiriço Germano

Moura e ao escritor Brígido Ibanhes que inspira o nome do festival.

Do Paraguai: Jesus Perez e Ana Ivanova ambos atores in memorian, e o

projeto Cine Paraguaio do Consulado do Paraguai no Brasil.

30/08 08h30 – Recepção e Credenciamento

Auditório da Prefeitura de Ponta Porã

09h – Mesa – Oficina Interativa -Tema Central: Panorama, Desafios e Possibilidades de

Cooperação Audiovisual na Fronteira

Centro de Convenções de Ponta Porã

14h Oficina de Atuação com Ator paraguaio Celso Franco (Ator do Filme Sete Caixas)

Projeto Cinema na Escola (PNAB- Política Nacional Aldir Blanc)

08h às 11h e 14h às 17h Oficina Cinema na Sala de Aula

14h30 às 16h – City Tour Ponta Porã

19h Sessão Cinema Brasil

“Caingangue – A Pontaria do Diabo” -(Brasil – 1974)

Sessão comentada com ator David Cardoso

Dia 31/08 – 14h Sessão Cinema Paraguaio

Curta “Por Un Segundo ” De Rodney Muller

Mbarete Producciones Pedro Juan Caballero

Tema sustentabilidade

Filme – Filme Charlotte (Comédia) Lemon Cine Assunção – Paraguai

18h Encerramento

Lançamento do documentário: Skate Transformando Vidas de Carlos Wagner (Projeto

Contemplado com Recursos PNAB Ponta Porã)

Exibição dos Curtas “A Noiva do Castelino” e “Trilha para o Futuro” produzidos pelos

alunos das Oficinas de Cinema Projeto Ponta Porã em Imagens e Sons com recursos Lei

Paulo Gustavo

18h30 Mostra IFMS – Campus Ponta Porã com premiação dos melhores curtas dos

Alunos

Bar do Festival “La Máfia” (todas as noites)

Exibições

29/08 – Documentário Paraguaio ”Sobrevive la Musica” de Luís Bogado

30/08 – Documentário Barulho do Mato – Lucas Arruda e Mariana Sena.

Prazo de inscrição de instituições para o desfile de 7 de setembro termina nesta terça-feira, dia 19

O prazo para que instituições interessadas em participar do desfile cívico-militar de 7 de setembro em Ponta Porã se encerra nesta terça-feira, 19 de agosto – Foto: Wilhan Filgueira/Arquivo

Desfile vai celebrar os 203 anos da Independência do Brasil e os 113 de emancipação de Ponta Porã

O prazo para que instituições interessadas em participar do desfile cívico-militar de 7 de setembro em Ponta Porã se encerra nesta terça-feira, 19 de agosto. As inscrições estão abertas desde o dia 11, quando foi publicado no Diário Oficial do município o regulamento com todas as instruções.

Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento Marechal Dutra”, o evento tem como objetivo exaltar o patriotismo, valorizar a cultura e as tradições nacionais, além de incentivar a cidadania.

A apresentação será realizada no domingo, 7 de setembro, das 8h às 11h, na Avenida Brasil, no trecho entre as ruas Duque de Caxias e Tiradentes. Podem participar órgãos públicos, instituições de ensino, entidades assistenciais, coletivos culturais e grupos religiosos.

Para efetivar a inscrição, é necessário preencher o formulário acompanhado do termo de compromisso e do histórico da instituição, com todos os campos obrigatórios preenchidos. A ordem de apresentação será divulgada no dia 20 de agosto, e uma reunião de alinhamento com os representantes das entidades participantes está marcada para o dia 29 de agosto, às 9h, no Centro Internacional de Convenções.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

 

Escola Municipal Prefeito Adê Marques vence concurso do Brinquedo Sustentável

Grupo da Escola Municipal Prefeito Adê Marques ganhou concurso do Brinquedo Sustentável - Fotos: Wilhan Filgueira

Escola Conceição Capiberibe Saldanha fica em 2º lugar e Escola Orlando Mendes conquista a 3ª colocação

Os três finalistas do concurso Brinquedo Sustentável apresentaram seus trabalhos e receberam premiações na manhã desta segunda-feira, dia 18, no auditório da Prefeitura de Ponta Porã. A iniciativa foi idealizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, e teve como objetivo estimular a criatividade, a consciência ambiental e o reaproveitamento de materiais. A disputa foi destinada aos alunos do 4º ano da Rede Municipal de Ensino.

Na solenidade de entrega, o prefeito Eduardo Campos destacou a importância do concurso como instrumento de formação cidadã. O concurso incentiva a consciência de que é preciso proteger o ambiente em que vivemos. Pequenos atos, como jogar uma lata ou um plástico pela janela do carro, podem causar grandes impactos. Hoje temos mais informações e a obrigação de repassar esse conhecimento às crianças, que são multiplicadoras dessa corrente do bem”,  afirmou.

O vice-prefeito Patrick Derzi reforçou a relevância do tema. “Temos que sensibilizar e orientar as pessoas, principalmente as crianças, para que cuidem da natureza. O concurso ensina atitudes corretas de forma lúdica e educativa”, disse.

A servidora Marina Derzi, da Secretaria de Meio Ambiente, parabenizou todos os participantes e enfatizou o apoio da Educação. Já o secretário Thiago Vedana ressaltou que o projeto é um alerta para a preservação do planeta. “As crianças aprenderam a cuidar do meio ambiente brincando, mostrando que é possível transformar materiais recicláveis em brinquedos criativos”, pontuou.

Os vencedores

1º lugar – Escola Municipal Prefeito Adê Marques

A equipe formada por Henrique, Gustavo, Renan e Anaju criou o brinquedo “Corrida das Bolinhas”, utilizando papelão, palitos de picolé e de espetinho, coquinhos de macaúba e outros recicláveis. O grupo destacou a importância de reduzir o lixo e a poluição, lembrando que um canudinho de plástico pode levar até 400 anos para se decompor, enquanto o de papel se desfaz em cerca de dois anos.

2º lugar – Escola Polo Municipal Professora Conceição Capiberibe Saldanha

Com o projeto “Casinha Eco-Feliz”, os alunos Sophia, Taylor e Iara impressionaram o público ao apresentar uma casinha equipada com fogão e outros utensílios. A peça foi construída com caixas de leite (Tetra Pak), garrafas pet, tampinhas e outros materiais recicláveis, recebendo muitos aplausos pela sofisticação e tamanho.

3º lugar – Escola Polo Municipal Orlando Mendes Gonçalves

A equipe formada por Marc, Adriel e Pedro Henrique criou o jogo “Acerte e Recicle” com papelão, copos de requeijão e papel reciclável. O brinquedo reforça a ideia de que é possível brincar e se divertir ao mesmo tempo em que se dá a destinação correta ao lixo produzido.

Comissão julgadora

Os trabalhos foram avaliados por uma banca formada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago Vedana; pela servidora da pasta, Jéssica Amaral Henrique; e pelo diretor-geral da UFMS – Campus Ponta Porã, Leonardo Souza Silva.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Momento que o grupo segundo colocado da Escola Conceição Capiberibe Saldanha fez apresentação da Casinha Eco-Feliz. As crianças com o prefeito Eduardo Campos e a secretária de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos
– Momento que o grupo da Escola Polo Municipal Orlando Mendes fez apresentação do brinquedo “Acerte e Recicle”
Secretário de Meio Ambiente, Thiago Vedana, com Marina Derzi e grupo de jurados
Brinquedo “Corrida das Bolinhas” que ficou em 1º lugar
Casinha “Eco-Feliz” ficou na 2ª colocação
O jogo “Acerte e Recicle” ficou com a 3ª colocação no concurso

Prefeitura de Ponta Porã oferece oportunidade para contribuinte se livrar de dívidas com o município

O contribuinte que tiver interesse poderá procurar o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), na Avenida Brasil, esquina com a rua Tiradentes, no centro da cidade

REFIS garante desconto de até 100% em juros e multas para pagamentos à vista

O contribuinte inadimplente com o município de Ponta Porã tem até o dia 29 de agosto para aderir ao programa Concilia – REFIS Ponta Porã, que oferece descontos de até 100% nos juros e multas de mora. A iniciativa é uma chance para quem enfrentou dificuldades financeiras colocar as contas em dia e evitar medidas judiciais.

Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento Orçamentário, o Mutirão da Conciliação Fiscal – “Concilia Ponta Porã” – é um Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) que permite a quitação de qualquer tipo de débito com o município, atendendo às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e evitando execuções.

O secretário Fabrício Cervieri explicou que a medida busca facilitar a regularização das dívidas e, ao mesmo tempo, reforçar a arrecadação municipal. O programa oferece pagamento à vista com desconto total sobre multas e juros ou parcelamento em até seis vezes, com condições especiais.

Cervieri também alertou que, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os municípios serão obrigados a protestar os devedores e, a partir do próximo ano, a cobrança poderá incluir a negativação em cadastros de proteção ao crédito, como o Serasa, saindo da esfera direta do município.

As pendências geradas até 31 de dezembro de 2024 podem ser incluídas no programa. Para simular valores e conhecer as opções de pagamento, o contribuinte deve procurar o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizado na Avenida Brasil, esquina com a Rua Tiradentes, no centro da cidade.

Edilson José, Assessoria de Comunicação