Saúde realiza “Dia D” de Multivacinação neste sábado

O “Dia D” de Multivacinação neste sábado, dia 18, será das 7h30 às 12h30 e tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos

Ação acontece em quatro locais de Ponta Porã e tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, dia 18 de outubro, o “Dia D” de Multivacinação em vários pontos do município. O prefeito Eduardo Campos informou que os servidores e toda a estrutura da saúde estarão preparados para atender a população das 7h30 às 12h30.

Mais uma vez, em parceria com a Receita Federal, os 60 primeiros que comparecerem para tomar a vacina em cada local receberão de brinde uma garrafinha d’água. “O apoio da Delegacia da Receita Federal, através do programa Cidadania Fiscal, tem contribuído para aumentar a procura pelas vacinas em Ponta Porã”, destacou o prefeito.

O público-alvo do “Dia D” são menores de 15 anos. A vacinação será realizada em quatro locais, no horário das 7h30 às 12h30: Unidade de Saúde Itamarati Sede, UBS do bairro Kamel Saad, CIS e UBS Pedro Monteiro.

Serão ofertadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo BCG, Poliomielite, Tríplice Viral, DTP, HPV, Hepatite A e B, Pneumocócica, Meningocócica ACWY, entre outras. A vacinação será seletiva, ou seja, voltada para quem tem doses em atraso ou esquemas incompletos.

A estratégia também busca enfrentar a hesitação vacinal com ações de mobilização social, reforçando a importância da imunização como medida de proteção coletiva.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

O “Dia D” de Multivacinação neste sábado, dia 18, será das 7h30 às 12h30 e tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos

Ponta Porã recebe neste final de semana o “Fronteira Open 2025 – Taça Princesinha dos Ervais”

Ponta Porã recebe neste final de semana o “Fronteira Open 2025 – Taça Princesinha dos Ervais”

Evento reúne enxadristas brasileiros e paraguaios em disputas de Xadrez Clássico no auditório da ACEPP

A partir desta sexta-feira, dia 17, Ponta Porã será palco de um dos maiores eventos enxadrísticos da região de fronteira: o “Fronteira Open 2025 – Taça Princesinha dos Ervais”. A competição, que reúne enxadristas de diversas regiões do Brasil e do Paraguai, conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e é organizada pela Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez e pelo Clube de Xadrez de Ponta Porã, através do Círculo Amigos do Xadrez de Ponta Porã (CAXPP).

De acordo com o presidente do CAXPP, Inácio Roeder, o torneio será realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (ACEPP). A cerimônia de abertura está marcada para às 16h desta sexta-feira (17), com a primeira rodada iniciando às 19h. No sábado (18), a segunda rodada começa às 14h e a terceira às 19h. No domingo (19), último dia do evento, serão disputadas a quarta e a quinta rodadas, às 8h e às 13h, respectivamente.

Serão distribuídos R$ 5 mil em premiações, além de medalhas para os três melhores colocados em cada categoria.

Roeder destaca que o torneio contará com a presença de grandes nomes do xadrez regional e internacional. Entre eles, o jovem Guilherme, de 14 anos, campeão estadual e representante de Ponta Porã; o mestre internacional Antônio Almirón, de Assunção (Paraguai); e o mestre FIDE Rodolfo Cantero, um dos principais enxadristas do Paraguai.

Também estão confirmadas as participações do atual campeão sul-mato-grossense, Leonardo Neves, de nacionalidade canadense naturalizado brasileiro, e do bi-campeão estadual Roberto Fedrizzi. O mestre paranaense Jairo Quintiliano completa o top 5 de destaques do torneio.

O evento em Ponta Porã é válido pela 3ª etapa do Grand Tour e marca ainda a 40ª edição do Campeonato Estadual de Xadrez Sul-Mato-Grossense, com apoio da Fundação de Esportes de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), responsável pela equipe de arbitragem.

O “Fronteira Open 2025 – Taça Princesinha dos Ervais” também conta com o apoio de empresas locais, entre elas Perla Pro Cosméticos e Chess And Kids Academia de Robótica.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Prefeitura abre inscrições para contratação por meio de Processo Seletivo Simplificado

Prefeitura de Ponta Porã abre inscrições para contratação por meio de Processo Seletivo Simplificado

Inscrições vão até o dia 31 de outubro e contemplam diversas funções no setor público municipal

A Prefeitura de Ponta Porã abriu, nesta quarta-feira (15), as inscrições para contratação de servidores por meio de Processo Seletivo Simplificado. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 31 de outubro de 2025.

O processo prevê a contratação de profissionais para diversos setores da administração municipal, abrangendo desde trabalhadores de serviços gerais até profissionais da área da saúde.

Conforme o edital publicado na Edição nº 4.794 do Diário Oficial do Município, de 15 de outubro, assinado pelo prefeito Eduardo Campos, o processo seletivo tem como objetivo o provimento de cargos temporários e a formação de cadastro reserva para o quadro de pessoal da Administração Direta.

A execução do certame ficará a cargo do Instituto Avalia, da cidade de Maringá (PR). As contratações terão prazo inicial de 12 meses, podendo ser prorrogadas por igual período, o que garante aos aprovados até dois anos de atuação no serviço público municipal.

A seleção dos candidatos ocorrerá mediante avaliação de títulos, e as convocações serão realizadas conforme a necessidade e conveniência da Prefeitura, dentro do prazo de validade do processo seletivo.

Os interessados devem ler atentamente o edital, disponível no Diário Oficial do Município e no site www.avalia.org.br, onde também serão publicadas as próximas etapas e comunicados oficiais.

O edital apresenta informações completas sobre códigos das funções, carga horária semanal, número de vagas, além do vencimento básico de cada cargo.

As vagas são para as mais diversas funções, como auxiliar de serviços diversos, agente comunitário de saúde, farmacêutico, enfermeiro, cirurgiões-dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, auxiliares administrativos, operadores de máquinas, motoristas de ônibus e motoristas de ambulância, entre outras funções.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Secretaria de Saúde de Ponta Porã orienta população sobre serviços do SAMU

No mês de maio passado, o prefeito Eduardo Campos entregou mais uma ambulância zero quilômetro para o SAMU de Ponta Porã – Foto: Arquivo

Objetivo é conscientizar para que o serviço seja acionado apenas em casos de real necessidade

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo uma campanha de orientação à população sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A ação tem como objetivo esclarecer quando o serviço deve ser acionado e evitar solicitações indevidas que possam comprometer o atendimento a casos realmente urgentes.

O SAMU funciona 24 horas por dia, atendendo gratuitamente toda a população de Ponta Porã. O socorro é acionado pelo número 192, e o atendimento é realizado em qualquer ponto do município.

Ao ligar para o SAMU, o cidadão é atendido inicialmente por técnicos da Central de Regulação, que identificam a emergência e transferem a chamada para o médico regulador. Esse profissional avalia a gravidade do caso, orienta o paciente ou quem fez a ligação sobre os primeiros procedimentos e define o tipo de atendimento necessário.

Dependendo da situação, o médico pode recomendar apenas a busca por uma unidade básica de saúde, ou, em casos mais graves, determinar o envio de uma ambulância de suporte básico ou avançado, com equipe de socorristas. Como autoridade sanitária, o médico regulador também comunica os hospitais públicos sobre urgências e emergências, garantindo a reserva de leitos para continuidade do atendimento.

A Secretaria de Saúde reforça que o SAMU deve ser acionado apenas em casos de urgência e emergência, como:

Problemas cardiorrespiratórios

Crises hipertensivas

Intoxicações exógenas

Acidentes com vítimas e traumas

Queimaduras graves

Tentativas de suicídio

Afogamentos

Choques elétricos

Maus-tratos

Acidentes com produtos perigosos

Trabalho de parto com risco de morte da mãe ou do bebê

Transferência inter-hospitalar de pacientes em risco de morte

Por outro lado, não é necessário acionar o SAMU em situações de menor gravidade, como:

Troca de sonda ou curativo

Cortes leves com pouco sangramento

Transporte de óbito

Febre prolongada, dores crônicas, vômito ou diarreia

Dor de dente

Entorses e pequenas lesões

Com a campanha, a Secretaria de Saúde busca reforçar o uso consciente do serviço, garantindo que as equipes do SAMU estejam sempre disponíveis para atender quem realmente precisa de atendimento de urgência.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt, destacou a importância da conscientização da população sobre o uso correto do serviço. “O SAMU é um serviço essencial e salva vidas todos os dias, mas é fundamental que a população compreenda que ele deve ser acionado apenas em situações de urgência e emergência. Quando o serviço é utilizado de forma indevida, há o risco de atrasar o socorro a quem realmente precisa. Nosso objetivo é garantir um atendimento rápido e eficiente para os casos graves”, afirmou o secretário.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

No mês de maio passado, o prefeito Eduardo Campos entregou mais uma ambulância zero quilômetro para o SAMU de Ponta Porã – Foto: Arquivo

Grupo Onça Pintada realiza atendimentos gratuitos neste sábado no distrito de Nova Itamarati

Grupo Onça Pintada estará mais uma vez atendendo gratuitamente as mulheres com exames preventivos da mama em Ponta Porã – Foto: arquivo

Ação faz parte da campanha Outubro Rosa e contará com exames preventivos contra o câncer de mama

Como parte das celebrações da campanha Outubro Rosa, neste sábado, 18 de outubro, a partir das 7h, o Grupo Onça Pintada estará mais uma vez atendendo gratuitamente as mulheres de Ponta Porã, com a realização de exames preventivos contra o câncer de mama.

A estimativa é de que cerca de 50 mulheres sejam atendidas durante todo o dia, em frente à Unidade Básica de Saúde Rosângela Pereira, na sede do distrito de Nova Itamarati. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã.

De acordo com as informações, as mulheres interessadas poderão fazer o cadastro na hora. Antes do início das consultas, haverá uma breve palestra com médico e enfermeira sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

O Grupo Onça Pintada realizará rastreamento das mamas e exame de ultrassom, permitindo que as pacientes saiam da consulta com os resultados em mãos.

A iniciativa conta com o apoio do deputado estadual Paulo Corrêa e, em Ponta Porã, com toda a logística disponibilizada pelo prefeito Eduardo Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Para o atendimento, as interessadas devem apresentar documentos pessoais, RG, cartão SUS e comprovante de residência.

Sobre o Grupo Onça Pintada

O Grupo Onça Pintada (GOP) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 2001, com o objetivo de desenvolver programas de saúde e desenvolvimento humano, especialmente voltados às populações mais carentes de Mato Grosso do Sul.

No ano de sua fundação, o GOP criou o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama, que leva atendimento a bairros periféricos de Campo Grande e municípios do interior, com foco em comunidades rurais, quilombolas e indígenas.

O projeto atua na prevenção e diagnóstico precoce, considerado o principal instrumento no combate ao câncer de mama. Para isso, conta com unidade móvel equipada com ultrassom e uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, enfermeiros, médicos e voluntários.

Nos casos em que há indicação de exames complementares, as pacientes são encaminhadas para a sede do grupo em Campo Grande, onde participam de mutirões com mamografias, consultas com mastologistas e acompanhamento social.

Quando há diagnóstico de casos graves, o GOP encaminha as pacientes à rede pública de saúde, garantindo seguimento e assistência durante o tratamento.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Definidos os confrontos do “mata-mata” da 8ª Taça Cidade Ponta Porã de Futebol Suíço

Definidos os confrontos do “mata-mata” da 8ª Taça Cidade Ponta Porã de Futebol Suíço

32 equipes entram em campo neste domingo em busca da classificação para as oitavas de final

A 8ª edição da Taça Cidade Ponta Porã de Futebol Suíço 2025 entra em nova fase com os confrontos do sistema “mata-mata” definidos. A competição, promovida pela Prefeitura de Ponta Porã por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com organização do desportista Paulinho Vieira, promete uma rodada movimentada neste domingo, dia 19 de outubro, a partir das 8h30, em quatro campos distribuídos pela cidade.

De acordo com o organizador Paulinho Vieira, o sorteio que definiu os 16 confrontos foi realizado na noite de ontem (13/10), no Estádio Aral Moreira, durante reunião com os dirigentes das equipes classificadas. A competição, que começou com 63 equipes, chega agora à fase eliminatória com 32 times ainda na disputa pelo título.

Vieira destacou o apoio da administração municipal à prática esportiva. “A gestão do prefeito Eduardo Campos incentiva o esporte no município, inclusive com a criação de uma Secretaria voltada exclusivamente para organizar e fortalecer as competições em diversas modalidades. O futebol é uma das que mais movimenta nossa comunidade, e só temos a agradecer o apoio recebido da Prefeitura”, afirmou.

Confira os confrontos de domingo (19/10), com início às 8h30:

Campo do Vicente

Spartacus F.C. × Sport 10

Floresta F.C. × Sport Alikate

Puma F.C. × Itamaratiense F.C.

Sport Yvype × América

Campo Sup. Estádio

Los Magos F.C. × RP Sementes

Sport Cafi × Scooby One Chopp

Sport Inter × Prats Robocop

Boca F.C. × Sport Lina

Campo Master

Seva/Peroli × Porã Motors

Tereré/Pavão × Verde Olivo

C.E.C. × Rossonero Ypacaraí

Graniporã Wolf Sport × Sport Tropical

Campo Noroeste

Resenha E.B. × Primos & KP’S

Aike Mil × 21 de Abril

Sport Jaki × Sport Boys

Sport Genes × Sport Salazar

As equipes vencedoras garantem vaga nas oitavas de final da competição, que seguirá com partidas eliminatórias até a grande decisão. A organização convida o público a prestigiar os jogos e apoiar os times locais, em uma manhã que promete muita emoção, rivalidade e futebol de qualidade nos campos de Ponta Porã.

Definidos os confrontos do “mata-mata” da 8ª Taça Cidade Ponta Porã de Futebol Suíço

Caravana da Castração chega a Ponta Porã com atendimento gratuito para cães e gatos

Mutirão da Caravana da Castração acontece de 28 a 31 de outubro no Parque dos Ervais com castração, microchipagem e medicação

Mutirão acontece de 28 a 31 de outubro no Parque dos Ervais com castração, microchipagem e medicação

A Caravana da Castração, programa itinerante do Governo de Mato Grosso do Sul, estará em Ponta Porã entre os dias 28 e 31 de outubro, oferecendo castração, microchipagem e medicação gratuitas para cães e gatos. A ação é realizada por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os tutores interessados devem primeiro se cadastrar no site www.sigpet.ms.gov.br e, no dia 27 de outubro, realizar o agendamento do atendimento, que ocorrerá no Parque dos Ervais do dia 28 ao dia 31. O sistema permitirá escolher a data e o turno conforme a disponibilidade.

De acordo com os organizadores, o objetivo do programa é controlar a população de animais, prevenir zoonoses e promover o bem-estar animal. A cirurgia inclui todos os procedimentos necessários — castração, microchipagem e medicação pós-operatória — sem nenhum custo para os tutores.

A equipe da Caravana reforça a importância de que os animais estejam saudáveis, sem carrapatos ou doenças, e que os tutores sigam corretamente as orientações de jejum obrigatório antes da cirurgia.

O mutirão representa mais uma ação conjunta entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Ponta Porã em prol da saúde pública e da proteção animal.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Ponta Porã realiza multivacinação neste sábado

A campanha de multivacinação é voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos

Ação da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é uma oportunidade para atualização da caderneta de vacinas de crianças e adolescentes

Neste sábado, dia 11 de outubro, a Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Receita Federal, realiza campanha de multivacinação voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos que ainda não foram vacinados ou que estão com o esquema vacinal incompleto.

A ação acontece na Delegacia da Receita Federal de Ponta Porã, das 7h30 às 12h. Os primeiros 400 vacinados receberão de presente uma garrafinha, doada pela Receita Federal, que participa da iniciativa por meio do programa Cidadania Fiscal — um importante instrumento de aproximação entre o Governo Federal e a sociedade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas oferecidas protegem contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, HPV, hepatites A e B, entre outras enfermidades que podem causar complicações graves ou até levar à morte.

As autoridades em saúde reforçam que manter a caderneta de vacinação em dia é essencial para prevenir a reintrodução e o avanço de doenças, além de contribuir para o controle de surtos e epidemias no município.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Ponta Porã discute avanços do programa MS Ativo com a Casa Civil

Prefeito Eduardo Campos acompanhado dos vereadores recebeu equipe do Governo do Estado para reunião de trabalho na manhã desta quinta-feira, dia 9 de outubro – Foto: Wilhan Filgueira

Município apresenta avanços na execução das obras da primeira etapa e já prepara cinco novos projetos para o MS Ativo II em parceria com o Governo do Estado

O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 9, em seu gabinete, o secretário-adjunto da Casa Civil do Governo do Estado, Walter Carneiro Júnior, acompanhado do secretário-executivo Éder Lima (Tuta) e do chefe de gabinete da vice-governadoria, Dorival Betini.

A reunião de trabalho tratou da execução dos projetos da primeira fase do programa MS Ativo e da preparação de novas propostas para a segunda etapa, que será lançada em breve pelo Governo do Estado. Participaram também o presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, e os vereadores Reinaldo Jalasca, Carlos Bordão, Natália Velasques, Daniel Puka Valdez, Lourdes Monteiro, Marcelino Nunes, Jelson Bernabé, Biro Biro, Subtenente Morinigo, Gabriel Arce, Vanderlei Avelino e Anny Espínola.

O prefeito Eduardo Campos destacou que o MS Ativo Municipalismo, lançado pelo governador Eduardo Riedel, tem fortalecido a parceria entre o Estado e os municípios, garantindo resultados concretos. “O MS Ativo traz desenvolvimento para Ponta Porã com uma proposta de política municipalista que começou na gestão do ex-governador Reinaldo Azambuja e vem ganhando ainda mais força com o governador Eduardo Riedel. Essa parceria tem sido fundamental para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson dos Santos, informou que 80% dos projetos do MS Ativo I já estão executados e que a equipe técnica trabalha na finalização de cinco novos projetos que serão encaminhados para o MS Ativo II. “Nossa meta é concluir os projetos executivos até o dia 10 de novembro para entregar todos de uma só vez à Agesul, garantindo agilidade na análise e na execução”, disse.

O secretário-adjunto da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, ressaltou a determinação do governador Eduardo Riedel em garantir celeridade na execução dos investimentos. “Estamos visitando os municípios para acompanhar o andamento dos projetos e parabenizamos Ponta Porã pela qualidade técnica dos trabalhos apresentados. A meta é que todas as obras sejam licitadas e tenham ordens de serviço assinadas até dezembro do próximo ano. Ponta Porã priorizou cinco projetos estratégicos e, com o modelo de convênio entre Estado e Município, a execução será muito mais rápida”, afirmou.

Durante a reunião, o prefeito Eduardo Campos solicitou o apoio do Governo do Estado para a liberação de R$ 8 milhões destinados à pavimentação asfáltica nos bairros Jardim Independência, Parque dos Eucaliptos e em trecho da Rua General Osório, além da agilização de R$ 5 milhões provenientes de emenda parlamentar do deputado Dagoberto Nogueira para obras no Jardim Planalto.

O presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, destacou a unidade dos 17 vereadores em apoio ao trabalho do prefeito e à parceria com o Governo do Estado. “O governador Eduardo Riedel tem sido um grande parceiro da gestão municipal. Essa união é essencial para continuarmos fazendo de Ponta Porã a melhor cidade para se viver em Mato Grosso do Sul”, disse.

Os vereadores presentes também apresentaram demandas e sugestões, com foco em áreas como saúde, segurança pública e infraestrutura.

Lourdes Monteiro e Natália Velasques pediram melhorias no serviço de regulação e nas cirurgias eletivas; Puka Valdez e Carlos Bordão defenderam o reforço do efetivo das polícias Militar e Civil na fronteira; Jelson Bernabé enfatizou a importância da continuidade dos investimentos em saúde e obras estruturantes.

O vereador Marcelino Nunes finalizou destacando o reconhecimento da gestão estadual à administração municipal: “O Governo do Estado investe em Ponta Porã porque confia na gestão do prefeito Eduardo Campos. Isso é fruto de credibilidade e trabalho sério, e nos enche de orgulho.”

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Durante a reunião, vereadores manifestaram união e apresentaram várias solicitações – Foto: Anahi Volpini
Vereadores falaram sobre saúde, segurança e infraestrutura – Foto: Wilhan Filgueira

Saúde realiza campanha de multivacinação neste sábado em Ponta Porã

A campanha de multivacinação é voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos

Ação é oportunidade para atualização da caderneta de vacinas de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Receita Federal, promove neste sábado, dia 11 de outubro, uma campanha de multivacinação voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos que ainda não foram vacinados ou que estão com o esquema vacinal incompleto.

A ação acontece na Delegacia da Receita Federal de Ponta Porã, das 7h30 às 12h. Os primeiros 400 vacinados receberão de presente uma garrafinha, doada pela Receita Federal, que participa da iniciativa por meio do programa Cidadania Fiscal — um importante instrumento de aproximação entre o Governo Federal e a sociedade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas oferecidas protegem contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, HPV, hepatites A e B, entre outras enfermidades que podem causar complicações graves ou até levar à morte.

As autoridades em saúde reforçam que manter a caderneta de vacinação em dia é essencial para prevenir a reintrodução e o avanço de doenças, além de contribuir para o controle de surtos e epidemias no município.

Edilson José, Assessoria de Comunicação