Prefeitura avança obras de asfalto no Flamboyant

Trabalhos estão concentrados na drenagem e preparo do solo para receber camada asfáltica

A prefeitura de Ponta Porã avança com as obras de asfaltamento no bairro Jardim Flamboyant, mesmo enfrentando as chuvas extemporâneas nesta época do ano. Os trabalhos estão concentrados na drenagem, antecedendo ao preparo do solo para receber a camada asfáltica. O prefeito Hélio Peluffo anunciou pavimentação asfáltica para mais seis bairros e estão recebendo asfalto, calçada e meio fio são 100% do Residencial Ponta Porã 1, Bosque de Ponta Porã, São João, Jardim Estoril, Flamboyant e São Rafael. O Residencial Ponta Porã 1 recebe pavimentação de todas as vias, melhorando significativamente a qualidade de vida dos moradores.

As obras de asfalto e drenagem no bairro segue em ritmo acelerado em Ponta Porã. O Bosque Ponta Porã recebeu capa asfáltica e agora estão sendo realizados os trabalhos de confecção do calçamento. O bairro São João, vizinho ao Bosque Ponta Porã já recebeu a colocação do meio fio. A região norte vem recebendo melhorias e os serviços avançam. No bairro Residencial Ponta Porã 1, os trabalhos estão em fase de conclusão e os moradores comemoraram a benfeitoria. O prefeito Hélio Peluffo acompanha de perto toda a execução das obras.

“Damos prosseguimento às frentes de pavimentação asfáltica no Estoril, São João e Residencial I, enquanto prosseguem as drenagens que preparam a pavimentação na Rua Brasília, Flamboyant e Bosque de Ponta Porã. Diariamente tenho acompanhado a execução, monitorando a qualidade e a técnica que garante a durabilidade dos investimentos. Temos que aproveitar bem o tempo que cada vez, parece, passa mais rápido”, atesta o prefeito Hélio Peluffo, que vem vistoriando todas as etapas dos trabalhos.

Os trabalhos de infraestrutura seguem para várias regiões da cidade. A Prefeitura de Ponta Porã está iniciando mais uma grande obra de infraestrutura urbana e qualidade de vida, aplicando R$ 2,5 milhões nas obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Bairro Residencial Flamboyant, alcançando as ruas Missionária Maria, Sergio Antônio Duarte, Rosa Setzu C. Uemura, Cinco, Rosa Vermelha, Pedro Paschoal Colman, Doze e Treze, numa extensão de 2.808,79m.

No Jardim Estoril, são 3.796m de asfalto, já no Bosque de Ponta Porã foram 2.640m e no bairro São João 1.165m.

Com as obras em andamento, a prefeitura de Ponta Porã coloca em prática o plano de asfaltamento projetado no início da gestão do prefeito Hélio Peluffo, destinado à execução de pavimentação asfáltica de vias públicas, vias, sarjetas e galerias de águas pluviais. As obras e os serviços públicos são executados prioritariamente visando melhorar a qualidade de vida da população.

A gerente administrativa Patrícia de Oliveira, moradora há 11 anos, disse que o asfalto contempla uma antiga aspiração de todos os moradores. “Todos querem o asfalto, mas aqui já tínhamos perdido a esperança, e agora o prefeito Hélio nos trouxe a ideia e abraçamos, pois esta rua era intransitável. Sofremos muito aqui”, disse Patrícia. A aposentada Menair Rodrigues dos Santos reside há 35 anos no bairro São João, à rua Bela Vista.

“Nem quero lembrar mais dessa época. Agora, graças ao prefeito Hélio Peluffo, já temos o asfalto. Sem contar a melhoria no serviço de iluminação pública. Quando o prefeito assumiu, pedi conserto na iluminação aqui da rua perto de casa. A atendente deu prazo de cinco dias para atendimento e com dois dias estavam aqui trocando lâmpadas e melhorando. Vivíamos na escuridão”, disse dona Menair.

A dona de casa Elaine Durelo Guides é moradora mais recente na região. Está há dois anos residindo na rua Jamil Saldanha Derzi. “Sofri aqui nesse período, quando chovia virava um lamaçal só. Agora, o asfalto traz dignidade e melhora a qualidade de vida de todos nós”, atestou.

Prefeitura sinaliza ciclovia em toda extensão

Orientação é para pedestres, ciclistas e condutores de veículos redobrar atenção

A prefeitura de Ponta Porã vem sinalizando a ciclovia em todo o trecho, de norte a sul, visando garantir plena segurança a todos, pedestres, ciclistas e condutores. A principal orientação é para atenção redobrada nos cruzamentos e muita prudência.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública vem orientando todos os pedestres para que evitem transitar em caminhada a pé pela ciclovia, pois a mesma está sendo construída única e exclusivamente para o trânsito de ciclistas a bordo de bicicletas, haja vista que ultimamente tem sido notório o intenso tráfego de pessoas se deslocando a pé em todos os trechos da ciclovia, comportamento este, que em algum momento poderá resultar em acidentes com lesões graves ou até fatais, envolvendo ciclistas e pedestres. Pede-se também, a paciência, compreensão e colaboração de todos os ciclistas, no sentido de se evitar transitar com suas bicicletas pela referida ciclovia.

Pelo menos por enquanto, pois a mesma ainda está em fase de construção e sinalização, e portanto, ainda não se encontra liberada para ser utilizada por usuários da via. Pede-se também, atenção redobrada na localidade de travessia da avenida Brasil com a rua Duque de Caxias, onde o semáforo se encontra desligado e será implementado  no modo alerta. Assim que as obras terminarem, o prefeito Hélio Peluffo Filho e sua equipe estarão inaugurando a ciclovia e todos os ciclistas poderão transitar com toda segurança, conforto e comodidade.

São 6,2 quilômetros para você pedalar com toda sinalização e segurança.  “Muito bom melhorar a qualidade de vida da nossa terra e implantar um novo modal de circulação”, tem lembrado o prefeito Hélio Peluffo.

“Bom ver que a nossa primeira ciclovia já começa a ser aproveitada para o lazer. Essa via tem 6,2km, unindo a região do São João (perto da Escola Topo Gigio) até o monumento das cuias, passando pelo Parque dos Ervais. O objetivo é mobilidade, lazer e vida saudável. Essa é só a primeira, vem mais ciclovia por aí!”, afirmou o prefeito.

Convocados em processo seletivo devem se apresentar no Centro de Convenções

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Administração, publicou na edição de segunda-feira, 13, a homologação do resultado final do processo seletivo para preenchimento de vagas temporárias no serviço público municipal em várias áreas. A publicação está no site oficial do município na página www.pontapora.ms.gov.br

As convocações atendem em uma 1ª etapa os aprovados para diversos cargos e os inscritos têm os dias 16, 17 e 20 próximos para apresentar a documentação necessária no Centro de Convenções.

Para o processo seletivo foram 4.594 candidatos para os cargos disponibilizados dentre os quais assistente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, agente social, coletor de lixo, oficial de cozinha, auxiliar em saúde bucal, técnico de enfermagem, auxiliar de serviços diversos, assistente social, dentista, Auditor de Gestão de Serviço de Saúde, motorista, vigia, contador, enfermeiro, engenheiro de alimento, fisioterapeuta, médico, médico veterinário, professor de apoio pedagógico, professor de arte, professor de ciências, professor de Educação Física, Farmacêutico, professor de apoio escolar, professor de geografia, professor de história, professor de língua espanhola, professor de língua portuguesa, professor de matemática, psicólogo, professor do 1º ao 5º ano, professor de educação infantil.

A homologação traz os candidatos aprovados e classificados por ordem de aprovação em cada cargo.

Verão no Parque 2020 tem recorde de equipes: 205 só no futebol

Congresso técnico reuniu coordenação e equipes

Maior evento da fronteira tem abertura no sábado, dia 18, às 19h no Parque dos Ervais

A edição 2020 do Verão no Parque, organizado pela prefeitura de Ponta Porã, tem número recorde de inscritos. Somente no futebol são 205 equipes. No total, são mais de 3,5 mil atletas envolvidos na competição, um dos maiores eventos do gênero, o “Verão no Parque”. O Congresso Técnico aconteceu no sábado, 11.  A 3ª edição do Verão no Parque, evento esportivo acontecerá no Parque dos Ervais entre 18 de janeiro a 1º de março, já se tornou tradição nessa época do início do ano.

Conforme a coordenação do evento, as inscrições seguem até o dia 25, a pedido de equipes interessadas cujos integrantes estão viajando, a maioria acadêmicos em Pedro Juan Caballero. O pedestrianismo tem inscrições até o dia 25. A prova está programada para o dia 1º de março. O Verão no Parque visa consolidar a saúde por meio do esporte, fomentar a cultura e esporte dando espaço para a juventude, garantindo o acesso a todos os segmentos.

O Verão no Parque contará com a escolha da ´Garota Verão no Parque 2020”, com candidatas de idade mínima de 16 anos para concorrer. O congresso técnico acontece logo após o fechamento das inscrições.

A última edição contou com a participação de 3 mil atletas diretamente envolvidos, sendo um dos maiores eventos do gênero realizado na fronteira. Estarão em disputa as modalidades de futebol suíço em grama sintética, basquetebol, voleibol, trinca de basquete, futsal, handebol, vôlei de quadra, vôlei de areia (duplas), futevôlei, pedestrianismo (corrida 5 km), divididos nas categorias mirim, infantil, juvenil, adulto, adulto 40 anos, adulto 50 anos, todos masculino e feminino.

O prefeito Hélio Peluffo convida toda a população para participar do evento esportivo, organizado para a família fronteiriça tendo como principal objetivo difundir as diferentes práticas esportivas e culturais, mobilizando e motivando através da educação e integração social.

O hábito da prática esportiva está inserido na programação do evento, buscando com isso vida saudável a todos. “Tenhamos no Verão no Parque um caminho para a prática esportiva saudável. Que o esporte una os povos, e que as gerações através dele possa garantir uma sociedade mais harmoniosa e com espaço para o desenvolvimento pessoal e coletivo”, frisa o prefeito Hélio Peluffo.

“O Verão no Parque já é um sucesso que faz parte do calendário de eventos esportivos e culturais da nossa cidade. O enorme público que participou da edição 2019, com certeza será maior agora, em 2020. O Verão no Parque soma lazer, atividades de vida saudável, recreação para crianças, jovens e adultos, difusão do melhor da nossa cultura e prática de esportes. É bem organizado, é gratuito, é feito para a nossa gente se encontrar e confraternizar no período das férias. O Parque transforma-se na nossa praia, onde as pessoas surfam nas ondas da qualidade de vida e praticam a cultura da paz. Participe com sua família”, reforçou o prefeito Hélio.

Empossados novos conselheiros tutelares em Ponta Porã

Em ato realizado no auditório da prefeitura de Ponta Porã, foram empossados os novos conselheiros tutelares de Ponta Porã, além dos suplentes. O ato marca a posse dos conselheiros tutelares eleitos no dia 06 de outubro de 2019, em acordo com a lei nº 8.069/1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, com a Lei Municipal nº. 4.107, de 24 de julho de 2015 e com o edital de convocação 001/CMDCA/2019 para o processo de escolha em data unificada para membros do Conselho Tutelar, titulares e suplentes para o quadriênio 2020/2024. Dos quase 60 mil eleitores inscritos na justiça Eleitoral da cidade, 2.399 foram às urnas para votar.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Anália Marques afirmou sobre a importância do papel do Conselho Tutelar, reforçando que os conselheiros tutelares precisam reforçar a função do órgão perante a sociedade. A secretária de Assistência Social, Vera Lúcia Oliveira destacou a função social do Conselho Tutelar, fala idêntica proferida pela secretária de Administração, Dulce Manosso.

Tomaram posse os conselheiros tutelares Marilene Escobar de Souza, Enoque Franco Gomes, Angela Cristina Ramires Vilhalba de Jesus, Juliano Yoshio Sato Castilho e Ana Paula Ramos de Oliveira na qualidade de tutelares. Enquanto suplentes, receberam diploma Aline Sabino da Silva, Sócrates Morinigo Samudio, Cláudia Marques da Silva Sanches, Fernando Akiito Moltocaro e Fanni Cecília Sgube Godoy.

A principal função do Conselho tutelar é a proteção e garantia dos direitos dos menores segundo o seu Estatuto. O papel do Conselho Tutelar começa a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta.

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos por Lei. Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha.

São atribuições do Conselho Tutelar: atender e aconselhar os pais ou responsável; promover a execução de suas decisões, podendo para tanto: requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança; representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações; encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente; encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência; expedir notificações; requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário; assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente; representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos; representar ao Ministério Público para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural.

Além da secretária de Assistência Social, Vera Lúcia Oliveira, secretária de Administração Dulce Manosso (representando o prefeito Hélio Peluffo), prestigiaram o ato o presidente da Câmara Municipal, vereador Rony Lino, vereador Jelson Bernabé, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Anália Marques, servidores públicos além de representantes de diversos segmentos da sociedade.

Central de Matrículas emite documentos na REME

Alunos migrando para escolas estaduais podem retirar documentação em horário de expediente

Alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) migrando para a rede Estadual podem retirar a documentação necessária junto à Central de Matrículas, que está emitindo o documento para efetivação da matrícula. A Central de Matrículas começou a operar neste dia 21 de novembro, com o 1º período da pré-matrícula para alunos novos na Rede Municipal de Ensino. A Central vem atendendo alunos da Rede Municipal de Ensino, concentrando o sistema de operacionalização das matrículas.

O calendário da Central vem sendo regularmente executado desde a abertura.  No dia 21, será feita a divulgação de alunos designados. Já entre os dias 22 de janeiro a 24, acontece o 1º período de efetivação da matrícula na escola e CEINF´s.

Já no período de 22 a 31 de janeiro, acontece o 2º período da pré-matrícula para alunos novos. No dia 03 de fevereiro, será feita a divulgação da lista de alunos designados segunda etapa. Entre os dias 04 a 06 de fevereiro, será o 2º período de efetivação da matrícula.

Maiores informações e detalhes podem ser obtidos pelo endereço eletrônico www.educacaopontapora.dyndns.org/matriculadigital ou pelo fone 3431.0451. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h.

Lançada linha internacional de transporte interbairros

Empresa Medianeira passa a atender Pedro Juan Caballero com saída do terminal em Ponta Porã

A fronteira passa a ser atendida com linha internacional de transporte interbairros. O lançamento do novo serviço foi realizado na manhã desta segunda-feira, 06, no terminal de transbordo em Ponta Porã com a presença de autoridades municipais dos dois lados da fronteira, diretores da empresa Medianeira de Transportes e usuários. O serviço atende duas linhas que cortam Pedro Juan Caballero de norte a sul, partindo do terminal de transbordo em Ponta Porã, percorrendo vários bairros.

O diretor da empresa Medianeira, Paulo Saccol destacou o apoio das prefeituras dos dois lados da fronteira, enfatizando que a partir de agora a prestação de serviço em Pedro Juan visa garantir qualidade no transporte de passageiros na cidade. Ele destacou o apoio do intendente José Carlos Acevedo para a abertura das linhas de transporte de passageiros interbairros. “Vamos prestar o melhor dos nossos serviços de forma a atender o usuário da melhor maneira possível”, enfatizou.

A secretária de Administração, Dulce Manosso, representando o prefeito Hélio Peluffo enfatizou a preocupação da empresa Medianeira em levar o serviço para a vizinha cidade, garantindo o transporte de passageiros. “É uma opção para os usuários que agora podem deslocar-se de um lado a outro da fronteira de diferentes pontos através desse serviço que passa a ser prestado”, destacou.

O vereador Agnaldo Miudinho, falando como líder do prefeito Hélio Peluffo na Câmara Municipal, agradeceu a receptividade que o intendente José Carlos Acevedo sempre ofereceu desde quando a proposta foi apresentada. “Hoje, este ato de lançamento da linha internacional está sendo possível graças ao apoio e suporte do intendente José Carlos Acevedo. Em nome do prefeito Hélio Peluffo, agradecemos esse posicionamento, garantindo que a Medianeira opere as linhas de transporte de passageiros em sua cidade”, afirmou Miudinho.

A vereadora Annie Espínola também destacou o apoio da prefeitura de Pedro Juan Caballero e o empenho dos vereadores dos dois lados da fronteira. O intendente José Carlos Acevedo disse que a prefeitura de sua cidade está aberta ao desenvolvimento e a chegada da Medianeira é mais um avanço à população.

Vereadores de Ponta Porã e Pedro Juan, autoridades municipais, usuários e diretores da empresa Medianeira de transportes participaram do ato. A linha de ônibus já opera em Pedro Juan Caballero desde esta segunda-feira, dia 06.

Prefeitura entrega carros e motos 0km do IPTU Premiado

A prefeitura de Ponta Porã efetuou nesta segunda-feira, 23, a entrega dos prêmios do IPTU Premiado 2019. As chaves dos carros e motos ok foram entregues pelo prefeito Hélio Peluffo. Os quatro contribuintes moradores de distintos bairros de Ponta Porã demonstraram satisfação em pagar o imposto em dia e receber o prêmio.

O primeiro prêmio, uma moto marca Honda modelo Bros 160cc tem como ganhador o contribuinte Paulo César Monteiro, morador no bairro Santa Isabel. A segunda moto, sorteada foi contemplada para Rosemari Sanches Ramires, residente no bairro Jardim Independência.

Dois carros 0 Km, marca Fiat modelo Mobi foram entregues. O contribuinte Constâncio Benites, morador no bairro Maria Auxiliadora foi um dos premidos e recebeu a chave entregue pelo prefeito Hélio Peluffo. Já o segundo carro saiu para o contribuinte Valdecir Galendi, residente no bairro Residencial Ponta Porã 2.

O prefeito Hélio Peluffo enfatizou a importância dos investimentos realizados no município e com os recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é possível aplicar em melhorias nos mais diferentes setores.

IPTU Premiado 2019: sorteados carros e motos 0 Km

Duas motos e dois carros 0 Km foram sorteados para moradores de vários bairros

Quatro contribuintes moradores de distintos bairros de Ponta Porã foram sorteados com duas motos e dois carros zero quilômetro, em sorteio realizado na manhã desta terça-feira, dia 17, na central de arrecadação da prefeitura. O sorteio foi acompanhado pela imprensa, vereadores, contribuintes e secretários municipais, com dois momentos. O primeiro, para os contribuintes cujo pagamento é parcelado e posteriormente com todos os cupons em uma mesma urna.

O primeiro prêmio, uma moto marca Honda modelo Bros 160cc foi sorteado pelo vereador Edinho Quintana, tendo como ganhador o contribuinte Paulo César Monteiro, morador no bairro Santa Isabel. A segunda moto, sorteada pelo diretor da Agência de Emprego Dr. Gabriel Arce, foi contemplada para Rosemari Sanches Ramires, residente no bairro Jardim Independência.

O segundo momento do sorteio do IPTU Premiado foi com os dois carros 0 Km, marca Fiat modelo Mobi. O vereador Vanderlei Avelino girou a urna com os cupons e o contemplado foi o contribuinte Constâncio Benites, morador no bairro Maria Auxiliadora. Já o segundo carro saiu para o contribuinte Valdecir Galendi, residente no bairro Residencial Ponta Porã 2. O sorteio foi realizado pela vereadora Annie Espínola.

O secretário de Governo, Dr. Eduardo Campos destacou o empenho da administração municipal em levar melhorias para todos os bairros e isso tem sido possível com a participação de todos os contribuintes. O secretário de Finanças, Fabrício Cervieri falou do reconhecimento da gestão do prefeito Hélio Peluffo aos contribuintes em dia com o município.

IPTU Premiado: prefeitura sorteia carros e motos 0 km nesta 3ª feira

Sorteio acontece no Paço Municipal, às 10 horas

A Prefeitura de Ponta Porã fará sorteio do IPTU Premiado 2019 nesta terça-feira, dia 17, às 10h. São dois carros marca Fiat modelo Mobi 0 km e duas motos marca Honda modelo Bross 160 cc também zero quilômetro. Somente quem estiver rigorosamente em dia com o tributo municipal vai concorrer aos prêmios.

É mais um ano em que a administração do prefeito Hélio Peluffo premia contribuintes do município. No ano passado, foram dois carros e três motos sorteados na campanha do Imposto Predial Territorial Urbano.

“È assim que conseguimos melhorar a infraestrutura de nosso município, investir na educação e assistência social, por exemplo. Por isso é muito importante que o contribuinte esteja em dia com seu IPTU.”, afirmou Fabrício Cervieri. No ano passado, contribuintes foram contemplados.

O secretário de finanças, Fabrício Cervieri, lembrou que ano passado foram sorteadas duas motos aos contribuintes que optaram pelo parcelamento, e um carro, que foi destinado aos contribuintes que optaram pelo pagamento à vista.

Segundo Fabrício Cervieri, a estratégia de sortear prêmios aos contribuintes é uma forma de atrair o maior número de cidadãos do município a manterem seus impostos em dia. “É uma forma de estimular o contribuinte a sempre manter o IPTU em dia. O IPTU é o tributo que fica para o município. Quem ganha é o próprio contribuinte, que dessa forma ajuda o município a crescer. Várias obras são realizadas com o que é arrecadado do IPTU, por isso é tão importante o contribuinte manter em dia o pagamento desse tributo tão importante para o município”, afirmou Cervieri.

No ano passado, o prefeito Hélio Peluffo lembra que os recursos oriundos do IPTU foram aplicados em várias frentes de trabalho, melhorando a qualidade de vida da população. Utilizando parte dos recursos do IPTU pago à vista, a prefeitura efetuou recapeamento de sete trechos de vias públicas, totalizando 21 mil e 440 metros quadrados de pavimento  novo.

“Não reajustamos o valor como muitos municípios fizeram, apostamos em aumentar o percentual de pagamento e reverter tudo em investimentos para nosso município em várias áreas”, destaca o prefeito Hélio Peluffo.

O prefeito Hélio Peluffo, destaca que muitas obras são realizadas com recursos próprios, como a pavimentação asfáltica de diversas regiões, melhorando com isso a qualidade de vida da população. “Sabemos do quanto o morador espera pelo asfalto, e nossos projetos estão avançando. Com recursos do IPTU, ampliamos nossa malha asfáltica nos bairros e proporcionamos melhorias nas condições dos bairros e vamos melhorar ainda mais”, enfatiza o prefeito.