15ª Conferência de Assistência Social de Ponta Porã debate os 20 anos do SUAS

Foi aberta nesta quinta-feira e prossegue nesta sexta-feira, dia 11 de julho, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social – Fotos: Nadiele Sanches

Evento reúne representantes do poder público e sociedade civil para fortalecer políticas de proteção social

Com organização do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Gestão Municipal da Política de Assistência Social, foi aberta nesta quinta-feira, 10 de julho, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, evento que acontece no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez. Com o tema “20 anos do SUAS: Construção da proteção social e resistência”, o evento segue até esta sexta-feira (11), reunindo representantes do poder público, sociedade civil e profissionais da área.
A conferência tem como objetivo promover o diálogo e a construção coletiva de propostas que visem ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por meio de debates, palestras e trabalhos em grupo. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Lucia de Souza Palácio, destacou a importância do espaço democrático de participação social para avaliar e aprimorar as políticas públicas no município.
A abertura contou com a presença da secretária de Cidadania e Inclusão Social, Dilma da Silva, e da secretária adjunta, Angela Derzi, que reforçaram o compromisso da gestão do prefeito Eduardo Campos com a ampliação e qualificação dos serviços ofertados à população em situação de vulnerabilidade.
O ponto alto do primeiro dia foi a palestra da psicóloga Thais Ghisi Mehl, especialista em psicologia jurídica e coordenadora do Centro de Aprendizagem e Formação (CAF), que abordou temas como prevenção a violações de direitos e atuação em rede no atendimento a crianças e adolescentes.
A cerimônia também foi marcada por apresentações culturais que valorizaram a identidade fronteiriça. O Grupo de Dança “Fronteira Sem Fronteira”, do Serviço de Convivência Conviver, e a professora Luana Gutierrez, com apresentação de Dança Paraguaia, encantaram o público presente.
Durante a cerimônia de abertura da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social foi abrilhantada com apresentações culturais regionais. O Grupo de Dança “Fronteira Sem Fronteira” – do Serviço de Convivência Conviver – que como professora e coreógrafa Joelma Larson Veron Dias, com coordenação de Nicole Avelar, arrancou aplausos do público presente. Também teve apresentação de Dança Paraguaia, trabalho da professora de dança, Luana Gutierrez, da equipe ganhadora do prêmio Onça Pintada, em Campo Grande.
A programação segue nesta sexta-feira com debates e a sistematização das propostas que serão encaminhadas aos conselhos estadual e nacional de assistência social, contribuindo para a construção de políticas públicas mais justas e inclusivas.

Edilson José, Assistência Social
Fotos: Wilhan Filgueira

Ana Lucia de Souza Palácio, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social

Dilma da Silva, secretária municipal de Cidadania e Inclusão Social

O Grupo de Dança “Fronteira Sem Fronteira” – do Serviço de Convivência Conviver

Apresentação de dança paraguaia

Apresentações de dança foram um sucesso durante abertura da Conferência

Prefeito Eduardo Campos prestigia troca de comando do Corpo de Bombeiros em Ponta Porã

O prefeito Eduardo Campos e a secretária Paula Consalter Campos juntamente com a tenente-coronel Cláudia Karoline e o major Thiago Teruya – Fotos: Wilhan Filgueira

Tenente-coronel Cláudia Karoline se despede do 4º GBM e passa o comando ao major Thiago Teruya em solenidade com autoridades municipais

O prefeito Eduardo Campos participou na manhã desta quinta-feira, dia 10 de julho, da solenidade de troca de comando do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM) de Ponta Porã. Durante o evento, o chefe do Executivo municipal destacou a atuação exemplar da corporação no atendimento à população e ressaltou o compromisso da Prefeitura em manter parcerias que fortaleçam a segurança e o bem-estar da comunidade fronteiriça.
A cerimônia marcou a saída da tenente-coronel Cláudia Karoline, que será transferida para outra unidade, e a posse do novo comandante, major Thiago Teruya. O evento ocorreu às 9h no pátio do 4º GBM, reunindo diversas autoridades, entre elas a secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos; o presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima; e o vice-presidente do legislativo, vereador Marcelino Nunes.
Em sua fala, o prefeito Eduardo Campos fez questão de enaltecer o trabalho desempenhado pela tenente-coronel Cláudia Karoline durante sua permanência no comando: “A atuação da tenente-coronel Cláudia foi marcada por profissionalismo, dedicação e um compromisso inabalável com a nossa população. O Corpo de Bombeiros é uma instituição que inspira confiança e respeito, e nós, como gestão, reconhecemos seu valor fundamental na linha de frente do socorro, da prevenção e do apoio em momentos críticos. A cidade de Ponta Porã é profundamente grata”, declarou o prefeito.
Ele também deu as boas-vindas ao novo comandante, major Thiago Teruya, desejando sucesso à frente do grupamento: “Temos a certeza de que o major Teruya dará continuidade ao excelente trabalho da corporação, mantendo o padrão de excelência que a população espera e merece.”
Representantes do Legislativo Municipal também prestaram homenagens à corporação, reconhecendo a importância do Corpo de Bombeiros no atendimento emergencial, nas ações preventivas e na integração com a comunidade local.
O 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Ponta Porã é referência regional em resgate, combate a incêndios, defesa civil e ações humanitárias, sendo um dos pilares da estrutura de segurança pública no município.

Edilson José, Assessoria de Comunicação
Fotos: Wilhan Filgueira

O prefeito Eduardo Campos e a secretária Paula Consalter Campos com o novo comandante do 4º GBM, major Thiago Teruya

Prefeitura investe R$ 10,6 milhões para recapear 13,6 quilômetros de asfalto

Rua Felipe de Brum, no Bairro da Granja, é uma das vias atendidas com obras de recapeamento – Fotos: Waldemir Almino

Obras vão beneficiar o centro da cidade e os bairros da Granja, Residencial Ponta Porã e Vila Áurea

A Prefeitura de Ponta Porã está executando um amplo projeto de recapeamento asfáltico em importantes vias do município. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 9 de julho, pelo prefeito Eduardo Campos, que destacou o investimento de mais de R$ 10,6 milhões na restauração de 13,6 quilômetros de ruas que atendem diversas regiões da cidade.
De acordo com a equipe de engenharia da administração municipal, o recapeamento está sendo realizado com concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ), material de alta qualidade que proporciona maior durabilidade e segurança para motoristas e pedestres. O serviço contempla tanto o centro de Ponta Porã quanto bairros de grande densidade populacional, como Granja, Residencial Ponta Porã e Vila Áurea.
Os recursos aplicados na obra foram obtidos por meio do Finisa – Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, da Caixa Econômica Federal. A articulação junto à instituição financeira foi conduzida pelo próprio prefeito Eduardo Campos, como parte da estratégia de modernização da infraestrutura urbana.
“Viabilizamos os recursos e as obras estão em plena execução para atender demandas feitas pela população. Nesta etapa vamos fazer o recapeamento de 13,6 quilômetros de asfalto e vamos seguir pleiteando mais recursos através de parcerias para atender outras regiões do nosso município. Seguimos trabalhando firmes e confiantes no cumprimento da meta de asfaltar 100% de Ponta Porã até o final da nossa gestão”, afirmou o prefeito.
As obras seguem em ritmo acelerado e fazem parte de um conjunto de ações que visam melhorar a mobilidade urbana e garantir mais qualidade de vida para os moradores.

Edilson José, Assessoria de Comunicação
Fotos: Waldemir Almino

Rua Felipe de Brum, no Bairro da Granja, é uma das vias atendidas com obras de recapeamento

Saúde na Porta de Casa: Parceria entre Prefeitura e Sanesul mobiliza 220 agentes para conscientizar população

Agentes de saúde e endemias levam orientações aos moradores de Ponta Porã

Ação inédita leva informação e prevenção a milhares de moradores, unindo saneamento e saúde no combate a doenças e no uso correto da rede de esgoto

Uma parceria firmada pela gestão do prefeito Eduardo Campos com a Sanesul está rendendo bons resultados na área da saúde no município, contando com apoio de um grupo de 220 agentes de saúde e de combate de endemias. É o caso do agente de endemias Anderson Santana que acorda cedo, organiza o roteiro e segue para o bairro São Bernardo, em Ponta Porã. Além das inspeções e orientações rotineiras, agora ele tem uma nova missão. Desde o ano passado faz a conscientização dos moradores sobre o uso correto da rede de esgoto. A ação faz parte do projeto “Saúde, Saneamento e Meio Ambiente”.
“Informação sempre é bem-vinda. A gente explica aos moradores sobre como utilizar o esgoto da maneira correta, não jogar o que não deve. Muita gente ligava a calha no esgoto e já não faz mais isto. Sempre tem aquele bate-papo, posso jogar o borro de café na pia? Não pode. Caiu o papel higiênico, posso dar descarga? Pode entupir a rede. A água da chuva também excede o limite. As pessoas tiram as dúvidas e como estamos sempre com eles, existe confiança”, explica Santana.
Esta orientação não é feita apenas por ele, mas pelos 220 agentes comunitários (saúde e endemias) de Ponta Porã. Tudo começou em junho do ano passado quando passaram por uma capacitação promovida pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) em parceria com a prefeitura municipal.
Eles fazem parte de um projeto pioneiro e sem precedentes, que tem a informação como principal ferramenta para melhorar a saúde pública e contribuir com o meio ambiente. O projeto piloto “Saúde, Saneamento e Meio Ambiente” se tornou referência e até ganhou prêmios por seus resultados práticos.
Após dez meses de implantação do projeto, foi feito um levantamento de indicadores tanto do saneamento, como de saúde pública. Observou-se que houve uma redução de 19% no indicador de extravasamento de esgoto e 12% na incidência desta ocorrência nas ruas, que ocorre por uso incorreto da rede. O período analisado foi de julho de 2023 a abril de 2024, em comparação a julho de 2024 até abril de 2025 (com o projeto em vigor).
Já na saúde teve redução de 97% nas notificações de casos de dengue e chikungunya, levando em contas as 16 primeiras semanas (epidemiológicas) de 2024 e mesmo período em 2025. Assim como queda de 11% nos casos de internação por diarreia aguda (18 semanas epidemiológicas de 2024 e 2025), que tem ligação direta com saneamento básico.
Além da conversa, os moradores também recebem panfletos e cartilhas sobre o uso correto da rede de esgoto. “Os agentes sempre vêm aqui conversar com a gente, recebi a orientação sobre esgoto, até para gente saber. Ficou melhor depois de receber as informações, ficamos por dentro do que pode e do que não pode. A gente aprende muita coisa”, conta Maria Luiza Ovedo, moradora do bairro São Bernardo, em Ponta Porã. Ela nasceu na região de fronteira e mora na cidade faz 24 anos.
Custo zero
Além dos resultados práticos, a economia dos recursos públicos chama atenção, pois o projeto tem praticamente “custo zero” para ser implantado, já que a orientação sobre esgoto ocorre pelos agentes comunitários, que fazem as visitas aos moradores todos os dias. Eles receberam a capacitação e os panfletos explicativos.
“O projeto veio de encontro com a necessidade de educar a população com uso correto do esgoto. Assim, unimos forças entre a Sanesul, nossa parceira MS Pantanal (PPP do Esgoto) e a Prefeitura Municipal, através da gestão do prefeito Eduardo Campos. Os agentes receberam a capacitação e agora levam as informações na casa das pessoas”, explicou Célio Poveda Filho, gerente regional da Sanesul, em Ponta Porã.
Ele destaca que 90% do extravasamento do esgoto nas vias públicas ocorre devido ao mau uso da rede pelos moradores. “Esta utilização correta trouxe benefícios muito grandes, porque quando falamos em cobertura de esgoto e água tratada, falamos de saúde. O projeto já fez um ano, já colheu os frutos deste trabalho, tendo os agentes de saúde e de endemias como atores principais. Eles são fundamentais, têm a confiança e o respeito dos moradores”.
Protagonistas nesta ação, os agentes reconhecem que a conversa e bom diálogo fazem a diferença na hora de informar. “Fiquei bastante contente com esta capacitação, pois a gente teve que aprender, para ensinar às pessoas. Sou bem recebido nas casas graças a Deus, conheci bastante pessoas neste período. Eles têm muitas dúvidas sobre uso do esgoto, como a água da chuva que precisa ir para outro lado. Uma das coisas que aprendi e passo é que não pode jogar o óleo na pia da cozinha, ele é um dos grandes vilões, porque ele entope a rede”, contou Oscar Cuevas, agente de saúde de Ponta Porã.
Cuevas entende que esta orientação reflete na saúde das pessoas. “Nossa missão é prevenir. Eu vim de outra área, estudei seis anos direito no Paraguai e me formei como advogado, mas agora estou na saúde, são áreas diferentes, mas nas duas lidamos com pessoas. O conhecimento das leis também ajuda no meu trabalho. Estou contente com minha atividade”.
Projeto contínuo
Com resultados positivos e economia de gastos, a iniciativa que começou como projeto piloto, agora se tornou contínuo, sem prazo para terminar. Os agentes continuam orientando as pessoas sobre o uso correto do esgoto, com entrega de panfletos e esclarecendo dúvidas, através da parceria firmada pelo prefeito Eduardo Campos com a Sanesul, com efetiva participação da Secretaria Municipal de Saúde.
Isto tem relação direta com a saúde pública. “São 150 agentes de saúde e 70 agentes de endemias que continuam fazendo esta conscientização, não precisa contratar ninguém. Começamos no ano passado nesta parceria de sucesso com o Governo do Estado e Sanesul. Trata-se da saúde e bem-estar das pessoas. Projeto contínuo. Não vai parar, pois a informação precisa ser repetida, sedimentada e consciente, até ficar na cabeça das pessoas”, afirmou o secretário de saúde de Ponta Porã, Daniel Lima Kayatt.
Ele destaca que a redução do extravasamento de esgoto nas ruas contribui para o combate à dengue na cidade. “Quando o extravasamento de esgoto estava muito alto, acumula mais água e com períodos de chuva tem uma proliferação de ovos de mosquito da dengue. Mas agora com a redução (extravasamento) os números de caso de dengue estão muito menores do que ano passado. São menos pessoas infectadas, que podem até evoluir para o óbito”.
Referência de sucesso, o projeto pode ser exportado para outras cidades. “Proposta que pode ser implementada em outros municípios. Já tivemos reunião com diretores da Sanesul e secretários de saúde das cidades que estavam presentes. Divulgar o que é bom, projeto que não tem custo, pois é baseado em uma conversa, informação à população”, observou o secretário.
O projeto está tendo o devido reconhecimento. Foi premiado (terceiro lugar) na categoria “Meio Ambiente” do Prêmio Nacional Universalizar e no III Prêmio Ipê Amarelo de Meio Ambiente, promovido pelo CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul), onde faturou o segundo lugar do certame.
Na avaliação das autoridades levar estas informações de forma acessível e clara à população dá a devida importância ao saneamento básico e a promoção à saúde. A inclusão dos agentes (saúde e endemias) facilita este caminho, já que eles estão dentro das residências e tem a confiança dos moradores.

Agentes de saúde e endemias levam orientações aos moradores de Ponta Porã

Ponta Porã conquista título masculino e bronze feminino no Atletismo dos Jogos Escolares Estaduais

Delegação da SEMEL se destaca entre mais de 400 atletas em Campo Grande e projeta participação na etapa nacional

Delegação da SEMEL se destaca entre mais de 400 atletas em Campo Grande e projeta participação na etapa nacional

A equipe de atletismo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) de Ponta Porã brilhou na etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, realizada entre os dias 4 e 7 de julho de 2025, em Campo Grande. Com mais de 400 atletas de diversas cidades do Estado, a delegação pontaporanense conquistou o título geral masculino e o terceiro lugar feminino, reafirmando a força do esporte no município.
Comandada pelos professores Fredy Salomão Miranda e Domingos Junior Gomes Carvalho, e com apoio técnico de Anair Gomes Medina e Franciele Correa de Souza, a delegação celebrou os resultados e agradeceu à gestão municipal pelo investimento contínuo no esporte. O trabalho foi coordenado pela professora Celma Giminiano Pelusch (diretora da FUNCESPP), com apoio institucional do superintendente da Secretaria Municipal de Governo e Comunicação, Virgílio Silvéro Neto (Bilo), direção técnica do professor Eduardo Gimenez, secretário de Esporte e Lazer, Ricardo Torraca, e a chefe de delegação Marielle da Silva Venâncio.
Destaque individual para o jovem Matheus Lucas Vera, de 15 anos, da Escola Estadual Joaquim Murtinho, que conquistou: 1º lugar nos 110m com barreiras / 2º lugar nos 200m/1º lugar no Revezamento 4x100m/2º lugar no revezamento 4x400m.
O professor Fredy Salomão comemorou: “O desempenho foi espetacular! Focamos nas provas mais fortes e os resultados mostram que o planejamento e o empenho dos atletas foram fundamentais. Agora o foco é a etapa nacional.”
Os atletas são desenvolvidos através da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação Pontaporanense Esporte é Vida (APEV), que fomenta o atletismo local desde 2009 e é referência em formação de talentos.
A participação de Ponta Porã nos Jogos Escolares reafirma o compromisso com a base esportiva, revelando talentos e projetando o município no cenário estadual e nacional do atletismo.
RESULTADOS FEMININOS
BRONZE GERAL FEMININO

– Emily Aparecida – 3º lugar no Lançamento do Disco e 10º lugar no Arremesso do Peso
– Estéfani Monserrat – 6º lugar na 3ª série dos 400m e 5º lugar nos 200m na 4ª série
– Rafaela Borba – 1º lugar nos 3000m Marcha Atlética e 8º lugar na 2ª série dos 400m
– Gabriela Soares – 2º lugar no Lançamento do Dardo
– Lara Cristiane – 5º lugar no Salto Triplo e 6º lugar no Salto em Distância
– Maria Luiza Leandro – 2º lugar nos 100m e 2º lugar nos 200m
– Nicole Heluany – 2º lugar no Salto Triplo e 10º lugar no Salto em Distância
– Thaiane Raissa – 13º lugar no Lançamento do Disco e 13º lugar no Arremesso do Peso
– Thamara Gisele – 7º lugar no Lançamento do Dardo
– 2º lugar no Revezamento 4x100m com as atletas Maria Luiza, Nicole, Lara e Rafaela
– 2º lugar no Revezamento 4x400m misto com Maria Luiza, Nicole, Matheus e Kevin
RESULTADOS MASCULINOS
CAMPEÃO GERAL MASCULINO

– Charles Kauan – 1º lugar no Pentatlo
– Diego Fernando – 5º lugar no Salto Triplo e 12º lugar no Salto em Distância
– Diego Emanuel – 4º lugar no Arremesso de Peso e 8º lugar
– Isaque Paim – 5º lugar nos 100m e 5º lugar nos 200m
– João Calonga – 8º lugar nos 800m e 11º lugar nos 3000m rasos
– João Victor – 1º lugar no Arremesso do Peso e 6º lugar no Lançamento do Disco
– José Antônio – 3º lugar no Lançamento do Disco e 4º lugar no Lançamento do Dardo
– Kevin Tobias – 2º lugar nos 400m e 5º lugar nos 800m
– Matheus Lucas – 1º lugar nos 110m com barreiras e 2º lugar nos 200m
– Maurício Salvador – 2º lugar nos 5000m Marcha Atlética
– Murilo de Oliveira – 4º lugar no Salto em Altura e 4º lugar no Salto Triplo
– 1º lugar no Revezamento 4x100m com Kevin Tobias, Charles Kauan, Matheus Lucas e Isaque Paim
– 2º lugar no Revezamento 4x400m misto com Maria Luiza, Nicole, Matheus e Kevin

Delegação da SEMEL se destaca entre mais de 400 atletas em Campo Grande e projeta participação na etapa nacional

Prefeitura executa pavimentação asfáltica no bairro Júlia Cardinal

Bairro Júlia Cardina está sendo beneficiado com projeto de pavimentação asfáltica – Fotos: Waldemir Almino

Obras fazem parte do programa MS Ativo e contam com recursos assegurados para novas etapas

A Prefeitura de Ponta Porã segue executando obras de pavimentação asfáltica no bairro Júlia Cardinal, por meio de parceria com o Governo do Estado, dentro do programa MS Ativo. O projeto foi articulado pelo prefeito Eduardo Campos e tem como objetivo melhorar a infraestrutura urbana e a qualidade de vida dos moradores da região.
Nesta semana, o secretário municipal de Obras, Joanilson dos Santos, esteve no local para acompanhar o andamento dos serviços. “Estamos acompanhando a intensificação dos trabalhos, conforme solicitação feita pelo prefeito Eduardo Campos. A execução do projeto é um compromisso da gestão municipal e está mudando a realidade dessa região da nossa cidade”, afirmou.
O projeto está em pleno andamento e foi planejado com responsabilidade pela atual gestão municipal. Segundo o secretário, a segunda etapa das obras já foi licitada, e a terceira etapa, também contemplada pelo programa MS Ativo, já tem os recursos assegurados. “Agora é seguir avançando, com seriedade e foco em melhorar a vida das pessoas”, completou Joanilson.
O programa MS Ativo representa um novo modelo de parceria entre o Governo de Mato Grosso do Sul e os municípios, com foco em atender às demandas locais. Com investimentos em infraestrutura urbana, o programa reafirma o compromisso do Governo do Estado com a eficiência da gestão pública, o desenvolvimento municipal e a melhoria das condições de vida da população.

Edilson José, Assessoria de Comunicação
Fotos: Waldemir Almino

Bairro Júlia Cardina está sendo beneficiado com projeto de pavimentação asfáltica

Bairro Júlia Cardina está sendo beneficiado com projeto de pavimentação asfáltica

Ponta Porã realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social

Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez receberá a partir de quinta-feira, dia 10, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social

Evento acontece nos dias 10 e 11 de julho com foco nos 20 anos do SUAS e no fortalecimento das políticas públicas

O município de Ponta Porã promove, nos dias 10 e 11 de julho, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “20 anos do SUAS: Construção da proteção social e resistência”. O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Ponta Porã e Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social e acontecerá no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez, com abertura marcada para as 13h30 do dia 10.
A Conferência reúne autoridades, profissionais da área, convidados e representantes da sociedade civil para debater e propor melhorias nas políticas públicas de assistência social. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é a principal pauta do encontro, que celebra duas décadas de atuação na proteção e promoção de direitos da população em situação de vulnerabilidade.
O SUAS é um sistema público, descentralizado e não contributivo que organiza ações e serviços voltados ao atendimento de indivíduos e famílias em risco social, por meio de equipamentos como o CRAS, CREAS e unidades de acolhimento, além do uso de instrumentos como o CadSUAS e o Prontuário Eletrônico.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Ponta Porã, Ana Lucia de Souza Palácio, disse que a Conferência tem como objetivo promover o diálogo e a construção coletiva de propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), contando com a participação de representantes do poder público, sociedade civil e demais atores envolvidos na política de assistência social.
PALESTRANTE
A palestrante do evento será a psicóloga, especialista em psicologia jurídica, Thais Ghisi Mehl, coordenadora do Centro de Aprendizagem e Formação CAF, programa de aprendizagem profissional pela instituição Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida.
Psicóloga com ampla experiência na política pública voltada à criança e ao adolescente. Ao longo dos últimos 15 anos, por meio da atuação em projetos sociais e no CMDCA, vem consolidando sua trajetória em políticas públicas e iniciativas do terceiro setor, com foco na prevenção e no enfrentamento às violações de direitos. Tem experiência na coordenação de serviços, elaboração de projetos sociais e articulação em rede.
Em 2023, foi homenageada com o Prêmio Personalidade de Direitos Humanos, concedido pela Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição na área da infância e juventude. Entre 2010 e 2015, atuou como professora universitária, ministrando diversas disciplinas que muito contribuíram para meu aprendizado e crescimento profissional.
Essa trajetória lhe proporcionou a oportunidade de ministrar formações, prestar assessorias técnicas e conduzir palestras voltadas a profissionais da rede socioassistencial, conselhos de direitos e organizações da sociedade civil, promovendo o diálogo entre teoria e prática, escuta e ação, cuidado e garantia de direitos, e contribuindo com a qualificação da rede de proteção à infância e juventude.
Além da atuação no terceiro setor, Thais trabalha como psicóloga jurídica assistente técnica, com ênfase em casos que envolvem disputas de guarda e situações de violação de direitos de crianças e adolescentes.

Campanha do Agasalho: Meta da Prefeitura é produzir 13 mil conjuntos

Momento da assinatura do convênio para repasse de recursos do FOCEM para o município de Ponta Porã – Fotos: Wilhan Filgueira

Desde 2023, ação já distribuiu 36 mil peças e gera renda para costureiras locais por meio do projeto “Mãos que Fazem”

A Campanha do Agasalho 2025 de Ponta Porã caminha para ser concluída com a produção e entrega de cerca de 13 mil conjuntos de agasalhos à população em situação de vulnerabilidade. A ação é coordenada pela primeira-dama e secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, que está à frente da iniciativa desde 2023. Ao longo desses três anos, a campanha já distribuiu aproximadamente 36 mil conjuntos.
Os agasalhos são confeccionados por costureiras que integram o projeto “Mãos que Fazem”, mantido com recursos do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC). Além de oferecer proteção contra o frio, a iniciativa também representa uma importante fonte de renda para dezenas de famílias do município. “As costureiras recebem remuneração e reforçam a renda familiar, melhorando a qualidade de vida de todos que participam do projeto”, destacou Paula.
A secretária explica que a produção dos conjuntos cresceu ano a ano: em 2023 foram 11 mil peças; em 2024, 12 mil; e neste ano a meta ultrapassará os 13 mil conjuntos. “É um trabalho que nos emociona, porque sabemos que ele chega até quem realmente precisa. E ao mesmo tempo fortalece o trabalho das mulheres costureiras da nossa cidade”, disse.
Além da produção própria, a Campanha do Agasalho também arrecada peças usadas. “Aquilo que está parado no fundo do guarda-roupa, sem utilidade para uns, pode ser essencial para outros. Se sentir no coração que pode contribuir, nos procure. Se souber de alguém precisando, é só avisar que vamos atender”, reforçou Paula Consalter Campos.
A ação conta com o apoio de instituições locais e da comunidade da fronteira, que têm sido parceiras importantes no fortalecimento da campanha. A expectativa da Prefeitura é manter o crescimento da iniciativa nos próximos anos, sempre ampliando o alcance social e o impacto positivo na vida de quem mais precisa.

Edilson José, assessoria de comunicação

Desde 2023, ação já distribuiu 36 mil peças e gera renda para costureiras locais por meio do projeto “Mãos que Fazem”

Desde 2023, ação já distribuiu 36 mil peças e gera renda para costureiras locais por meio do projeto “Mãos que Fazem”

Ponta Porã receberá recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul

Momento da assinatura do convênio para repasse de recursos do FOCEM para o município de Ponta Porã

Convênio foi assinado pelo prefeito Eduardo Campos e pela ministra Simone Tebet durante a 66ª Cúpula do Mercosul em Buenos Aires

O município de Ponta Porã foi um dos oito selecionados para receber recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM). O convênio, que garante investimentos de US$ 9,6 milhões (cerca de R$ 52,5 milhões), foi assinado nesta quarta-feira, 2 de julho, em Buenos Aires, durante a 66ª Cúpula do Mercosul, com a presença do prefeito Eduardo Campos e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
A proposta apresentada por Ponta Porã foi uma das 26 analisadas pela COFIEX (Comissão de Financiamento Externo), sendo aprovada por seu foco na integração socioeconômica e no fortalecimento da infraestrutura urbana na faixa de fronteira. Do total de recursos, US$ 7 milhões (R$ 38,2 milhões) são doados pelo FOCEM e o restante será financiado como contrapartida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do “Projeto de Desenvolvimento na Faixa de Fronteira”.
Entre as obras previstas estão a requalificação viária e urbanística do Trevo da Cuia e entorno, melhorias no sistema de drenagem e recuperação de vias na bacia do Córrego São Tomaz, além da implantação do Parque Linear da Fronteira — espaço voltado ao lazer, mobilidade ativa e convivência social.
A cerimônia de assinatura reuniu, além do prefeito e da ministra, representantes do Itamaraty, do Fonplata — banco de desenvolvimento que presta apoio técnico ao projeto — e autoridades de outros municípios contemplados.
O prefeito Eduardo Campos comemorou a aprovação e destacou o impacto positivo das obras para a cidade: “Este é um passo decisivo para modernizar a infraestrutura urbana, promover inclusão social e reforçar o papel estratégico de Ponta Porã na integração sul-americana. É uma conquista coletiva da nossa equipe e da população”, afirmou.
Com os recursos assegurados, o município inicia agora a fase de preparação para a execução das obras, que vão transformar importantes áreas urbanas da cidade e ampliar a qualidade de vida da população pontaporanense.

Edilson José, assessoria de comunicação

O prefeito Eduardo Campos e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet

Furtos de luminárias no Contorno Viário geram prejuízos e mobilizam forças de segurança

GCMFron e Polícia Militar intensificam rondas e pedem apoio da população para identificar autores dos crimes

GCMFron e Polícia Militar intensificam rondas e pedem apoio da população para identificar autores dos crimes

Em Ponta Porã, por mais que a gestão faça melhorias que beneficiem a população, no caso os Contornos Viários Norte e Sul, sempre tem alguém que se julga mais esperto e quer tirar proveito: desta vez, estão furtando as luminárias da ciclovia, instaladas ao longo do trecho de 22 km. Apenas entre os dias, 28 e 29 de junho, foram furtadas 06 luminárias de 60 whats.
A comunicação foi feita pela empresa responsável pela conclusão da obra e que teve que repor todas as peças furtadas. A mesma empresa foi orientada a registra boletim de ocorrência para que a Polícia Civil realize as investigações necessárias. Vale lembrar, que todas as luminárias são rastreáveis e caso sejam localizadas, quem estiver de posse, pode responder judicialmente pelo crime. Quem compra, vende ou tira as luminárias, responde pelos seus atos.
Para o Secretário de Segurança Pública Municipal, Candinho Gabínio, quem presenciar pessoas fora do horário comum, mexendo nas luminárias, deve denunciar. “Já temos algumas linhas e até mesmo alguns veículos sob suspeita e juntamente com a Polícia Militar estamos trabalhando para exterminar este tipo de crime, que só provoca prejuízos à nossa população. Nós ampliamos as nossas rondas no trecho que compreende o Contorno Viário Norte e Sul e em algum momento vamos prender os meliantes”, afirmou Candinho Gabínio.
Os números para denúncia, são: 153, da Guarda Civil Municipal de Fronteira ou o 190 da Polícia Militar.
* Pedro Zadyr – SMSP