Prefeito Hélio recepciona governador Reinaldo para entrega de patrulha mecanizada

O prefeito Hélio Peluffo, ao lado de vereadores, secretários municipais e lideranças recepciona nesta sexta-feira, 15, o governador Reinaldo Azambuja para entrega de maquinários da patrulha mecanizada e equipamentos para atender a agricultura familiar. Além de Ponta Porã, receberão as máquinas os municípios de Aral Moreira, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Itaporã e Laguna Carapã. A entrega iniciou quarta-feira (13) em Campo Grande.

No total são 296 máquinas e equipamentos para atender a agricultura familiar, em um investimento de R$ 6,896 milhões. Considerando as entregas feitas no primeiro mandato, todos os municípios sul-mato-grossenses passam a ser contemplados com patrulhas.

São 53 novos conjuntos, que vão para 40 municípios. Cada um deles é composto por: trator 85 cv, distribuidor de calcário, grade aradora, carreta agrícola, grade niveladora e rotoencanteirador ou pá concha traseira. Somadas às patrulhas adquiridas e entregues no período de janeiro de 2015 a julho de 2018 são 188 conjuntos para os 79 municípios.

Máquinas e equipamentos foram adquiridos por meio de emendas parlamentares do ex-senador Waldemir Moka, do deputado federal Vander Loubet e dos ex-deputados Zeca do PT e João Grandão, com contrapartidas do Governo do Estado.

Segundo o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), André Nogueira Borges, a nova entrega vai beneficiar pequenos produtores de todas as regiões do Estado. “Mais da metade dos municípios irá receber patrulhas desta vez. É um investimento importante para agricultores familiares produzirem mais”, afirma. A Agraer é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

MAQUINÁRIOS – Em outubro passado, a prefeitura de Ponta Porã e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) entregaram conjunto de patrulha mecanizada para utilização pelas famílias produtoras dos assentamentos no município. O prefeito Hélio Peluffo foi o anfitrião. O ato ocorreu no Paço Municipal com a presença da deputada federal Teresa Cristina e do deputado estadual Enelvo Felini.

“A patrulha representa melhoria das condições de trabalho e de renda dos produtores que desenvolvem suas atividades no âmbito da agricultura familiar. É um grande incentivo principalmente quando se trata de pequenos produtores”, disse o prefeito Hélio.

O prefeito Helio Peluffo também ressaltou que a entrega da patrulha vai contribuir para a melhoria da produção e renda dos agricultores familiares da Cooperai (Cooperativa dos Produtores do Assentamento Itamarati II). “Com certeza vai ajudar a elevar a produção e isso contribui para melhorar as condições de vida dos produtores”.

Para Cooperai a patrulha proporciona um grande impulso para a produção. O conjunto entregue em Ponta Porã, contou com um trator, uma grade aradora e uma calcareadeira.

Para o prefeito Hélio Peluffo, a entrega da patrulha mecanizada irá fomentar ainda mais a agricultura familiar no município, lembrando que a prefeitura acaba de fazer a maior compra até agora de merenda escolar cujos produtos são oriundos da agricultura familiar.

Prefeitura amplia combate à dengue com palestras

Secretaria de Saúde, através do setor de endemias itinerante, intensifica trabalho de conscientização

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, coordenação do Controle de Vetores e Endemias do município vem intensificando trabalho de conscientização e mutirão de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue.

O alerta vermelho foi dado no final do ano passado, quando a prefeitura já realizava trabalho de monitoramento. Ponta Porã está com índice dentro do limite estabelecido pelo Ministério da Saúde. Na semana passada, a região do Mooca recebeu mutirão.

Conforme dados do LIRA (Levantamento rápido de índices para Aedes aegypti) realizado pela secretaria de Saúde, Ponta Porã reduziu o índice significativamente. Desde o início do ano, as equipes intensificam neste o trabalho de combate e prevenção à dengue, chikungunya e o vírus Zica. Os trabalhos estão concentrados na região norte da cidade, percorrendo diversos pontos considerados de risco devido ao acumulo de locais favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da doença.

No início da semana, parceria entre equipe Itinerante de Endemias e Escola  Municipal Juvenal Fróes marcou volta às aulas com palestra sobre a dengue. Já receberam mutirão onde os trabalhos foram concentrados na região da grande Vila Áurea, onde o monitoramento prévio encontrou focos considerados preocupantes.

Denis Freitas, coordenador do trabalho de controle de vetores afirma que o acúmulo de lixo e recipientes com água têm sido os principais problemas encontrados nas residências. “Infelizmente nossas equipes estão encontrando muitos locais propícios à reprodução da larva transmissora do mosquito Aedes aegypti. Além da fiscalização, retirada do lixo, estamos conscientizando a população quanto a importância dos cuidados básicos”, disse Denis Freitas.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Patrick Derzi afirma que o trabalho é intenso. “A mobilização pretende mostrar que a união de todos é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente de novembro a maio, considerado o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Nesse período, o calor e as chuvas são condições ideais para a sua proliferação”, afirma.

O objetivo é reduzir os índices de infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença naquela região, onde segundo o Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, foi o bairro que mais alto índice de proliferação indicou.

O mutirão acontece regularmente em vários pontos da cidade e deve se estender em toda a cidade, dando ênfase aos locais onde a infestação do mosquito é maior.

Os números aferidos pelo LIRAA – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti, trabalho efetuado a cada dois meses, apontou redução no índice de infestação, mas o alerta vermelho continua. O trabalho consiste na pesquisa dos domicílios com a coleta de larvas do mosquito transmissor da dengue.

Os pontos de concentração da larva são criadouros do mosquito no lixo domiciliar como sacos plásticos, potes de margarina, materiais descartáveis e depósitos móveis de fácil remoção como bebedouros de animais, água armazenada em baldes, tonéis e caixas.

O período de chuvas esparsas aliado ao forte sol predominante é fator de alto risco.

Prefeito Hélio recebe Simted e anuncia reajuste salarial aos professores

?

Piso nacional volta a ser concedido, honrando compromisso com categoria

?
?

O prefeito Hélio Peluffo recebeu na manhã desta terça-feira, dia 12, a diretoria do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Ponta Porã, quando anunciou a concessão de aumento salarial de 4,17%, adequando à tabela do piso nacional da categoria.

Cumprindo compromisso firmado, o prefeito Hélio Peluffo ano passado já concedeu aumento salarial aos professores. Em maio passado, o prefeito Hélio havia concedido 3% e estipulou data limite para conceder mais 3,81%, chegando aos 6,81% do piso base nacional.

O prefeito Hélio Peluffo destacou, durante reunião com o Sindicato dos Servidores Público municipal de Ponta Porã (Simted) que, reajustar o salário dos professores fazendo com que seja cumprida a lei do piso da categoria, é um compromisso assumido durante a campanha eleitoral e honrado. Ele destacou que o diálogo com o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação foi fundamental para concretizar mais essa etapa.

O prefeito Hélio Peluffo deu ênfase ao apoio obtido da ampla maioria da Câmara de Vereadores aos principais projetos do Poder Executivo “sempre respeitando a democracia e o posicionamento político de cada parlamentar municipal”.

Hélio reiterou que a maioria dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul enfrentam dificuldades de caixa, mas em Ponta Porã o equilíbrio financeiro tem sido premissa. O aumento salarial será concedido a partir de 1º de março, sendo pago ainda os meses de janeiro e fevereiro, conforme cronograma da secretaria municipal de finanças.

Além disso, o prefeito Hélio também anunciou outras medidas beneficiando a área educacional. Os diretores da Rede Municipal de Ensino têm disponibilizado uma linha funcional para melhorar a comunicação com a comunidade escolar.

AUMENTO SALARIAL AOS SERVIDORES – O prefeito Hélio Peluffo já concedeu aumento salarial a todos os servidores públicos municipais através das categorias representativas, o Sindiporã (Sindicato dos Servidores Público Municipais de Ponta Porã) e o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).

Com isso, o prefeito Hélio garantiu reajuste a todo o funcionalismo. “Com muito esforço de toda nossa equipe, atingimos o equilíbrio financeiro tão almejado, fazendo gestão dos recursos de forma otimizada, cortando gastos”, lembrou o prefeito. Hélio afirmou que a administração municipal vem buscando, através de estudos técnicos, garantir cobrança mais justa dos tributos municipais. O prefeito reafirmou que a reposição das perdas salariais ao município também é fruto do apoio obtido na Câmara de Vereadores com aprovação de importantes projetos nesse sentido.

“Esse sacrifício financeiro que estamos fazendo desde o início da nossa gestão começa a render bons frutos”, ponderou o prefeito Hélio. “Nossa equipe é coesa, temos servidores comprometidos. Trabalhamos com transparência, zelo em busca principalmente do equilíbrio fiscal, tão importante nos dias atuais”, analisou Peluffo. “Tudo isso, sempre em busca de condições dignas de trabalho ao funcionalismo”.

Participaram da audiência com a diretoria do Simted, além do prefeito Hélio Peluffo e do presidente da entidade classista, professor Edvaldo Vieira, o secretário de Governo Eduardo Campos, secretário de Finanças Fabrício Cervieri, e a secretária-adjunta de Educação professora Mirta Landolfi.

Prefeito Hélio vistoria recuperação de estradas na Itamarati

Serviços estão garantindo trafegabilidade em todo o distrito de Nova Itamarati

O prefeito Hélio Peluffo efetuou no sábado, 09, vistoria técnica aos serviços de recuperação das estradas no distrito de Nova Itamarati, quando na oportunidade visitou vários grupos, conversou com moradores. Acompanhado de lideranças locais, durante a visita o prefeito e comitiva visitaram vários pontos onde os trabalhos estão sendo executados, melhorando a malha viária ao entorno do distrito, garantindo melhores condições para o tráfego.

A vistoria técnica fez parte da programação de lançamento do plantão médico aos finais de semana e feriados na localidade. Às lideranças, o prefeito Hélio destacou a preocupação em melhorar a qualidade de vida no distrito de Nova Itamarati, fazendo investimentos em várias áreas, como na saúde, educação, malha viária das estradas e outras benfeitorias.

A Prefeitura de Ponta Porã, através de Secretaria Municipal de Obras, realiza continuamente o trabalho de recuperação de pontos críticos e também de manutenção nas estradas que ligam a área urbana do município com as áreas rurais do município. Na última quinzena, os trabalhos foram concentrados na região da Graça de Deus e Capeí.

Além do patrolamento e cascalhamento, as equipes realizaram o trabalho de limpeza das caixas de contenção da água das chuvas, um serviço essencial para garantir as condições de tráfego no momento em que se aproxima a colheita da safra de verão bem como o início das aulas nas escolas que atendem estudantes que moram nas áreas rurais.

Assim que estiver em condições a Prefeitura vai enviar mais máquinas. De acordo com o prefeito Hélio Peluffo Filho, a determinação é para que todas as estradas vicinais sejam recuperadas e o trabalho de manutenção seja contínuo.

Na região do Capeí, atendendo solicitação dos produtores rurais, as equipes da prefeitura estão trabalhando nas estradas municipais recuperando e efetuando manutenção as rodovias PPR 38 e PPR 39, além das vicinais cortando as propriedades rurais.

O principal objetivo, conforme o secretário de Infraestrutura, André Manosso é deixar as estradas vicinais em boas condições uma vez que é a principal ligação entre centenas de propriedades rurais com a sede do município. Ponta Porã possui a segunda maior área plantada de soja em Mato Grosso do Sul.

As estradas no distrito de Nova Itamarati também receberam melhorias e a manutenção é constante. O prefeito Hélio Peluffo visitou recentemente vários pontos onde os trabalhos foram executados, melhorando a malha viária ao entorno do distrito, garantindo melhores condições para o tráfego.

Rede Municipal de Ensino abre ano letivo

Prefeito Hélio em sala de aula na manhã desta segunda-feira, 11

São mais de 12 mil alunos nas escolas e Ceinf´s na cidade e na zona rural

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Educação, abriu nesta segunda-feira, dia 11, as aulas na Rede Municipal de Ensino (REME) quando quase 13 mil estudantes das escolas e Ceinf´s (Centro de Educação Infantil) retornam às aulas. A Rede Municipal de Ensino é formada por um total de 32 unidades que formam todo o sistema educacional do município, sendo 25 escolas da zona urbana, 4 rurais, 8 Ceinf´s (Centro de Ensino Infantil), uma escola indígena, o NTem (Núcleo de Tecnologia Educacional), a rede de Ecoterapia e a Biblioteca municipal.

Abrindo simbolicamente o ano letivo, o prefeito Hélio Peluffo acompanhado da secretária de Educação, professora Leny Klais estiveram na escola municipal ´Orlando Mendes Gonçalves´, conversou com  a direção, professores e visitou salas de aula. O prefeito Hélio destacou o empenho de toda equipe da secretaria de Educação, enfatizando os investimentos na qualificação profissional dos educadores, bem como na melhoria da infraestrutura das escolas e ceinf´s.

Na abertura das sessões ordinárias na Câmara de Vereadores, o prefeito Hélio Peluffo apresentou um balanço das ações em todas as áreas, citando a Educação. “Cuidar da formação das nossas crianças é um desafio diário que se dispõe os 1.700 servidores que zelam todos os dias pela educação de 12.900 alunos matriculados na rede municipal de ensino. São 1.168 professores em sala de aula buscando as melhores estratégias de formação nesses tempos de rápida mudança do conhecimento.

A Secretaria de Educação promove contínua capacitação de sua equipe, oferecendo educação de qualidade. Um bom exemplo disso é o desempenho da nossa equipe de Robótica que foi campeã estadual e representou Mato Grosso do Sul na Olimpíada Nacional de Robótica em João Pessoa. A formação de professor e o investimento em tecnologia educacional é uma das metas de 2019.

Todos nossos alunos receberão uniforme e material escolar básico. Para garantir merenda de qualidade, licitamos R$ 7,5 milhões, proporcionando alimentação nutritiva de qualidade, com carne em cubos (patinho), carne em tiras, frango desossado e reforço de açaí.

A Prefeitura serve 22 mil refeições por dia, investimento de R$ 14,8 mil em cada um dos 200 dias letivos. Vale destacar o implemento do Projeto Cultura da Paz , criado por lei aprovada nesta Casa, que levou a cultura da paz às escolas.  O objetivo é diminuir todas as formas de violências nos espaços escolares, as altas taxas de evasão escolar e os índices de gravidez na adolescência.

Estamos concluindo a quadra coberta da Escola São João, concluindo dois Centros de Educação Infantil que estavam com obras paralisadas e implantando uma nova unidade educacional para crianças pequenas no distrito de Sanga Puitã. Será o primeiro Ceinf do distrito.

Também ampliada a escola Zaira Portela através de parceria público/privada, como forma de atender a demanda na região do Kamel Saad.

Vamos ampliar e reformar as escolas Profª Conceição Capiberibe Saldanha, Marcondes Fernandes Pereira, Prefeito Ade Marques e João Carlos Pinheiro Marques, mais as escolas da Cabeceira do Apa, da Nova Conquista e a Escola Graça de Deus.

A escola de Música Dona Iracema é um sucesso: tem hoje 748 alunos matriculados em formação musical e artística e vai abrir novas turmas em 2019. Os programas de esporte da Fundação de Cultura e Esportes de Ponta Porã ajudam na formação integral das nossas crianças e jovens. Hoje são mais de 2 mil alunos matriculados nas escolinhas de judô, futebol de campo, futsal, basquete, voleibol, atletismo, karatê e capoeira.

O prefeito Hélio manteve reunião com diretores na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e dos números de avaliação de toda a administração, notadamente da rede de ensino do município, explanando que hoje a clientela atendida pelas escolas municipais está mais seleta e cobra maior qualidade.

“Essa foi uma das metas estabelecidas no início da nossa administração, quando pontuamos a melhoria da qualidade de ensino. E hoje, vocês estão de parabéns, pois a avaliação é altamente positiva. Mas não podemos nos acomodar, temos que melhorar ainda mais, buscar a excelência no ensino pois a população nos cobra isso”, enfatizou.

Na Câmara Municipal, Prefeito Hélio destaca avanços e enfatiza desenvolvimento com qualidade

Prefeito apresentou sinteticamente projetos e programas mais relevantes em cada uma das áreas

O prefeito Hélio Peluffo participou nesta terça-feira, dia 05, da primeira sessão ordinária marcando a abertura dos trabalhos legislativos de 2019. O prefeito apresentou balanço das ações do Poder Executivo no ano de 2018, reafirmando a importante e salutar parceria positiva com o conjunto da Câmara de Vereadores em favor do pleno desenvolvimento de Ponta Porã.

“Temos a honra e a alegria de vir a essa Casa de Leis, que tantos serviços têm prestado ao nosso município, para fazer um breve relato das principais realizações do Poder Executivo em 2018 e apontar perspectivas e projetos planejados para o ano em curso. Antes de mais nada, cabe-me agradecer às vereadoras e aos vereadores de Ponta Porã, a parceria, o apoio construtivo, o respeito e o relacionamento em alto nível que muito contribuíram para o êxito da administração municipal em 2018”, enfatizou o prefeito Hélio no início.

“Quero renovar o compromisso de relacionamento harmonioso e profícuo entre o Poder Executivo e o Legislativo, entendendo que soma dos nossos esforços acrescenta soluções mais rápidas e eficazes para a gente pontaporanense. O ano de 2018, pelo debate eleitoral e pelas restrições legais, comprimiu as transferências de recursos federais e estaduais, com óbvias repercussões na ação administrativa municipal. Mas, usando criatividade e contando com a ativa presença do funcionalismo municipal na execução e programas de trabalho e políticas sociais, pudemos entregar obras e serviços, conforme é a nossa atribuição. Passamos a apresentar sinteticamente projetos e programas mais relevantes em cada uma das áreas”.

O prefeito Hélio fez uma ampla explanação e balanço das ações. 

Universitários terão transporte com apoio da prefeitura

Acadêmicos em Dourados mantêm reunião e

têm aval do prefeito Hélio Peluffo para transporte

?

A prefeitura de Ponta Porã garante o apoio para o transporte de universitários de Ponta Porã em Dourados. Em reunião com a Associação dos Acadêmicos com o secretário de Governo, Dr. Eduardo Campos, foi garantida o aporte possibilitando a locomoção dos estudantes do ensino superior até a vizinha cidade para os diferentes cursos superiores das quais os acadêmicos frequentam nas universidades em Dourados.

Eduardo Campos salientou que o prefeito Hélio Peluffo tem preocupação em garantir esse suporte aos universitários, facilitando e garantindo a frequência nas faculdades.  Universitários e pais participaram da reunião com o secretário de Governo e manifestaram o agradecimento pelo apoio.

A prefeitura estará investindo mais de 300 mil reais durante o ano para o transporte universitário. O transporte escolar faz parte da pasta de prioridades mantida pela administração do prefeito Hélio Peluffo, já que além do transporte universitário, a de estudantes da Rede Municipal de Ensino (REME) também tem apoio da prefeitura.

Em 2018, a administração municipal adquiriu mais um veículo para esse tipo de serviço, reforçando a frota do município para o transporte de estudantes, possui cadeira de rodas para alunos com necessidades especiais. Foi adquirido através de recurso recuperado pelo prefeito Hélio Peluffo.

A aquisição foi possível graças ao resgate de recursos por parte do município, possibilitando assim a chegada do ônibus para reforçar o transporte de alunos. O prefeito Hélio Peluffo destacou o empenho da administração em recuperar recursos a fundo perdido que por pequenos detalhes, estavam com os trâmites parados.

Ao assumir, o prefeito Hélio determinou que as secretarias efetuassem minucioso levantamento afim de detectar o resgate de recursos, como ocorreu com a chegada de mais um micro-ônibus para o município.

O transporte aos universitários é mais um compromisso honrado pelo prefeito Hélio Peluffo, destacando que o aporte de recursos além de garantir a frequência dos estudantes no ensino superior, é investir na juventude, na educação e principalmente, garantindo a formação de futuros profissionais em diversas áreas.

1º Encontro com coordenadores da Educação Infantil

No dia 1° de fevereiro, a Secretaria realizou o encontro com os coordenadores da Educação Infantil dos Centros de Educação Infantil e das Escolas com o tema “A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil”.
O processo de aprendizagem é um processo complexo que envolve sistemas e habilidades diversas, inclusive as motoras. Os Centros de Educação e Escolas devem propiciar às crianças/estudantes diversas vivências, sejam elas, corporais, visuais, auditivas, para que se estimulem os sentidos para que a criança desenvolva habilidades psicomotoras necessárias para o aprendizado, principalmente o da linguagem escrita.
Técnicas responsáveis: Elizabeth Felizari Escobar Peixoto e Jaqueline Ledur

Prefeito Hélio homenageia Padre Paulo e dá boas vindas ao novo pároco da Matriz São José

?

Padre Jorge Luis Watthier assume a paróquia; Paulo Souza assume em Aquidauana

?
?

O prefeito Hélio Peluffo entregou uma placa em homenagem ao Padre Paulo Souza, paróco da Igreja Matriz São José durante oito anos e que está assumindo mesma função na cidade de Aquidauana. Nesta sexta-feira, dia 1º, o prefeito Hélio destacou o relevante papel desempenhado pelo padre Paulo quando desejou boas vindas ao padre Jorge Luis Watthier em audiência no gabinete do Paço Municipal.

“Agradecemos em nome de Ponta Porã o importante papel desenvolvido pelo padre em nossa comunidade, um homem de Deus que sempre esteve aberto a todos, indistintamente. Desejamos muito sucesso em sua nova missão. Ao mesmo tempo, damos as boas vindas ao padre Jorge”, enfatizou o prefeito Hélio.

Padre Paulo Souza desempenhou atividades durante oito anos em Ponta Porã. Nesse período, abriu importante canal de diálogo com todas as comunidades da Igreja Católica no município e demais correntes religiosas de diferentes denominações.

Seu sucessor, padre Jorge Luis Watthier vem transferido de Londrina, mas já desempenhou funções em Ponta Porã, onde foi ordenado padre em 1992. Tem raízes na fronteira, já que a família erradicou-se em 1976 no distrito de Sanga Puitã. Atualmente, familiares residem em Caarapó, na região da Grande Dourados.

“Estou feliz em voltar a Ponta Porã após 10 anos”, disse padre Jorge Luis, já que na década dos anos 2000 passou pela cidade exercendo o sacerdócio. Ele agradeceu ao prefeito Hélio Peluffo pelas boas vindas e disse que a paróquia São José continuará de portas abertas à toda comunidade.

Participaram da audiência o presidente da Câmara Municipal, vereador Candinho Gabínio, o secretário de Governo e Comunicação, Dr. Eduardo Campos, secretária de Administração, Dulce Manosso, diretor da Defesa Civil Marcelo Loureiro.

Prefeito Hélio anuncia mais investimentos em Educação na abertura do ano letivo

Centro de Convenções sediou palestra para professores da Reme

Workshop sobre Gestão Pessoal e Liderança marca início das atividades na Rede Municipal de Ensino

 

O prefeito Hélio Peluffo anunciou nesta quinta-feira, 31, durante workshop motivacional realizado no Centro Internacional de Convenções, investimentos na área educacional tanto na qualificação profissional dos educadores bem como em infraestrutura. Gestão Pessoal e Liderança foi o tema do workshop apresentado a diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino, coordenadores e educadores.

“Esta palestra é um exemplo da nossa constante preocupação com o ser humano, investir na qualificação profissional, na qualidade de vida de todos”, enfatizou Hélio Peluffo. O evento foi aberto pelo pastor Melquizedeque Almeida em mensagem ecumênica.

A secretária de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, professora Leny Klais enfatizou o cronograma para o ano letivo e destacou o total apoio do prefeito Hélio Peluffo às ações da pasta, fazendo um paradoxo que a secretaria é a vitrine da administração municipal, citando os investimentos garantidos pelo prefeito Hélio desde o início da gestão. “O prefeito tem sido um grande incentivador das nossas ações e demonstra isso no pleno e total apoio que nos dá para trabalhar”, falou Leny Klais.

“Estamos conseguindo conquistas importantes para todos os setores e temos tido o apoio de todos os servidores nas mais diferentes áreas e hoje estou orgulhoso pois a Educação e Saúde têm obtidos muitos avanços e isso nos deixa orgulhosos”, enfatizou. O prefeito citou que 2017 foi um ano difícil em termos econômicos para todos os municípios do país e não foi diferente para Ponta Porã.

“Mas enfrentamos tudo de cabeça erguida, cientes da nossa responsabilidade”, afirmou. “O planejamento estratégico nos permite caminhar em terras firmes, como agora com a redução do ICMS, que nos tira oito milhões e meio de reais, mas estou tranquilo pois a nossa equipe tem trabalho firme e coeso em busca dos objetivos com foco no fundamental, que é melhorar a qualidade de vida da população”, destacou o prefeito Hélio.

O prefeito citou os investimentos, como a reforma e ampliação de quatro escolas, a construção de mais quatro salas de aula na Escola ´Graça de Deus´, construção do Centro Infantil no distrito de Sanga Puitã e na área central, nos moldes da escola municipal ´Orlando Mendes´. “E temos trabalho continuamente para garantir investimentos”, reforçou Hélio Peluffo. Ele citou a parceria com a iniciativa privada, garantindo novos investimentos em todos os setores.

Hélio também citou a área de infraestrutura reafirmando que os recursos para o anel viário estão garantidos, além da ciclovia com 8,5 km podendo ser ampliada. “Isso tudo está planejado”, enfatizou o prefeito. Lembrou ainda da aquisição de duas carretas para a saúde, que percorrerá todas as regiões da cidade levando atendimento em quatro especialidades, sendo oftalmologia, ginecologia, cardiologia, clínico geral e farmácia.

A palestra com a professora Maria Flávia Bastos foi estendida a todos os servidores da Rede Municipal de Ensino. Participaram da abertura do ano letivo, além do prefeito Hélio Peluffo acompanhado da primeira-dama, Vânia Peluffo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Candinho Gabínio, a secretária municipal de Assistência Social, Vera Lúcia Oliveira, vereadores Paulo Roberto da Silva, Laércio Martins, Edevaldo Barbosa, Neli Abdulahad e Adãozinho Dauzacker, além diretores, secretários escolares, coordenadores e educadores de toda a Reme.