Prefeitura desenvolve projeto para conscientizar a população sobre a importância de manter a vegetação nativa

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em alusão ao Dia da Árvore comemorado no dia 21 de setembro, realizou várias ações do projeto “Ponta Porã Mais Verde”. Este projeto tem como objetivo conscientizar a população quanto à importância da conservação da vegetação nativa e seu papel fundamental para a saúde e o meio ambiente.

Durante os meses de setembro e outubro de 2021, foram realizadas atividades de plantio de mudas nativas nas escolas municipais Dora Landolfi e Conceição Capiberibe Saldanha, na Praça de Esporte e Cultura Eduardo Gaúna, na Associação de Catadores de Resíduos Sólidos (ASCARS) e no Horto Florestal. Neste contexto, foram e serão realizadas palestras educativas sobre a importância da conservação ambiental para os alunos do 5º ano das escolas municipais Manoel Martins, João Carlos Pinheiro Marques, Graças de Deus e São João.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente espera que, com a realização deste projeto possamos criar mais áreas verdes no Município para que a população possa usufruir dos benefícios proporcionados pelas árvores, tais como: a melhoria microclimática, ou seja, as árvores, por intermédio de suas folhas, absorvem radiação solar que diminui a reflexão e proporciona sombra; e aumentam a umidade atmosférica que refresca o ar da cidade. As árvores também amenizam a poluição atmosférica e protegem o solo e a fauna.

* Assessoria de Comunicação

Escolinha de Atletismo mantida pela prefeitura de Ponta Porã é “garimpo de ouro”

Atleta medalhista de ouro em Brasileiro de atletismo surgiu na Escolinha mantida pela prefeitura

 

A Escolinha de Atletismo mantida pela prefeitura de Ponta Porã, através da FUNCESPP – Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, foi de início um grande sonho do professor Ageu de Oliveira. Para fazer a escolinha passar de projeto para programa, levou algum tempo. Tudo teve início em 2008. No período de 2013 a 2016 o projeto foi podado e teve todas suas ações dificultadas por perseguições políticas. Foi na gestão do prefeito Hélio Peluffo, que o especialista em atletismo conseguiu o apoio que precisava para finalmente colocar em atividade a tão sonhada Escolinha de Atletismo.

Após o apoio incondicional do prefeito Hélio Peluffo, a escolinha se tornou APEV -Associação Pontaporanense Esporte é Vida/Projeto Atletismo Geração Novos Tempos e passou a contar com aliados importantes, como a secretaria de assistência social e secretaria de educação para disputar os vários campeonatos disputados em Mato Grosso do Sul e pelo Brasil

Com a pista improvisada nas imediações da FUNCESPP e apoio importante do 11º RC Mec – Regimento de Cavalaria Mecanizado, o professor montou sua equipe e selecionou os principais destaques e promissores atletas para compor a escolinha. Ageu colocava em prática todo seu conhecimento de ex-atleta e professor da modalidade a disposição dos integrantes da escolinha.

CAMPEÕES DE OURO – A conquista de duas medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo, mostrou que toda luta do aguerrido professor Ageu, valeu a pena. No último final de semana, o jovem Gabriel Antônio Marques Claudino foi o grande destaque de Mato Grosso do Sul no Brasileiro disputado em Cascavel, no Paraná.

Com as duas medalhas de ouro conquistadas, Gabriel fez história no atletismo de Mato Grosso do Sul e de Ponta Porã. A última vitória do município na modalidade aconteceu há três décadas e depois de tanto esperar por uma vitória, ela veio em dose dupla. A primeira medalha de ouro de Gabriel veio nos 75 metros rasos. Com o tempo de 8,68s, o veloz filho da fronteira cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Ele deixou Julian Nunes, do Rio Grande do Sul, em segundo (8,69s) e Leonardo Volpini, de Santa Catarina, em terceiro (8,73s). A comemoração foi intensa e após muitas lágrimas de emoçaõa derramadas no chuvoso domingo de Cascavel, Gabriel Claudino precisou retomar a concentração para mais uma prova. O desfaio agora era fazer um bom tempo nos 250 metros. E Gabriel fez mais do que um bom tempo, venceu a prova com o tempo de 29,45s. A segunda colocação foi do catarinense Thiago Schuh (29,77s) o terceiro lugar ficou com Vinicius Vieira, de São Paulo (30,06s). Mais lágrimas, mais choro de emoção e mais parágrafos, para mais um capítulo, de um dia emocionante e histórico para o atletismo de Ponta Porã.

“É altamente satisfatório e realizador um dia como esse. É um momento incrível, um título nacional é uma façanha digna de todas as comemorações possíveis. Agora. Imagina isso, duas vezes, no mesmo dia e depois de 30 anos. Olho, paro, penso, analiso e não consigo parar de me emocionar. Foi fenomenal, foi incrível, Mas nós fizemos por merecer tudo isso, Foram muitos anos de luta e dedicação até chegar a esse brilhante momento com o Gabriel Claudino”, afirmou o sorridente e emocionado professor Ageu de Oliveira.

“Não posso deixar de lembrar que a APEV tem uma equipe multidisciplinar que faz com que tudo possa ter um bom andamento. Os professores e apoiadores, Domingos Junior Gomes, Fredy Salomão Miranda, Anair Gomes Medina, Eduardo Antônio Araujo Gimenez, Marielle da Silva Venâncio, Lauana Ribeiro Redresso e Karla de Souza Galdino. E claro, o apoio do prefeito Hélio Peluffo, que nos da liberdade e condições para trabalhar. Sem isso, nada seria possível”, finalizou Ageu.

* Assessoria de Comunicação

Prefeitura antecipa feriado do Dia do Servidor para a próxima sexta-feira

O Prefeito Hélio Peluffo assinou Decreto Municipal   que antecipa o feriado do dia 28/10 para a próxima sexta-feira, dia 08/10, seguindo o calendário de feriados estaduais.

De acordo com o Decreto Municipal publicado no Diário Oficial desta terça-feira, não haverá expediente nos dias 08/10 – sexta-feira, 11/10 – segunda-feira e 12/10 – terça-feira.

O Decreto Municipal não se aplica aos serviços considerados essenciais, como os da Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras. O expediente nas repartições públicas  municipais retorna à normalidade na próxima quarta-feira, 13/10.

* Assessoria de Comunicação

PROCON alerta para golpes envolvendo aumento de Score de Crédito

O Score de Crédito é uma pontuação que pessoas físicas e empresas possuem, e que demonstra qual é a reputação financeira delas, essa nota que varia de 0 a 1.000 pontos. Sendo a principal ferramenta que auxilia bancos e financeiras na liberação de créditos em geral. Através do Score, as instituições financeiras acessam e analisam a credibilidade de uma pessoa ou empresa e decidem se fornecem, estendem ou negam uma linha de crédito ou uma venda parcelada.

Desse modo o score baixo pode ser um entrave àqueles que necessitam de crédito, sendo que esta pontuação só aumenta ao longo do tempo, a partir de um comportamento financeiro positivo. A partir disso, os golpistas se apresentam nas redes sociais como capazes de aumentar a pontuação de consumidores no score do Serasa mediante pagamento.

Esses golpistas se apresentam como funcionários de empresas credenciadas por bancos, ou até mesmo pelo próprio Serasa, e começam a cobrar valores para o aumento da pontuação do consumidor. Essas cobranças são realizadas por diversas vezes, com o pretexto de que tais valores serão destinados ao pagamento de impostos junto a Receita Federal e outras taxas de liberação.

Ocorre que referido imposto chamado supostamente de “IVSC – Imposto Verificador de Score Concretizado” inexiste na legislação e já foi inclusive noticiado pelas autoridades competentes como fraude. Sendo importante reforçar que a Serasa adverte que não existe fórmula mágica para aumentar o score rapidamente. Desse modo o consumidor precisa ficar atento ao utilizar a internet e sempre desconfiar de pessoas que prometem resultados rápidos para questões complexas. Lembrando que apenas o próprio consumidor pode aumentar seu score, pois a nota é baseada num conjunto de informações sobre o seu comportamento de crédito. Em caso de dúvida, a orientação é de que o consumidor procure a ACEPP ou o Procon.

* Assessoria de Comunicação

Prefeitura realiza regularização de imóveis em Ponta Porã

Governo do Estado e Município trabalharam em conjunto para permitir a regularização realizada hoje

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã entregou, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a autorização para levantamento de penhora e caução de 372 imóveis, na manhã desta quinta-feira, 30/09. O ato é fruto de um trabalho iniciado em 2016, quando iniciaram as tratativas sobre a questão.

As penhoras e cauções constam nas escrituras dos imóveis e vêm lá do antigo e extinto PREVISUL e travavam qualquer movimento administrativo pelos proprietários dos imóveis. A partir de agora, cada proprietário deverá recolher custas cartorárias em torno de R$ 120,00 para que as escrituras sejam atualizadas em definitivo.

A Diretora-Presidente do AGEHAB, Maria do Carmo Avesani Lopez, esteve em Ponta Porã para as entregas. “A gestão desse assunto começou em 2016, quando o Senhor Aristides nos solicitou lá na cidade de Antônio João, que fizéssemos a gestão para solucionar o problema. O Governador Reinaldo Azambuja prontamente nos ouviu e o fruto disso é essa entrega de hoje”, destacou.

O diretor-presidente do HABIPORÃ, Carlos Bordão, agradeceu pela regularização: “Agradecemos ao Prefeito Hélio Peluffo, à Câmara de Vereadores de Ponta Porã, à Presidente da AGEHAB, Maria do Carmo, ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, ao Secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel. Sem o engajamento de todas estas instituições, não seria possível estarmos aqui no dia de hoje”, destacou.

Rafael Modesto, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, afirmou que os 17 Vereadores contribuíram para que tudo saísse o mais rápido possível. “Ficamos felizes em ser parceiros da Administração Municipal e Estadual. Temos a certeza de que o final não poderia ser diferente deste, onde os moradores a partir de agora, serão os proprietários dos imóveis”, finalizou.

O Prefeito Hélio Peluffo, fez questão de contextualizar todos os acontecimentos que levaram à entrega de hoje. “Lá em 2016, o Governo do Estado nos ouviu e o Secretário Eduardo Riedel chamou para si a batalha. Se hoje vocês recebem o levantamento da penhora e caução, é porque o Governo do Estado, Assembleia e a nossa Administração trabalharam muito neste sentido”, destacou.

A regularização dos contratos de carteira imobiliária do extinto PREVISUL por meio do perdão do saldo total da dívida, incluindo prestações em atraso e a vencer, vale para mutuários que não integraram cessão de ativos realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul ao Banco UBS Pactual S/A no ano de 2006.

Todos os documentos a serem entregues nessa solenidade devem garantir mais segurança e tranquilidade aos moradores do Parque dos Ipês I e II e adjacências. Além disso, cada moradia ficará com toda a documentação em dia e em situação regular.

Participaram do evento: o Prefeito Hélio Peluffo, o Vice-Prefeito e Secretário de Governo e Comunicação Eduardo Campos, a Diretora-presidente da AGEHAB Maria do Carmo Avesani Lopez, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã Rafael Modesto, Diretor-presidente da HABIPORÃ Carlos Bordão, os Secretários Municipais: Dulce Manosso(Administração), Marcelino Nunes de Oliveira(Segurança Pública), Patrick Derzi(Saúde), Vera Lúcia Oliveira(Assistência Social), além dos Vereadores Cândido Gabínio, Farid Afif, José Menino Júnior, Ângela Derzi, Nely Abdulahad, Biro-Biro, Wanderley Avelino e Lourdes Monteiro.

 

* Assessoria de Comunicação

Prefeitura libera salário dos servidores nesta quinta-feira

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã efetua o pagamento dos salários referentes ao mês de setembro nesta quinta-feira, 30/09. Essa política de pagamento dentro do mês trabalhado vem desde o início da gestão.

Ao todo, são mais de onze milhões de reais injetados na economia local mensalmente, mesmo durante a parte mais crítica da pandemia.

“Nossos Servidores trabalham tranquilos sabendo que o seu salário será depositado dentro do mês. Fazemos um trabalho rigoroso nas finanças do Município controlando as despesas e pagando rigorosamente em dia tanto Servidores, quanto Fornecedores”, destacou o Prefeito Hélio Peluffo.

Já nesta quarta-feira, 29/09, os Servidores Aposentados e Pensionistas puderam sacar seus salários. São mais de 2,3 milhões de reais pagos a 784 Servidores pelo PREVIPORÃ.

* Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Ponta Porã participa de lançamento de Comitiva Agro BB

Prefeitura de Ponta Porã acompanhou Comitiva do Agro BB no Distrito de Nova Itamarati

Lançamento da Comitiva Agro BB foi realizada no Distrito de Nova Itamarati

 

A Prefeitura de Ponta Porã realizou nesta segunda-feira a abertura da Comitiva Agro BB, evento do Banco do Brasil com objetivo de aproximar a instituição dos produtores rurais e parceiros. O lançamento foi realizado no Salão Paroquial do Distrito de Nova Itamarati.

O prefeito Hélio Peluffo busca sempre fortalecer a agricultura familiar do município, melhorando a comercialização dos produtores, com o objetivo de abrir espaço para a agricultura familiar. Ponta Porã conta com 2.844 propriedades rurais, sendo 2.196 da Agricultura Familiar (77%). Destes 784 tem suas DAP’s – Declaração de Aptidão ao Pronaf ativas e distribuídas nos grupos do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

O secretario de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo de Ponta Porã, Caio Augusto César de Souza Moraes, que representou o prefeito Hélio Peluffo na solenidade, falou da importância da Comitiva Agro BB no Distrito de Nova Itamarati. “Estamos construindo parcerias que estão dando certo, junto com o Banco do Brasil, nós estamos oportunizando aos nossos produtores a facilidade a linhas de créditos. É muito importante o Banco do Brasil estar presente no Distrito de Nova Itamarati disponibilizando esses benefícios a agricultura familiar”, afirmou Caio Augusto.

O gerente geral do Banco do Brasil, Flávio Zocchi, esteve presente no lançamento e destacou os trabalhos da Comitiva Agro BB. “É uma parceria que visa orientar a todos de como pode ser acessado o crédito, de como isso é facilitado dentro do banco, desmistificar muitas coisas em relação ao crédito. Hoje muitos acham que é difícil acessar essas linhas de créditos e na verdade não é bem assim. O Banco do Brasil, junto com todos os parceiros está a disposição. O banco quer estar ao lado da agricultura familiar e ao lado de toda a agricultura, afirmou Zocchi.

Para Vitor Carlos Neves. Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, a presença do Banco do Brasil no Distrito de Nova Itamarati é muito bom para todos os assentados. “É muito importante essa disponibilidade do banco do Brasil estar presente no Assentamento Itamarati, informando nossa população das linhas de créditos que atendem a agricultura familiar. É uma forma de fomentar o crédito e com isso alavancar a produtividade das famílias assentadas aqui no Itamarati e toda região de Ponta Porã. Muda muita coisa para todos. É mais uma grande conquista, temos que enaltecer o trabalho da Prefeitura de Ponta Porã, do prefeito Hélio Peluffo, através da secretaria de desenvolvimento, com o secretário Caio Augusto”, declarou. Vitor.

Para o presidente da Cooperafi – Cooperativa dos Agricultores Familares do Itamarati, Altair Schlickmann, é mais um que destaca a importância da Comitiva Agro BB no distrito de Nova Itamarati. “É muito importante quando o produtor tem o acesso a uma linha de crédito e o acompanhamento para que ele invista perfeitamente o crédito que pegou. Eu que já acessei a linha de crédito, posso dizer que me favoreceu bastante. Eu e minha família que trabalhamos com produção de leite e hortifruti”, devlarou Schlickmann.

A solenidade contou com a participação de vários assentados, diretores e funcionários do Banco Brasil, Agraer, MDR, do padre João Batista Ferreira, pároco da comunidade Jesus Misericordioso e Santa Faustina, além da sub-prefeita do Distrito de Nova Itamarati, Natalia Velasques da Silva.

* Assessoria de Comunicação

Prefeitura entrega Centro de Esporte e Lazer Dirceu Alves no Kamel Saad

O Prefeito Hélio Peluffo entregou neste sábado, o Centro de Esporte e Lazer Dirceu Alves, localizado no bairro Kamel Saad. Concluído há mais de um ano, o espaço ficou fechado durante a pandemia e a partir de agora, moradores poderão desfrutar do espaço.

A obra, é fruto de um investimento de mais de um milhão de reais e tem a Câmara Municipal de Ponta Porã como parceira, já que devolveu duodécimo economizado e apontou onde seria aplicado o recurso.

Para o Prefeito Hélio Peluffo, a obra beneficiará a grande população do bairro Kamel Saad: “Nós trabalhamos para trazer um grande espaço, com muitas opções de lazer para os moradores desta região. Temos a certeza de  que será muito bem aproveitado pelos moradores”, destacou.

Durante a inauguração, houve apresentação musical das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS. Logo após, houve apresentação da turma do Judô.

Dirceu Alves, nascido em 1964, veio transferido pela Rede Ferroviária Federal  na função de maquinista. Foi promovido a mecânico e depois a Chefe do Depósito da rede Ferroviária Federal. O futebol foi a sua grande paixão durante a vida.

O Centro de Esporte e Lazer Dirceu Alves possui dois campos de futebol suíço, quadra esportiva para as modalidades de basquete, futsal e voleibol, além de uma quadra de vôlei de areia e uma pista para caminhada.

Participaram da solenidade de inauguração: o Prefeito Hélio Peluffo e a Primeira-dama Vânia Peluffo, familiares de Dirceu Alves, o Vice-Prefeito e Secretário de Governo e Comunicação Eduardo Campos, os Secretários Dulce Manosso (Administração), Vera Lúcia Oliveira (Assistência Social), Caio Augusto(Desenvolvimento Sustentável), além dos Vereadores Rafael Modesto (Presidente da Câmara), Farid Afif, Edevaldo Matoso, Marquinhos Benites, Candinho Gabínio, Kamila Alvarenga, Lourdes Monteiro, Jelson Bernabé, José Menino Júnior, Waldecir Fernandes, Biro-Biro, Nely Abdulahad e Wanderley Avelino.

Após a inauguração, houve um jogo de futebol, disputado pelo time da Câmara Municipal x time da Prefeitura. O time do Paço Municipal venceu por 8×1.

* Assessoria de Comunicação

Furto de cabos deixa parte da BR 463 às escuras

Rodovia na saída para Dourados tem cabos de iluminação furtados e causam prejuízos

 

O vandalismo continua causando prejuízos à população. Mais uma vez os cabos dos postes de iluminação da BR 463 foram furtados causando prejuízos de mais de 20 mil reais aos cofres do município. Foram mais de mil metros de cabos furtados, deixando parte da rodovia sem iluminação no acesso da cidade. Do trevo do monumento da cuia até a região do trevo de acesso da UEMS/UFMS, o trecho da BR está as escuras.

Motoristas, motociclistas, ciclistas, e pedestres que transitam pela BR 463 estão tendo que enfrentar a escuridão após mais esse furto dos cabos de energia, A ação dos vândalos tem causado transtornos a população. Somente na ação desta semana, a secretaria de obras calcula um prejuízo de mais de 20 mil reais.

De acordo com a Prefeitura de Ponta Porã, a iluminação será reestabelecida nos próximos dias. A orientação do secretario de obras é que a população colabore na identificação e denuncie os furtos à polícia sempre que presenciar movimentos dos furtos na BR 463.

Sugestão de Legenda: Postes de iluminação da BR 463 são furtados e causa prejuízos em Ponta Porã

* Assessoria de Comunicação

FAC realiza cursos de manicure e barbeiro no Distrito de Nova Itamarati

Prefeitura e FAC seguem formando profissionais para o mercado de trabalho

O FAC – Fundo de Apoio a Comunidade – e a Prefeitura de Ponta Porã estão realizando mais dois cursos importantes no município. Tratam-se dos cursos de Manicure e Barbeiro, que serão realizados no Distrito de Nova Itamarati.

No lançamento dos cursos, a primeira-dama do município, Vânia Peluffo, coordenara do FAC, falou a todos od inscritos e enfatizou a importância dos cursos. “São cursos que podem formar vários profissionais para o mercado de trabalho. E o FAC está desenvolvendo vários cursos por todas as regiões de Ponta Porã. Desde o início da administração do prefeito Hélio Peluffo, nós trabalhamos para cuidar do nosso povo e estamos cada vez mais cuidando das pessoas, formando profissionais capacitados para o mercado de trabalho”, afirmou Vânia Peluffo.

A sub-prefeita do Distrito de Nova Itamarati, Natália Velasques da Silva, também destacou os cursos levados para os moradores do assentamento. “São oportunidades que os moradores do nosso Distrito ficam muito felizes de receber. Com esses cursos, os participantes estarão capacitados e prontos para tocar seu próprio empreendimento. São oportunidades maravilhosas que todos estão aproveitando”, afirmou Natália.

O curso de manicure será conduzido por Silvana Regina Camargo Souza e o curso de barbeiro ficará a cargo de Isaac Lucas Almeida. A duração será de dois meses.

Sugestão de Legenda: Cursos de manicure e barbeiro serão realizados no Assentamento Itamarati

* Assessoria de Comunicação