Prefeito Hélio inaugura hoje reforma e ampliação da Escola Zaira Portela

Agora são 16 salas de aula e novo refeitório, cozinha e banheiros ampliados

O pref

?

eito Hélio Peluffo, acompanhado de secretários municipais, vereadores e representantes de diversos segmentos da sociedade, realiza nesta quarta-feira, 24, a entrega das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal ´ Professora Zaira Portela´, localizada na região do Grande Independência. Com a inauguração, uma nova realidade se abre para a comunidade escolar, já que até a gestão passada, a escola não possuía condições ideais para os profissionais que ali atuam e aos alunos. São 10 novas salas de aula, ampliando para 16 o número de salas, novos refeitório, cozinha e banheiros, atendendo público superior a 400 estudantes do pré-escolar, ensino fundamental e EJA.

“Cuidar da formação das nossas crianças é um desafio diário que se dispõe os 1.700 servidores que zelam todos os dias pela educação de 12.900 alunos matriculados na rede municipal de ensino. São 1.168 professores em sala de aula buscando as melhores estratégias de formação nesses tempos de rápida mudança do conhecimento” citou.

A Prefeitura serve 22 mil refeições por dia, investimento de R$ 14,8 mil em cada um dos 200 dias letivos.

A reforma de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino irá ampliar o número de vagas com ampliação de quatro escolas, sendo as Municipais “Conceição Capiberibe Saldanha”, “João Carlos Pinheiro Marques”, “Prefeito Adê Marques” e a “Marcondes Fernandes Pereira”. Atualmente, essas escolas possuem em torno de 1.800 alunos e a construção de novas salas de aula ampliará essa oferta, melhorando o sistema educacional na área onde estão localizadas.

O prefeito Hélio Peluffo destacou que “estamos conseguindo conquistas importantes para todos os setores e temos tido o apoio de todos os servidores nas mais diferentes áreas e hoje estou orgulhoso pois a Educação e Saúde têm obtidos muitos avanços e isso nos deixa orgulhosos”, enfatizou.

O prefeito citou os investimentos, como a reforma e ampliação de quatro escolas, a construção de mais quatro salas de aula na Escola ´Graça de Deus´, construção do Centro Infantil no distrito de Sanga Puitã e na área central, nos moldes da escola municipal ´Orlando Mendes´. “E temos trabalho continuamente para garantir investimentos”, reforçou Hélio Peluffo. Ele citou a parceria com a iniciativa privada, garantindo novos investimentos em todos os setores.

O prefeito lembrou que a Secretaria de Educação promove contínua capacitação de sua equipe, oferecendo educação de qualidade. “Um bom exemplo disso é o desempenho da nossa equipe de Robótica que foi campeã estadual e representou Mato Grosso do Sul na Olimpíada Nacional de Robótica em João Pessoa. A formação de professor e o investimento em tecnologia educacional é uma das metas de 2019. Todos nossos alunos recebem uniforme e material escolar básico. Para garantir merenda de qualidade, licitamos R$ 7,5 milhões, proporcionando alimentação nutritiva de qualidade, com carne em cubos (patinho), carne em tiras, frango desossado e reforço de açaí”, enfatizou.

 

“Estamos concluindo a quadra coberta da Escola São João, concluindo dois Centros de Educação Infantil que estavam com obras paralisadas e implantando uma nova unidade educacional para crianças pequenas no distrito de Sanga Puitã. Será o primeiro Ceinf do distrito. Também estamos ampliando a escola Zaira Portela através de parceria público/privada, como forma de atender a demanda na região do Kamel Saad”.

“Vamos ampliar e reformar as escolas Profª Conceição Capiberibe Saldanha, Marcondes Fernandes Pereira, Prefeito Ade Marques e João Carlos Pinheiro Marques, mais as escolas da Cabeceira do Apa, da Nova Conquista e a Escola Graça de Deus. A escola de Música Dona Iracema é um sucesso: tem hoje 748 alunos matriculados em formação musical e artística e vai abrir novas turmas em 2019”, destacou o prefeito Hélio.

Os programas de esporte da Fundação de Cultura e Esportes de Ponta Porã ajudam na formação integral das nossas crianças e jovens. Hoje são mais de 2 mil alunos matriculados nas escolinhas de judô, futebol de campo, futsal, basquete, voleibol, atletismo, karatê e capoeira.

A inauguração da Escola Municipal ´Zaira Portela´ acontece às 09h30.

Prefeitura ativa 100% das salas de vacinação

?

Curso de capacitação visa ampliar atendimento e melhorar qualidade do serviço nos postos de saúde

?

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, desenvolve durante toda esta semana curso de capacitação voltado à formação de vacinadores na rede de saúde pública do município. Nesta segunda-feira, 22, teve início curso de sala de vacinação direcionado a técnicos de enfermagem para atuação em imunização nas unidades de saúde. O curso está sendo desenvolvido no auditório do Centro Regional de Especialidades “João Kayatt”. Ponta Porã possui 20 unidades de saúde, dos quais 14 na área urbana e 6 na zona rural.

O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi salientou na abertura que a administração do prefeito Hélio Peluffo tem direcionado ações contínuas e diretas objetivando melhorar a qualidade do atendimento na saúde pública de Ponta Porã. Ele lembrou que a prefeitura estará ativando todas as salas de vacinação nas unidades de saúde, melhorando significativamente o atendimento à população. O curso tem como palestrante a enfermeira Marlei Ogawa e passará informações importantes sobre as metodologias de aplicação de vacinas.

A administração do prefeito Hélio Peluffo tem garantido importantes investimentos na área de saúde e demais setores do serviço público municipal. “Continuamos realizando de forma inédita no município o atendimento de Oncologia aqui na cidade, evitando cansativas viagens, minimizando desgaste físico e emocional para pacientes e familiares. Já doamos mais de mil pares de óculos e iniciamos o programa Catarata Zero, realizando cirurgias e cuidando de todo o processo pré e pós operatório dos nosso pacientes. A meta é zerar a fila”, tem reiterado o prefeito Hélio.

A Prefeitura concluiu a unidade de saúde da Vila Renô e reformou sete postos de saúde: CUT/Canãa no distrito de Nova Itamarati, no Dorcelina Folador, assentamento Nova Era, região da AMFFI/Itamarati, Jardim Alegrete, bairro Ignês Andreazza e no distrito de Sanga Puitã. Foi reformado totalmente o Centro e Controle de Zoonoses (CCZ) que estava abandonado. Foi adquirida uma unidade móvel de castração de cães e gatos sendo ativado o CAPS que cuida da saúde mental.

Foi implantada a Central de Regulação que marca exames e consultas especializadas, eliminando as filas que se formavam todas as madrugadas no CRE João Kayatt. Agora, o cidadão é avisado em casa do dia e da hora do atendimento.

“Reforçamos a mobilidade da saúde com a aquisição de uma camionete S-10, uma Spin, dois Mobis, uma Ducatto e cinco motos 250 cc. São 7 novas ambulâncias: 4 básicas tipo A, 2 Hilux adaptadas e uma semi UTI que está chegando por esses dias. Avançamos na realização de exames com a contratação de laboratórios terceirizados na sede e na Itamarati. Aumentamos a qualidade, a quantidade em mais de 70% e reduzimos o tempo de atendimento e espera de resultados. Voltamos a atender em casa os pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção. Implantamos o programa Emad (Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar), levando assistência e conforto a centenas de famílias”, destaca o prefeito Hélio.

Ele cita ainda que o programa “Saúde mais Perto de Você” fez mais de 10 mil atendimentos nas ações realizadas nos distritos de Itamarati e Sanga Puitã , no Grande Marambaia, no Kamel Saad e no Ipê.

Os atendimentos prosseguem esse ano com o reforço de duas carretas equipadas que estão em montagem: uma para atendimento médico e outra odontológico. Assim vamos intensificar a assistência onde ela é mais necessária. “A saúde irá até as pessoas”, enfatiza o prefeito Hélio.

O curso de capacitação de salas de vacina acontece até sexta-feira, 26, e imediatamente haverá reforço nas equipes de imunização em todas as unidades de saúde.

Prefeito Hélio entrega kit escolar na REME

“Muitos já estão em campanha, mas estamos trabalhando. Querem antecipar a eleição, mas não conseguirão pois nosso trabalho é fruto de todo esforço para realizarmos nossos projetos”, disse o prefeito Hélio Peluffo Filho, na entrega de kit escolar nesta quarta-feira, 17, no CEINF “Anselmo Soares”, no bairro da Granja, em alusão aos ataques pessoais que estão sendo propagados nos últimos dias. O prefeito destacou ainda os investimentos nos mais diferentes setores do município e destacou os financiamentos que estão por vir e serem aplicados em Ponta Porã.

A agenda do prefeito Hélio Peluffo também aconteceu na Escola Municipal ´Dora Landolfi´, no distrito de Sanga Puitã. Os alunos das séries iniciais receberam o kit contendo caderno 96 folhas, cartografia, canetinha hidrográfica, lápis de cor de madeira, borracha branca, apontador com depósito, cola branca 90 g., lápis grafite de madeira, régua 30 cm e tesoura de ponta arredondada. Já os estudantes do ensino fundamental recebem caderno universitário 200 folhas, borracha 40, apontador com depósito, lápis de grafite de madeira, lápis de cor madeira, caneta esferográfica azul e preta, caneta esferográfica vermelha, régua 30cm, transferidor 180º, esquadro 45º e 60º.

“Investir na melhoria constante da qualidade no ensino da Rede Municipal de ensino é uma meta constante da nossa administração e principalmente, com qualificação de todos os profissionais da Educação”, afirmou o prefeito Hélio Peluffo. Ele lembrou que o município vem sendo referência em todo o Estado com o projeto ´Cultura da Paz´, implantado em toda a Rede Municipal de Ensino, criando um novo eixo tendo como principal objetivo proteger as crianças, desenvolvendo e criando a cultura da paz, moldando para a vida através do acompanhamento contínuo.

Ele citou a aplicação de investimentos para melhoria da estrutura das escolas, citando a ampliação das escolas municipais ´Marcondes Pereira´, ´João Carlos Pinheiro Marques´, ´Conceição Capiberibe´ e ´Prefeito Adê Marques´, lembrando da implementação da creche em período integral e ainda os estudos visando mais uma escola municipal na área central da cidade.

O prefeito Hélio também lembrou dos investimentos direcionados para a cobertura das quadras de esportes das Escolas Graça de Deus, Marcondes Pereira, Conceição Capiberibe e Ignês Andreazza. “Cuidar da formação das nossas crianças é um desafio diário que se dispõe os 1.700 servidores que zelam todos os dias pela educação de 12.900 alunos matriculados na rede municipal de ensino. São 1.168 professores em sala de aula buscando as melhores estratégias de formação nesses tempos de rápida mudança do conhecimento. A Secretaria de Educação promove contínua capacitação de sua equipe, oferecendo educação de qualidade”, enfatizou.

Para garantir merenda de qualidade, licitamos R$ 7,5 milhões, proporcionando alimentação nutritiva de qualidade, com carne em cubos (patinho), carne em tiras, frango desossado e reforço de açaí. A Prefeitura serve 22 mil refeições por dia, investimento de R$ 14,8 mil em cada um dos 200 dias letivos. “Vale destacar o implemento do Projeto Cultura da Paz , criado por lei aprovada na Câmara de Vereadores, que levou a cultura da paz às escolas. O objetivo é diminuir todas as formas de violências nos espaços escolares, as altas taxas de evasão escolar e os índices de gravidez na adolescência. Estamos concluindo a quadra coberta da Escola São João, concluindo dois Centros de Educação Infantil que estavam com obras paralisadas e implantando uma nova unidade educacional para crianças pequenas no distrito de Sanga Puitã. Será o primeiro Ceinf do distrito.

“Vamos ampliar e reformar as escolas Professora Conceição Capiberibe Saldanha, Marcondes Fernandes Pereira, Prefeito Ade Marques e João Carlos Pinheiro Marques, mais as escolas da Cabeceira do Apa, da Nova Conquista e a Escola Graça de Deus”, destacou o prefeito Hélio Peluffo. A Escola Municipal ´Professora Zaira Portela´ foi reformada e ampliada, recebendo 10 novas salas de aula.

A agenda do prefeito também incluiu visita à reforma do posto de saúde do distrito de Sanga Puitã e a pavimentação das ruas no bairro Boa Vista.

Participaram da programação além do prefeito Hélio Peluffo e primeira-dama, Vânia Peluffo, os secretários municipais Eduardo Campos (Governo), Leny Klais (Educação), Patrick Derzi (Saúde), vereadores Bete Almeida, Laércio Martins, Aleixo Alves, Adãozinho Dauzacker, Agnaldo Miudinho, Neli Abdulahad, Edevaldo Mattoso, Edinho Quintana.

Prefeito Hélio lança obra do Centro de Lazer no Kamel Saad

O prefeito Hélio Peluffo efetuou na manhã de sábado, 13, o lançamento das obras do Centro de Lazer e Cultura do bairro Kamel Saad. O espaço está localizado na avenida Lolia Carrilho Novaes, esquina com a rua Parecis e será dotado de toda estrutura para atender a comunidade como sala multiuso, playground, campo de futebol sintético e gramado, cozinha, quadras de areia e vôlei e academia ao ar livre.

O prefeito Hélio esteve com o secretário de Obras, André Manosso vistoriando o início das obras, destacando a relevância da obra para toda a região do Kamel Saad. A gestão do prefeito Hélio Peluffo tem tido atenção especial com todos os centros de lazer espalhados pela cidade e distritos. A manutenção é constante. A Praça Roberto da Cruz Urizar – Acostinha, localizada entre os bairros BNH e Nossa Senhora do Amparo, na região do Santa Izabel, foi revitalizada. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras, efetua trabalho de limpeza e recuperação dos equipamentos utilizados pelas crianças e jovens que frequentam o local.

A Prefeitura também faz o trabalho de limpeza das imediações das praças por toda a cidade. Esse trabalho tem o acompanhamento de perto pelo prefeito Hélio Peluffo Filho.

Constantemente o prefeito conversa com moradores e também aproveitaram para fazer novas solicitações.

Hélio reforçou o compromisso de revitalizar todos os centros de esporte e lazer que, infelizmente, foram abandonados nos últimos anos. No início da administração, a situação era preocupante em todas as áreas públicas que servem de ponto de encontro das famílias fronteiriças.

Recentemente também foram feitos os primeiros reparos no Parque dos Ervais, uma das maiores áreas de lazer do interior de Mato Grosso do Sul. O local possuía vários pontos que precisavam ser revitalizados e a prefeitura pavimentou a pista de caminhada, melhorando as condições para a frequência diária dos usuários.

“Temos o compromisso de recuperar estas áreas. Por enquanto não podemos fazer mais do que reparos emergenciais, pois o custo é alto e não temos nem dinheiro nem equipamentos suficientes para este serviço. Em pouco tempo estaremos fazendo todos os reparos necessários nestas áreas que servem de locais para o desenvolvimento de atividades que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito.

Prefeitura amplia parceria com centro Empresa-Escola

Prefeito Hélio Peluffo destaca importância do programa mantido com participação de jovens

A prefeit ura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Educação, realizou nesta terça-feira, 09, no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez, reunião com os estagiários do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) que atendem as escolas da Rede Municipal de Ensino de Ponta Porã.

Mais de 400 jovens estagiários participaram e receberam seus uniformes. A secretária municipal de Educação, Professora Leny Klais, afirma que “os estagiários são extremamente importantes para o atendimento às crianças de zero a 5 anos auxiliando os professores nas ações desenvolvidas com as crianças.

Eles também realizam os atendimentos aos educandos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação auxiliando e acompanhando na locomoção dos mesmos pelas dependências da escola, auxiliando no aprendizado”.

O CIEE é uma instituição filantrópica, mantida pelo empresariado nacional, de assistência social, sem finalidades lucrativas, que trabalha em pról da juventude estudantil brasileira.

O objetivo do Centro é encontrar para os estudantes de nível médio, técnico e superior, oportunidades de estágio ou aprendizado que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria.

“O convênio estabelecido entre o Município de Ponta Porã e o Centro de Integração Empresa-Escola é extremamente importante, pois é por meio desta parceria que oportunizamos aos estudantes do nosso município as suas primeiras experiências no mercado de trabalho”, argumentou a secretária Professora Leny.

A supervisora estadual do Centro Integrado Empresa-Escola, Aline Santos destacou que o estágio proporcionado pela parceria é um passo importante na qualificação dos estudantes que pretendem ter uma carreira profissional bem sucedida. “Ele é diferente do emprego tradicional, pois oferece o conhecimento, as competências e as experiências práticas daquilo que você estuda teoricamente na escola ou na faculdade”, ressaltou.

“Outra importância do estágio é que o ele possibilita a confirmação da escolha da formação profissional, sendo uma forma de o estudante conhecer a si mesmo e o motiva a alcançar seus objetivos”, finalizou.

O prefeito Hélio Peluffo também destacou a importância do Poder Executivo oportunizar ao jovem a chance de participar do serviço público, enfatizando que o primeiro emprego é fundamental para uma carreira profissional de sucesso, seja qual for a futura área de atuação. O prefeito fez uma ampla explanação das ações da administração municipal, enfocando os principais projetos em execução e disse ser orgulhoso da parceria, possibilitando aprendizdo e oportunizando aos jovens participantes do modelo de estágio, a entrar no mercado de trabalho. Posteriormente, o prefeito Hélio efetuou a entrega de uniformes aos jovens integrantes do programa de estágio.

Formação Continuada para Professores de Arte da Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta segunda-feira (08/04/2019) a primeira Formação Continuada em Serviço para Professores de Arte da Educação Infantil. Neste encontro, a professora formadora Angela Fakir destacou a importância da arte como manifestação natural do universo infantil, que além de desenvolver a capacidade de comunicação de sentimentos da criança, também serve como um “trampolim” para novas descobertas e criações. Os professores tiveram uma breve abordagem histórica da escrita, receberam algumas sugestões de atividades e realizaram algumas técnicas de desenho.
Técnicas responsáveis: Elizabeth Felizari Escobar Peixoto e Jaqueline Lociele Ledur.

Projeto ´Vida Saudável´ chega ao Dorcelina Folador

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de saúde, está iniciando a realização de projeto voltado a garantir melhor qualidade de vida nas áreas rurais, buscando levar atividades físicas, orientações sobre alimentação. As atividades já tiveram início através da equipe Itinerante que desenvolve atendimento na área rural de todo o município. O trabalho foi apresentado inicialmente no grupo Antonio João com o projeto Vida Saudável  onde o objetivo é incentivar a toda comunidade uma qualidade de vida melhor com orientações, palestras, lazer e exames periódicos. Agora, a ação foi levada ao assentamento Dorcelina Folador, onde ocorreram intensas atividades no último dia 1º.

Todos terão acompanhamento a cada quinze dias com nutricionista , enfermeira e dentista. Essa ação será realizada também nos assentamentos Dorcelina e Nova Era durante 90 dias sendo 7 encontros. Ao final das atividades, será sorteada bicicleta na comunidade.

O atendimento de saúde na área rural vem sendo destaque. No ano passado, o programa ´Saúde Mais Perto de Você´ foi levado ao distrito. Além disso, a Prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, e a UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, através de seu Hospital Universitário, desenvolveram várias atividades no Distrito de Nova Itamarati, quando várias atividades foram desenvolvidas.

O prefeito Hélio Peluffo, a primeira-dama Vânia Peluffo, secretários municipais Dr. Patrick Derzi (saúde), Dário Honório (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), participaram ativa e diretamente da ação, que levou diversas especialidades médicas à população. Uma ambulância 0 Km foi entregue para a comunidade, para atender exclusivamente a população do distrito.

O prefeito Hélio Peluffo destacou novamente que o caminho mais curto para agilizar as demandas são através de parcerias, como a firmada com a Universidade Federal da Grande Dourados, através do Hospital Universitário, cujos acadêmicos do curso de medicina atenderam, além de levar diversas informações importantes para a população do distrito.

A ação visa levar orientações de saúde a comunidade. De acordo com a organização das ações no Distrito, serviços de orientações e prevenções são importantes para possíveis diagnósticos de problema que podem afetar a saúde. Por isso a participação ativa da comunidade é muito importante.

Foram oferecidos atendimentos nas áreas de nutrição,  geriatria, psiquiatria, oncologia, imunidade, oftalmologia, pediatria, infectologista, geriatria medicina, medicina do esporte, medicina intensiva e cardiologia e neurologia.

Além disso foram oferecidas consultas, coleta de preventivo, residentes multi, planejamento familiar, saúde coletiva juntamente com ginecologista, avaliação das carteirinhas de vacinação, acuidade visual pré-escolar, prevenção de dependência química, orientações cuidados crianças ate 2 anos, nutrição, residencia multi prevenção de acidente na lavoura, organofosforado (envenenameno), orientações de obesidade e risco cardiovascular (aferição de pressão arterial e glicemia capilar), medicina do esporte, diagnóstico nutricional em adultos e idosos – nutrição e residência multi prevenção de DST´s e realização de teste rápido hepatite C, bem como recreação das crianças projeto Bem Me Quer.

A prefeitura de Ponta Porã efetuou a entrega de duas ambulâncias zero quilômetro, uma das quais para atender exclusivamente o distrito de Nova Itamarati. O prefeito Hélio Peluffo efetuou a apresentação do veículo marca Toyota, 4 x 4, diesel, atendendo toda a localidade de Nova Itamarati. Outro veículo atende o município.

O prefeito destaca constantemente o empenho da Câmara de Vereadores no sentido de buscar e garantir recursos visando melhorar o atendimento à população nos mais diferentes setores. “Hoje, estamos cumprindo mais um compromisso de campanha ao entregar estas ambulâncias. Vamos renovar a frota e melhorar a estrutura para atender toda a comunidade”, destacou o prefeito Hélio.

IPTU 2019: três carros e duas motos no sorteio em Ponta Porã

Imposto Predial vence dia 10 de abril com desconto de 25% para pagamento à vista

A Prefeitura de Ponta Porã vai sortear três carros 0 quilômetro e duas motos também 0 Km no IPTU 2019. Somente quem estiver rigorosamente em dia com o tributo municipal vai concorrer aos prêmios. No ano passado, foram dois carros e três motos sorteados na campanha do Imposto Predial Territorial Urbano.

“È assim que conseguimos melhorar a infraestrutura de nosso município, investir na educação e assistência social, por exemplo. Por isso é muito importante que o contribuinte esteja em dia com seu IPTU.”, afirmou Fabrício Cervieri. No ano passado, contribuintes foram contemplados.

O secretário de finanças, Fabrício Cervieri, lembrou que ano passado foram sorteadas duas motos aos contribuintes que optaram pelo parcelamento, e um carro, que foi destinado aos contribuintes que optaram pelo pagamento à vista.

Segundo Fabrício Cervieri, a estratégia de sortear prêmios aos contribuintes é uma forma de atrair o maior número de cidadãos do município a manterem seus impostos em dia. “É uma forma de estimular o contribuinte a sempre manter o IPTU em dia. O IPTU é o tributo que fica para o município. Quem ganha é o próprio contribuinte, que dessa forma ajuda o município a crescer. Várias obras são realizadas com o que é arrecadado do IPTU, por isso é tão importante o contribuinte manter em dia o pagamento desse tributo tão importante para o município”, afirmou Cervieri.

O prefeito Hélio Peluffo, destaca que muitas obras são realizadas com recursos próprios, como a pavimentação asfáltica de diversas regiões, melhorando com isso a qualidade de vida da população. “Sabemos do quanto o morador espera pelo asfalto, e nossos projetos estão avançando. Com recursos do IPTU, ampliamos nossa malha asfáltica nos bairros e proporcionamos melhorias nas condições dos bairros e vamos melhorar ainda mais”, enfatiza o prefeito.

No ano passado, o prefeito Hélio Peluffo lembra que os recursos oriundos do IPTU foram aplicados em várias frentes de trabalho, melhorando a qualidade de vida da população. Utilizando parte dos recursos do IPTU pago à vista, a prefeitura efetuou recapeamento de sete trechos de vias públicas, totalizando 21 mil e 440 metros quadrados de pavimento  novo.

“Não reajustamos o valor como muitos municípios fizeram, apostamos em aumentar o percentual de pagamento e reverter tudo em investimentos para nosso município em várias áreas”, destaca o prefeito Hélio Peluffo.

Prefeitura amplia formação continuada a professores

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Educação, vem ampliando a realização de cursos de capacitação na área educacional. No dia 25 de março, aconteceu no Auditório da Escola Estadual Joaquim Murtinho, a primeira formação continuada para os professores de História e Geografia  da Rede Municipal de Educação de Ponta Porã. O evento intitulado “Práticas Docentes e Saberes Fronteiriços” foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e ministrado pela professora Doutora Mirta Torraca Silva.

A ação objetivou discutir melhorias e alternativas para o ensino dos componentes curriculares de História e Geografia.  O encontro foi extremamente importante, pois possibilitou a troca de experiências entre docentes e ocorreram debates teóricos e metodológicos acerca das características do aluno e do ensino da fronteira, com intuito de tornar o ensino dessas disciplinas mais significativo aos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã encerrou a primeira etapa da Formação Continuada para os professores da Educação Infantil, atendendo cerca de 200 professores dos CEINFs e das Escolas. As formações aconteceram de 25 a 29 último, nos dois períodos, onde cada professor pode sair da escola em sua hora-atividade para realizar uma Formação em Serviço,  atendendo a lei do Plano Municipal de Educação,  que na sua Meta 16 garante a todos os profissionais da educação básica a formação continuada em sua área de atuação, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas às criancas.

Os temas trabalhados foram “A incrível arte de sonhar e fazer sonhar: conte uma história”, A importância dos estímulos cognitivos e motores no desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos, Quem conta, reconta… Faz de conta.

As atividades tiveram como colaboradores as Professoras Antonia Kelly G. R. Espindola e Daniela Silvestre, fisioterapeuta Fares Salem (NASF – Secretaria de Saúde). O evento foi organizado pelas técnicas da Educação Infantil Elizabeth Felizari Escobar Peixoto e Jaqueline Jociele Ledur.

Para este mês de abril, acontecerá Formação Continuada em Serviço para os professores de Arte e Movimento da Educação Infantil.

Escola Municipal beneficiada com ação filantrópica

Ação da LBV juntamente com o Projeto ASCAR – Ação Social Cristã Anjos de Resgate beneficiando os alunos da Escola Municipal Conceição Capiberibe e região com Kits Escolares. O objetivo desta ação é atender as famílias mais carentes da comunidade incentivando que nenhuma criança fique fora da escola por falta do material escolar. O prefeito Hélio Peluffo destacou a ação lembrando que a prefeitura tem feito parcerias positivas com a sociedade civil organizada, ao mesmo tempo em que agradeceu a ação beneficiando a escola da Rede Municipal de Ensino.

As ações sociais da LBV atendem à legislação e Política Nacional de Assistência Social e enquadram-se, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, em serviços de proteção social básica (convivência e fortalecimento de vínculos) e proteção social especial de alta complexidade .

O projeto ASCAR atende  crianças e adolescentes e seus familiares na Comunidade São Rafael,  Altos da Gloria,  São Francisco e Julia Cardinal que vivem em situação de vulnerabilidade social com atividades e fortalecimento de vinculo,  prevençao contra as drogas no contra turno escolar e depende de doações para funcionar. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã e a Secretaria de Assistencia Social do município.