NÃO COMPARTILHE SEUS DADOS !!!

“Proteja seus dados. Não compartilhe.” Esse é o slogan da campanha on-line lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, para alertar o consumidor sobre possíveis golpes no mundo virtual.

“A ampliação da informação entre consumidores ajuda a minimizar e dificultar a invasão da privacidade de dados pessoais.  Campanhas educativas como essa fazem com que o conhecimento seja difundido, orientando e alertando o consumidor sobre os riscos e conscientizando-o sobre a importância dos seus dados pessoais”, destaca o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

A iniciativa de fazer uma campanha educativa surgiu diante dos riscos de uso indevido de dados pessoais, incluindo comercialização e vazamento, e do grande aumento de reclamações registradas.

Dados da plataforma Consumidor.gov.br apontam que de janeiro a julho deste ano o número de consumidores que tiveram dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem autorização mais que dobrou em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 47.413 reclamações em 2021, enquanto em 2020 foram 21.310. O número do primeiro semestre deste ano, inclusive, já supera o total de registros em 2020, que foi de 44.750.

“O principal eixo da campanha é a prevenção de fraudes eletrônicas, por meio da conscientização do consumidor sobre os riscos que existem ao compartilhar indevidamente seus dados pessoais e bancários. Queremos proteger e garantir a sua segurança no ambiente digital”, afirmou a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues.

Pedalada Lilás atraiu centenas de bikers em Ponta Porã

Na manhã deste domingo, com temperatura agradável, a Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CREAS, realizou neste domingo  a 1ª Pedalada Lilás.

O evento é alusivo a campanha Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da lei estadual n°4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

A Pedalada também teve como objetivo, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncias existentes.

Alargada foi dada na Praça Dos Ciclistas Professora Terezinha Nunes e percorreu as ruas de Ponta Porã até o Parque dos Ervais Ayres Marques. Foram mais de 280 inscritos que participaram da atividade. Ao final foram recepcionados Pelo Prefeito Hélio Peluffo e a Primeira- Dama Vânia Peluffo. Houve uma confraternização com frutas, além do sorteio de vários brindes.

Estiverem presentes, o Prefeito Hélio Peluffo, a Primeira-dama Vânia Peluffo, os Vereadores Farid Afif, Lourdes Monteiro, Kamila Alvarenga, Nely Abdulahad e José Menino Júnior.

Números para denúncia: Polícia Militar 190; Guarda Civil Municipal de Fronteira – 153 e Creas 3431- 4773 plantão (67) 99645-8824.

*Assessoria de Comunicação

VOCÊ ANOTA O PROTOCOLO DE ATENDIMENTO???

É muito importante que o consumidor, ao fazer uma ligação para o SAC, anote o número do protocolo com data, hora e assunto da chamada.

Será através do protocolo que o consumidor poderá provar que já fez o pedido de reclamação ou cancelamento, caso haja negativa do fornecedor.

PRODUTO DE MOSTRUÁRIO NÃO TEM GARANTIA???

Comprar produtos que estão no mostruário das lojas não elimina os direitos do consumidor, mesmo que sejam adquiridos com descontos.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os bens duráveis, como móveis, eletrônicos e eletrodomésticos possuem garantia de 90 dias, podendo esse prazo ser prorrogado por liberalidade do fabricante, a chamada garantia contratual.

Fique atento consumidor quanto ao seu direito e havendo necessidade acione o Procon/PP pelos nossos canais de atendimento.

QUEBREI, TENHO QUE PAGAR???

Os avisos fixados em estabelecimento comerciais com os dizeres “quebrou, pagou” não respeitam a legislação vigente. Segundo o CDC, os estabelecimentos devem oferecer a segurança necessária que impeça situações de risco e acidente aos clientes, atendendo às normas de segurança e não havendo no ambiente tais características e qualquer advertência do perigo por meio de avisos fixados em local visível, imputa-se a culpa pelo dano ao próprio lojista.
Assim, o consumidor só poderá ser responsabilizado por qualquer dano causado em produto exposto, caso haja aviso alertando para não tocar na mercadoria. Por outro lado, quando o estabelecimento não alerta sobre o perigo ou não restringe o contato com os produtos expostos, o consumidor fica desobrigado a arcar com o dano causado.
O que tem respaldo no artigo 6º, incisos I e IV do Código de Defesa do Consumidor que dispõe que é direito básico do consumidor a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos; e a proteção contra métodos comerciais coercitivos ou desleais. Além do contido no artigo 12 do CDC que prevê que o fornecedor deverá sempre arcar com os danos causados ao consumidor, decorrente ao acondicionamento de seus produtos, independente da verificação de culpa. Sendo importante o consumidor buscar orientações antes de pagar pelo produto.

Espaço Big Festas realiza contrapartida lei Aldir Blanc

Nesta Sexta-feira (06) foi feito o encerramento do Curso Produção de Festa Infantil oferecido pelo Espaço Big Festa de Eventos contemplada pela Lei Aldir Blanc em Ponta Porã.

No total 15 alunos receberam certificado de conclusão do curso de capacitação de mão de obra no setor de eventos por meio de apostilas aulas práticas e teóricas com apoio Prefeitura de Ponta Porã e  Fundo de Apoio a Comunidade -FAC.

Em Ponta Porã 20 Espaços Culturais foram contemplados em sua primeira fase por meio de edital de chamamento público com recursos da Lei Aldir Blanc de Auxílio a Cultura sancionada pelo Governo federal em agosto de 2020 e regulamentada pela Prefeitura de Ponta Porã em outubro de 2020.

Conforme previsto na Lei Aldir Blanc os espaços, associações e coletivos culturais deverão realizar contrapartidas que beneficiem a comunidade por mio de oficinas, palestras, apresentações culturais ou cursos na área de arte e cultura.

Os 20 espaços culturais contemplados prestaram contas dos recursos recebidos junto a Prefeitura de Ponta Porã na data prevista pela lei Aldir Blanc.

* Assessoria de Comunicação

Prefeitura pede cautela aos motoristas em razão das obras em andamento na área central

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através do Departamento de Trânsito pede cautela aos motoristas que trafegam pela área central, devido aos diversos pontos em que obras de infraestrutura são instaladas no subsolo.

“O Departamento de Trânsito e a Guarda Civil Municipal de Fronteira pedem cautela ao dirigir pelas ruas que recebem nos últimos dias importantes intervenções. Em poucos dias, o trânsito será normalizado. Até lá, pedimos cautela e paciência aos motoristas”, disse o Secretário Municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes de Oliveira.

Para conter as inundações, é preciso uma grande intervenção nas Ruas Calógeras e Heliodoro Alves Salgueiro, principalmente. Tubos enormes de concreto serão “enterrados” e direcionarão as águas da chuva.

“Iniciamos uma nova frente de obras com recursos do FONPLATA. Faremos drenagem das águas pluviais, alargamento, construção de calçadas, acessibilidade e asfalto novo. Pedimos a compreensão dos moradores da região pelos transtornos e atenção à sinalização. Estamos preparando Ponta Porã para o futuro”, finalizou Hélio Peluffo.

Assessoria de Comunicação

Procon divulga pesquisa de combustível e itens da Cesta Básica

Procon divulga mais uma rodada de preços em Ponta Porã

O Procon de Ponta Porã realizou nova pesquisa com alterações para o combustível e o gás de cozinha. Com novos preços após aumento nas refinarias, a entidade de defesa do consumidor saiu a campo para verificar esses novos valores e orientar o consumidor a optar pelo valor mais em conta.

As pesquisas nos postos de combustível é realizado com frequência. Foram onze estabelecimentos pesquisados Os pesquisadores avaliaram a gasolina comum e aditivada, etanol, diesel S500 e diesel S10.

Na pesquisa desta semana, o menor valor encontrado na gasolina comum foi de R$ 5,995 e o maior valor foi de R$ 6,179. O menor valor da gasolina aditivada foi encontrado a R$ 5,995 e o maior valor foi de 6,249.

Em relação Etanol, o menor valor pesquisado ficou em R$ 4,689 e o maior preço encontrado foi de R$ 4,850. O diesel S500 manteve os mesmos valores da última pesquisa, com o menor valor pesquisado em 4,599 e o valor máximo de R$ 4.879. O diesel S10 foi pesquisado no valor mínimo de R$ 4,745 e o maior valor em R$ 4,919.

O Procon de Ponta Porã também realizou uma pesquisa sobre itens de produtos da Cesta Básica. A pesquisa foi realizada no fim de julho em vários supermercados do município. A coordenadora do Procon no município afirma que as pesquisas tem como objetivo oferecer uma referência ao consumidor por meio de preços obtidos através da pesquisa. Os valores dos produtos pesquisados variam também de acordo com a qualidade dos itens que compõem a cesta básica.

Os produtos apresentam variações que pedem atenção do consumidor para economizar nas compras mensais para sua residência Oito estabelecimentos foram pesquisados. O pacote de arroz tipo 1 de cinco quilos mais em conta em cada mercado, foi encontrado pelo preço no valor mínimo de R$ 17,98 e o maior valor foi de R$ 21,75. A variação do valor do arroz é significante, chegando 20,97%.

Já o quilo do feijão carioquinha, teve o menor preço pesquisado no valor R$ 7,19 e o maior valor encontrado do mesmo produto por R$ 8,19. Apresentando variação de 13,91%. O açúcar cristal, pacote de cinco quilos, teve o maior valor encontrado nos estabelecimentos pesquisados, em R$ 17,99 e o menor preço de R$ 15,75. Variação de 14,22%.

Já o café em pó, o pacote de 500g teve o maior valor encontrado em R$ 9,19 e o menor valor encontrado do tradicional café, foi de R$ 7,69. O café variou em 19,51%. O quilo da farinha de trigo teve o maior valor registrado em R$ 3,49 e o menor valor a R$ 2,95. Com variação de 1,31%. O maior valor do óleo de soja 900 ml foi encontrado a R$ 7,49 e o menor valor em R$ 6,95. Apresentando variação de 7,77%.

De acordo com a coordenadora do Procon em Ponta Porã, Claudia Bonato Vieira, o consumidor precisa ficar atento nas pesquisas periódicas realizadas no comércio do município. Quem quiser ter acesso a pesquisa completa do Procon, pode entrar em contato através dos telefones 3432-1775 e 3431-9090.

* Assessoria de Comunicação

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE AS GARANTIAS DO PRODUTO!!!

GARANTIA LEGAL – 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Estabelecida em lei e é gratuita

GARANTIA CONTRATUAL – O fornecedor concede um prazo maior de garantia. Prazo facultativo e não obrigatório, sendo informada no ato da venda e é gratuita.

GARANTIA ESTENDIDA – Oferecida pelas lojas além do prazo legal e do oferecido pelo fabricante. È opcional e o consumidor paga.

Dia dos Pais Procon-Ponta Porã

Dia dos Pais: Procon-Ponta Porã orienta consumidores.

Com o aumento das reclamações referentes à data comemorativa, Procon-Ponta Porã alerta sobre os cuidados com as compras online.

De 2019 para 2020, o Procon-Ponta Porã observou um aumento expressivo nas reclamações referentes a compras para o Dia dos Pais. Em 2020, a data comemorativa ocorreu em meio à pandemia e muitos consumidores optaram pelas compras online tanto pela praticidade quanto pela segurança que elas representam.

Em contrapartida, as reclamações relacionadas a esse meio de compra também cresceram. Consumidores devem ficar atentos à algumas orientações para evitar problemas.

“Com a chegada do Dia dos Pais, data importante para o comércio varejista, o Procon-Ponta Porã aconselha os consumidores a tomarem alguns cuidados. No caso compras online é fundamental ficar atento às informações sobre o fornecedor, verificar se a empresa existe, se tem CNPJ, endereço físico e se disponibiliza contato para dúvidas”.

Veja aqui a lista de sites não recomendados https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Conhecer sobre a política de venda e de atendimento ao consumidor também traz mais segurança. “É interessante verificar qual a política de atendimento ao cliente, como é o pós-venda, se a empresa troca, quais os canais de contato etc. Informações como o preço total, qual valor do frete e data da entrega devem ser checadas antes da compra e cumpridas corretamente pelo fornecedor”, avisa o diretor.

O consumidor deve estar atento à forma como procura a empresa: não deve responder mensagens de publicidade ou acessar os links enviados. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais.

Preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes, mercadoria falsificada etc.

É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido – fora do estabelecimento comercial -no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.
Pesquise
Fazer uma pesquisa de preços é uma medida simples que pode garantir uma boa economia. “Outro ponto importante é fazer uma pesquisa de preços, que pode ser feita de forma online; compare os valores praticados por diferentes fornecedores antes de escolher o local em que vai comprar”, afirma Capez.

Fonte: Procon Ourinhos