Nova Itamarati recebe ação de saúde e ambulância 0 km

População do distrito teve acesso a várias especialidades médicas durante ação coletiva

A Prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, e a UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, através de seu Hospital Universitário, desenvolverão várias atividades sábado, dia 09 no Distrito de Nova Itamarati. Foram oferecidas várias atividades.

O prefeito Hélio Peluffo, a primeira-dama Vânia Peluffo, secretários municipais Dr. Patrick Derzi (saúde), Dário Honório (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), subprefeito Daniel Valdez participaram ativa e diretamente da ação, que levou diversas especialidades médicas à população. Uma ambulância 0 Km foi entregue para a comunidade, para atender exclusivamente a população do distrito.

O prefeito Hélio Peluffo destacou novamente que o caminho mais curto para agilizar as demandas são através de parcerias, como a firmada com a Universidade Federal da Grande Dourados, através do Hospital Universitário, cujos acadêmicos do curso de medicina atenderam, além de levar diversas informações importantes para a população do distrito.

A equipe da UFGD realizou vários atendimentos aos moradores dos assentamentos da localidade. Atividades como consultas médicas, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, acuidade visual pré-escolar, diagnóstico nutricional, prevenção de dependência química e de acidentes, orientações de risco cardiovascular, obesidade e desnutrição, entre outros, estarão sendo realizadas até às 14 horas na sede da Sub Prefeitura no distrito de Nova Itamarati.

A ação visa levar orientações de saúde a comunidade. De acordo com a organização das ações no Distrito, serviços de orientações e prevenções são importantes para possíveis diagnósticos de problema que podem afetar a saúde. Por isso a participação ativa da comunidade é muito importante.

Foram oferecidos atendimentos nas áreas de nutrição,  geriatria, psiquiatria, oncologia, imunidade, oftalmologia, pediatria, infectologista, geriatria medicina, medicina do esporte, medicina intensiva e cardiologia e neurologia.

Além disso foram oferecidas consultas, coleta de preventivo, residentes multi, planejamento familiar, saúde coletiva juntamente com ginecologista, avaliação das carteirinhas de vacinação, acuidade visual pré-escolar, prevenção de dependência química, orientações cuidados crianças ate 2 anos, nutrição, residencia multi prevenção de acidente na lavoura, organofosforado (envenenameno), orientações de obesidade e risco cardiovascular (aferição de pressão arterial e glicemia capilar), medicina do esporte, diagnóstico nutricional em adultos e idosos – nutrição e residência multi prevenção de DST´s e realização de teste rápido hepatite C, bem como
recreação das crianças projeto Bem Me Quer.