A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação e o NTEM- Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal está divulgando a todos os profissionais da educação, alunos e a cidadania em geral, as diversas ações desenvolvidas pelo NTEM neste primeiro semestre do ano letivo de 2017.
O NTEM está realizando dois cursos nesta primeira etapa do ano letivo. Sendo o primeiro voltado para os professores de Matemática e será aplicada nas escolas especificamente aos alunos da Rede Municipal de Ensino, onde é trabalhado a linguagem de Programação Logo – o KTurtle, ministrado pelo professor multiplicador Rubens de Oliveira Paz, que se realizou no mês de fevereiro e março.
O projeto Linguagem de programação KTurtle para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, tem como objetivo desafiar os alunos a criarem formas geométricas através da programação em Logo utilizando o ambiente de programação Kturtle, disponível no Linux Educacional 4.0 e 5.0 e, desta forma levar o conhecimento quanto aos principais elementos que compõe a geometria tais como: ângulos, ponto, reta, plano, polígonos diversos com suas diagonais e soma dos ângulos internos, além de inserir funções que possibilitam os variados cálculos já mencionados.
Para incentivo maior aos alunos participantes do projeto, será realizada uma competição com provas de programação para criação de formas geométricas em dois momentos, sendo o primeiro momento classificatório nas escolas e o segundo momento com uma prova final para premiação com certificado para os três primeiros colocados e uma vaga em um curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Informática – OBI que propõe-se ocorrer em parceria para ser ministrado na Universidade Federal de Mato Grosso do SUL – UFMS/ Campus Ponta Porã MS.
O segundo curso desenvolvido é o de Stop Motion e o seu objetivo principal como recurso pedagógico é, desenvolver e estimular a aprendizagem de forma lúdica e divertida, fazendo uso de recursos tecnológicos e audiovisuais, trabalhando conteúdos de forma integrada e interdisciplinar, propiciando a aprendizagem coletiva e a integração de professor- aluno.
O concurso também permite trabalhar de forma contextualizada conteúdo a serem desenvolvidos nas disciplinas empregadas no projeto, levando os participantes a uma integração e melhoria nos processos de ensino e aprendizagem.
Este ano o curso é voltado a professores de Língua Portuguesa, entre outros professores de áreas afins, onde passam por uma capacitação, onde ministram as professoras multiplicadoras Mirta Beatriz Souza Douglas e Alline Olívia González Além.
Nesta ocasião são abordados conceitos e técnicas do stop motion e sua adaptação em conteúdo do referencial a ser trabalhado ao longo do ano letivo. Os encontros presenciais se realizam no laboratório do NTEM nos dias 13,27/3, 10,24/04 e 08/05.
Posteriormente é aplicado em sala de aula, e nesta etapa de desenvolvimento, as escolas são inscritas, para o concurso de Stop Motion Prêmio professor Rafael Cardoso 3º edição. A inscrição é feita através do Drive virtual, ferramenta que permite realizar inscrições online, e que estará disponibilizado às escolas interessadas do dia 30/03 ao dia 28/04.
O concurso tem três modalidades, Educação Infantil para a modalidade I, Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano para a modalidade II e 6º ao 9º para a modalidade III, que passa por adaptações que atendam todas essas modalidades e níveis de conhecimento, onde os participantes devem produzir um filme de animação basicamente com a técnica e que deve seguir as normas do regulamento que rege o concurso como também um tema gerador.
Finalmente é feita a avaliação e premiação dos filmes que acontece em novembro num evento intitulado Seminário de Tecnologias na Educação.
Para este evento toda comunidade escolar e outras instituições são convidadas a participar e prestigiar a produção dos alunos e suas escolas, como também, a discussão e reflexão de temas inerentes a educação e inserção tecnológica e a sua importância para a prática pedagógica na atualidade.