Obras no centro acabam com alagamentos e valorizam a região

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 14, na Câmara Municipal de Ponta Porã, a Prefeitura Municipal de Ponta Porã, a SANESUL e as empresas responsáveis pelas intervenções no centro da Cidade, apresentaram um cronograma de trabalho. O Prefeito Eduardo Campos, convidou o comércio a se fazer presente para ouvir todas as explanações e sanar suas dúvidas sobre as obras.

Ponta Porã passa neste momento por grandes intervenções em praticamente todos os lados da cidade. Mas é na área central, sem dúvidas, que estão as maiores intervenções: as obras de drenagem, água, alargamento de vias modernização da linha internacional.

O projeto Programa do Futuro, patrocinado pelo FONPLATA em contrapartida com a Prefeitura Municipal de Ponta Porã vai executar quase cem milhões de reais apenas na área central da cidade, promovendo uma verdadeira revolução. Jamais obras de tamanha envergadura e complexidade foram executadas e, de uma só vez em Ponta Porã.

Para facilitar, a obra foi dividida em quatro lotes: o lote 01 será responsável pela implantação de uma ciclovia na linha internacional, pista de caminhada, pela construção de um local de apoio ao frete, construção de um novo terminal final de ônibus, além dos estacionamentos com placas solares e a instalação de containers para o comércio local.

O lote 02 trará mais uma ciclovia com pontos de descanso e iluminação e uma pista de caminhada e uma praça pública que terá: praça infantil, playground, campos de futebol, quadras poliesportivas e estacionamentos.

Os lotes 03 e 04 tratam das partes mais sensíveis das intervenções: as obras subterrâneas. Para isso, a rede de água será deslocada em todo o perímetro central para as laterais para abrir espaço para a rede de drenagem. Após isso, será feito o alargamento das vias e a sinalização de trânsito.

Para o Prefeito Eduardo Campos, essas intervenções trarão muito benefícios à população: “Nós vamos fazer intervenções grandes, que sejam permanentes e de forma que não prejudiquem tanto o comércio e população. Exigimos das empresas contratadas que os lotes tenham início e fim antes de ir para outro ponto, para que a intervenção seja o mais breve possível”, destacou.

O Secretário de Finanças, Fabrício Cervieri, fez a apresentação do projeto do FONPLATA em números e reiterou a coragem do Poder Executivo em  realizar obras que não aparecem. “É preciso coragem para enterrar obras em um projeto dessa envergadura. Ponta Porã jamais viu uma obra tão grande e complexa acontecendo ao mesmo tempo e isso se deve à competência em cumprir exigências, executar o projeto e firmar as parcerias necessárias para sua realização”, finalizou.

A SANESUL, representada pelo seu Diretor Presidente, Renato Marcílio da Silva e por Célio Poveda Filho, Gerente Regional da SANESUL Ponta Porã fizeram a apresentação das intervenções que serão feitas. Serão 9.500 metros de ligações que serão feitas no perímetro central, entre novas e as já existentes.

Ficou definido que o início das intervenções no centro comercial terá início após o feriado do Dia das Mães, para evitar prejuízos ao comércio. Após essa data, serão abertas as frentes de trabalho.

A última a falar foi a Vereadora Kamila Alvarenga, representando a Câmara de Vereadores: “Nós aprovamos esse projeto e vamos continuar acompanhando para que as intervenções sejam feitas com o menor transtorno possível para a população”, destacou a parlamentar.

Participaram da reunião, o Prefeito Eduardo Campos, os Secretários Municipais: Fabrício Cervieri – Finanças; Marcelino Nunes de Oliveira – Segurança Pública; Carlos Bordão – Habitação e Ricardo Soares – Procurador Geral do Município, além do Secretário Municipal Adjunto de Obras Joanílson dos Santos Silva.

Pela Câmara Municipal participaram os Vereadores: Agnaldo Miudinho, Anny Espínola, Biro Biro, Edevaldo Matoso, José Menino Júnior, Kamila Alvarenga, Lourdes Monteiro, Marquinhos Bello, Neli Abdulahad, Ricardo Torraca, Valdecir Fernandes e Wanderlei Avelino.

A Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã foi representada pela sua Presidente, Fabrícia Dias, que se fez acompanhada por comerciantes dos mais variados ramos.