Para conter inundações, Prefeitura executa 20 km de redes de drenagem na área central

Um dos maiores investimentos do programa “Fronteira do Futuro”, financiado pelo FONPLATA, é a execução de 20 quilômetros de redes de macrodrenagem na área central de Ponta Porã, canalizando a água das chuvas para cursos d’água e evitando alagamentos nos dias de fortes precipitações.

Com tubulações de concreto armado, enterradas no solo, a água das chuvas é captada e, por gravidade, conduzida para córregos que cortam a cidade, evitando danos no asfalto e também às residências.

Esse serviço está sendo executado em duas etapas. A primeira com 5,4 quilômetros de redes está praticamente concluída. A segunda etapa está em execução e integra a obra de urbanização e revitalização ao longo dos 5.700 metros da Linha Internacional, totalizando 15 quilômetros de redes de escoamento de águas pluviais.

Quando a obra ficar pronta e os dois sistemas conectados, os alagamentos na área central serão praticamente zero.

As instalações de redes de drenagem são essenciais para evitar inundações, tendo em vista o alto grau de impermeabilização (pavimentação) do solo, que acumulam grandes volumes de água nos dias de chuva forte.

O volume de água que antes escoava lentamente pela cobertura vegetal passou a exigir maior capacidade de escoamento, propiciando condições para a ocorrência de inundações, enchentes e alagamentos.

Neste sentido, os sistemas urbanos de drenagem possuem um importante papel no gerenciamento das águas pluviais, assegurando seu transporte em condições apropriadas para um meio receptor.

Asfalto novo

Em toda a área que recebe a rede de drenagem, a Prefeitura reconstrói a capa asfáltica, praticamente refazendo todo o serviço, trazendo grande valorização para a região beneficiada. Na área central de Ponta Porã estão sendo refeitos 35 quilômetros de vias, com sinalização, acessibilidade e calçamento onde for necessário.

Pelo menos 26 quilômetros de pavimentação asfáltica já estão concluídos, referentes à primeira etapa da obra que inclui os seguintes trechos:

. Rua Sete de Setembro (entre Rua Paraguai e Intendente João da Silva Brandão);

. Rua Tiradentes (entre Rua Paraguai e Rua Xavier da Silva);

. Av. Presidente Vargas (entre Av. Marechal Floriano e Rua Itacaúnas);

. Rua Baltazar Saldanha (entre a Rua Marechal Floriano e Jorge Salomão);

. Rua General Osório (entre a Rua Ilizio Cabral e Rua Jorge Salomão);

. Rua Calógeras (entre a Rua ilizio Cabral e Jorge Salomão);

. Rua Heliodoro Salgueiro (entre a Rua Guia Lopes e Rua Arariba);

. Rua Pedro Angelo da Rosa (entre a Rua 12 de Outubro e Av. Belmiro de Albuquerque).

A conclusão dessas obras renderá para Ponta Porã uma infraestrutura moderna e duradoura, capaz de suportar o crescimento da cidade pelo menos nos próximos 50 anos.