Polícia Militar e AGETRAN iniciam operação Trânsito Seguro nas Escolas

A operação em conjunto entre a Polícia Militar do 4º BPM e a Agência Municipal de Trânsito – AGETRAN, teve início nesta quinta-feira (23/02) e deve se estender por todo o ano letivo. A operação Trânsito Seguro nas Escolas visa, em primeiro lugar, garantir a segurança dos alunos nos períodos de entrada e saída dos estudantes em Ponta Porã-MS.

A Operação se destina, neste primeiro momento, à orientação aos condutores de veículos e aos cuidados necessários para evitar acidentes e infrações de trânsito. Agentes de trânsito do município e Policiais Militares estarão realizando o policiamento de forma conjunta e de maneira que todos os dias ao menos uma viatura esteja posicionada em frente às escolas.

Nesta quinta-feira (23/02) iniciaram-se as aulas na rede estadual de ensino e, com isso, aumenta o fluxo de veículos e pedestres nos arredores das escolas, aumentando também os riscos de acidentes de trânsito e interdições de vias, decorrentes de “paradas irregulares” e, também, pelas obras existentes nas principais ruas da área central.

Para que a operação em conjunto se tornasse possível, foram realizadas reuniões entre o Departamento de Trânsito da Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública do Município de Ponta Porã, onde o Secretário Adjunto de Segurança Pública do Município, Dr. Gabriel Arce, destacou que: “trabalharemos todos os dias, prestando auxílio aos Policiais Militares conforme a determinação do prefeito Eduardo Campos, para oferecer mais segurança para nossos estudantes. As ações terão continuidade enquanto forem justificadas e tiveram início hoje às 06h30min”.

Após a fase de orientação os condutores que trafegarem ou estacionarem seus veículos de forma irregular, sofrerão medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro. “A intenção é garantir a segurança das crianças, professores e funcionários na entrada e saída da escola”, ressaltou o Comandante do 4º BPM, Tenente Coronel Edson Guardiano de Oliveira e disse, ainda, que: “a diminuição das situações de violência tanto do lado interno, como do lado externo das escolas, tem relação direta com a atuação preventiva da segurança pública nas unidades de ensino, tendo como um dos objetivos o de afastar o tráfico de droga das escolas, bem como prevenir que alunos sejam utilizados para fins criminosos”.

* Assessoria de Comunicação Social do 4º BPM/Diretoria de Comunicação