Ponta Porã: A base e a estrutura que servem ao Brasil

Ao compor o hino a Ponta Porã, o professor Isaac Borges Capillé, o “Borginho”, talvez não tenha imaginado que a sua Ponta Porã, rica em todos os sentidos, seguisse o rumo que ele previa naqueles rabiscos que esboçavam o hino, que hoje é entoado nas cerimonias oficiais do município. Na letra do hino do município “Fé, esperança e cultura, é o que ostenta essa rica região”, Borginho demonstrava claramente a crença no futuro promissor da cidade.

“Desta terra, a base e a estrutura. Que um Brasil de amanhã servirão”. Dessa forma, Isaac Borges Capillé imaginava Ponta Porã. Hoje é possível claramente afirmar, que ele tinha razão em acreditar no desenvolvimento da terra que escolheu para viver. De acordo com arquivos históricos, o professor Isaac Borges Capillé era nascido em Dourados, mas escolheu Ponta Porã para viver. A Ponta Porã dos sonhos de Borginho é atualmente a 2ª cidade mais rica do agronegócio em Mato Grosso do Sul e a 16ª mais rica do Brasil no setor. A nota técnica do Ministério da Agricultura divulgada logo nos primeiros dias deste ano de 2022, no dia 3 de janeiro para ser mais exato, classificaram Ponta Porã como umas das mais ricas do país. E as projeções futuras são animadoras, mostrando que a cidade ainda possui muitas áreas de terra para plantar. Ou seja, a tendência de Ponta Porã é de ainda crescer mais.

Ponta Porã que vive um momento mágico, com desenvolvimentos e mudanças em todos os setores, passando por uma verdadeira transformação nos últimos seis anos. Com a gestão transparente, responsável e competente do atual prefeito Hélio Peluffo, os pontaporanenses testemunham e mais do que aprovam a administração e o grande salto de qualidade de vida que seus concidadãos estão vivendo.

Contam os historiadores e antigos moradores que a cidade de Ponta Porã surgiu do vilarejo formado as margens da lagoa Ponta Porã. A Laguna Punta Porã era um local de parada para os ervateiros que vinham da região sul do país. Ali era um ponto de comercialização, onde os viajantes faziam suas trocas e compras para seguirem viagem. O vilarejo aumentou com a permanência de muitos carreteiros que resolviam se instalar pela região, cansados das viagens que muitas vezes duravam vários meses nas carretas campesinas. Com a localidade ganhando residências e forma de mini cidade, herdou o nome da lagoa, se tornando a comunidade de Ponta Bonita, sendo esse então, o primeiro nome de Ponta Porã.

Criada no século 20, Ponta Porã foi Paróquia e Distrito de Nioaque. A emancipação do município de Ponta Porã ocorreu em 18 de julho de 1912 através do Decreto nº 617 do Governador de Mato Grosso, Joaquim Augusto Costa Marques, estabelecendo os limites do município, ao Norte os rios Ivinhema, Brilhante e Santa Maria. Leste pelo Rio Paraná, a Oeste pelos municípios de Bela Vista e Maracaju, e ao Sul pelo Paraguai. Assim sendo, de Dourados até Mundo Novo, tudo pertencia ao novo município de Ponta Porã, formando uma população de 40 mil pessoas na época da década de 1930.

A instalação do município de Ponta Porã, ocorreu em 25 de março de 1913. Essa data até 1988 era o dia em que se comemorava o aniversário da cidade. O primeiro Prefeito da terra dos Ervais, foi o gaúcho Ponciano de Mattos Pereira. Em 1943, o presidente Getúlio Vargas elevou Ponta Porã a Território Federal, com um grande número de municípios da região pertencendo ao território. O Território Federal durou cerca de 3 anos, sendo extinto em 1946 pelo presidente Eurico Gaspar Dutra.

Chegando neste dia 18 de julho de 2022 aos 110 anos, a Ponta Porã, da letra de seu hino, de composição de Borginho, tomou forma e pode se agigantar ainda mais nos anos que virão. A tendência é de crescimento, ainda mais, depois da gestão do Prefeito Hélio Peluffo. Obras importantes estão sendo realizadas na cidade atualmente. Só para citar uma delas, o contorno viário, já chegou na sua parte final, o trajeto da Rua Guia Lopes até a BR 463 está em obras e de acordo com as empreiteiras, a ordem é terminar o mais rápido possível. Com o trecho de 8 quilômetros do contorno norte, até a rodovia MS 164, já pronto, e a conclusão do contorno sul, serão 16 quilômetros ligando as duas rodovias. Com término do trecho atual, logo Ponta Porã terá como desviar o trânsito de veículos pesados da área central da cidade, desafogando o tráfego e levando mais segurança a população.

Com muitos motivos para comemorar, o Prefeito Hélio Peluffo, sempre destaca a população de Ponta Porã. “É um povo alegre, bravo e guerreiro esse povo da nossa Princesinha dos Ervais. Povo feliz, de uma Ponta Porã que só cresce e muito ainda tem a se desenvolver. Agradeço sempre a oportunidade e a confiança da população em nosso trabalho. Vamos chegando aos 110 anos de nossa cidade com muita confiança de que podemos ainda fazer muito mais. Parabéns Ponta Porã. Parabéns pontaporanenses”.

* Assessoria de Comunicação