Ponta Porã é campeã Estadual de robótica

Equipe do Núcleo Municipal de Tecnologia é campeã estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

A prefeitura Municipal de Ponta Porã através da Secretaria Municipal de Educação e NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal) obteve excelente resultado na etapa de robótica estadual da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) disputada em Campo Grande nos dias 23 e 24 de agosto. O prefeito Hélio Peluffo parabenizou toda equipe do NTEM pelo brilhante resultado obtido, consagrando o trabalho desenvolvido.

Com o apoio do prefeito Hélio Peluffo Filho, o projeto de robótica na Rede Municipal de Ensino foi criado o Grupo GDRIVE- Grupo de Desenvolvimento de Robótica Interdisciplinar – com visão estratégica no ano de 2017, com o intuito de trabalhar a robótica educacional e de competição.

Posteriormente, explica a professora Kedma Souza Moraes, diretora do NTEM, foram selecionados alguns alunos destaques da olimpíada KTurtle que, basicamente consistiu na realização de uma prova de raciocínio lógico e linguagem de programação, onde se formaram 4 equipes, sendo Nível 0 Apolo I e II, Nível 1: GDRIVE Hermes e no nível 2: GDRIVE Fênix. A escolha dos nomes das equipes foi pensada e inspirada na mitologia greco-romana.

Estas equipes foram inscritas na prova prática da OBR, e a partir daí passaram por treinamentos realizados no NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal) sob orientação do professor multiplicador Rubens de Oliveira Paz e estagiário da UFMS Deivison Rafael Lopes Figueredo. Posteriormente estas equipes participaram da 1ª fase regional que aconteceu no Colégio Elite Total dia 11 de agosto, em Ponta Porã, onde o NTEM apresentou as quatro equipes, e desta forma, a equipe GDRIVE Hermes foi classificada para a etapa estadual.

Na fase estadual da prova a equipe GDRIVE Hermes composta pelos alunos Lucas Alves dos Santos da Escola Municipal Rural “Graça de Deus” e Wilson Rodrigo Figueiredo Oviedo da Escola Municipal “Ramiro Noronha”, disputaram com 24 equipes de todo o Estado, pré-classificados nas regionais entre mais de 150 equipes.

Esta fase estadual aconteceu no centro de convenções Albano Franco nos dias 23 e 24 em Campo Grande passando por momentos de emoção de aprendizagem e cooperação entre as equipes, principalmente as de Ponta Porã que contou com o apoio da Escola Municipal “Ignês Andreazza”, Escola Estadual “João Brembatti Calvoso” e IFMS.

Em suma, a equipe GDRIVE Hermes obteve o 1º lugar no nível 1 sendo campeã estadual, garantindo assim a vaga na nacional que ocorrerá entre os dias 06 e 09 de novembro na cidade de João Pessoa na Paraíba.

Este prêmio é muito significativo para a educação pública municipal de Ponta Porã, que está em constante busca pela inovação e que acredita que a educação é o caminho para grandes vitórias e oportunidades. E, também é o resultado de muito trabalho em equipe e parcerias, e principalmente contando com o empenho e dedicação dos alunos competidores que treinaram em contra turno, e por sua vez o aluno Lucas realizava um trajeto de 85 quilômetros toda vez que precisava participar dos treinos  nas dependências do  NTEM dentro do horário previsto.

Desta forma agradecemos imensamente a todos os envolvidos direta e indiretamente, pois, sabemos que para atingir resultados como este, é necessário muito engajamento, trabalho em equipe e comprometimento com a educação de nossas crianças.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Educação realiza formação continuada... Nesta quinta-feira 05 de abril. a Secretaria Municipal  de  Educação , ofertou uma formação continuada para os professores de Língua Portuguesa  com o...
Prefeitura desenvolve programa ´Saúde na Escola´... Objetivo é levar informações básicas sobre prevenção de doenças como a dengue A Prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde,...
Prefeitura divulga locais e horários de provas do ... As Escolas Calvoso, Joaquim Murtinho e Adê Marques da Rede Estadual, são os locais das provas do processo seletivo   A Prefeitura de Ponta ...
Ação Saberes Indígenas na Escola Na última sexta-feira, 31 de agosto, a equipe da Ação “Saberes Indígenas na Escola” da Universidade Federal da Grande Dourados  e o Departamento Pedag...