Ponta Porã formou inspetores e agentes mirins de trânsito

Solenidade foi realizada no Centro de Convenções na última segunda-feira

O Centro Internacional de Convenções, Miguel Gomez, em Ponta Porã foi o palco da cerimônia de formação de inspetores e agentes de trânsito mirim. Participaram da solenidade, a presidente do Cetran/MS – Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, Regina Maria Duarte, o secretário de segurança pública de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira, o secretário Adjunto, Gabriel Arce e Ana Tirelli, representando a secretária de educação, além de outras autoridades militares e civis.

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Escola Pública Municipal de Trânsito Rafael Mendes Espindola trabalhou na formação dos agentes de trânsito mirim durante todo o ano de 2022. Os agentes passaram por um curso de capacitação de 280 horas aulas. Várias atividades foram realizadas. Temas importantes como o Código Brasileiro de Trânsito foram repassados aos agentes durante o curso de formação na prática e na teoria desenvolvida pela organização do curso.

Os novos agentes mirins de trânsito são alunos matriculados nas redes municipal e estadual de ensino. Todos os estudantes têm entre 10 a 17 anos e estão no 5º ano do ensino fundamental. O coordenador da patrulha mirim, Kalil Matheus Zaim, também participou das atividades.

O curso de inspetores e agentes mirins de trânsito teve total apoio do Prefeito Hélio Peluffo, vice-prefeito Eduardo Campos, secretária de educação, Mirta Landolfi, entre vários apoiadores que tornaram possível a realização do curso.

O coordenador pedagógico da Escola Municipal de Trânsito Rafael Mendes Espíndola, Anderson André Nunes Trindade, afirmou que o objetivo do curso é formar futuros profissionais e cidadãos conscientes dos deveres, obrigações e cuidados no trânsito. “O trânsito mais humano, com um menor número de mortes e irresponsabilidades, se faz com formação de jovens conscientes das leis de trânsito. O objetivo nosso é formar cidadãos conscientes e dessa forma humanizar para o futuro, motoristas, motociclistas e pedestres e quem sabe até formar grandes profissionais para trabalharem o trânsito em futuro próximo”, declarou André.