Ponta Porã inicia cursos técnicos de formação dos funcionários administrativos das escolas públicas

A parceria entre Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Ponta Porã propiciou o início da sétima turma dos cursos técnicos em Alimentação Escolar e Infraestrutura Escolar, no município. As aulas foram iniciadas neste mês de abril. Os alunos são profissionais administrativos que atuam nas escolas públicas municipais e estaduais.

Por conta da pandemia, as aulas estão sendo ofertadas por meio da estrutura da Educação à Distância. A aula inaugural, gravada em vídeo, distribuída aos estudantes, foi marcada pelas boas vindas aos alunos e depoimentos das autoridades e parceiros dos cursos.

A Secretária de Estado de Educação, Professora Maria Cecilia Amendola da Motta, deu as boas-vindas aos estudantes e destacou a importância da qualificação dos profissionais que atuam nas escolas públicas. Segundo ela, a parceria do governador Reinaldo Azambuja com o prefeito Hélio Peluffo Filho, que resultou no oferecimento dos cursos, é uma demonstração de que o poder público investe na qualificação dos profissionais que atuam nas escolas das redes estadual e municipal.

O prefeito Hélio Peluffo Filho, por sua vez, agradeceu ao Governo do Estado pela manutenção da parceria. Também deu boas vindas aos estudantes e disse que a qualificação vai contribuir para melhorar a qualidade do ensino nas escolas, além de garantir maior remuneração aos profissionais. Segundo ele, a meta da sua administração é qualificar 100% dos servidores administrativos da Educação.

Dirigindo-se aos alunos, o prefeito deixou uma mensagem de otimismo: “Sabemos que o curso que você está fazendo vai lhe qualificar para o exercício diário do seu trabalho, na sua escola. Mas também, ajudar na sua vida pessoal, familiar e em sociedade, pois os conteúdos trabalhados pelos professores do Profuncionário apresentam um mundo novo. Sabemos também, e este é o nosso objetivo, que quem conclui o curso, é valorizado com um incentivo na remuneração, superior a 11%. Além disso melhora seu desempenho no ambiente escolar. E isso contribui bastante para a melhoria da qualidade do ensino que nossas escolas oferecem para mais de 13 mil alunos diariamente”.

O Presidente do Simted – Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Ponta Porã, Edivaldo Vieira, também gravou depoimento na aula inaugural, ressaltando que a formação específica dos funcionários administrativos da Educação é resultado da luta dos educadores brasileiros, respaldados pela legislação contida na Constituição Federal de 1988. Vale ressaltar que o Simted é um dos grandes parceiros dos cursos em Ponta Porã.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Professora Mirta Eloisa Landolfi Salinas, enfatizou a importância da parceria com o Governo do Estado para viabilizar os cursos: “Investimos nesta parceria porque acreditamos na valorização dos nossos profissionais. Valorização financeira por meio da formação e da qualificação. Os resultados disso são visíveis nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Em cada uma delas, onde existe um profissional formado pelo Profuncionário, é possível verificar a melhoria da qualidade dos serviços desempenhados. São profissionais mais qualificados, mais motivados, que contribuem bastante para a melhoria da qualidade do ensino, nosso objetivo maior na Rede Municipal”.

O Coordenador da 11º Coordenadoria Regional de Educação, Professor Ronaldo Caccia, destacou a importância dos cursos que, segundo ele, têm contribuído bastante para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos funcionários nas escolas. “Quem conclui o curso, fica mais apto para o desenvolvimento de suas funções diárias nas escolas”, afirmou, destacando a importância da parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Ponta Porã, para o oferecimento dos cursos técnicos em Alimentação escolar e Infraestrutura Escolar.

A coordenadora dos cursos, Elizete Cardoso, também deu boas vindas aos estudantes e detalhou as etapas que serão desenvolvidas nos cursos. Segundo ela, os cursos técnicos proporcionam maior qualificação aos trabalhadores que atuam nas escolas públicas. Além disso, após a conclusão, asseguram um acréscimo no salário de cada profissional.

Os professores tutores, Eliana Vargas e Terezinha Nunes Gonçalves (Infraestrutura Escolar) e Nivalcir Pereira de Almeida (Alimentação Escolar), também participaram da aula inaugural, se apresentando aos estudantes e dando as boas-vindas a todos.

AGRADECIMENTOS

A coordenadora do curso aproveita a oportunidade para fazer agradecimentos àqueles que apoiaram significativamente para o desenvolvimento das primeiras aulas. “Queremos fazer um agradecimento especial às instituições de ensino que abriram as portas para que pudéssemos desenvolver com mais qualidade as nossas atividades. Neste sentido, queremos agradecer à diretora da Escola Municipal Orlando Mendes Gonçalves, professora Ingrid Landolfi Salinas Santos, à diretora da Escola Estadual Adê Marques, professora Maria de Lurdes Silva e Silva e ao diretor da Escola Estadual Joaquim Murtinho, professor Claudenilson Friedrich, que cederam suas instalações e educadores para auxiliar nos trabalhos com os alunos”, disse Elizete.