Ponta Porã inicia série de ações do Agosto Lilás nesta sexta-feira

A campanha Agosto Lilás será aberta nesta sexta-feira, 1º de agosto, no auditório da Prefeitura de Ponta Porã

Campanha promovida pela Prefeitura visa conscientizar sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher e incentivar a equidade de gênero

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, através da Coordenadoria da Mulher e da Secretaria de Governo e Comunicação, dá início nesta sexta-feira, 1º de agosto, à programação oficial da campanha Agosto Lilás — mês dedicado à conscientização e ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
A abertura da campanha acontece às 19h, no Auditório do Paço Municipal, e tem como proposta sinalizar ambientes de respeito à mulher, além de engajar o comércio e as instituições públicas na promoção da equidade de gênero.
Ao longo de todo o mês de agosto, uma série de ações será realizada em diferentes pontos do município. Estão previstas palestras, rodas de conversa, capacitações e atividades educativas em escolas, igrejas, aldeias indígenas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), associações de moradores, secretarias municipais, no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec), em assentamentos rurais e no bairro Kamel Saad.
O segundo dia de atividades, no sábado (2), contará com uma capacitação voltada à rede de enfrentamento à violência contra a mulher, a ser realizada no Centro Internacional de Convenções.
A campanha terá como foco principal a apresentação da rede de apoio às mulheres e a explicação sobre os cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. A proposta é esclarecer como essas violências afetam a vida das vítimas e incentivar a denúncia.
O encerramento das atividades está marcado para o dia 31 de agosto, com um evento especial no Horto Florestal.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Ponta Porã com a promoção da dignidade, proteção e respeito às mulheres, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de violência.
Edilson José, Assessoria de Comunicação