Ponta Porã investe no fortalecimento do artesanato local

No último sábado, dia 18 de novembro, a Prefeitura Municipal de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo, deu início a uma série de iniciativas voltadas para o fomento e fortalecimento do artesanato local. Conhecida por ser região de fronteira rica em multiculturalidade e com um significativo fluxo turístico, a Prefeitura Municipal vem investindo no suporte às artesãs, visando a produção de peças que expressem a identidade cultural fronteiriça.

Para atingir esse objetivo, o município contratou uma consultoria especializada por meio do programa Cidade Empreendedora do Sebrae. A consultoria realizou um diagnóstico detalhado, identificando potencialidades e desafios a serem superados. Com base nesses resultados, foi elaborado um plano de ação abrangente, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e às políticas sociais e de desenvolvimento do município, com foco especialmente na Economia Criativa.

O plano de ação inclui uma variedade de atividades, como capacitação em empreendedorismo, mentorias e networking, promoção da identidade cultural, campanhas de conscientização sustentável, presença online e digital, eventos e promoção de vendas, oficinas de design e criatividade, palestras sobre a cultura local e visitas aos pontos turísticos da região.

Nesta direção, ocorreu no sábado – 18/11- a primeira Visita Guiada das artesãs de Ponta Porã. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, com a presença do historiador e jornalista, Prof. Nivalcir Almeida e da Prof.ª Dr.ª Mirta Mabel, que mediaram as explicações dos locais turísticos visitados. Durante as visitas, as artesãs percorreram os principais pontos históricos e culturais da fronteira, como a Praça Pedro Manvailler, Laguna Punta Porã, Museu da Erva Mate Santo Antônio, Castelinho, Ferrovia – Noroeste do Brasil, Câmara Municipal, Monumento das Cuias e Bandeiras e Marcos territoriais. Essa ação representa o pontapé inicial das atividades planejadas para impulsionar o setor do artesanato em Ponta Porã.

Já no dia 24 de novembro, a partir das 18 horas, no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã, acontece a “Oficina de Inovação para Artesãs”. Esta oficina representa mais um passo significativo na implementação do plano, proporcionando às artesãs oportunidades de explorar novas abordagens, técnicas e ideias inovadoras para enriquecer ainda mais o seu trabalho.

A expectativa é que essas iniciativas não apenas fortaleçam economicamente as artesãs locais, mas também contribuam para a promoção do turismo e da cultura local, destacando o compromisso do Prefeito Eduardo Campos em promover o desenvolvimento sustentável e valorizar a rica identidade cultural da região fronteiriça.