No dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, prefeito Hélio Peluffo recebe a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social
A equipe da Secretária Municipal de Assistência Social foi recebida pelo prefeito Hélio Peluffo em seu gabinete nesta segunda-feira. A equipe comandada pela secretária de Assistência Social, Vera Lucia de Oliveira, expôs ao prefeito as ações desenvolvidas no município para combater o trabalho infantil, no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho.
A Secretaria Municipal de Assistência Social coordena ações estratégicas de programas que visam erradicar e combater o trabalho infantil em Ponta Porã. Vera Lúcia de Oliveira, explica algumas das ações da Assistência Social no município. “Promovemos frequentemente ações de capacitação, apoio técnico e monitoramento as nossas equipes, acompanhamos as metas de erradicação do trabalho infantil e buscamos sempre a capacitação da equipe envolvida nessas ações de enfrentamento ao trabalho infantil. Temos que ter cuidados e saber identificar os locais onde acontecem alguns casos de trabalho infantil. Orientar e conscientizar pais, responsáveis e possíveis empregadores, de que a criança, antes de qualquer trabalho, precisa estar na escola, se preparando para futuramente entrar no mercado de trabalho”, afirmou Vera Lúcia de Oliveira.
O Prefeito Hélio Peluffo destacou as ações da Assistência Social no combate ao trabalho infantil. “São trabalhos importantes e que tem como objetivo acabar com esse grande mal que é o trabalho infantil. Ponta Porã conta com essas equipes da Assistência Social promovendo ações que enfrentam essas situações. Temos que nos preocupar com nossas crianças e combater com veemência o trabalho infantil. Lembramos a data do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, mas as ações são continuadas. Essa é uma preocupação constante”, declarou o prefeito.
O dia 12 de Junho, dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.
Desde 2002, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. Anualmente, para marcar a data, é proposto um tema sobre uma das formas de trabalho infantil e realiza-se uma campanha de sensibilização e mobilização da população em geral.
No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e suas entidades membros.
O cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) é o ícone da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo. Este símbolo tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. Representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.