Ponta Porã realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social

Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez receberá a partir de quinta-feira, dia 10, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social

Evento acontece nos dias 10 e 11 de julho com foco nos 20 anos do SUAS e no fortalecimento das políticas públicas

O município de Ponta Porã promove, nos dias 10 e 11 de julho, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “20 anos do SUAS: Construção da proteção social e resistência”. O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Ponta Porã e Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social e acontecerá no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez, com abertura marcada para as 13h30 do dia 10.
A Conferência reúne autoridades, profissionais da área, convidados e representantes da sociedade civil para debater e propor melhorias nas políticas públicas de assistência social. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é a principal pauta do encontro, que celebra duas décadas de atuação na proteção e promoção de direitos da população em situação de vulnerabilidade.
O SUAS é um sistema público, descentralizado e não contributivo que organiza ações e serviços voltados ao atendimento de indivíduos e famílias em risco social, por meio de equipamentos como o CRAS, CREAS e unidades de acolhimento, além do uso de instrumentos como o CadSUAS e o Prontuário Eletrônico.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Ponta Porã, Ana Lucia de Souza Palácio, disse que a Conferência tem como objetivo promover o diálogo e a construção coletiva de propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), contando com a participação de representantes do poder público, sociedade civil e demais atores envolvidos na política de assistência social.
PALESTRANTE
A palestrante do evento será a psicóloga, especialista em psicologia jurídica, Thais Ghisi Mehl, coordenadora do Centro de Aprendizagem e Formação CAF, programa de aprendizagem profissional pela instituição Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida.
Psicóloga com ampla experiência na política pública voltada à criança e ao adolescente. Ao longo dos últimos 15 anos, por meio da atuação em projetos sociais e no CMDCA, vem consolidando sua trajetória em políticas públicas e iniciativas do terceiro setor, com foco na prevenção e no enfrentamento às violações de direitos. Tem experiência na coordenação de serviços, elaboração de projetos sociais e articulação em rede.
Em 2023, foi homenageada com o Prêmio Personalidade de Direitos Humanos, concedido pela Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição na área da infância e juventude. Entre 2010 e 2015, atuou como professora universitária, ministrando diversas disciplinas que muito contribuíram para meu aprendizado e crescimento profissional.
Essa trajetória lhe proporcionou a oportunidade de ministrar formações, prestar assessorias técnicas e conduzir palestras voltadas a profissionais da rede socioassistencial, conselhos de direitos e organizações da sociedade civil, promovendo o diálogo entre teoria e prática, escuta e ação, cuidado e garantia de direitos, e contribuindo com a qualificação da rede de proteção à infância e juventude.
Além da atuação no terceiro setor, Thais trabalha como psicóloga jurídica assistente técnica, com ênfase em casos que envolvem disputas de guarda e situações de violação de direitos de crianças e adolescentes.