Ponta Porã realiza Conferência Municipal de Cultura

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, Ponta Porã cidade que faz fronteira seca com Pedro Juan Caballero – PY, com quem mantém um forte laço de amizade e integração sócio, econômico e cultural, realiza por meio da Prefeitura Municipal e Conselho Municipal de Cultura a IV Conferência Municipal de Cultura nos dias 16 e 17 de outubro deste ano no Centro de Convenções de Ponta Porã.

A IV Conferência Municipal de Ponta Porã  é um instrumento democrático de participação, avaliação e planejamento de políticas públicas para a cultura com abrangência municipal, estadual e federal.

A Conferência de Cultura constitui-se em uma instância de participação social, na qual ocorre articulação entre o governo municipal e a sociedade civil para analisar a conjuntura da área cultural no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas que resultarão na elaboração do Plano Municipal de Cultura.

O Gerente de Cultura Eder Rubens, lembra que a Conferência de Cultura é uma excelente oportunidade para o cidadão, artista, produtor cultural, associações e ONGs-Organização não Governamental sugerir em meio a um amplo debate de seis eixos temáticos que nortearam as ações voltadas para o fomento da a arte e cultura em Ponta Porã.

A IV Conferência Municipal também estará elegendo os delegados que representarão Ponta Porã  e resultará em 12 propostas, sendo 02 de cada eixo a serem encaminhadas a IV Conferência Estadual de Cultura em Novembro de 2023 a ser realizada em campo Grande.

Programação

Segunda-feira (16/10)

18h00 credenciamento

18h20 Inicio programação

18h30 Apresentações Culturais

19h Inicio EIXO 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura

Intervalo e Apresentação Cultura

EIXO 2: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social

EIXO 3: Identidade, Patrimônio e Memória

Terça-feira (17/10)

18h00 credenciamento

18h20 Inicio programação

18h30 Apresentações Culturais

19h EIXO 4: Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e 22 Acessibilidade na Política Cultural

Intervalo Apresentação Cultural

EIXO 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade

EIXO 6: Direito às Artes e Linguagens Digital

* Diretoria de Comunicação