Ponta Porã realiza II Semana do Artesão

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer, prepara uma programação especial para II Semana do Artesão, que acontece de 17 a 24 de março do corrente ano, em atividades que envolverão de forma integrada as Secretarias de Educação, Esporte, Cultura e Lazer-FUNCESPP, Gerência de Cultura, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo e apoio do Conselho Municipal de Cultura.

Ponta Porã busca nos últimos anos fomentar e consolidar o segmento do artesanato, impulsionando a sua produção e comercialização, inserindo nos eventos culturais, exposição, feiras e oferecendo cursos de capacitação e profissionalização.

Atualmente o município de fronteira conta com diversos coletivos de artesanato. O último mapeamento cultural realizado pela Gerência de Cultura resultou em um cadastro com 60 artesãos.

A primeira Semana do Artesanato realizado em 2022, contou com o cadastro e emissão de Carteira de Artesão, Oficinas e Cursos de Capacitação ocorrido no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores que alcançou 50 artesãos.

Para II Semana do Artesão a programação prevê no dia 17 de março,  Cursos de Capacitação em Associativismo e Empreendedorismo a ser oferecido por técnicos do Sebrae MS através da ação Cidade Empreendedora. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pela plataforma googleforms disponível nos informativos das redes sociais da Prefeitura de Ponta Porã.

No dia 19/03 Dia do Artesão uma grande Feira de Artesanato com shows musicais, diálogo cultural, dentro da programação Verão no Parque dos Ervais que prevê também o Mapeamento Cultural do Artesanato de 2023.

O artesanato que deseja participar da Feria de Artesanato deve se inscrever de forma antecipada por meio da ficha de inscrição em googleforms, disponibilizados nos informativos nas redes sociais e site da Prefeitura de Ponta Porã.

E no período de 20 a 24 de março, Curso Profissionalizante de Bordados a Mão, oferecido pelo Fundo de Apoio a Comunidade – FAC, O formato de inscrição, número de participantes e demais informações a respeito da programação serão divulgados em tempo hábil pela coordenação das atividades voltadas para Semana do Artesanato.

Maiores informações poderão ser obtidas na Gerência de Cultura de segunda-feira à sexta-feira em horário comercial no Centro de Convenções de Ponta Porã ou ainda pelo telefone (67) 99971-2647 e Equipe FAC- Fundo de Apoio e Comunidade (67) 98431-4189.

Programação –

Dia 17 de março – Cidade Empreendedora SEBRAE

Inscrições gratuitas por meio do https://docs.google.com/forms/u/1/d/e/1FAIpQLSdiOCpIe0DI9MW64K6vHkUt6nk6Ax5nuennrPE9kAFfST22lw/viewform e as vagas limitadas

17/03 08h00 às 09h00 – Como se tornar um Microempreendedor Individual.

09h20 às 11h00 – Sensibilização de Associativismo e Cooperativismo Intervalo do Almoço: 13h00 às 16h00 – OPP – Oficina de Planejamento Participativo – Artesanato

Dia 19/03 Parque dos Ervais

Dia do Artesão

Sala do Empreendedor Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional Indústria Comércio e Turismo