Ponta Porã realiza Mapeamento Cultural 2024

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer e Fundação de Cultura e Esporte-FUNCESPP, juntamente com o Conselho Municipal de Cultura, está realizando o Mapeamento Cultural de 2024, através do Cadastro de Artistas e Espaços culturais existentes no município de fronteira que teve início na quarta-feira, 08.

O Mapeamento Cultural ocorre todos os anos e é fundamental para atualizar e identificar o cenário de produção artística existente, seus protagonistas, estilos, formas e trabalho sendo fundamental para nortear as ações voltadas para políticas públicas de cultura.

O Gerente de Cultura da SEME/FUNCESPP, Eder Rubens lembra que o mapeamento cultural possui uma importância significativa para que gestão pública conheça a sua realidade local e possa contribuir para ações que fomente, divulgue e valorize nossa produção cultural.

“Ponta Porã possui uma rica diversidade cultural, muitas vezes desconhecida de sua própria população e o poder público precisa acompanhar os seus artistas, conhecer as produções culturais para realizar projetos que insira os segmentos culturais existentes. O mapeamento cultural possibilita visualizar nosso cenário atual” explicou Eder.

O Cadastro dos Artistas de Ponta Porã passou a ter uma importância maior desde o ano de 2020 em virtude das Lei Aldir Blanc de auxilio emergencial a cultura e Lei Paulo Gustavo de 2022, sancionada pelo Governo Federal que orienta como um dos requisitos para que artistas e espaços culturais que pretendem pleitear recursos nos editais feitos pelos municípios.

“É importante que os artistas preencham corretamente o cadastro disponibilizado pela SEME/FUNCESPP, para que possamos ter as informações completas, sendo um dos requisitos para homologar a possível participação nos editais da Lei Aldir Blanc” frisou Eder.

A direção da FUNCESPP informa ainda que o preenchimento do cadastro é um requisito para pleitear recursos da Lei Aldir Blanc, porém não garante a aprovação do artista ou espaço para obtenção do citado recurso que obedece a critérios devidamente especificados nos editais a serem publicados no Diário Oficial do Município.

Maiores informações na sede da FUNCESPP-Gerência de Cultura de segunda a sexta-feira das 08h00 ás 11h e das 13h30 ás 16h30 ou ainda pelo telefone (67)3010-0716.

Os artistas e os espaços culturais podem realizar o seu cadastro por meio dos links abaixo:

Link Artistas:

Link Espaços, Associações e Coletivos Culturais: