Ponta Porã recebe Encontro Regional de Economia Criativa

Prefeito Eduardo Campos destaca importância do olhar público para setor que gera emprego e renda na fronteira

Nesta quarta-feira Ponta Porã recebe durante todo o dia no Centro Internacional de Convenções o Encontro Regional de Economia Criativa, evento que discute propostas para elaboração do 1º Plano Estadual de Economia Criativa, que será criado através de Projeto de Lei do Governo do Estado que deverá ser votado até o final do ano pela Assembleia Legislativa. O governador Eduardo Riedel é o autor da proposta através do programa “MS + Criativo”. Ao discursar durante a solenidade de abertura hoje pela manhã, o prefeito Eduardo Campos, fez questão de ressaltar a importância da economia criativa na geração de emprego e renda no município.

“O objetivo desse encontro é de consolidar o viés da economia que há muito tempo precisa de um olhar especial. É um setor que pede a atenção devida. Como gestores públicos precisamos dar total atenção porque se trata de garantir dignidade para pessoas que lutam para prover o sustento de suas famílias com trabalho digno, mas que precisa da tutela do Estado”, disse o prefeito.

Eduardo Campos ressaltou as parcerias com o governo do Estado e com instituições como Sebrae, Sesi e Sesc. “São grandes parceiros e esse encontro regional é a oportunidade que estamos tendo de discutir com a sociedade o projeto de economia criativa. Quando a comunidade participa, melhora o setor e o resultado vem com a legitimidade”, destacou.

O prefeito também ressaltou a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo, Raquel Caroline Lageano Quintino, juntamente com vários outros secretários municipais; do seu líder no legislativo municipal, Agnaldo Miudinho, assim como agradeceu a presença de vários vereadores, personalidades, comerciantes e empreendedores da economia criativa.

“A presença de todos aqui é de suma importância para elaboração do projeto e quero destacar a participação da Câmara Municipal, presença fundamental para seguirmos no rumo de crescimento e do desenvolvimento. As decisões que tomamos fazem a diferença na vida das pessoas e queremos consolidar aqui todo o nosso apoio. Que esse seja um bom dia de trabalho para que possamos colher bons frutos, que vão embasar a Lei que o governador Eduardo Riedel encaminhará para a Assembleia Legislativa, proposta que deve representar aquilo que se espera do poder público, que deve olhar para a economia criativa como um setor pujante, que precisa da tutela do Estado”, finalizou Eduardo Campos.

ESTADO

O programa “MS + Criativo” é desenvolvido através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, em parceria com os municípios. O superintendente estadual de Economia Criativa Décio Coutinho, disse que o propósito dos encontros regionais como o que acontece nesta quarta-feira em Ponta Porã visa colher demandas para elaboração do 1º Plano Estadual de Economia Criativa.

Segundo ele, o programa atende artistas, artesãos, realizadores de eventos, designers, publicitários, arquitetos, professores, empreendedores, gestores e produtores criativos das áreas de gastronomia, moda e tecnologia. “Todos são mais do que convidados a participar dos encontros realizados em parceria com o Sebrae, Sesc e prefeituras”.

“A Economia Criativa gera muitos benefícios econômicos e financeiros, mas também tem o poder de gerar o que se chama de externalidades positivas, ou seja, ela gera outros benefícios além dos econômicos e financeiros como qualidade de vida, cidadania, dignidade, inclusão social e sustentabilidade”, ressalta Décio Coutinho.

* Edilson José