Ponta Porã se mobiliza contra as queimadas: Palestras, parcerias e conscientização marcaram o mês de prevenção e combate

Com a chegada da temporada de seca, a preocupação com as queimadas se intensifica em toda a região. No mês de agosto de 2023, a Prefeitura Municipal de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu uma série de atividades voltadas à conscientização e prevenção das queimadas, que são frequentes durante o período de seca.

As ações tiveram como objetivo mobilizar a comunidade e alertar sobre a importância de preservar o meio ambiente e combater esse problema recorrente na região.

Confira as iniciativas realizadas ao longo do mês:

Palestras em escolas municipais: Como parte das atividades em alusão ao Dia de Combate à Poluição, celebrado em 14 de agosto, foram ministradas palestras educativas em quatro escolas municipais: Escola Municipal São João, Escola Polo Municipal Jardim Ivone, Escola Polo Municipal Ignês Andreazza e Escola Polo Municipal Marcondes Fernandes Pereira. Estas palestras tiveram como objetivo conscientizar os estudantes sobre os riscos das queimadas e a importância da preservação ambiental.

Parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses: A equipe da Secretaria de Meio Ambiente se reuniu com a Unidade de Vigilância de Zoonoses para buscar apoio na divulgação das ações de combate às queimadas. Foram fornecidos 3.000 panfletos que serão distribuídos nas residências pela equipe de endemias, ampliando o alcance das informações sobre prevenção.

Encontro com o Corpo de Bombeiros: A Prefeitura de Ponta Porã, representada por diversas de suas secretarias, promoveu uma reunião técnica com a equipe da unidade regional de Ponta Porã do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. O objetivo foi definir ações conjuntas para fortalecer o combate às queimadas e melhorar a capacidade de resposta em situações de emergência.

Divulgação na rádio: A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros Militar realizaram a divulgação de orientações e informações sobre a prevenção e combate às queimadas na rádio local, com o intuito de alcançar um público ainda mais amplo e reforçar a conscientização da população.

Educação ambiental na Avenida Brasil: A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também realizou uma ação de panfletagem e conscientização na Avenida Brasil, um local de grande movimento na cidade. Panfletos informativos foram distribuídos aos transeuntes, destacando a importância de evitar as queimadas e proteger o meio ambiente.

O trabalho conjunto e as atividades realizadas ao longo do mês de agosto demonstram o compromisso da Prefeitura de Ponta Porã em conscientizar a população e promover ações efetivas na prevenção e combate às queimadas, preservando o meio ambiente e a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Caso você presencie indícios de queimadas em nossa cidade, denuncie na Ouvidoria de Meio Ambiente, através do site https://pontapora.ms.gov.br/v2/ouvidoria-meio-ambiente/. Lembre-se que a denúncia também pode ser feita de forma anônima.

A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso dessas iniciativas e a proteção de nosso patrimônio ambiental!