Ponta Porã se une a Pedro Juan Caballero no combate ao Aedes Aegypti

União entre servidores da Saúde do Brasil e Paraguai tem como objetivo eliminar criadouros do Aedes Aegypti

União entre Brasil e Paraguai busca combater a proliferação do mosquito

O Brasil e o Paraguai estão mais uma vez se unindo através de suas instituições sanitárias. E a união entre os dois países é uma guerra declarada contra o mosquito Aedes Aegypti. A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, participou na manhã desta quinta-feira do “Mutirão na Fronteira. Brasil e Paraguai juntos contra o Mosquito”.

A iniciativa de unir Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, partiu da Universidade Uninorte, prontamente atendida pelo secretário de saúde do município brasileiro, dr Patrick Derzi e também aceita pelas autoridades sanitárias do Departamento de Amambay e município de Pedro Juan Caballero. A ação conjunta visando combater a proliferação do mosquito Aedes Aegyptis foi realizada na Linha Internacional entre Brasil e Paraguai, na região central das duas cidades.

O Mosquito Aedes Agyptis é o transmissor da dengue, zicavírus e chicungunya. O Paraguai e o município de Pedro Juan Caballero viveram uma explosão de casos de chicungunya nos primeiros meses de 2023. Para conter o avanço e evitar o aumento de casos no lado brasileiro, diariamente os agentes de combate a endemias estão visitando o comércio na área do centro da cidade, além de bairros e distritos.

O secretário de saúde do município, Dr Patrick Derzi destacou a importância do trabalho em conjunto e a união dos dois municípios de fronteira. “Essa ação em conjunto entre os servidores da saúde de Pedro Juan Caballero, Ponta Porã e alunos da Universidade Uninorte tem objetivo de realizar um mutirão internacional para cuidar da saúde da fronteira, diminuir os casos da dengue e chicungunya, eliminar os criadouros do mosquito. No dia de hoje, os agentes dos dois países estarão realizando visitas no comércio e nas residências pedindo conscientização da população para que todos façam a sua parte. Nosso objetivo é cuidar da saúde da fronteira”, declarou Patrick.