Ponta Porã cidade com 92 mil habitantes, localizado na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, fronteira seca com Pedro Juan Caballero, Paraguai com quem mantém um pacifico convívio sócio-cultural que integram dois povos, será palco do 1º Festival Internacional Cultural de Cerveja Artesanal de 15 a 16 de novembro no Parque dos Ervais, com apoio da Prefeitura de Ponta Porã e Associação de Cerveja Artesanal de Mato Grosso do Sul ACERVA-MS.
O município que possui a quarta economia do estado, vem impulsionando o Turismo de Evento aliado ao tradicional Turismo de Compras que atrai semanalmente cerca de 6 mil pessoas a fronteira aquecendo a economia dos dois municípios vizinhos.
Com uma diversidade cultural impar a fronteira entre Brasil e Paraguai, possui uma bem estruturada rede hoteleira de 1.800 leitos, além de requintados e modernos bares e restaurantes com uma gastronomia diversificada.
O I Festival Internacional Cultural de Cerveja Artesanal contará com uma estrutura para exposição e degustação de marcas de cervejas produzidas em Mato Grosso do Sul- Brasil e Pedro JuanCaballero-Paraguai, que estarão oferecendo produtos e serviços em um dos setores que mais cresce no país.
Desta forma a Prefeitura de Ponta Porã por meio da Fundação de Cultura e Esporte-FUNCESPP, estará viabilizando estrutura através de parcerias com marcas conceituadas de Cerveja Artesanal, bem como apoiadores dos diversos setores do comércio da fronteira objetivando integrar os amantes e degustadores da bebida mais apreciada do país, em um evento com gastronomia, música, negócios e muita diversão.
O município de fronteira vem apresentando um crescimento populacional, econômico e turístico que possibilita um evento artístico-cultural aliada ao desenvolvimento social para construção de uma sociedade harmoniosa, comprometida com a cidadania.
Com uma programação diversificada e conceitual que contemple a difusão das manifestações culturais produzidas na fronteira através da produção de Cerveja Artesanal aliada ao processo de desenvolvimento na Linha de Fronteira Brasil/Paraguai.
Formato
O I Festival Internacional Cultural de Cerveja Artesanal terá um formato de degustação das marcas parceiras do evento, que disponibilizarão quiosques espalhados pela Praça de Eventos do Parque dos Ervais.
A entrada para visitação ao evento será livre, porém quem desejar conhecer os sabores e marcas das Cervejas Artesanais participantes, deverão adquirir os ingressos, que serão vendidos para maiores de idade nos quiosques instalados no Parque dos Ervais.
Na oportunidade o público presente poderá conferir de perto I Brassagem Coletiva de Cerveja Artesanal, que possibilita acompanhar passo a passo a fabricação da Cerveja Artesanal que será organizada e realizada pela ACERVA-MS- Associação de Cerveja Artesanal de Mato Grosso do Sul.
No local será montada uma estrutura com palco e sonorização onde serão realizadas as intervenções culturais com shows musicais com artistas pratas da casa e renomados de Mato Grosso do Sul, assim como exposição de carros antigos, Oficina Garagem Harley Davidson de Campo Grande, Espaço Kids e muito mais.
Gastronomia
O evento acontecerá de forma simultânea com a Feira Gastronômica de Hamburguer Artesanal, outro setor em expansão que vem aquecendo a economia em todo Brasil, gerando emprego e renda, com a participação de Foods Truck que estarão ocupando espaço destinado a praça de alimentação.
Potencialidades
Durante o evento a programação terá um dia especifico para roda de negócios entre as empresas e produtores de cerveja artesanal, com Seminário e troca de experiências. A fronteira possui uma potencialidade de expansão da produção de Cerveja Artesanal e gastronomia, que credencia como um pólo de desenvolvimento do setor.