Ponta Porã sediará curso de pós-graduação em Serviço Social

Parceria entre a Prefeitura de Ponta Porã, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e a PósFar (Faculdade Aldemar Rosado).  O curso será ministrado com encontros mensais, presencial, totalizando 510 horas. As matrículas estão acontecendo até o dia 28 de setembro na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social de Ponta Porã, na Avenida Brasil, esquina com Baltazar Saldanha.

As aulas também acontecerão na sede da Secretaria. Profissionais em Assistência Social lotados no município terão desconto especial. O curso possibilita o aprofundamento teórico-crítico dos/as profissionais de Serviço Social para atuarem criticamente e propositivamente junto aos organismos públicos e privados seja na gestão, implementação ou execução das políticas sociais.

Dentro da metodologia a ser apresentada, está há necessidade de aproximar teoria e prática com a finalidade de apreender a realidade concreta, promovendo a apropriação da instrumentalidade no processo de formação profissional, e assim fortalecer a construção e utilização de instrumentos necessários ao processo de intervenção do Serviço Social, bem como possibilitar o entendimento de seu uso. O diálogo entre teoria e prática deve estar presente em nosso cotidiano acadêmico promovendo a compreensão dos instrumentos e ações da prática profissional, pois a formação acadêmica não pode ser descontextualizada, fragmentada e atomizada.

“Conclui-se que é necessário promover o conhecimento profissional com base teórico-metodológica e na interpretação da realidade cotidiana, buscando através da universidade, inserir o acadêmico em espaços de enfrentamento das expressões da questão social. Desta forma a universidade constitui-se como um lugar privilegiado para potencializar o saber sobre as demandas sociais e as formas de direitos na sociedade contemporânea”.