Ponta Porã terá Festival Sabores sem Fronteira de 13 a 30 deste mês

Festival Gastronômico contará com receitas típicas da região de fronteira

Evento Gastronômico ocorrerá de forma simultânea nos bares e restaurantes de Ponta Porã

Ponta Porã completa 110 Anos de Emancipação Política e Administrativa no dia 18 de julho de 2022, com uma história de intensa integração com o país vizinho Paraguai, uma rica diversidade cultural.

A Prefeitura de Ponta Porã por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer e Fundação de Cultura e Esporte-FUNCESPP e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo com apoio dos Conselhos Municipal de Cultura e Turismo, estará enaltecendo seus costumes e símbolos que formam a identidade cultural de sua gente.

Um dos símbolos é a rica e deliciosa gastronomia que aproxima brasileiros, paraguaios e conquista os exigentes paladares que visitam nossa região.

Desta forma a programação contará com o Festival Sabores sem Fronteira com adesão de bares e restaurantes com pratos típicos da fronteira que estarão disponíveis pelos clientes de 13 a 30 de julho de 2022.

Em virtude da boa procura e interesse da rede gastronômica a organização do Festival Sabores Sem Fronteira prorrogou o prazo para inscrição e período de duração do evento gastronômico.

Um dos principais objetivos do Sabores Sem Fronteira é fomentar a rede de gastronomia do município e impulsionar a valorização da nossa identidade cultural através das principais receitas e sabores existentes em Ponta Porã fronteira com Paraguai, para que os visitantes e clientes tradicionais dos bares e restaurantes participantes possam ter uma experiencia a partir do paladar, conhecendo nossa rica diversidade gastronômica.

Potencialidades

Ponta Porã  conta atualmente com uma diversificada e bem estruturada rede de gastronomia, bares e restaurantes requintados que geram emprego e renda, fomentando a economia local, além de proporcionar momentos de entretenimento e lazer as famílias fronteiriças e aos visitantes.

Com rica e renomada culinária que aproximam os povos que aqui vivem, a gastronomia fronteiriça é o símbolo de dois povos que convivem harmoniosamente por meio da cultura.

Formato

O Festival Gastronômico Sabores sem Fronteira visa tornar conhecido nosso potencial gastronômico e nossas comidas típicas, assim todos os bares e restaurantes que desejam fazer parte do evento poderão realizar a sua inscrição gratuitamente mediante a plataforma googleforms: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScZ_DKOGw-idhOj-tkMaIB069vYN9Dy-guUG50UxyZq5oC7gQ/viewform,  disponibilizado pela Prefeitura de Ponta Porã por meio do seu Departamento de Cultura.

O evento gastronômico busca mobilizar toda rede gastronômica. O restaurante ou bar que aderir ao projeto deverá escolher uma receita típica da fronteira, preparar e oferecer aos clientes em forma de degustação e também para consumo constando em seu cardápio a um preço tabelado.

Cada participante deve providenciar um banner com divulgação do prato participante do Festival Gastronômico, disponibilizar em local visível do estabelecimento para que clientes possam conhecer, degustar e consumir o prato típico.

O Festival Gastronômico não tem caráter de competição e sim possibilitar o fomento da culinária típica e impulsionar o seu consumo, divulgar os participantes e a importância da valorização dos nossos costumes que formam nossa cultura.

Da organização

A organização do Festival Gastronômico estará inserindo os participantes na programação de aniversário de Ponta Porã 110 anos- História, Cultura e Desenvolvimento, oferecendo a divulgação gratuita em todas as mídias disponíveis pela Prefeitura de Ponta Porã nas plataformas instagram, youtube, facebook, sites e mídias parceiras possibilitando desta forma a visibilidade dos bares e restaurantes inscritos no evento cultural.

A organização providenciará o questionário a ser aplicado nos restaurantes e bares participantes.

Ao final do Festival a organização estará realizando a entrega de um certificado de participação enquanto espaço de valorização da cultura local aos Restaurantes e Bares.

* Assessoria de Comunicação