Ponta Porã terá um local para preservar documentos históricos

A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mirta Landolfi, visitou recentemente o local que será utilizado para abrigar e preservar documentos históricos como arquivos, livros e objetos que revelam a formação e povoamento da nossa querida Ponta Porã.

O local contará com estrutura para setor administrativo, espaço com móveis e aparelhos para pesquisas, armários para disponibilizar livros e documentos históricos. Também contará com servidores e estagiários para atender as demandas como recebimento dos documentos e objetos históricos que passarão por análise técnica de pesquisadores e historiadores.

O espaço servirá ainda como núcleo para recebimento e curadoria para os documentos e objetos que poderão compor os futuros museus e arquivo público. Entre eles “Castelinho” e Centro Cultural (antiga Estação Ferroviária).

Na oportunidade a Secretária Mirta Landolfi esteve acompanhada pela Diretora Presidente da FUNCESPP, Celma Pelusch, pelo Diretor de Cultura, Eder Rubens, pelo advogado Carlos Alberto Vargas Freire que, atua no Comitê Gestor do Patrimônio Histórico do Município. Também Julio Lacerda, do Comitê Gestor, Professor Rafael Rodrigues, componente do Conselho Municipal de Cultura e os professores Elizete Cardoso e Nivalcir Almeida.

No próximo dia 23 de setembro, às oito horas, no Centro de Convenções de Ponta Porã será lançada a campanha “Faça parte dessa história” de doação de documentos e objetos históricos que moradores, familiares e cidadãos desejam repassar ao acervo cultural de Ponta Porã. O evento faz parte da programação da segunda edição da Primavera Cultural realizada pela SEME por meio do Departamento de Cultura.

* Coordenadoria de Comunicação