Ponta Porã teve mobilização do “Abril Verde”

Em Ponta Porã, a Prefeitura Municipal, através da secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma movimentação referente ao Abril Verde, iniciativa que visa conscientizar as pessoas sobre a necessidade de prevenir acidentes nos locais de trabalho.

A movimentação foi realizada no final da tarde de quinta-feira, 27 de abril, nas proximidades da antiga Praça Lício Borralho, centro da cidade.

De acordo com Isabela Pini Guerreiro, coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador, o Abril Verde mobilizou a população da área central e funcionários da Saúde, como orientações e panfletagem. O destaque ficou por conta da mostra de fotos sobre os riscos da falta d equipamentos de proteção bem como os acidentes fatais. A atividade contou com o apoio do SAMU, Corpo de bombeiros, Exército, Guarda municipal e Polícia Militar.

O 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

No dia 07 de abril é celebrado o dia Mundial da Saúde, instituída pela Organização Mundial da Saúde, que define: a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Em memória

Em 28 de abril lamenta-se por aqueles que morreram. No entanto, as mortes no trabalho também são um lembrete de que todos os níveis de governo são fundamentais para fazer mais por leis de saúde e segurança e vigorosamente julgar violações quando um trabalhador é morto ou gravemente ferido.

Segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), divulgados em 2013, 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais ao ano chega a 321 mil. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho.

Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. No Brasil, são quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho. Em Ponta Porã, neste ano, não há registro de vitima fatal de acidente no trabalho. Porém foram seis notificações de acidentes de trabalho graves registradas.