
Serviços essenciais de saúde e limpeza urbana serão mantidos durante o feriado prolongado
A Prefeitura de Ponta Porã publicou Decreto Municipal na edição do Diário Oficial do Município deste dia 10 de abril, o qual dispõe sobre Ponto Facultativo em todas as repartições públicas municipais na próxima quinta-feira, dia 17 de abril, em virtude das celebrações preparatórias às comemorações da Paixão de Cristo.
Além da Semana Santa, segunda-feira, dia 21, é feriado nacional – Dia de Tiradentes – e as repartições públicas também não abrem. O expediente voltará ao normal na terça-feira, dia 22 de abril.
Conforme o Decreto assinado pelo prefeito Eduardo Campos, o Ponto Facultativo não se aplica às atividades de emergência do setor público municipal, tais como saúde, limpeza pública e outras assim consideradas, as quais serão mantidas durante o feriado prolongado. O prefeito informou que os referidos serviços são fundamentais para o bem-estar da população.
Sobre o feriado
A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã de grande importância, especialmente para a comunidade católica. Ela é celebrada na última semana da Quaresma, que antecede a Páscoa, e recorda os eventos que marcaram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa começa no Domingo de Ramos e vai até o Domingo de Páscoa, com várias celebrações e rituais religiosos ao longo desses dias. Aqui estão alguns dos principais aspectos dessa tradição:
Domingo de Ramos (13/04): Marca o início da Semana Santa. Nesse dia, os fiéis relembram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde as pessoas o receberam com ramos de palmeira. Nas igrejas, é comum a benção dos ramos, que os fiéis levam para casa.
Quinta-feira Santa (17/04): Essa data rememora a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, na qual ele instituiu o sacramento da Eucaristia. As igrejas celebram a Missa da Ceia do Senhor, que é seguida de um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Em algumas localidades, há o tradicional “lavatório dos pés”, simbolizando o gesto de humildade de Jesus.
Sexta-feira Santa (dia 18/04): Dia de luto, que recorda a crucificação e morte de Jesus. É um dia de jejum e abstinência para muitos católicos. A principal celebração é a Via Sacra, uma reconstituição da Paixão de Cristo, com orações e meditações. À tarde, realiza-se a Celebração da Paixão, que não inclui a celebração da Eucaristia, mas uma reflexão sobre o sofrimento de Jesus.
Sábado de Aleluia (dia 19/04): É um dia de espera, de vigilância e oração, em preparação para a celebração da Ressurreição de Cristo. Durante a noite, muitos locais realizam a Vigília Pascal, com a bênção do fogo novo e a celebração da Missa da Páscoa.
Domingo de Páscoa (dia 20/04): Marca a ressurreição de Jesus, o evento central do Cristianismo. É um dia de grande alegria, com celebrações e missas festivas. A Páscoa também é o momento de renovação da fé e da esperança para os cristãos.
Além das celebrações litúrgicas, a Semana Santa no Brasil é marcada por diversas manifestações culturais e populares, como:
Procissões: Em muitas cidades, especialmente nas do interior e nas regiões mais tradicionais, as procissões são um evento central, com destaque para a Procissão do Senhor Morto na Sexta-feira Santa e a Procissão de Ramos no Domingo de Ramos.
Comidas típicas: Durante a Semana Santa, muitos brasileiros seguem a tradição de não comer carne vermelha, substituindo-a por peixe e outros pratos típicos da época, como bacalhau, tortas e doces especiais. Na fronteira tradicionalmente aumenta o consumo de chipa, sopa paraguaia e Chipa Guazu.