
Durante discurso na Câmara de Vereadores, Eduardo Campos ressaltou prêmios recebidos pelas escolas municipais Graça de Deus, Lions Clube e Jardim Ivone
O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, destacou os avanços significativos alcançados na educação municipal durante a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores, realizada nesta semana. Em seu discurso, o chefe do Executivo fez um balanço das ações desenvolvidas ao longo do último ano e enfatizou a melhoria dos índices educacionais, além das premiações conquistadas por escolas da rede municipal.
Segundo o prefeito, os resultados refletem o compromisso da gestão com a qualidade do ensino, o protagonismo dos alunos e a valorização dos profissionais da educação. “O nosso maior legado não é feito apenas de concreto, mas de conhecimento. Em Ponta Porã, o protagonismo é do aluno. O sucesso da 1ª ExpoMaker provou que nossas crianças já vivem a Educação 4.0”, afirmou.
Eduardo Campos destacou ainda os avanços na alfabetização, com a elevação do índice no 2º ano do ensino fundamental, que passou de 57,8% para 71%. Esse desempenho garantiu às escolas municipais Graça de Deus, localizada na zona rural, e Lions Clube o prêmio “Escolas Destaque 2025”, concedido pelo Programa MS Alfabetiza, com investimento de R$ 80 mil para cada unidade.
Além disso, o município também foi premiado no programa Agrinho. A Escola Municipal Jardim Ivone conquistou o primeiro lugar na categoria Desenho e o segundo lugar na categoria Poema, reforçando o talento e a dedicação dos alunos e educadores.
O prefeito ressaltou que os avanços são resultado de investimentos diretos na formação e no suporte aos profissionais da educação. “Capacitamos 870 professores e garantimos atendimento estruturado para mais de 850 estudantes com necessidades especiais. Também enfrentamos gargalos históricos com gestão, entregando o Ceinf do Carandá e anunciando, para 2026, o início das obras de mais um Ceinf que estava paralisado”, destacou.
Eduardo Campos anunciou ainda a entrega da nova Escola de Ensino Integral no bairro São Tomaz, que contará com 13 salas de aula de última geração, ampliando a oferta de ensino de qualidade no município.
Ao final, o prefeito ressaltou o reconhecimento nacional de Ponta Porã na área da inovação. Atualmente, o município ocupa a 6ª posição no ranking Connected Smart Cities da região Centro-Oeste e já recebeu cinco premiações nacionais. “Esses reconhecimentos provam nossa capacidade de articular tecnologia, gestão e eficiência. Não somos mais uma promessa; somos referência nacional de Cidade Inteligente. Mas a inovação só tem valor quando se traduz em bem-estar, proteção e dignidade para cada cidadão”, concluiu.
Edilson José, Assessoria de Comunicação





