O prefeito Hélio Peluffo conheceu na manhã desta sexta-feira, dia 06, detalhes do programa Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) em funcionamento no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado ´Marechal Dutra´. Acompanhado do secretário de Segurança Pública, Marcelino Nunes e do vereador Adãozinho Dauzacker, o prefeito esteve na sala de operações onde o Tenente-Coronel Abelardo Prisco de Souza Neto repassou detalhes de todas as etapas funcionais. Antes, o prefeito participou de formatura e conheceu veículos que compõem a frota do sistema de monitoramento.
O Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) é um dos projetos estratégicos do Exército Brasileiro. O objetivo é implantar um moderno equipamento que vai permitir a fiscalização da faixa de fronteira do Brasil com 10 países sul-americanos.
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou um orçamento de R$ 450 milhões para o programa em 2017, quase o dobro do repasse do ano passado. Com o montante, a Força Terrestre pretende finalizar até 2018 a atual fase de implantação do projeto piloto na região da fronteira seca com o Paraguai, uma faixa correspondente a cerca de 660 km.
Com uma fronteira com mais de 16 mil km, o Brasil possui rotas sensíveis para ocorrência de crimes transnacionais. O problema é agravado devido às características dessas regiões, que possuem acidentes geográficos, rios, vegetação nativa, baixa densidade populacional, além de baixo crescimento socioeconômico.
O Sisfron vai munir o Exército com uma tecnologia que ultrapassa essas dificuldades de forma que possa atuar com maior eficácia no combate a esses crimes. Além de garantir a segurança interna do país ao impedir entrada de drogas e armas, o sistema é considerado estratégico até para a economia do País.
Um estudo desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf) em 2015 mostrou uma relação direta entre a realização de operações nas fronteiras brasileiras e o aumento da arrecadação pública.
O prefeito Hélio agradeceu a receptividade do comando do 11º RC Mec e também disse que o município de Ponta Porã fica feliz em saber que conta com um sistema moderno voltado para a segurança pública de toda a região de fronteira.