Prefeito voltou a destacar importantes parcerias com a sociedade civil organizada
O prefeito Hélio Peluffo Filho efetuou na manhã desta segunda-feira, 1º, a inauguração da Central de Comunicação e videomonitoramento que passa a integrar o sistema operacional da Guarda Civil Municipal de Fronteira. O ato foi realizado na sede da secretaria e contou com a presença de diversos segmentos da sociedade e das forças policiais em Ponta Porã. O Secretário Municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes de Oliveira destacou o empenho de todos que apoiam a guarda civil para tornar realidade esse novo mecanismo.
Neste projeto, a Associação dos Defensores da Fronteira realizou a doação de um duplexador de rádio frequência permitindo a ligação de um transmissor e um receptor de uma repetidora em uma mesma antena instalada na Base da GCMFron sem que haja degradação na qualidade do sinal recebido.
O secretário Marcelino Nunes explicou na solenidade que ao contrário da solução de duas antenas, a utilização de um duplexador garante que a área de cobertura da recepção e transmissão seja a mesma em relação a duas antenas, sendo a isolação entre o receptor e transmissor suficiente para um bom desempenho do receptor. Além disso, a instalação na torre se torna muito mais simples com apenas uma antena e um cabo. O sistema integra a comunicação das viaturas operacionais com o Paço Municipal, Base da AGETRAN e brevemente estará recebendo sinal de comunicação de todos os pontos de táxi Associados de Ponta Porã.
O prefeito Hélio Peluffo reforçou a preocupação do município em investir na segurança pública e frisou a parceria firmada com instituições e a sociedade civil organizada.
O projeto objetiva a implantação de um sistema que será capaz de auxiliar a corporação no controle dos procedimentos, comportamentos e eventos em áreas eleitas como críticas, empregando tecnologia de análise de conteúdo, possibilitando que uma imagem seja visualizada pelo operador, estará em tempo integral sendo monitorada, e caso exista a ocorrência de um crime em andamento, as viaturas operacionais da GCMFron serão deslocadas rapidamente para o local da ocorrência, eue em breve serão mapeados pela ferramenta GEO SIGO que está em fase final de implantação através da cooperação entre a Sec. Mun. de Seg. Pública e a Superintendência de Inteligência de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul- SISP.
As imagens serão imediatamente disponibilizadas na Central de Comunicação e Monitoramento da GCMFron, de forma automática e na nuvem da Internet. O Projeto contempla a implantação inicial de trinta (30) câmeras fixas, dezesseis (16) instaladas no terminal Rodoviário, cinco (05) na Base da GCMFron , cinco (05) no Paço Municipal e quatro (04) Na Escola Ramiro Noronha. E em um futuro bem próximo, o monitoramento abrangerá todas as Escolas da Rede Municipal de ensino.
Serão utilizadas câmeras móveis PTZ IP com rotação de 360 graus para monitorar a Área Comercial de Ponta Porã e a interligação com a central de monitoramento através de uma rede multisserviços em plataforma de cabos ópticos, totalmente gerenciada inicialmente através de 03 “network’s switchs” externos e conectados na Central de Comunicação e Monitoramento da GCMFron e serão armazenadas por no mínimo 30 dias para fins de recuperação de imagens que ajudem nas elucidações de delitos criminais.