Prefeito Hélio inaugura central de comunicação e videomonitoramento da Guarda Civil Municipal

Prefeito voltou a destacar importantes parcerias com a sociedade civil organizada

O prefeito Hélio Peluffo Filho efetuou na manhã desta segunda-feira, 1º, a inauguração da Central de Comunicação e videomonitoramento que passa a integrar o sistema operacional da Guarda Civil Municipal de Fronteira. O ato foi realizado na sede da secretaria e contou com a presença de diversos segmentos da sociedade e das forças policiais em Ponta Porã. O Secretário Municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes de Oliveira destacou o empenho de todos que apoiam a guarda civil para tornar realidade esse novo mecanismo.

Neste projeto, a Associação dos Defensores da Fronteira realizou a doação de um duplexador de rádio frequência permitindo a ligação de um transmissor e um receptor de uma repetidora em uma mesma antena instalada na Base da GCMFron sem que haja degradação na qualidade do sinal recebido.

O secretário Marcelino Nunes explicou na solenidade que ao contrário da solução de duas antenas, a utilização de um duplexador garante que a área de cobertura da recepção e transmissão seja a mesma em relação a duas antenas, sendo a isolação entre o receptor e transmissor suficiente para um bom desempenho do receptor. Além disso, a instalação na torre se torna muito mais simples com apenas uma antena e um cabo. O sistema integra a comunicação das viaturas operacionais com o Paço Municipal, Base da AGETRAN e brevemente estará recebendo sinal de comunicação de todos os pontos de táxi Associados de Ponta Porã.

O prefeito Hélio Peluffo reforçou a preocupação do município em investir na segurança pública e frisou a parceria firmada com instituições e a sociedade civil organizada.

O projeto objetiva a implantação de um sistema que será capaz de auxiliar a corporação no controle dos procedimentos, comportamentos e eventos em áreas eleitas como críticas, empregando tecnologia de análise de conteúdo, possibilitando que uma imagem seja visualizada pelo operador, estará em tempo integral sendo monitorada, e caso exista a ocorrência de um crime em andamento, as viaturas operacionais da GCMFron serão deslocadas rapidamente para o local da ocorrência, eue em breve serão mapeados pela ferramenta GEO SIGO que está em fase final de implantação através da cooperação entre a Sec. Mun. de Seg. Pública e a Superintendência de Inteligência de Segurança Pública  do Estado de Mato Grosso do Sul- SISP.

As imagens serão imediatamente disponibilizadas na Central de Comunicação e Monitoramento da GCMFron, de forma automática e na nuvem da Internet. O Projeto contempla a implantação inicial de trinta (30) câmeras fixas, dezesseis (16) instaladas no terminal Rodoviário, cinco (05) na Base da GCMFron , cinco (05) no Paço Municipal e quatro (04) Na Escola Ramiro Noronha. E em um futuro bem próximo, o monitoramento abrangerá todas as Escolas da Rede Municipal de ensino.

Serão utilizadas câmeras móveis PTZ IP com rotação de 360 graus para monitorar a Área  Comercial de Ponta Porã   e a interligação com a central de monitoramento através de uma rede multisserviços em plataforma de cabos ópticos,  totalmente gerenciada inicialmente através de 03 “network’s switchs” externos e conectados na Central de Comunicação e Monitoramento da GCMFron e serão armazenadas por no mínimo 30 dias para fins de recuperação de imagens que ajudem nas elucidações de delitos criminais.

Notícias Relacionadas

Prefeitura sedia reunião com auditores fiscais da... Prefeito Hélio Peluffo articula apoio da bancada federal de MS em Brasília para atender demandas   O prefeito Hélio Peluffo recebeu na quin...
Prefeitura desenvolve programa de saúde bucal Na sexta-feira, dia 09, acontece Dia “D” com ações na praça Lício Borralho A prefeitura de Ponta Porã, por meio da secretaria municipal de Saúde, d...
IPTU 2018: entregues carro e motos 0 km A Prefeitura de Ponta Porã realizou nesta terça-feira, no Paço Municipal, a entrega de um carro e duas motos 0 km para os ganhadores do último sorteio...
Prefeitura instala espelho de segurança na “esqui... Visando ampliar a segurança no fluxo de veículos no cruzamento conhecido como a “esquina da morte”, devido a vários acidentes sendo registrados freque...