Prefeito Hélio Peluffo diz que Centro de Atenção Social garante atenção humanizada

Centro Pop é responsável pelo acolhimento e atendimento da população em situação de rua

“O Centro de Referência Especializado para população em situação de rua é mais do que um simples prédio, é respeitar o ser humano que se encontra em situação de vulnerabilidade e a secretaria de Assistência Social faz um belo trabalho de atendimento social”, destacou o prefeito Hélio Peluffo Filho ao entregar a ampliação e reforma do Centro Pop, mantido com recursos próprios e cuja melhoria na estrutura foi custeada pela prefeitura, cumprindo compromisso de garantir atenção diferenciada e humanizada.

A solenidade de entrega da obra foi aberta pelo pastor Melquizedeque Pereira de Almeida, em ato ecumênico abençoando o local. A vereador Annie Espínola, falando em nome da Câmara de Vereadores, destacou o empenho e dedicação de todos os servidores no centro de atenção social e parabenizou toda a equipe. “O prefeito Hélio tem uma visão humanizada da gestão pública e isso está evidente nas obras e ações”, enfatizou.

A secretária de Assistência Social fez uma explanação emocionada, relembrando quando chegou a Ponta Porã e o atendimento da secretaria estava ainda nos primeiros passos. Fez um relato do trabalho, de como iniciou o projeto entregue nesta quarta-feira, 03, lembrando do apoio incondicional do prefeito Hélio Peluffo. “Hoje Ponta Porã é referência no atendimento através do centro de atenção social, pois é mantido com recursos próprios da prefeitura, pois o programa é destinado pelo governo federal apenas aos municípios com mais de 200 mil habitantes”, lembrou Vera Lúcia.

O prefeito Hélio Peluffo também fez um discurso emocionado e disse da sua satisfação ao entregar o prédio, humanizando o atendimento e garantindo condições dignas aos servidores desempenharem tão nobre missão. Fez uma referência especial à coordenadora do Centro Pop, Andréa Amaral Dias. O prefeito também citou o trabalho de toda equipe da Assistência Social, coordenada pela secretária Vera Lúcia Oliveira.

O Centro de Referência Especializado para população em situação de rua é mantido com recursos próprios da prefeitura de Ponta Porã. O usuário chega ao Centro Pop por meio de denúncia pela população, ou espontaneamente e através de busca ativa nas ruas, realizadas pela equipe de orientadores sociais.  Ao chegar ao Centro Pop o usuário passa por Atendimento Psicossocial (psicóloga e assistente social). É oferecido ao usuário após atendimento psicossocial: passagem para retorno familiar caso não tenha condições de custear; encaminhamento do usuário para a casa de passagem temporariamente; realização de currículo para a agencia de emprego local; cadastro Único. Café da manhã, higiene Pessoal, lavagem de roupas, encaminhamento e acompanhamento em postos de saúde, hospitais, dentistas, agência de emprego, INSS e rede socioassistencial; viabilização de documentos pessoais.

Os adolescentes são encaminhados ao Centro Pop para o cumprimento de medidas socioeducativas (LA) e (PSC) via ordem judicial, onde tem o prazo de cinco dias para se apresentarem nesse programa, acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Ao chegar ao programa é realizado atendimento técnico (assistente social, psicóloga e assessoria jurídica); explanação sobre os serviços e da forma como a medida se dá; reuniões de grupo; oficinas; atendimentos individuais; orientação e a garantia de seus direitos na rede socioassistencial.

O Projeto Paralelas criado nesse ano de 2019 em Ponta Porã tem como foco o atendimento do agressor da mulher vítima de violência. Possibilitando por meio de cursos e palestras com psicólogos e assistentes sociais, que ele tenha um espaço para reflexão como objetivo de modificar o seu padrão de comportamento.

Os homens agressores serão encaminhados ao projeto via ordem judicial. Os encontros acontecerão nas dependências do Centro Pop Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, todas as terças-feiras às 14h.

Participaram da solenidade de entrega da ampliação e reforma, além do prefeito Hélio Peluffo, a secretária de Assistência Social Vera Lúcia Oliveira, secretário de Governo Eduardo Campos, secretário de Segurança Pública, Marcelino Nunes de Oliveira, secretária de Educação, Leny Klais, secretária de Administração Dulce Manosso, vereadores Candinho Gabínio (presidente da Câmara), Vanderlei Avelino, Annie Espínola, Edevaldo Matosso, Edinho Quintana, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros de Ponta Porã, TC Claudinei Quintana, servidores da secretaria de Assistência Social, representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada.

Notícias Relacionadas

Prefeito Hélio visita Apae e reforça parcerias pos... Duas novas salas de aula foram construídas com participação da prefeitura e ONG da Suíça   O prefeito Hélio Peluffo fez, na manhã desta sex...
Prefeitura fará censo imobiliário e revisão do Pl... A prefeitura de Ponta Porã está realizando o projeto de Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e Revisão do Plano Diretor.  Este projeto é uma inicia...
Crime Ambiental: pneus são jogados em córrego na ... Mais de sessenta pneus inservíveis de caminhões foram jogados às margens do córrego Peguayo Um ato criminoso foi registrado nas primeiras horas ...
Hélio diz que aproximação com o Paraguai atrai ind... Dando prosseguimento ao desenvolvimento do programa “Indústrias sem Fronteiras”, o prefeito Hélio Peluffo esteve em Brasília participando na recepção ...