O prefeito Hélio Peluffo anunciou completo programa de recuperação das vias em Ponta Porã durante reunião com vereadores e a imprensa na manhã de sexta-feira, 30. Em entrevista coletiva, o prefeito apresentou detalhes do cronograma de serviços, que começam já na segunda-feira, dia 03 de julho. O programa conta com recursos oriundos de emendas parlamentares destinadas a pedido do prefeito Hélio Peluffo e dos vereadores da base, perfazendo um total de mais de R$ 44 milhões.
O cronograma de serviços tem início pelo bairro Residencial Ponta Porã, região onde conforme explanação do prefeito, existe uma demanda urgente para recuperação das vias daquela região.
O prefeito abriu a entrevista coletiva agradecendo o apoio dos vereadores que estão empenhados em garantir recursos junto a deputados federais e senadores da bancada sul-mato-grossense em Brasília. Participaram da reunião os vereadores Anny Espíndola, Vanderlei Avelino, Rony Lino, Candinho Gabínio (todos do PSDB), Neli Abdulahad (DEM), Agnaldo Miudinho (PTB), Adão Dauzacker (PDT), Laércio Martins (PC do B), Raphael Modesto (PHS), Jelson Bernabé (PRB), Edvaldo Matozo (Solidariedade) e Paulinho da Silva (PT).
Hélio fez uma ampla e detalhada explanação de todo o programa de trabalho efetuado, apresentando aos vereadores e à imprensa o planejamento 2017-2018 a ser executado. O prefeito lembrou que as ações nos bairros e distritos para recuperação das vias vai depender diretamente do clima.
“Agora, teremos uma janela de seca de pelo menos 90 dias, então temos que correr contra o tempo e aproveitar. Mas esses serviços são idênticos a um caminhão carregado de melancia, conforme vai seguindo a carga vai se ajeitando. Assim é esse tipo de serviço. Vamos encontrar surpresas agradáveis e também as desagradáveis, e vamos ter que nos adaptar a isso tudo”, frisou o prefeito.
Ele lembrou, por exemplo, da problemática existente há vários anos no bairro Residencial, situado em um ponto considerado como uma “área de bacia” onde não há escoamento da água pluvial, provocando alagamentos em vários pontos. “Então, esse será um serviço detalhado e minucioso, de muita paciência e que dependerá diretamente do clima. Em outras regiões, já não será tão difícil, apenas o fator clima pode atrasar os trabalhos”, disse.
O prefeito Hélio Peluffo lembrou que uma das prioridades da sua gestão tem sido garantir “salto de qualidade em investimentos”, ou seja, direcionar de forma qualitativa os recursos. “Temos o apoio dos vereadores. Eles estão exercendo um papel fundamental para o município que é o de garantir recursos junto à bancada federal e isso tem sido muito importante para nosso planejamento”, enfatizou.
Os recursos, lembrou o prefeito Hélio, têm várias origens como o Fonplata, CAF, Focen que é um fundo perdido que precisa ser executado junto com Pedro Juan Caballero, além disso o Bird e BNDES. Hélio anunciou trabalho de georreferenciamento em toda a cidade, possibilitando maiores mecanismos para agilização de projetos. “Temos uma equipe voltada somente para dar total atenção para efetuar levantamentos técnicos”, ponderou.
O prefeito explanou ainda o Projeto Boulevard, já aprovado pelo Ministério da Integração visando a revitalização da rua Presidente Vargas, desde sua bifurcação com a rua Guia Lopes estendendo-se até o perímetro mais central, já nas imediações da rua Calógeras. Esse projeto criará ciclovia e calçamento na extensão da rua Presidente Vargas, abrindo ligação entre a rua Brasília com a Baltazar Saldanha.
Hélio também citou o projeto norte-sul, que aguarda aprovação do Ministério da Integração Nacional.
Acompanharam o prefeito Hélio Peluffo na entrevista coletiva os secretários Eduardo Campos (Governo e Comunicação), Dulce Manosso (Administração), André Manosso (Obras e Urbanismo), Fábio Caffarena (Previporã), Leny Klais (Educação), Marcelino Nunes (Segurança Pública), Dr. Ricardo Soares Sanches (Jurídico), Dário Honório (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Fabrício Cervieri (Finanças).