O prefeito Hélio Peluffo reuniu o secretariado na manhã desta segunda-feira, 15, para dentre outros assuntos de ordem administrativa, determinar um arrojo geral nas finanças da prefeitura, visando manter o equilíbrio financeiro implantado desde o início da gestão. Há uma queda acentuada das receitas (FPM e ICMS) e a Prefeitura precisa se ajustar para manter os pagamentos em dia e as obras em andamento, afirmou o prefeito Hélio Peluffo ao abrir a reunião com os secretários municipais.
“Nesta reunião com o secretariado, determinamos a redução de despesas de custeio, mais rigor do controle dos gastos e suspensão de todo tipo de ajuda e subvenção não prevista em contrato. Com o equilíbrio financeiro vamos continuar crescendo, apesar da crise”, disse o prefeito Hélio.
A administração municipal tem retomado e executado mais e 100 obras que melhoram a vida das pessoas, porque tem mantido receita e despesas equilibradas. Com isso, os salários são pagos em dia, há recursos próprios para investimentos diretos em manutenção da cidade e contrapartida para executar obras federais e financiadas.
Agora, verificamos uma acentuada queda nas principais receitas da Prefeitura: redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e diminuição do ICMS, principalmente por conta perda da receita do gás natural importado da Bolívia.
Por conta disso, a Prefeitura de Ponta Porã suspenderá contratações, gratificações e aumento de custo com pessoal; fará redução de despesas de custeio, eliminando gastos não essenciais; exigirá redução de despesas na manutenção das Secretarias e autarquias municipais; será mais rigorosa no controle e autorização de despesa de qualquer natureza; adiará toda forma de patrocínio ou apoio financeiro a eventos e entidades.
“Observando essas recomendações, vamos manter o ritmo de trabalho e a qualidade do serviços prestados à nossa gente”, afirmou o prefeito Hélio Peluffo.
Participaram da reunião, além do prefeito Hélio Peluffo, os secretários municipais Eduardo Campos (Governo e Comunicação), Fabrício Cervieri (Finnças), Vera Oliveira (Assistência Social), Ricardo Soares e Jadson Gonçalves (Jurídicos), Fábio Caffarena (Previporã), Marcelino Nunes (Segurança Pública), Dário Honório (Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), Antonio Miguel Charbel (Adjunto-Obras), Paulo Saturnino (Adjunto Saúde), Celma Pelusch (Funcespp), Patrick Derzi (Saúde), Dulce Manosso (Administração), Leny Klais (Educação), Mirta Landolfi (Adjunta Educação), Rafael Modesto (Relações Institucionais), e Carlos Nóbrega (Adjunto Finanças).