Através de estudos técnicos de viabilidade visando melhorar o fluxo de veículos e consequentemente a trafegabilidade, principalmente em horários de pico, o prefeito Hélio Peluffo fez vistoria em pontos estratégicos e considerados fundamentais para desafogar o congestionamento em horários de pico.
Nos últimos anos, Ponta Porã viu crescer significativamente sua frota de veículos – carros e motos – ocasionando um intenso fluxo e uma demanda considerável nas ruas. Aliada a isso, o aumento do número de acadêmicos que frequentam faculdades no lado paraguaio da fronteira, também colaborou para congestionar ainda mais as vias, notadamente na área central da cidade.
Antes mesmo de assumir, o prefeito Hélio Peluffo já mostrava preocupação em melhorar essa realidade enfrentada hoje nas ruas da cidade, determinando estudos para garantir estratégias de melhorias. Acompanhado de técnicos, o prefeito Hélio vistoriou vários pontos de maior concentração de veículos em horários de pico, como no trevo da Bandeira, que demanda para a região do bairro da Granja e Jardim Aeroporto e para o grande Marambaia, que possui mais de 20 mil moradores.
Essa “forquilha”, no linguajar popular, no trevo da bandeira no sentido centro-bairro provoca congestionamentos gigantescos em horários de pico. O prefeito Hélio Peluffo disse que a prefeitura estuda mudanças e os estudos vão apontar quais serão introduzidas, sempre visando desafogar o trânsito intenso em horários de pico. Outra alteração em análise é o semáforo no cruzamento das ruas Paraguai com a Guia Lopes, considerada crucial para desafogar as ruas Marechal Floriano e a própria avenida Brasil.
Os estudos em andamento estão em fase de conclusão, e após ser entregue, o prefeito pretende ainda ouvir setores da comunidade para saber a opinião e sugestões para as mudanças possivelmente a serem introduzidas.