Prefeitura adquire triciclo de sinalização viária

Além de maior durabilidade, maquinário garante mais eficiência e rapidez nos serviços

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Segurança Pública,
acaba de adquirir uma máquina especialmente para atender a demanda da sinalização viária horizontal em todo o município. Além da melhoria na qualidade dos serviços, a nova
modalidade possibilitará maior durabilidade da sinalização em todo o perímetro.

O secretário de Segurança Pública, Marcelino Nunes ressaltou a preocupação do
prefeito Hélio Peluffo em melhorar as condições de trabalho e consequentemente, dos serviços prestados à população no tocante a constante manutenção de toda a sinalização viária horizontal.

A máquina adquirida pela prefeitura é um triciclo de sinalização viária horizontal,
permitindo a confecção de faixas contínuas, de pedestres, visão de pista, meio fio e outras
modalidades de forma rápida, eficiente e com maior qualidade, aumentando o período de
durabilidade da pintura feita no asfalto. É possível realizar programação automática dos
trabalhos a serem executados, o que permite redução de custos.

“Antes fazíamos a pintura em forma de ´garoa´, ou seja em pequena e superficial
pintura, reduzindo o tempo de duração do trabalho. Agora, com a pressão maior do jato de
tinta, a durabilidade chega a dez vezes mais”, explicou o secretário Marcelino Nunes.

A secretaria de Segurança Pública vem agilizando o serviço de sinalização horizontal
nos bairros em todas as regiões do município. Na região norte da cidade, o bairro Kamel Saad vem recebendo ampla revitalização da sinalização para melhorar as condições de
trafegabilidade no bairro, um dos maiores nessa região da cidade. A rua principal e as
transversais estão recebendo sinalização completa por parte da Coordenadoria Municipal de
Trânsito e Transporte.

Esse trabalho é determinação do prefeito Hélio Peluffo o desenvolvimento da
revitalização da sinalização, tanto em pontos críticos como em locais de menor movimentação e circulação de veículos. No ano passado, uma parceria com o presídio masculino através do diretor Carlos Jardim proporcionou a substituição da sinalização vertical em vários pontos da cidade, principalmente os mais críticos. “Estamos dando continuidade ao trabalho e conforme o clima chuvoso vai permitindo, estamos levando para outras regiões da cidade”, disse o secretário de Segurança Pública, Marcelino Nunes.

Além da sinalização, a prefeitura realizou revitalização das vias centrais na cidade,
visando dar maior agilidade no fluxo de veículos. As mudanças introduzidas pela prefeitura no trânsito visam garantir maior segurança e agilidade no fluxo de veículos. A prefeitura de Ponta Porã está revitalizando o trânsito do município em pontos de intensa movimentação.

As mudanças buscam dinamizar o fluxo de veículos e evitar acidentes e mortes no
trânsito em nosso município, lembra o secretário Marcelino Nunes, emendando que o projeto de ordenamento do trânsito tem como principal meta melhorar a qualidade do fluxo em pontos de intensa movimentação, ponderou.

As mudanças visam melhorar e garantir maior dinamismo no fluxo de veículos no
centro da cidade, além de reduzir sensivelmente os riscos de acidentes nos cruzamentos da
avenida Brasil com as ruas Jorge Salomão (antiga Rio Branco) e São Paulo, onde estão sendo implantados conjunto semafóricos.

Além disso, a rua Paraguai, entre a rua Tiradentes e a rua D. Pedro II, área mais
centrica, voltou a ser mão dupla, facilitando o escoamento do trânsito na avenida Brasil e rua Marechal Floriano. Os estudos foram desenvolvidos por técnicos.

O secretário de Segurança Pública, Marcelino Nunes lembrou que o cruzamento da
avenida Brasil com a rua Jorge Salomão foi batizada de “esquina da morte”, devido ao registro constante de acidentes nesse ponto.

Essa via tem intensa movimentação pois liga o centro da cidade à região norte pela
rua Jorge Antonio Salomão, inclusive dando acesso a Ceinf, ao cemitério municipal ´Cristo Rei´ – o maior da cidade, ao hospital regional de Ponta Porã e ao IML (Instituto Médico Legal). A revitalização do trânsito é constante e monitorada constantemente visando garantir melhorias.
O objetivo é garantir maiores condições de segurança aos condutores de um modo geral.