Prefeitura amplia exames sanguíneos em laboratórios

De quatro unidades, hoje são seis atendendo todas as regiões de Ponta Porã

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, ampliou o atendimento à população em exames sanguíneos. No início da implantação do convênio com laboratórios particulares, eram quatro unidades e a nova sistemática de agendamento para coleta e exames sanguíneos em todas as unidades de saúde do município ampliou para seis pontos de coleta, atendendo todas as regiões da cidade. São três laboratórios conveniados, sendo dois na cidade e o terceiro no distrito de Nova Itamarati.

Convênio firmado com os laboratórios de análises clínicas Laboratório Ponta Porã e Laboclínica, além da Itamarati, agiliza as coletas e exames sanguíneos, que deixaram de ser feitas pela secretaria de Saúde. Agora, o resultado do exame sai em curto espaço de tempo, dependendo do tipo de exame e conforme o agendamento.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Patrick Derzi disse que a nova sistemática tem como principal objetivo agilizar o atendimento ao paciente, realizando exames em curto espaço de tempo, desafogando a fila de espera. Ele explicou que o modelo implantado pelo prefeito Hélio Peluffo garante maior eficiência no atendimento haja vista que o laboratório está com a estrutura pronta para receber o paciente.

Já no laboratório, em questão de minutos é feita a coleta do sangue. “É tudo muito rápido. O cadastro do paciente já está pronto, ele chega, é atendido na recepção e em minutos é atendido. O resultado é entregue em 24 horas”, explicou Joice Cristiane Vargas, gerente da unidade 2 do laboratório Ponta Porã. Conforme a Dra. Márcia Ito, do laboratório Ponta Porã, as três unidades do laboratório estão credenciadas e recebem os pacientes da rede de saúde do município. A bioquímica da Laboclínica, Mercedes Doris Louveira Ayala lembra que o convênio possibilita uma significativa melhoria no atendimento à população, tanto pela prefeitura como para o próprio laboratório. “Estamos felizes por participar deste programa tão importante implementado pelo prefeito Hélio”, disse ela.

O laboratório Laboclínica também passou a atender, ampliando a atenção aos pacientes do município, via prefeitura. De forma regionalizada, a prefeitura garantiu atendimento a todas as regiões da cidade, perfazendo total de seis pontos de coleta. Além das unidades centrais dos laboratórios conveniados, existe a unidade Marambaia do Laboratório Ponta Porã e outra situada no bairro Kamel Saad.

A Laboclínica possui unidade na Vila Áurea, atendendo a demanda dos bairros adjacentes como Vila Alegrete, Jardim Primor, Vila Renô e circunvizinhos. O secretário de Saúde lembrou que a agilidade e rapidez são os principais pontos de referência da terceirização da coleta de sangue.

NOVA ITAMRATI – O prefeito Hélio Peluffo realizou a assinatura do convênio viabilizando o laboratório de exames clínicos no distrito de Nova Itamarati. É um serviço inédito implantado na localidade, pois até então os moradores precisavam se deslocar até o município-sede para a realização de exames. Com a abertura do laboratório, essa realidade é coisa do passado.

Agora, os moradores do distrito de Nova Itamarati passam a realizar os exames na própria localidade, agilizando e humanizando o atendimento de saúde. O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi afirmou a relevância desse tipo de serviço levado à comunidade do distrito.

“A distância é o principal fator nestes casos, e agora com o laboratório na própria comunidade, fica bem mais fácil e rápido efetuar os exames médicos”, ponderou Derzi.

O prefeito Hélio Peluffo destacou o empenho da secretaria de saúde e a prioridade da administração em levar os serviços à população em todas as áreas. “Assumimos um compromisso e estamos cumprindo com a população do distrito de Nova Itamarati, pois sabemos da importância desse tipo de atendimento”, destacou o prefeito.

A saúde, reforça o prefeito, tem obtido avanços significativos na localidade, principalmente no tocante ao atendimento humanizado. “Os postos de saúde estão bem equipados, passaram por uma adaptação completa pois existiam várias falhas. Agora, é trabalhar cada vez mais para melhorar o atendimento”, enfatizou Hélio Peluffo.

Em todas as unidades, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, a partir das 06h30, com agendamento prévio nos postos de saúde do município.