Prefeitura amplia exames sanguíneos em laboratórios

De quatro unidades, hoje são seis atendendo todas as regiões de Ponta Porã

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, ampliou o atendimento à população em exames sanguíneos. No início da implantação do convênio com laboratórios particulares, eram quatro unidades e a nova sistemática de agendamento para coleta e exames sanguíneos em todas as unidades de saúde do município ampliou para seis pontos de coleta, atendendo todas as regiões da cidade. São três laboratórios conveniados, sendo dois na cidade e o terceiro no distrito de Nova Itamarati.

Convênio firmado com os laboratórios de análises clínicas Laboratório Ponta Porã e Laboclínica, além da Itamarati, agiliza as coletas e exames sanguíneos, que deixaram de ser feitas pela secretaria de Saúde. Agora, o resultado do exame sai em curto espaço de tempo, dependendo do tipo de exame e conforme o agendamento.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Patrick Derzi disse que a nova sistemática tem como principal objetivo agilizar o atendimento ao paciente, realizando exames em curto espaço de tempo, desafogando a fila de espera. Ele explicou que o modelo implantado pelo prefeito Hélio Peluffo garante maior eficiência no atendimento haja vista que o laboratório está com a estrutura pronta para receber o paciente.

Já no laboratório, em questão de minutos é feita a coleta do sangue. “É tudo muito rápido. O cadastro do paciente já está pronto, ele chega, é atendido na recepção e em minutos é atendido. O resultado é entregue em 24 horas”, explicou Joice Cristiane Vargas, gerente da unidade 2 do laboratório Ponta Porã. Conforme a Dra. Márcia Ito, do laboratório Ponta Porã, as três unidades do laboratório estão credenciadas e recebem os pacientes da rede de saúde do município. A bioquímica da Laboclínica, Mercedes Doris Louveira Ayala lembra que o convênio possibilita uma significativa melhoria no atendimento à população, tanto pela prefeitura como para o próprio laboratório. “Estamos felizes por participar deste programa tão importante implementado pelo prefeito Hélio”, disse ela.

O laboratório Laboclínica também passou a atender, ampliando a atenção aos pacientes do município, via prefeitura. De forma regionalizada, a prefeitura garantiu atendimento a todas as regiões da cidade, perfazendo total de seis pontos de coleta. Além das unidades centrais dos laboratórios conveniados, existe a unidade Marambaia do Laboratório Ponta Porã e outra situada no bairro Kamel Saad.

A Laboclínica possui unidade na Vila Áurea, atendendo a demanda dos bairros adjacentes como Vila Alegrete, Jardim Primor, Vila Renô e circunvizinhos. O secretário de Saúde lembrou que a agilidade e rapidez são os principais pontos de referência da terceirização da coleta de sangue.

NOVA ITAMRATI – O prefeito Hélio Peluffo realizou a assinatura do convênio viabilizando o laboratório de exames clínicos no distrito de Nova Itamarati. É um serviço inédito implantado na localidade, pois até então os moradores precisavam se deslocar até o município-sede para a realização de exames. Com a abertura do laboratório, essa realidade é coisa do passado.

Agora, os moradores do distrito de Nova Itamarati passam a realizar os exames na própria localidade, agilizando e humanizando o atendimento de saúde. O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi afirmou a relevância desse tipo de serviço levado à comunidade do distrito.

“A distância é o principal fator nestes casos, e agora com o laboratório na própria comunidade, fica bem mais fácil e rápido efetuar os exames médicos”, ponderou Derzi.

O prefeito Hélio Peluffo destacou o empenho da secretaria de saúde e a prioridade da administração em levar os serviços à população em todas as áreas. “Assumimos um compromisso e estamos cumprindo com a população do distrito de Nova Itamarati, pois sabemos da importância desse tipo de atendimento”, destacou o prefeito.

A saúde, reforça o prefeito, tem obtido avanços significativos na localidade, principalmente no tocante ao atendimento humanizado. “Os postos de saúde estão bem equipados, passaram por uma adaptação completa pois existiam várias falhas. Agora, é trabalhar cada vez mais para melhorar o atendimento”, enfatizou Hélio Peluffo.

Em todas as unidades, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, a partir das 06h30, com agendamento prévio nos postos de saúde do município.

Notícias Relacionadas

Prefeitura viabilizará hospital-escola em Ponta Po... Diretores da Universidade Brasil apresentam projeto ao prefeito Hélio Peluffo para implantar sistemaUma parceria tornará Ponta Porã cidade polo no...
Prefeito Hélio debate com reitor da Mackenzie cur... O prefeito Hélio Peluffo recepcionou neste sábado, 14, o magnífico Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito G. Aguiar Neto e o dir...
Prefeito Hélio destaca potencial e investimento d... Empresa apresentou novas estruturas de beneficiamento de sementes O prefeito Hélio Peluffo destacou o potencial e o investimento do grupo Jotab...
Prefeito cobra ´do INCRA repasse do núcleo urbano... O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo recebeu em audiência nesta terça-feira, 04, o Superintende do Incra/MS (Instituto Nacional de Colonização e Re...