Prefeitura amplia formação continuada a professores

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Educação, vem ampliando a realização de cursos de capacitação na área educacional. No dia 25 de março, aconteceu no Auditório da Escola Estadual Joaquim Murtinho, a primeira formação continuada para os professores de História e Geografia  da Rede Municipal de Educação de Ponta Porã. O evento intitulado “Práticas Docentes e Saberes Fronteiriços” foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e ministrado pela professora Doutora Mirta Torraca Silva.

A ação objetivou discutir melhorias e alternativas para o ensino dos componentes curriculares de História e Geografia.  O encontro foi extremamente importante, pois possibilitou a troca de experiências entre docentes e ocorreram debates teóricos e metodológicos acerca das características do aluno e do ensino da fronteira, com intuito de tornar o ensino dessas disciplinas mais significativo aos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã encerrou a primeira etapa da Formação Continuada para os professores da Educação Infantil, atendendo cerca de 200 professores dos CEINFs e das Escolas. As formações aconteceram de 25 a 29 último, nos dois períodos, onde cada professor pode sair da escola em sua hora-atividade para realizar uma Formação em Serviço,  atendendo a lei do Plano Municipal de Educação,  que na sua Meta 16 garante a todos os profissionais da educação básica a formação continuada em sua área de atuação, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas às criancas.

Os temas trabalhados foram “A incrível arte de sonhar e fazer sonhar: conte uma história”, A importância dos estímulos cognitivos e motores no desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos, Quem conta, reconta… Faz de conta.

As atividades tiveram como colaboradores as Professoras Antonia Kelly G. R. Espindola e Daniela Silvestre, fisioterapeuta Fares Salem (NASF – Secretaria de Saúde). O evento foi organizado pelas técnicas da Educação Infantil Elizabeth Felizari Escobar Peixoto e Jaqueline Jociele Ledur.

Para este mês de abril, acontecerá Formação Continuada em Serviço para os professores de Arte e Movimento da Educação Infantil.

Notícias Relacionadas

Ponta Porã receberá Projeto “Cinema É pra você, Si... Serão 15 sessões gratuitas no Parque dos Ervais com filmes consagrados com abertura nesta terça-feira   Ponta Porã receberá nestes dias 05,...
Semana da Pátria: Chama é acesa e fanfarras apres... A Semana da Pátria foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, dia 03. O prefeito Hélio Peluffo efetuou o acendimento da Chama da Pátria, em ato ocor...
Sanga Puitã: prefeitura reforma praça A Prefeitura de Ponta Porã irá reformar a praça ´Nenito Brizueña´ no distrito de Sanga Puitã. O espaço público estava há muitos anos sem receber qualq...
Transporte clandestino será combatido com rigor em... Secretaria de Segurança Pública inicia fiscalização rigorosa para combater irregularidades Uma forte fiscalização visando combater o transporte cla...