Inaugurado em outubro de 2016, gestão passada abandonou serviço à população
O atendimento de mamografia em Ponta Porã está ativado desde , quando o prefeito Hélio Peluffo, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi, dos vereadores Candinho Gabínio, Rony Lino, Edevaldo Mattoso, Otaviano Cardoso, dos secretários municipais Dr. Eduardo Campos (Governo) e Dário Honório (Desenvolvimento Sustentável) inauguraram o setor no Centro de Especialidades Médicas ´João Kayatt´. A máquina estava embalada em caixa de papelão 2015, quando foi entregue à prefeitura na gestão passada, que somente inaugurou o setor em outubro de 2016, e mesmo assim não colocou em funcionamento.
O prefeito Hélio Peluffo destacou o empenho para colocar em funcionamento o serviço, capacitando serviços e investindo na área de saúde, melhorando o serviço público em Ponta Porã. Assim, a administração do prefeito Hélio Peluffo garante a volta do atendimento e vai na contramão do que vem acontecendo em todo o país, onde os municípios enfrentam dificuldades para manter a atenção básica aos pacientes. Em Ponta Porã, todos os postos de saúde estão sendo reestruturados e receberão móveis novos.
O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi afirmou que a ativação dos exames de mamografia é uma questão de honra colocada pelo prefeito Hélio Peluffo desde o início da gestão. “O prefeito nos colocou esse desafio e garantiu suporte para retomarmos os atendimentos”, enfatiza o secretário.
A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações.
Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação. A principal indicação da mamografia é para o rastreamento do câncer de mama.
Nesse caso, a mamografia deve começar a ser feita a partir dos 40 anos, anualmente, para mulheres da população geral. Porém, para aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha), o risco de câncer de mama pode ser maior que o da população geral.
Nestes casos, a mamografia pode começar a ser feita 10 anos antes do caso mais precoce entre as parentes que tiveram a doença. Por exemplo: se uma mulher descobriu um câncer de mama aos 40 anos, sua filha deve começar a fazer mamografias anualmente aos 30 anos. A mamografia, porém, não é recomendada antes dos 25 anos porque a mama é mais susceptível à radiação nessa faixa etária.
Mesmo mulheres que tiveram casos familiares muito cedo (aos 30 anos, por exemplo), devem esperar até os 25 para fazer a primeira mamografia. Antes disso, a indicação nesses casos são ultrassonografias.
O prefeito Hélio Peluffo reiterou que a melhoria dos serviços de saúde é prioridade e afirmou que toda equipe da secretaria, capitaneada pelo médico Patrick Derzi, tem feito excelente trabalho voltado para melhor atender a população.