Prefeitura comemora Dia Mundial do Meio Ambiente e distribui mudas de árvores em Ponta Porã

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, irá desenvolver várias ações relacionadas à conservação ambiental durante todo mês de junho de 2024, onde serão trabalhados os temas de educação ambiental, resíduos sólidos e arborização urbana.

O destaque destas ações será a realização do 1º Concurso de Vídeo – “Reduza, Reuse e Recicle”, para os alunos do 5º ano das escolas da rede pública municipal de ensino. Este Concurso tem como objetivo incentivar a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos, bem como destinar estes materiais aos catadores da Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Ponta Porã (ASCARS). A premiação do melhor vídeo, será um passeio no Bioparque Pantanal, em Campo Grande/MS, em julho de 2024.

Foram distribuídas cerca de 500 mudas de jacarandá, saboneteira, pata de vaca, oiti e ipê, nas cores branco, rosa e roxo. As mudas são criadas no viveiro municipal, localizado no Horto Florestal e distribuídas gratuitamente à população.

A programação de comemoração ao Meio Ambiente em junho será:

08 e 09 de junho de 2024 (sábado e domingo) – Doação de mudas de árvores na Fronteira Criativa (Edição Especial);

12 a 14, 19 a 21, 26 a 28 de junho de 2024 (quarta-feira a sexta-feira) – Palestras de educação ambiental nas escolas municipais;

14 de junho de 2024 (sexta-feira) – Orientação aos agentes de combate às endemias referentes à coleta seletiva, logística reversa de pneus e o ponto de recebimento de resíduos verdes (Ecoponto);

20 de junho de 2024 (quinta-feira) – Apresentação do ESG (Ambiental, Social e Governança) e da logística reversa das embalagens de vidro e para Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (ACEPP); Lançamento do selo de compromisso socioambiental para as empresas que aderirem a separação e destinação das embalagens de vidro para a reciclagem.

21 de junho de 2024 (sexta-feira) – Workshop nas secretarias municipais para tratar sobre não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 5 de junho, é uma das datas mais importantes no calendário ambiental. Estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, este dia visa aumentar a consciência global sobre a importância de proteger o nosso planeta e promover ações ambientais positivas.