Prefeitura concluiu cursos de manicure e pintura artística

Com apoio da primeira dama Vânia Peluffo, FAC concluiu mais dois cursos em Ponta Porã

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria de Assistência Social, FAC – Fundo de Apoio à Comunidade – com apoio da primeira-dama do município, Vânia Peluffo, concluiu mais dois importantes cursos nesta semana.

Os cursos de manicure e pintura artística foram realizados no CRAS Salgado Filho, região sul da cidade. Nesta semana, os cursos foram finalizados com as entregas dos certificados de conclusão aos participantes.

Para a secretária de assistência social do município, Vera Oliveira, essa é uma forma de fortalecer as famílias. “A assistência social tem o objetivo fortalecer as famílias e nós não temos outras formas de fortalecer as famílias, senão dando garantia a elas, de possibilidade de renda. E os cursos do FAC, com apoio da primeira-dama Vânia Peluffo, visam exatamente dar a essas pessoas, qualificação para que elas consigam através dos cursos ganharem a sua renda e se manter economicamente de uma forma mais digna. Com o curso de manicure, por exemplo, quem participou está apta entrar no mercado de trabalho, seja em salões de beleza, ou mesmo trabalhando de forma autônoma, mas ganhando o seu dinheiro para poder melhor a renda de casa. Em relação a pintura artística, vejo nesse programa, uma grande chance de descobrir talentos, que sem os cursos não podem ser vistos ou descobertos para a sociedade. São ações do prefeito Hélio Peluffo e da primeira-dama Vânia Peluffo, que contribui muito com as comunidades de Ponta Porã”, declarou Vera.

Soraya Pereira foi a coordenadora do curso de pintura artística e lembrou que através do curso, conheceu inúmeros talentos e citou que no CRAS Salgado Filho, viu crianças e a que tem o dom para a pintura artística. “É muito importante um curso desses nas comunidades. As crianças conseguem passar através das telas, alguma coisa que a deixa triste ou feliz. Além de despertar talentos para a pintura artística, serve como apoio para a assistência social combater algum tipo de problema que as crianças possam estar passando”, afirmou.

O curso de manicure teve Silvana Regina na coordenação e na cerimonia de entrega dos certificados de conclusão, ela falou do envolvimento e da entrega das participantes. “Elas tem muita vontade de aprender. Participam, aprendem, e passam a ganhar o seu sustento através do que aprendeu. Agora todas elas estão prontas para trabalhar e aumentar a renda em casa. Com certeza, isso ajudará muito todas elas a viverem melhor”, disse Silvana.

Uma das participantes do curso de manicure, Edna dos Santos falou em levar os ensinamentos para a vida. “Aprendi tudo que se pode dizer de manicure. Foi um ótimo curso. O que eu aprendi aqui vou levar pra minha vida”, afirmou empolgada a nova profissional manicure, Edna dos Santos.

* Assessoria de Comunicação