Prefeitura de Ponta Porã discute com comunidade da Aldeia Pirakuá construção de casas pelo Minha Casa Minha Vida Rural

Antes do início da construção das casas pelo programa Minha Casa Minha Vida Rural foi realizada escuta das lideranças indígenas - Fotos: Vinicius Gamarra

Programa habitacional contempla famílias indígenas com moradias adaptadas às tradições e necessidades locais

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, realizou na manhã desta quarta-feira uma reunião com a comunidade indígena da Aldeia Pirakuá. O encontro teve como objetivo a apresentação e discussão do Plano de Execução de Saneamento Ambiental e Territorial (PESAT), etapa fundamental para o planejamento e validação do projeto habitacional do programa Minha Casa Minha Vida Rural.

A reunião contou com a presença de representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que apresentou oficialmente o plano à comunidade Guarani-Kaiowá. Durante o encontro, foram explicados os detalhes do cronograma de obras e aberta a escuta das lideranças indígenas, garantindo a consulta e pactuação necessárias antes do início das construções.

De acordo com a Funai, a participação da comunidade é essencial para assegurar que as moradias sejam construídas com adequação cultural, respeitando tradições, formas de uso do espaço e necessidades locais. Além de articular o diálogo entre governo federal, Estado, municípios e comunidades, o órgão também acompanhará a execução das obras.

O atendimento das famílias indígenas com o programa habitacional é resultado da integração entre Governo Federal, Governo Estadual e municípios. A iniciativa amplia o acesso à moradia em territórios historicamente negligenciados, promovendo inclusão social com respeito às especificidades culturais, sociais e territoriais de cada comunidade.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Plano de Execução de Saneamento Ambiental e Territorial (PESAT) foi apresentado para comunidade da Aldeia Pirakuá